segunda-feira, 22 de junho de 2015

Banco Nacional de Desenvolvimento - BNDES - Parte 03

Relação de provas anteriores
01 - Cargo de Arquivologia, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2013
02 - Cargo de Arquivologista, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2008
03 - Cargo de Arquivologista, organizado pela VUNESP e concurso realizado em 2002
04 - Cargo de Bibliotecário, organizado pela VUNESP e concurso realizado em 2002
05 - Cargo de Biblioteconomia, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2013
06 - Cargo de Biblioteconomista, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2008
07 - Cargo de Biblioteconomista, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2009
08 - Cargo de Ciências Contábeis, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2008
09 - Cargo de Ciências Contábeis, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2009
10 - Cargo de Comunicação Social, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2009
11 - Cargo de Comunicação Social, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2013
12 - Cargo de Comunicação Social, organizado pela NCE UFRJ e concurso realizado em 2005
13 - Cargo de Contabilidade, organizado pela CESGRANRIO e concurso realizado em 2013

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Exercícios de fixação

Cargo: Administrador
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES Ano 2005


01 - O fragmento de texto (adaptado) a seguir faz parte das Notas Explicativas às Informações Financeiras Trimestrais” de uma certa instituição brasileira:
“INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVATIVOS
A instituição utiliza-se de Instrumentos Financeiros
Derivativos, classificando as posições próprias de contratos futuros negociados na BM&F em “Destinadas a ———————-, mantendo posição em contratos futuros de DI de um dia, visando à proteção da oscilação de preços das posições próprias de Títulos Públicos Federais prefixados, garantindo a rentabilidade das operações.
Utiliza-se do instrumento derivativo ———— para proteção às posições próprias de Títulos Públicos Federais indexados à variação cambial, objetivando
proteção contra riscos de oscilação de preços e flutuações cambiais.”
Assinale o item que completa corretamente as lacunas:
(A) lastro de risco de crédito/câmbio;
(B) hedge de risco de mercado/swap;
(C) hedge de risco de liquidez/opções;
(D) proteção de risco de consumo/títulos pós-fixados;
(E) lastro de risco de mercado/commodities.

02 - A avaliação de desempenho participativa por objetivos (APPO) vem sendo considerada como uma volta à antiga APO, vista como superada por algum tempo. Em relação à APPO, observe as afirmativas a seguir:
I – é um sistema de relacionamentos intensos e de visão proativa.
II – é essencialmente democrática, participativa,
motivadora.
III – formula objetivos consensuais, construídos por todos.
O foco do desempenho é alcançar esses objetivos.
IV – A alocação dos recursos, bem como os demais meios necessários para alcançar os objetivos são negociados
com o gerente.
V – Avaliação contínua conjunta e retroação intensa são termos essenciais.
Estão corretas as afirmativas:
(A) I, II e IV, apenas;
(B) II, III e V, apenas;
(C) I, III, IV e V, apenas;
(D) II, III, IV e V, apenas;
(E) I, II, III, IV e V.

03 - Um plano de marketing de produto deve ser estruturado em alguns componentes. Assinale o item que NÃO descreve corretamente uma dessas partes:
(A) a componente situação atual de mercado deve incluir uma descrição do mercado, o tamanho do mercado, no total e por segmentos, em série histórica, análise das necessidades do consumidor e revisão de produtos, entre outros;
(B) a componente ameaças e oportunidades requer que o administrador preveja possíveis ameaças ao produto bem como estabeleça as principais oportunidades de conquista de novos mercados; devem ser relacionadas basicamente as ameaças mais imediatas, numa estratégia de focalização;
(C) as estratégias de marketing consistem em estabelecer estratégias específicas para mercados-alvo, mix de marketing e níveis de gastos com marketing, detalhando os segmentos de mercado em que a empresa pretende se concentrar;
(D) os programas de ação estabelecem as táticas para alcançar os objetivos. Eles devem mostrar, entre outras ações, quando as atividades serão iniciadas, revisadas e completadas; as perguntas básicas são: O que será feito?; Quando?; Quem é o responsável?; Quanto custará?;
(E) o orçamento de marketing deve prever receitas e despesas; da receita devem constar número previsto de unidades que devem ser vendidas e preço líquido médio; nas despesas, custos de produção, distribuição física e marketing.

04 - A técnica QFD – Desdobramento da Função Qualidade - é muito utilizada na avaliação e melhoria de produtos e serviços. Em relação a esta técnica, observe as afirmativas a seguir:
I - É também chamada de “Casa da Qualidade”.
II - Seu objetivo é assegurar que o produto ou serviço atenda às necessidades dos clientes.
III - Utiliza uma matriz que relaciona necessidades do cliente com formas de atendimento destas necessidades.
IV - trabalha sob a ótica de Controle Estatístico de
Processos.
Estão corretas as afirmativas:
(A) I e IV, apenas;
(B) II e III, apenas;
(C) I, II e III, apenas;
(D) II, III e IV, apenas;
(E) I, II, III e IV.

05 - Modernamente, a Gestão de Pessoas substitui a antiga Administração de Recursos Humanos. Na atualidade, o mundo exterior impacta profundamente a organização.
Inovar e mudar, com foco no futuro, são verbos de comando.
Em relação à gestão de pessoas no contexto do século XXI, em relação aos conceitos dominantes no século passado, estão corretas as afirmativas a seguir, EXCETO:
(A) controle por meio da visão e dos valores em vez de por regras e hierarquias;
(B) tolerância à ambigüidade em substituição à busca pela certeza;
(C) foco no ambiente competitivo, não na organização interna;
(D) preferência da racionalidade em relação à intuição;
(E) orientação para os resultados e não para o processo.

06 - Wiersema e Treacy, no livro “Disciplina dos Líderes de Mercado”, afirmam que as empresas que lideram o mercado são as que oferecem o preço mais baixo, ou acenam com o melhor produto, ou ainda oferecem a cada cliente o que ele mais quer, sob medida. Para eles, há qualidades vitais que explicam por que essas empresas são líderes, a saber:
I – Centrar o foco num único ponto valorizado pelo cliente em vez de tentar atender a todas as solicitações.
II – Melhorar, continuamente, o valor do que oferecem a seus clientes; para tal, a empresa deve tentar melhorar a cada dia, jamais crê que está bom de um certo jeito.
III – Manter férrea disciplina para alcançar a excelência; a formação e o treinamento dos funcionários são voltadospara esta meta, considerada a mais importante.
Estão corretas as afirmativas:
(A) I, apenas;
(B) I e II, apenas;
(C) I e III, apenas;
(D) II e III, apenas;
(E) I, II e III.

Gabarito
01 – B       
02 – E       
03 – B       
04 – C       
05 – D       
06 – E

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