quinta-feira, 25 de junho de 2015

Psicologia – Parte 06


Relação de provas anteriores
01 - Cargo de Analista Psicologia, concurso organizado pela FGV e realizado em 2013
02 - Cargo de Analista Psicologia, concurso organizado pela FUNCAB e realizado em 2012
03 - Cargo de Analista Psicologia Organizacional, concurso organizado pela CESPE e realizado em 2005
04 - Cargo de Analista Saúde Psicologia, concurso organizado pela FMP e realizado em 2013

Total de 04 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem



Exercícios de fixação

01 - Em atendimento psicológico, a cuidadora de José, de nove anos de idade, relatou que ele apresenta comportamentos agressivos, dificuldades em acatar regras e limites e baixa tolerância à frustração. Contou, ainda, que, aos cinco anos, José fora levado pelo conselho tutelar para um abrigo infantil, que seu pai era alcóolatra, não possuía moradia, e carregava José em um carrinho de supermercado, de modo que a criança passava o dia sentado ou deitado. Da mãe de José, nada se sabe.
A partir da situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta.
(A) José deve ser transferido para outra entidade de crianças abrigadas, a fim de que ele crie laços afetivos com um novo grupo e se distancie da fonte do seu sofrimento, seu pai.
(B) A presença de psicólogo é fundamental nos abrigos, para promover um espaço terapêutico de escuta, permitindo o desabafo, ofertando contenção da angústia e oferecendo apoio.
(C) O psicólogo deve trabalhar no sentido de promover a adaptação de José às características e limitações da instituição onde ele está abrigado.
(D) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as crianças e os adolescentes são pessoas em condição particular de desenvolvimento, que necessitam de proteção integral e gozam de prioridade relativa.
(E) José apresenta alto nível de sofrimento psíquico e deveria permanecer com o pai, que lhe assegurava condições mínimas de sobrevivência.

02 - Violência psicológica é sinônimo de
(A) agressão emocional.
(B) rejeição psíquica.
(C) ação punitiva emocional.
(D) humilhação psicológica.
(E) punição psicológica.

03 - No que se refere à violência, assinale a opção correta.
(A) A violência sexual envolve sempre violência física, sendo a vítima obrigada a satisfazer sexualmente o agressor.
(B) Quando o abuso sexual na infância é cometido por pessoas não pertencentes à família, a tendência é que a procura por atendimento e orientação ocorra de modo mais rápido e eficaz.
(C) Nos casos de abuso sexual infantil intrafamiliar, sentimentos como medo, culpa e vergonha, decorrentes do fato de a vítima ser corresponsável pelo ciclo de abuso, são elementos que retardam a denúncia.
(D) Violência verbal refere-se ao intuito de ferir, podendo deixar marcas evidentes, e violência psicológica refere-se às ofensas morais, que podem ocorrer na presença de pessoas desconhecidas do núcleo familiar e(ou) podem ser dirigidas a outros membros da família.
(E) A negligência, que pode ser atribuída à pobreza ou às dificuldades materiais do casal parental, podem causar danos permanentes.

04 - Considerando os diversos fatores associados ao abuso de drogas na adolescência, assinale a opção correta.
(A) A solução para os conflitos que envolvam o abuso de drogas muitas vezes decorre da reorganização das próprias relações familiares.
(B) Esquecimento recorrente, alterações de humor, introversão e pouco envolvimento nos programas familiares são fatores que comprovam o abuso de drogas pelo adolescente.
(C) Em razão de sua responsabilidade pela família ou pela resolução dos conflitos, cabe à mãe tomar a iniciativa de procurar tratamento para o jovem que abusa de drogas e para toda a família.
(D) Em situações de abuso de drogas por adolescentes, o papel paterno deve ser predominante, pois cabe a ele aconselhar adequadamente os filhos, resguardando-os de qualquer sofrimento ou angústia.
(E) É desestruturada a família na qual há adolescente usuário de drogas.

05 - De acordo com o ECA,
(A) a criança, a partir de dez anos de idade, deve consentir, em audiência, a sua colocação em família substituta.
(B) toda criança ou adolescente tem direito de ser criado e educado por sua família e, em casos excepcionais, por família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária.
(C) criança é o indivíduo com até onze anos de idade incompletos e adolescente é aquele com idade entre onze e dezoito anos.
(D) a parturiente deverá, obrigatoriamente, ser atendida pelo mesmo médico que a acompanhou durante a fase pré-natal.
Não há previsão para acompanhamento psicológico, nesses casos.
(E) os estabelecimentos de atendimento à saúde devem viabilizar, nos casos de internação de criança ou adolescente, a permanência, em tempo parcial, dos pais ou responsáveis na unidade de internação.

GABARITO
01 – B
02 – A
03 – B
04 – A
05 – B

Link relacionados:

- A importância do Edital


- Relação de provas por Profissão

- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário