terça-feira, 21 de maio de 2013

Economista - Nível Superior – Parte 01 – Seção 02

Relação de provas anteriores
01 - Cargo de Analista de Regulação - Economista, concurso realizado em 2012, na ARCE e organizado pela FCC
02 - Cargo de Analista de Transportes Urbanos - Economista, concurso realizado em 2008, no DFTRANS e organizado pela CESPE
03 - Cargo de Analista do Meio Ambiente - Economista, concurso realizado em 2010, na SAD/MT e organizado pela UNEMAT

Total de 03 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.




Exercícios de fixação
O estudo dos conceitos básicos da contabilidade nacional é indispensável à compreensão da teoria macroeconômica. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
01 - Quando ocorre a acumulação de estoques nos pátios das montadoras de automóveis, o produto interno bruto (PIB)  torna-se maior que a renda interna bruta.
02 - A mensuração do PIB pela ótica da despesa não deve levar em conta as vendas externas porque elas não representam gastos dos residentes no país.

A análise de questões macroeconômicas básicas, tais como o comportamento de seus principais agregados e a atuação do governo na economia, mediante o uso de políticas fiscais e monetárias, é crucial para se entender os fenômenos econômicos.
Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
03 - No modelo keynesiano básico, no qual a demanda agregada é composta unicamente pelas demandas de consumo e investimento, se a propensão marginal a consumir for igual a 0,6, então o valor do multiplicador keynesiano será igual a 2,5.
04 - De acordo com a hipótese do ciclo de vida (life-cycle hypothesis), uma elevação temporária nos impostos pagos pelos consumidores reduzirá de forma substancial, o consumo corrente, contribuindo, assim, para expandir os níveis de poupança da economia.
05 - A teoria q do investimento, de Tobin, afirma que as empresas fundamentam suas decisões de investimento na relação entre o valor de mercado do capital instalado e o custo de substituição desse capital.
06 - Uma expansão das despesas públicas, acompanhada de um aumento equivalente da receita tributária, por não ter efeito multiplicador, não altera a demanda agregada.
07 - Em presença da armadilha da liquidez, a política monetária é ineficaz para aumentar a renda nacional.
08 - A tributação progressiva da renda e o programa de seguro desemprego constituem exemplos de estabilizadores automáticos da economia porque elevam o déficit público durante as recessões e o reduzem durante os períodos de expansão econômica.
09 - No longo prazo, a taxa natural de desemprego decresce com o aumento da taxa de inflação, tornando, assim, a curva de Phillips negativamente inclinada.

GABARITO
01 – E
02 – E
03 – C
04 – C
05 – C
06 – E
07 – C
08 – C
09 – E



Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário