sábado, 4 de agosto de 2012

ANAC - Técnico

Relação de provas anteriores
(Cargo, Ano de realização da prova, Orgão e Empresa Organizadora)
01 - Técnico Administrativo - Tecnologia da Informação 2009 ANAC CESPE Médio
02 - Técnico em Regulação de Aviação Civil - Mecânico de Manutenção Aeronáutica 2009 CESPE Médio
03 - Técnico em Regulação de Aviação Civil - Piloto 2009 CESPE Médio
Organizadora do concurso: Cespe

01 - Técnico em Edificações - TEDI 2007 NCE/UFRJ Médio
02 - Técnico em Eletrônica - TELE 2007 NCE/UFRJ Médio
03 - Técnico em Topografia - TTOP 2007 NCE/UFRJ Médio
Organizadora do concurso: NCE UFRJ
Órgão Publico: ANAC
Escolaridade: Nível Médio

Total de 06 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.




Exercícios de fixação

Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC
Cargo: Arquivologia


01 - Catálogo é definido na arquivística brasileira como um instrumento de pesquisa ou uma relação metódica de documentos, em que os documentos são dispostos:
(A) segundo critérios exclusivamente bibliográficos;
(B) segundo critérios exclusivamente museográficos;
(C) segundo critério temático, cronológico, onomástico ou toponímico;
(D) em ordem alfabética decrescente;
(E) segundo critério orgânico e natural.

02 - Entre os princípios democráticos de transparência e de participação está o de o cidadão poder solicitar consulta, certidão e extração de cópias de documentos produzidos pela administração pública. Na Arquivologia, essa possibilidade denomina-se:
(A) recesso;
(B) processo;
(C) direito de representação, de verificação e de inclusão;
(D) direito arquivístico;
(E) acesso.

03 - A parca literatura sobre questões epistemológicas no âmbito da Arquivística encontra-se dispersa por publicações nem sempre de acesso fácil. Muitos ensaios e artigos são tentativas de teorização baseados em conhecimento insuficiente ou considerações de natureza pragmática apresentados como resultado de uma reflexão teórica.
Essa crítica pode ser interpretada como um sinal de que a Arquivística:
(A) não tem uma função social ;
(B) ainda busca conhecimento para organizar os documentos de arquivos;
(C) é uma técnica sólida;
(D) ainda busca uma base científica para o saber arquivístico;
(E) tende a se diluir na Ciência da Informação.

04 - Os registros em nossos arquivos estão em risco. Os materiais de que são feitos, o ambiente em que são armazenados e a maneira pela qual são guardados e utilizados ameaçam sua preservação de longo prazo. O crescimento constante desses problemas, combinado com limitações financeiras e de pessoal, complicam e aumentam o desafio de preservar tais registros. Como os profissionais de preservação e os arquivistas podem aumentar as chances de que a presente geração e as futuras tenham acesso a esses documentos?
I - Por meio de planejamento e programas institucionais.
II - Com a formulação de políticas e procedimentos de manutenção de acervo.
III - Por meio de planejamento sistemático e abrangente;
IV - Pela melhora do ambiente de guarda dos acervos;
V - Pela organização de projetos de acordo com as prioridades estabelecidas.
Assinale a alternativa correta:
(A) apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas;
(B) apenas as afirmativas II e IV estão corretas;
(C) apenas as afirmativas I e III e V estão corretas;
(D) apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;
(E) Todas as afirmativas estão corretas.

05 - Gestão de documentos, também chamada de administração de documentos, é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes:
(A) à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos na idade corrente, intermediária e permanente, visando a sua eliminação ou recolhimento;
(B) à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos na idade corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento;
(C) apenas à avaliação de documentos;
(D) ao arranjo e descrição;
(E) à microfilmagem e digitalização.

Gabarito:
01 – C       
02 – E       
03 – D       
04 – E       
05 – B    
 
Links relacionados
Relação de Provas por Empresas Públicas e Autarquias
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini

Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Material Grátis - ANAC - Especialista

Relação de Provas anteriores

- Especialista em Regulação de Aviação Civil -
01 - Área 1
02 - Área 3
03 - Área 4
04 - Área 5
05 - Piloto

Total de 05 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.


Exercícios de fixação

Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC
Cargo: Arquivologia
01 - As datas-limite são elementos de identificação:
(A) onomástica em que são indicados o início e o término do período de um documento;
(B) cronológica em que são indicados o início e o término do período de uma unidade de protocolo;
(C) onomástica em que são indicados o início e o término do período de validade documental;
(D) cronológica em que é indicada a data de produção do documento.
(E) cronológica em que são indicados o início e o término do período de uma unidade de descrição.

02 - São elementos a serem considerados na classificação de documentos.
I) a quantidade de itens documentais;
II) a espécie documental;
III) a ação a que os documentos se referem;
IV) a estrutura do órgão que os produz;
V) o assunto dos documentos.
Os três principais são:
(A) I, II e III;
(B) II, III e IV;
(C) I, III e V;
(D) III, IV e V;
(E) I, III e IV.

03 - A Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991, dispõe sobre:
(A) a política nacional de arquivos públicos e privados;
(B) a política nacional de arquivos públicos e de uso restrito de arquivos;
(C) a política nacional de arquivos privados e documentação sigilosa;
(D) a política de acesso internacional a arquivos públicos e privados nacionais;
(E) a política nacional de preservação de arquivos públicos e privados.

04 - As calamidades naturais ou aquelas provocadas pelo homem, grandes ou pequenas, colocam os funcionários e os acervos das instituições em perigo. Constata-se que muitas vezes a instituição só toma conhecimento das vantagens da prevenção de emergências depois de sofridas experiências. Na maioria dos casos, os riscos podem ser reduzidos ou afastados por um programa
abrangente e sistemático de prevenção. São fatores fundamentais a considerar para a formulação de um programa desse tipo:
I - A identificação dos riscos e uma atuação cooperativa de todos os envolvidos.
II - Um planejamento que adote intervenções de forma isolada.
III - A identificação dos recursos e o estabelecimento de prioridades.
IV - A adoção de medidas paliativas e emergenciais.
V - A redação de um plano e sua manutenção.
Assinale a alternativa correta:
(A) apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas;
(B) apenas as afirmativas II e IV estão corretas;
(C) apenas as afirmativas I e III e V estão corretas;
(D) apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;
(E) apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

05 - A Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991, considera como arquivos privados:
(A) os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades;
(B) os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas e famílias, em decorrência de suas atividades;
(C) os conjuntos de documentos recebidos por pessoas jurídicas;
(D) apenas os conjuntos de documentos recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades;
(E) apenas os conjuntos de documentos recebidos por pessoas físicas, em decorrência de suas atividades.

Gabarito:
01 – E   
02 – D       
03 – A       
04 – C       
05 – A    
 
Links relacionados 

Relação de Provas por Empresas Públicas e Autarquias
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini

Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Material Grátis - ANA - Analista administrativo - Parte 03

Provas anteriores
Área: analista administrativo - Diversas áreas
Cargos
01 - Pedagogia 2006 - CESPE 
02 - Pedagogia 2006 - CESPE 
03 - Qualquer Área de Formação 2006 - CESPE 
04 - Qualquer Área de Formação 2009 - ESAF 
05 - Tecnologia da Informação e Comunicação - Desen. de Sistemas e Adm 2009 - ESAF
06 - Ciências Contábeis 2009 - ESAF 
07 - Engenharia Civil 2006 - CESPE 
Órgão Publico: ANA
Escolaridade: Nível Superior

Total de 07 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.
Baixe agora as 7 provas


Exercícios de FixaçãoCargo: Arquivologia
Organizadora: ESAF
Concurso realizado em 2009

01 - A base teórica das intervenções arquivísticas, que garante a constituição e a plena existência da unidade fundamental em Arquivística é a(o):
(A) organicidade.
(B) autenticidade.
(C) princípio da pertinência.
(D) princípio da proveniência.
(E) naturalidade.

02 - O princípio da ordem primitiva pode ser definido como o princípio segundo o qual
(A) todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido.
(B) o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.
(C) os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a
classificação original.
(D) o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
(E) o arquivo protege os indivíduos da divulgação não autorizada de informações de caráter pessoal.

03 - Acerca do princípio da territorialidade, assinale a assertiva correta.
(A) Não é aplicável no plano institucional.
(B) Tem o mesmo sentido do princípio da pertinência territorial.
(C) Surgiu da necessidade de superar a organização temática dos documentos.
(D) Os arquivos deveriam ser entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território ao qual o conteúdo se refere.
(E) Os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do local em que foram produzidos.

04 - Para produzir um fundo de arquivo, uma organização, entidade, seja ela pública ou privada, deve possuir os seguintes elementos, exceto:
(A) atribuições precisas e estáveis.
(B) posição no seio da hierarquia administrativa definida com exatidão.
(C) política arquivística institucional independente e autônoma.
(D) chefia responsável, gozando de poder de decisão.
(E) organização interna conhecida e fixada em um organograma.

05 - A aplicação dos princípios de identificação do fundo de arquivo tem como consequência
(A) que a divisão ou seção interna de um organismo corresponde às condições requeridas para se produzir um fundo de arquivo.
(B) que qualquer organismo detentor de uma existência jurídica e um nível de competência própria produz um fundo de arquivo.
(C) que os órgãos dependentes de um organismo central não produzem fundos de arquivo que lhes são próprios.
(D) que um mesmo organismo pode formar, dependendo de sua complexidade, mais de um fundo de arquivo.
(E) que um fundo pode ser identificado em uma divisão ou seção interna de um organismo, mesmo dividindo competências com outras divisões ou seções internas.

06 - O conceito de arquivo, apesar das transformações ocorridas após a segunda metade do século XX, mantém inalterada a sua característica básica, que é a(o)
(A) limitação dos suportes.
(B) restrição do sujeito acumulador à pessoa jurídica.
(C) data de produção dos documentos.
(D) formação por documentos considerados de valor permanente.
(E) conjunto orgânico produzido por uma atividade jurídico-administrativa.

07 - No âmbito da cadeia informacional arquivística referente às três idades (corrente, intermediária e permanente dos arquivos, o ciclo da informação arquivística envolve, por princípio, na etapa do contexto organizacional de produção,
I. criação ou produção.
II. uso pelo cidadão, pelo pesquisador científico e, eventualmente, pelo administrador público.
III. uso privilegiado pelo administrador e, excepcionalmente, pelo cidadão.
IV. eliminação e transferência dos documentos e informações.
V. estocagem das informações consideradas de valor permanente.
Estão certos os itens
(A) I e II
(B) I e V
(C) II e III
(D) III e IV
(E) III e V

Gabarito:
01 – D       
02 – B       
03 – E       
04 – C       
05 – B       
06 – E   
07 – D    
 
Links relacionados
Relação de Provas por Empresas Públicas e Autarquias
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini

Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Material Grátis - ANA - Analista administrativo - Parte 02

Relação de Provas anteriores
Área: analista administrativo - Diversas áreas
(Ano de realização da prova, Orgão e Empresa Organizadora)
01 - Ciências Econômicas 2006 - CESPE
02 - Ciências Econômicas 2009 - ESAF 
03 - Comunicação Social - Jornalismo 2009 - ESAF 
04 - Comunicação Social - Relações Públicas 2009 - ESAF 
05 - Comunicação Social / Publicidade e Propaganda 2009 - ESAF 
06 - Comunicação Social com habilitação em Jornalismo 2006 - CESPE 
07 - Desenvolvimento de Sistemas e Administração e Banco de Dados 2009 - ESAF 
Órgão Publico: ANA
Escolaridade: Nível Superior

Total de 07 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.


Exercícios de Fixação

Cargo: Arquivologia
Organizadora: ESAF
Concurso realizado em 2009

01 - A criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, análise de sistemas, produção e a manutenção de programas de documentos vitais fazem parte de um programa de gestão de documentos da fase de
(A) utilização e conservação.
(B) produção.
(C) criação e normatização.
(D) destinação e eliminação.
(E) recolhimento.

02 - A definição do conceito de gestão de documentos encontrada na Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, não menciona a seguinte operação técnica:
(A) Criação.
(B) Avaliação.
(C) Preservação.
(D) Tramitação.
(E) Uso.

03- O nível mínimo de aplicação de programas de gestão de documentos contempla
(A) os programas de retenção e eliminação de documentos e procedimentos para recolhimento ao arquivo nacional daqueles documentos de valor permanente.
(B) a gestão de diretrizes administrativas, de correspondência e telecomunicações, de máquinas copiadoras, uso de recursos informatizados, entre outros.
(C) a existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário.
(D) a adoção da elaboração e gestão de formulários, elaboração de sistemas de arquivos correntes, gestão de correspondência e documentos vitais.
(E) a gestão de documentos estratégicos e depósitos de arquivos permanentes.

04 - A gestão de documentos vitais determina a necessidade de duas atividades principais:
(A) descrição e preservação.
(B) identificação e proteção.
(C) difusão e indexação.
(D) classificação e arranjo.
(E) transferência e recolhimento.

05 - Os arquivos correntes têm as seguintes características:
I. documentos com pequena possibilidade de uso.
II. documentos com valor primário elevado.
III. documentos que ficam próximos aos usuários diretos.
IV. documentos com valor informativo.
Os itens corretos são
(A) I e II
(B) I e III
(C) I e IV
(D) II e III
(E) II e IV

06 - As quatro idades propostas pelo italiano Elio Lodolini correspondem à
(A) divisão da fase corrente em pré-arquivística e arquivo ativo.
(B) criação de uma fase de armazenamento dos documentos sigilosos.
(C) divisão do arquivo intermediário em duas fases.
(D) divisão do arquivo permanente em duas fases: uma com restrição de acesso e, outra, com acesso público.
(E) criação de uma fase de armazenamento dos documentos reformatados (microfilmados ou digitalizados).

07 - É atividade do arquivo intermediário:
(A) protocolo.
(B) expedição de documentos.
(C) gestão das correspondências.
(D) gestão de informes.
(E) armazenamento de baixo custo.

Gabarito:
01 – A       
02 – D       
03 – A       
04 – B       
05 – D       
06 – C       
07 – E   
 
Links relacionados

Relação de Provas por Empresas Públicas e Autarquias
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini

Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG
 

Material Grátis - ANA - Analista administrativo - Parte 01

Relação de Provas anteriores
Área: analista administrativo - Diversas áreas
(Ano de realização da prova, Orgão e Empresa Organizadora)
01 - Tec. da Informação / Adm de Redes e Segurança 2009-ESAF 
02 - Administração 2009 - ESAF 
03 - Administração Geral 2006 - CESPE
04 - Arquivologia 2006 - CESPE 
05 - Arquivologia 2009 - ESAF 
06 - Assistência Social 2006 - CESPE 
07 - Biblioteconomia 2006 - CESPE 
08 - Biblioteconomia 2009 - ESAF 
09 - Ciências Contábeis 2006 - CESPE 
Órgão Publico: ANA
Escolaridade: Nível Superior

Total de 09 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.


Exercícios de Fixação

Cargo: Arquivologia
Organizadora: ESAF
Concurso realizado em 2009

01 - Evitar o congestionamento dos arquivos permanentes com documentos que ainda não chegaram à idade de serem custodiados ou que serão destruídos ao fim dos prazos indicados para a eliminação é um objetivo do arquivo
(A) corrente.
(B) inativo.
(C) intermediário.
(D) de gestão.
(E) ativo.

02 - O curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa é conhecido como
(A) distribuição.
(B) tramitação.
(C) expedição.
(D) registro.
(E) protocolização.

03 - O desentranhamento é a
(A) juntada definitiva de um processo a outro.
(B) juntada provisória de um processo a outro.
(C) separação de processos após a juntada provisória.
(D) retirada de folhas do processo.
(E) abertura de um novo volume do mesmo processo.

04 - O fundamento da avaliação de documentos de arquivo é dado pela (pelo)
(A) teoria das três idades.
(B) princípio da proveniência.
(C) princípio da pertinência.
(D) aplicação do conceito de fundo de arquivo.
(E) princípio da naturalidade.

05 - O instrumento de avaliação utilizado em massas documentais acumuladas de um fundo fechado é:
(A) Plano de Descarte.
(B) Listagem de Eliminação.
(C) Plano de Destinação.
(D) Tabela de Itens Elimináveis.
(E) Listagem de Descarte.

06 - A avaliação de documentos arquivísticos no Brasil é feita a partir da aplicação da (do)
(A) avaliação funcional.
(B) valor dos documentos de arquivo.
(C) arquivística integrada.
(D) macroavaliação.
(E) arquivologia pós-custodial.

07 - São exemplos de tipologias documentais:
(A) documentos fotográficos, memorandos, planos de aula.
(B) cartazes, mapas, plantas.
(C) ampliações, memórias de cálculos, ofícios expedidos.
(D) relatórios de atividades, planos de ação, atas de reunião.
(E) fitas de vídeo, cheques, memória de reunião.

Gabarito:
01 – C       
02 – B       
03 – D       
04 – A       
05 – C       
06 – B       
07 – D       


 
Links relacionados

Relação de Provas por Empresas Públicas e Autarquias
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini

Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

ANTT - Serviços

Relação de provas anteriores
(Cargo, Ano de realização da prova)
01 - Serviço de Administração da Agência - Médio - 2008
02 - Serviço de Infraestrutura Ferroviária - Superior - 2008
03 - Serviço de Infraestrutura Rodoviária - Superior 04 – 2008
04 - Serviços de Transportes Terrestres - Médio - 2008
05 - Serviços de Transportes Terrestres de Passageiros - Superior – 2008
Organizadora do concurso: NCE/UFRJ
Órgão Publico: ANTT

Total de 05 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.


Exercícios de fixação
Serviços de Infra Estrutura Ferroviária - ANTT

01 - O critério considerado nos julgamentos das licitações das malhas ferroviárias incluídas no Plano Nacional de Desestatização foi:
(A) o menor valor do custo econômico do transporte;
(B) o menor valor da tarifa do transporte;
(C) o menor valor de subsídio concedido pelo Governo;
(D) o maior valor de oferta pela outorga da concessão;
(E) o maior valor da taxa de retorno dos investimentos a realizar.

02 - Para evitar que houvesse a formação de grupos monopolistas após a transferência das malhas ferroviárias da RFFSA para a iniciativa privada, a participação societária de cada grupo econômico no capital das empresas ou consórcios candidatos à exploração ficou limitada a:
(A) 20%
(B) 25%
(C) 49%
(D) 51%
(E) 100%

03 - Com a finalidade de assegurar as projeções de desempenho das malhas ferroviárias da RFFSA transferidas para os operadores privados, foram fixadas metas operacionais a serem atingidas para os seguintes indicadores:
(A) aumento das toneladas-quilômetro brutas transportadas e redução do número de acidentes;
(B) aumento das toneladas brutas transportadas e redução do número de acidentes;
(C) aumento das toneladas-quilômetro úteis transportadas e redução do número de acidentes;
(D) aumento das toneladas úteis transportadas e redução do número de acidentes;
(E) aumento do volume de transporte e redução do número de incidentes.

04 - A modalidade de fiscalização operacional dos serviços ferroviários de cada concessionária é realizada:
(A) eventualmente;
(B) obrigatoriamente uma vez por semana;
(C) obrigatoriamente uma vez por mês;
(D) obrigatoriamente duas vezes por ano;
(E) obrigatoriamente uma vez por ano.

05 - Se a nota do Critério de Avaliação do Desempenho fosse igual a 40 pontos, o desempenho econômico e operacional da empresa concessionária seria considerado:
(A) péssimo;
(B) ruim;
(C) regular;
(D) excelente;
(E) excepcional.

06 - O não cumprimento, por uma concessionária ferroviária, da meta de produção de um determinado exercício, caracteriza uma inadimplência:
(A) total;
(B) singular;
(C) completa;
(D) dupla;
(E) simples.

Gabarito
01 – D       
02 – A       
03 – C       
04 – E       
05 – B       
06 – E
 
Links relacionados
Relação de Provas por Empresas Públicas e Autarquias
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini

Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

ANTT - Especialista em regulação

Relação de provas anteriores
(Cargo, Ano de realização da prova)
01 - ANTT - 2005
02 - Carga - 2005
03 - Estudo em Transportes - 2005
04 - Ferrovias  Especialista em Regulação - 2005
05 - Fiscalização Especialista em Regulação - 2005
06 - Rodovias - 2005
07 - Transportes – 2005
Organizadora do concurso: NCE/UFRJ
Órgão Publico: ANTT
Escolaridade: Nível Superior

Total de 07 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.


 

Exercícios de fixação

Serviços de Infra Estrutura Ferroviária - ANTT

01 - No Brasil, a infra-estrutura das ferrovias será projetada e construída para:
(A) bitola estreita;
(B) bitola larga;
(C) bitola internacional;
(D) bitola mista;
(E) qualquer bitola.

02 - Uma das funções dos dormentes na superestrutura ferroviária é:
(A) servir de rolamento e guia para os veículos ferroviários;
(B) servir de ancoragem contra deslocamentos devidos ao tráfego;
(C) manter invariável a bitola da via;
(D) conduzir a corrente elétrica dos circuitos de via;
(E) conferir continuidade geométrica ao traçado.

03 - Uma locomotiva diesel-elétrica possui:
(A) motor principal movido a óleo diesel, transmissão elétrica e motores de tração elétricos;
(B) motor principal movido a óleo diesel, transmissão hidráulica e motores de tração elétricos;
(C) motor principal movido a óleo diesel, transmissão mecânica e motores de tração elétricos;
(D) motor principal elétrico, transmissão mecânica e motores de tração movidos a óleo diesel;
(E) motor principal elétrico, transmissão elétrica e motores de tração movidos a óleo diesel.

04 - O conjunto de rodeiros montados rigidamente em paralelo denomina-se:
(A) tara;
(B) chassis;
(C) base rígida;
(D) truque;
(E) carroceria.

05 - O trecho de via onde apenas um trem pode ser admitido caracteriza uma seção:
(A) transversal;
(B) de tração;
(C) tipo;
(D) controlada;
(E) de bloqueio.

Gabarito
01 – B       
02 – C       
03 – A       
04 – D       
05 – E    

Links relacionados 

Relação de Provas por Empresas Públicas e Autarquias
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini

Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG