quinta-feira, 2 de maio de 2013

Arquitetura - Nível Superior – Parte 02 – Seção 02

Relação de Provas anteriores

Cargo: Arquiteto
01 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Paranavaí/PR e organizado pela AOCP
02 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Santa Rita/PB e organizado pela ASPERHS
03 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Mesquita/RJ e organizado pela BIORIO
04 - Concurso realizado em 2012, na Câmara dos Deputados e organizado pela CESPE
05 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Belém/PA e organizado pela CETAP

Total de 05 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.




Exercícios de fixação
07 - Supremo Tribunal Federal -  STF 2008 - CESPE  Arquitetura
No âmbito das instituições públicas federais, as licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços devem obedecer a Lei n.º 8.666/1993. Essa lei estabelece que o projeto executivo deve estar de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Considerando as especificações da norma técnica NBR 6492/94, julgue os itens seguintes, relativos a linguagem e representação de projeto de arquitetura.

81 Por definição, a planta de locação (ou implantação) é aquela que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.

82 O estudo de viabilidade técnico-financeira antecede o projeto executivo e corresponde ao estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação pelo cliente. Esse estudo também pode servir à consulta prévia para aprovação do projeto em
órgãos governamentais.

83 O projeto executivo deve apresentar, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços a ela inerentes. A discriminação técnica e a lista de materiais são considerados documentos eventuais nesse projeto.

84 O programa de necessidades antecede o projeto executivo e corresponde ao documento preliminar que caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo, que contém o levantamento das informações necessárias, incluindo a relação dos setores que o compõem, suas ligações, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas pertinentes.

85 O projeto básico é a solução desenvolvida do anteprojeto já compatibilizado com todos os projetos complementares e é formado por um conjunto de documentos técnicos que, juntamente com os projetos básicos complementares, permite licitar a obra.

A NBR 9050, da ABNT, estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados no projeto, na construção, na instalação e na adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade, tendo como objetivo proporcionar à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização, de maneira autônoma e segura, do ambiente, das edificações, do mobiliário e dos equipamentos urbanos. Com relação a essa norma, julgue os itens a seguir.

86 Por definição, o termo desenho universal refere-se ao desenho que se propõe a atender à maior gama de variações possíveis das características antropométricas e sensoriais da população.

87 O projeto de arquitetura deve incorporar, obrigatoriamente, uma rota acessível, externa, exclusiva para portadores de necessidades especiais, não podendo ser incorporados, nesse trajeto, estacionamentos, calçadas rebaixadas, faixas de travessia de pedestres, rampas etc.

88 Considere que tenha sido solicitado à equipe de arquitetos de determinado órgão público um estudo de viabilidade para tornar os três primeiros pavimentos de uma antiga edificação a ser utilizada pelo órgão, acessíveis aos portadores de necessidades especiais. Na análise, foi identificada a inviabilidade de construção de uma rampa de acesso aos pavimentos e, assim, a equipe optou por utilizar equipamento de transporte vertical a ser localizado no pátio central. A distância entre os pavimentos é de 4 m, totalizando um percurso total de 12 m. Nessa situação, e com base na norma técnica de acessibilidade, está correta a especificação de uma plataforma elevatória de percurso vertical enclausurada para atender os três pavimentos.

89 O espaço necessário para rotação, sem deslocamento, de 360º, de uma cadeira de rodas, deve ser o equivalente a um círculo de 1,20 m de diâmetro.



Acerca do controle ambiental acústico nas edificações, julgue os próximos itens.

91 Sabe-se que uma parede comum de uma fachada de tijolo não isola mais que 45 dB. Assim, para garantir qualidade acústica no ambiente interno ao edifício, o projeto de arquitetura deve considerar o grau de ruído externo para especificar os materiais a serem empregados nas fachadas e, nos casos em que a fachada estiver em ambiente onde o nível de ruído seja superior a 65 dB, é necessário tratamento especial.

92 Tempo de reverberação é o tempo necessário para que, após o desligamento da fonte sonora o nível de pressão sonora, decresça 60 dB.

93 Em auditórios de maior porte, é necessário criar possibilidades de difusão do som por meio do paralelismo de parede e teto e, ainda, da distribuição do material absorvente. Como princípio geral, os primeiros painéis do forro da platéia devem ser refletores e devem estar dirigidos para refletir o som para os pontos mais distantes, para que a difusão seja adequada.

94 Para garantir maior homogeneidade na distribuição do som em um auditório, devem ser utilizadas superfícies côncavas.

95 Na especificação de materiais acústicos, devem ser considerados os seguintes aspectos: as características estéticas do material (aparência); a resistência ao fogo; a resistência a roedores, insetos, vermes etc.; a resistência mecânica; a facilidade de montagem e de acesso; o bom desempenho diante da luz; o isolamento térmico, absorção versus transmissão; o peso e a espessura.

96 O tratamento acústico dos ambientes depende dos tipos de materiais escolhidos. O excesso de material leve e poroso aumenta o índice de reverberação e exige a combinação com materiais mais densos, compactos e rígidos que funcionam como absorvedores do som.

GABARITO
81 – C              82 – E              83 – E              84 – C              85 – C
86 – C              87 – E              88 – E              89 – E             
91 – C              92 – C              93 – E              94 – E              95 – C

96 – E 

Material de Estudo
- Arquitetura - GeoConcursos Apostila de Arquitetura
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos



Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário