sábado, 6 de abril de 2013

Biblioteconomia - Nível Superior – Parte 01 – Seção 04

Relação de Provas anteriores

01 – Cargo de Analista DES, concurso realizado em 2008, na IDENE/MG e organizado pela FUNRIO
02 - Cargo de Analista Desenvolvimento Gestão Júnior – Biblioteconomia 2012, no Metrô/SP e organizado pela FCC
03 - Cargo de Analista do Ministério Público, concurso realizado em 2010, no MPE/SE e organizado pela FCC
04 - Cargo de Analista do Seguro Social, concurso realizado em 2008, no INSS e organizado pela CESPE
05 - Cargo de Analista em C& T Pleno I, concurso realizado em 2004, na CBPF e organizado pela NCE/UFRJ
06 - Cargo de Analista em Ciência e Tecnologia Júnior I – Biblioteconomia 2008, no CAPES e organizado pela CESGRANRIO
07 - Cargo de Analista em Desenvolvimento Organizacional – Biblioteconomia 2008, na CPRH/PE e organizado pela UPENET/IAUPE 
08 - Cargo de Analista em Gestão Especializado – Biblioteconomia 2012, no DPE/TO e organizado pela UFT/COPESE
09 - Cargo de Analista em Gestão Municipal, concurso realizado em 2012, na Prefeitura de São José dos Campos/SP e organizado pela VUNESP

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Exercícios de fixação

01. A NBR 10719 é a norma que fixa as condições exigíveis para a elaboração e a apresentação de relatórios técnicocientíficos.
Ela informa, no item Objetivos, que trata exclusivamente de aspectos técnicos de apresentação, NÃO incluindo
(A) idiomas dos resumos.
(B) elementos pré-textuais.
(C) questões de direitos autorais.
(D) elementos pós-liminares.
(E) classificação de segurança ou grau de sigilo.

02. Considere as seguintes afirmações em relação à NBR 12676, que fixa as condições exigíveis para a prática normalizada do exame de documentos, da determinação de seus assuntos e da seleção de termos de indexação:
I. Destina-se aos estágios preliminares de indexação, incluindo práticas de qualquer tipo de sistema de indexação, pré ou pós-coordenado.
II. Pode também orientar os resumidores durante a fase de preparação de resumos e auxiliar na tradução dos pedidos dos usuários para os termos de uma linguagem de indexação.
Ocorre que
(A) a afirmação I está incorreta, pois práticas de sistemas de indexação, pré ou pós-coordenados, não podem ser consideradas como incluídas nos estágios preliminares de indexação.
(B) a afirmação II está incorreta, pois a seleção de termos de indexação não tem qualquer relação com as solicitações feitas pelos usuários.
(C) as afirmações I e II estão incompletas, pois não definem o ambiente em que a norma pode ser aplicada.
(D) as afirmações I e II estão simplesmente incorretas.
(E) as afirmações I e II estão inteiramente corretas.

03. A perspectiva sistêmica considera que as bibliotecas e serviços de informação funcionam como sistemas abertos, pois se constituem como um conjunto de elementos que, reunidos em um fim comum, se relacionam e interatuam entre si e com seu entorno. Essa perspectiva implica
(A) reconhecer as principais características dos serviços, como condicionantes ao exercício da gestão e à qualidade percebida pelos usuários.
(B) centrar a atenção sobre o aspecto humano da organização, nem sempre observado no processo de decisão.
(C) priorizar o papel da estrutura organizacional como esquema formal ou normativo que a organização segue na atribuição de autoridade, responsabilidades e distribuição de tarefas.
(D) submeter a atuação de bibliotecas e serviços de informação aos mesmos princípios que dirigem a atividade da totalidade do aparelho estatal.
(E) conceber o funcionamento holístico, dinâmico e adaptativo das unidades de informação.

04. O processo de agrupar tarefas de acordo com uma disposição lógica é chamado de
(A) descentralização.
(B) departamentalização.
(C) centralização.
(D) especialização.
(E) planejamento.

05. Considere as seguintes afirmações em relação às etapas do diagnóstico, processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações:
I. A preparação do diagnóstico tem por objetivo estabelecer um cenário organizacional que encoraje a avaliação e assegure que o pessoal conheça os componentes básicos do processo de avaliação.
II. A elaboração do projeto de diagnóstico envolve um plano que contém os objetivos do diagnóstico, o problema ou as questões de pesquisa, as hipóteses de trabalho, a metodologia a ser utilizada para a coleta de dados, as medidas de desempenho ou os indicadores de avaliação e o cronograma do processo.
Ocorre que
(A) a afirmativa I está incorreta, pois a preparação do diagnóstico não se relaciona com a familiaridade do pessoal aos componentes do processo de avaliação.
(B) as afirmativas I e II estão incorretas.
(C) as afirmativas I e II estão corretas.
(D) a afirmativa II está incorreta, uma vez que as questões de pesquisa já foram definidas no estabelecimento do cenário para a avaliação.
(E) as afirmativas I e II estão incompletas, pois não fazem referência ao período em que o diagnóstico deve ser realizado.

GABARITO
01 – C        
02 – A        
03 – E        
04 – B        
05 – C

Material de Estudo
- Biblioteconomia - Apostila Geo Concursos com 18 mil questões
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos



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Biblioteconomia - Nível Superior – Parte 01 – Seção 03

Relação de Provas anteriores

Cargo: Biblioteconomia
01 - Analista de Biblioteconomia 2011, na APAC e organizado pela COVEST
02 - Analista de Biblioteconomia 2010, no MPU e organizado pela CESPE
03 - Analista de Controle Externo, concurso realizado em 2005, no TCU e organizado pela CESPE
04 - Analista de Documentação, concurso realizado em 2007, no MPU e organizado pela FCC
05 - Analista de Serviço Administrativo – Biblioteconomia 2012, na FAMERP e organizado pela VUNESP

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Exercícios de fixação
01. Muitas vezes, o levantamento de dados realizado para a elaboração do diagnóstico organizacional envolve a preparação de questionários. Nesse caso, de forma a garantir a confiança dos dados coletados, é importante que
(A) seja evitado ao máximo o uso de quadros, pois estes dificultam a formulação da questão.
(B) exista predominância de perguntas abertas que permitam aos usuários colocar suas opiniões de forma mais abrangente.
(C) se dê preferência a perguntas fechadas, com no máximo três alternativas.
(D) as questões sejam formuladas com clareza, objetividade e não induzam a determinadas respostas.
(E) o número de alternativas seja sempre ímpar, para que, em caso de indecisão, o respondente tenha a possibilidade de escolher a alternativa do meio.

02. Em relação à avaliação de serviços de informação, considere:
I. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente.
II. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de serviços, programas e projetos.
III. A avaliação ocorre em paralelo às atividades de planejamento e tomada de decisões.
IV. A revisão de objetivos e metas pouco se beneficia da avaliação.
V. A avaliação é uma ferramenta que auxilia a alcançar a eficácia e eficiência organizacionais.

Está correto o que se afirma APENAS em
(A) I, III e V.
(B) I, II e IV.
(C) I, II e V.
(D) II, III e IV.
(E) III, IV e V.

03. A literatura especializada em seleção de materiais de informação costuma apresentar uma grande variedade de critérios, que podem ser agrupados em critérios que abordam o conteúdo dos documentos, os que abordam a adequação aos usuários e aqueles relativos a aspectos adicionais do documento. Na última categoria, estão os critérios de
(A) autoridade e imparcialidade.
(B) tratamento e contribuição potencial.
(C) cobertura e interesse.
(D) conveniência e idioma.
(E) características físicas e custo.

04. Quando, ao expressar uma questão de referência, um usuário não se satisfaz com as respostas recebidas, o bibliotecário deve
(A) rever a estratégia de busca utilizada.
(B) renegociar a questão.
(C) buscar orientação de seus superiores.
(D) decompor a questão em suas partes constituintes.
(E) realizar novamente a busca.

GABARITO
01 – D
02 – C        
03 – E        
04 – B

Material de Estudo
- Biblioteconomia - Apostila Geo Concursos com 18 mil questões
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
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Biblioteconomia - Nível Superior – Parte 01 – Seção 02

Relação de Provas anteriores

Cargo: Biblioteconomia
01 - Analista, concurso realizado em 2012, no MPE/RO e organizado pela FUNCAB
02 - Analista, concurso realizado em 2011, na FINEP e organizado pela CESGRANRIO
03 - Analista, concurso realizado em 2010, no CVM e organizado pela ESAF
04 - Analista, concurso realizado em 2008, no SERPRO e organizado pela CESPE
05 - Analista, concurso realizado em 2006, no IRB Brasil Resseguros e organizado pela ESAF
06 - Analista Administrativo, concurso realizado em 2010, no DNPM e organizado pela MOVENS
07 - Analista Administrativo, concurso realizado em 2009, na ANA e organizado pela ESAF
08 - Analista Censitário, concurso realizado em 2008, no IBGE e organizado pela CONSULPLAN

Total de 08 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

01 - Acerca da informação científica, da informação tecnológica, da informação para negócios e da informação estratégica, assinale a opção correta.
(A) Os principais veículos de divulgação da informação tecnológica são artigos de periódicos, monografias, teses e dissertações.
(B) A informação científica é todo tipo de conhecimento relacionado ao modo de fazer um produto ou prestar um serviço, tendo como foco o mercado.
(C) A informação estratégica refere-se ao conhecimento das tendências de mercado, das conjunturas econômicas, das empresas fornecedoras de insumos, matérias-primas e produtos concorrentes, das organizações concorrentes e do ambiente operacional.
(D) A informação para negócios diz respeito unicamente ao conhecimento tácito, não codificado, que é adquirido pela incorporação informal dos comportamentos e procedimentos relativos ao mercado.
(E) A informação tecnológica é a informação básica ou elementar, que consta de dados concretos quanto a temas de interesse industrial.
             
02 - Quanto às atividades de informação em ciência e tecnologia no Brasil, assinale a opção correta.
(A) Na década de 90 do século XX, a abertura de mercados provocou maior preocupação do setor produtivo com a qualidade e produtividade, o que motivou o avanço das atividades de informação tecnológica no país.
(B) Na década de 80 do século passado, houve paralisação das atividades de informação em ciência e tecnologia devido à inoperância do Sistema Nacional de Informação em Ciência e Tecnologia, o qual dependia de uma rede consolidada de bibliotecas e centros de documentação.
(C) O aumento da oferta de serviços de informação, decorrente das ações desenvolvidas para dotar o país de um sistema nacional de informação em ciência e tecnologia, proporcionou, por si só, aumento na demanda de informação em ciência e tecnologia nos diversos setores da sociedade.
(D) A cultura de valor econômico da informação já é amplamente difundida no país, o que facilita a exploração do potencial dos recursos de informação provenientes de países desenvolvidos.
(E) O provimento das informações de interesse das organizações de ciência e tecnologia realiza-se, sobretudo, sob a responsabilidade do setor privado.

Texto para as questões 03 e 04
Para conseguir qualidade, eficácia e efetividade em seus serviços e produtos, os sistemas informacionais devem reduzir a incerteza e aumentar a informação a respeito da ambiência que os envolve, particularmente nos insumos que recebem. Tais insumos, sejam de natureza financeira, material ou de demanda, devem ser conhecidos, calculados e antecipados. Nos sistemas informacionais, como nas organizações abertas, de modo geral, o processo decisório tem origem na identificação de problemas ou oportunidades, na coleta e análise de dados e informações quanto a estes problemas/oportunidades e na conversão dessa informação em ação.
K. Tarapanoff. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. 2.ª ed. Brasília: Thesaurus, 2000 (com adaptações).

03 - Considerando os serviços de notificação corrente A e B e a eficácia e efetividade (ou eficiência) desses serviços, assinale a opção correta.
(A) O serviço B será mais eficiente se atender a um número maior de usuários do que o serviço A pelo mesmo custo.
(B) Ambos os serviços serão eficazes se atingirem o objetivo de manter os usuários informados acerca de assuntos de seu interesse.
(C) O serviço A será mais eficaz do que o serviço B se aplicar um método que aumente o número de pessoas necessárias para atendimento ao mesmo número de usuários com o mesmo volume de informações.
(D) A eficácia é medida pela relação entre o volume de informação disseminada e os recursos consumidos para o fornecimento dos serviços.
(E) Em ambos os serviços, o custo é a principal medida de eficácia e efetividade.    

04 - A respeito do sistema de informação estratégico administrativo (SIEA) e do processo decisório, assinale a opção correta.
(A) A qualidade do SIEA é medida essencialmente pelo volume de informação que é capaz de fornecer para apoiar o processo decisório.
(B) Cenários e monitoramento tecnológico são técnicas de coleta de dados para o SIEA utilizadas para acompanhar o ciclo produtivo interno da organização.
(C) Fatos completos e atuais são essenciais para a tomada de decisões adequadas; portanto, o SIEA deve fornecer informação com alto nível de granularidade e frequência.
(D) As informações gerenciais necessárias à tomada de decisão em nível estratégico visam permitir que determinadas operações continuem acontecendo dentro do ciclo operacional da organização.
(E) O estudo de usuário é um método de coleta de dados para o SIEA. A análise dos dados coletados orienta o planejamento tático e o planejamento operacional.

GABARITO
01 – C        
02 – A        
03 – B        
04 – E

Material de Estudo
- Biblioteconomia - Apostila Geo Concursos com 18 mil questões
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos



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Assistente Social – Nível Superior – Parte 02 – Seção 08

Relação de Provas anteriores
(Cargo, Ano de realização da prova, Órgão e Empresa Organizadora)
- Ano 2013 SESC/PE UPENET/IAUPE
- Ano 2013 EBSERH IADES
- Ano 2012 Pref. Balsa Nova/PR UFPR
- Ano 2012 Pref. Bananeiras/PB EXAMES
- Ano 2012 Pref. Eldorado Paulista/SP SOLER
- Ano 2012 UFS UFPI/COPESE
- Ano 2012 IAMSPE VUNESP



Exercícios de fixação

DESO – Companhia de Saneamento de Sergipe - 2004

O lócus onde a prática profissional cotidiana, sob vínculo empregatício e assalariada, ocorre predominantemente é o das instituições, onde o sujeito depara com atividades normatizadas, técnico-burocráticas, voltadas para a produção quantitativa de aparência imediata e não para resultados qualitativos e duradouros.
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

51- Há uma tendência à desqualificação da prática profissional, especialmente a prática direta e a valorização de tarefas consideradas mais nobres, ligadas ao saber teórico, com vistas a compreender e explicar a profissão, mas raramente instrumentalizá-la.

52- No decorrer da prática profissional, as ações e as relações são determinadas pela divisão sociotécnica do trabalho e correspondem a um certo grau de desenvolvimento da estrutura dessas relações.

53- A rotina abre possibilidades consideráveis de avanços para a ação profissional na medida em que implica importantes ganhos psicológicos, ao tornar desnecessário que cada situação seja definida a cada vez.

54- Pela importância e necessidade do estabelecimento da rotina, ao desenvolver suas atividades em nome de uma instituição, o profissional deve assumi-la como um fim.

55- A verdadeira prática social não está fundamentada em teorias. Ela é resultado da experiência acumulada pelo profissional na sua relação com o usuário da instituição.

56- A prática social não é política, pois visa atender às necessidades primárias do indivíduo e de seu grupo ou comunidade.

57- A instituição é um organismo vivo, participante do fluxo histórico, criada para permitir a operacionalização de políticas sociais direcionadas aos cidadãos, sendo seu dever ético produzir práticas dotadas de efetividade e alcance social.

De acordo com o paradigma da correlação de forças, julgue os itens a seguir.

58- Por meio das práticas de coletivização, ajuda-se o usuário a sair da compreensão individualista de seu problema, pondo-o em contato com outros usuários, apoiando o questionamento das soluções individuais.

59- Na relação profissional, o aumento do poder do usuário na instituição não está relacionado com o conhecimento que ele possa ter a respeito do poder que o assistente social exerce sobre ele.

60- O fortalecimento do usuário em relação ao acesso às políticas sociais básicas implica o trabalho social nas mediações da informação correta, do encaminhamento exato, da transparência do itinerário institucional, da defesa do usuário para uma operacionalização mais equânime das leis.

61- As políticas universalistas são defendidas pela ideologia neoliberal por tornar os indivíduos independentes dos benefícios sociais.

62- Em uma perspectiva de empowerment, a flexibilização dos serviços pode contribuir para reduzir a dependência, sem que se renuncie à garantia dos direitos.

63- O processo de intervenção do assistente social, no contexto das relações de força, exige, simultaneamente, capacidade teórica para estabelecer os pressupostos da ação, capacidade analítica para entender e explicar as particularidades da conjuntura e criatividade para propor alternativas.

O neoliberalismo é de fato o liberalismo econômico revisitado e adaptado aos tempos atuais do capitalismo globalizado. Acerca do assunto, julgue os itens subseqüentes.

64- Um dos argumentos do neoliberalismo é que a falta de investimentos em políticas sociais por parte do governo não possibilita o surgimento de consumidores dos bens e serviços produzidos pelo país.

65- O pensamento neoliberal considera que o Estado Social, comparado ao mercado capitalista, é eficiente e eficaz na administração de recursos do conjunto da sociedade.

66- O neoliberalismo considera o Estado Social como sendo democrático por estimular o funcionamento da economia e ao mesmo tempo garantir aos usuários dos serviços sociais oportunidades de escolha e autonomia de decisão.

67- As alternativas neoliberais centradas na participação do setor privado rechaçam a cidadania como um todo.

Gabarito
51 – C          52 – C          53 – C          54 – E         55 – E
56 – E          57 – C          58 – C          59 – E          60 – C
61 – E          62 – C          63 – C          64 – E          65 – E
66 – E          67 – E

Material de Estudo
- Assistente Social - Apostila de Serviço Social
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos


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Assistente Social – Nível Superior – Parte 02 – Seção 07

Relação de Provas anteriores
(Cargo, Ano de realização da prova, Órgão e Empresa Organizadora)
01 - Ano 2013 Pref. Palminópolis/GO SOLER
02 - Ano 2012 Pref. Guatambu/SC PL CONSULTORIA
03 - Ano 2012 SESAPI/PI NUCEPE/UESPI
04 - Ano 2012 UEPB UEPB/PacTcP
05 - Ano 2012 Pref. Presidente Prudente/SP SELETRIX
06 - Ano 2012 Pref. Álvares Florence/SP SOLER




Exercícios de fixação

FUNCAP – Governo do Pará – SEAD – Fundação da Criança e do Adolescente do Pará.

Do ponto de vista da descentralização do aparelho de Estado para a sociedade, destaca-se a participação da população nas decisões, no planejamento e no controle social e, nessa perspectiva, constituem se como mecanismos de expressão os conselhos de política social.

A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

51 Após a Constituição de 1988, vários conselhos de representação descentralizada e paritária foram criados, cobrindo diferentes setores da política social, e outros, já existentes, sofreram atualizações, assumindo caráter deliberativo.

52 A criação de conselhos é um fato nos municípios brasileiros, seja por força de suas leis orgânicas, seja por força das legislações federal ou estaduais.

53 Os conselhos, vinculados ao poder público, operam por meio da partilha do poder de planejamento e decisão, justificada pela realização de uma tarefa comum, de interesse comum, para o cumprimento de uma responsabilidade comum.

54 Baseados na concepção de participação social, na universalização dos direitos e na ampliação do conceito de cidadania, os conselhos são espaços em que não há diferentes interesses em disputa.

55 Uma das condições para que os conselhos sejam efetivamente órgãos representativos é a nomeação de representantes governamentais com poder de decisão nas instituições a que pertencem.

Acerca das concepções sobre políticas públicas, julgue os itens seguintes.

56 Além da natural presença do Estado, em uma política pública, há também a presença da sociedade que ganha representatividade, poder de decisão e condições de exercer o controle sobre a sua própria reprodução e sobre as ações do governo e do mercado.

57 Ainda que se delegue ao Estado a autoridade para unificar e articular a sociedade, as políticas públicas não correm o risco de tornar-se um instrumento de dominação.

58 A política pública significa um investimento de recursos do Estado, uma forma de concretizar sua ação, uma vez que representa aquilo que o governo opta ou não por fazer diante de uma situação.

59 Mesmo sendo uma decisão, a política pública supõe uma certa ideologia da mudança social, esteja explícita ou não na sua formulação, decisão que é resultado do compromisso entre a racionalidade técnica e a racionalidade política.

60 Na operacionalização das políticas públicas, a relação entre Estado e sociedade comporta alianças, parcerias, competição e conflitos, dimensões que devem ser trabalhadas para o aperfeiçoamento da política e do interesse público.

61 A formulação de alternativas de políticas públicas, um momento de pré-decisão, em que o sujeito principal é a população beneficiada, abrange o diagnóstico e alternativas de enfrentamento e indica o conteúdo do programa, os recursos e as responsabilidades.

62 O processo de desenvolvimento das políticas públicas é considerado linear porque os diversos sujeitos que interferem em seus diversos momentos se orientam por uma mesma racionalidade e pelos mesmos interesses.

63 Como sujeito relevante do processo de políticas públicas destaca-se a mídia, no que se refere à visibilidade dos problemas sociais, permitindo um acompanhamento dos momentos, sobretudo da formulação das políticas.

De acordo com Maria Ozanira da Silva e Silva (2001), as lógicas ou perspectivas assumidas pelos diferentes sujeitos do processo das políticas públicas geram determinadas racionalidades. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

64 A racionalidade administrativa tende a ver os indivíduos como membros de grupos econômicos, sociais e políticos e tem preferência por uma estrutura governamental pluralista.

65 A racionalidade política focaliza sua ação no processo de implementação dos programas, preocupando-se com resultados e impactos no sentido de que pessoas inelegíveis não devem ser atendidas.

66 A racionalidade legal tem seu foco na noção de igualdade e de proteção da lei, e vê os beneficiários como indivíduos portadores de direitos.

67 A racionalidade de resultados se preocupa com a eficácia e efetividade e também com a maximização da eficiência tendo em vista a concepção dos fins políticos estabelecidos.

GABARITO – Gov do Pará – FUNCAP - 2004
51 – C              52 – C              53 – C              54 – E              55 – C
56 – C              57 – E              58 – C              59 – C              60 – C
61 – E              62 – E              63 – C              64 – E              65 – E
66 – C              67 – C



Material de Estudo
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Assistente Social – Nível Superior – Parte 02 – Seção 06

Relação de Provas anteriores
(Ano de realização da prova, Órgão e Empresa Organizadora)  
01 - Ano 2013 - Pref. São Sebastião da Amoreira/PR FUNTEF/PR
02 - Ano 2013 - Pref. Bom Jesus do Oeste/SC ICAP
03 - Ano 2012 - Pref. Piripiri/PI INSTITUTO LUDUS
04 - Ano 2012 - Pref. Alto Araguaia/MT GRUPO ATAME
05 - Ano 2012 - Pref. Bom Jesus/SC INCAPEL
06 - Ano 2012 - Pref. Quatro Barras/PR ITEDES



Exercícios de fixação

Governo do Pará – SEAD – Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - FSCMP

Acerca das organizações não-governamentais (ONGs), julgue os itens que se seguem.

51- AS ONGs são organizações formais, privadas, porém com fins públicos e sem fins lucrativos, autogovernadas, com parte de seus membros voluntários, visando desencadear transformações macro e microssociais ou econômicos.

52 - As ONGs podem ser representativas no sentido de serem legitimadas por exercerem funções específicas de interesse de determinados segmentos sociais e terem capacidade de mobilizá-los para ações coletivas.

53- A valorização do papel social das ONGs não está relacionada com o liberalismo, motivo pelo qual o discurso neoliberal tem dificuldades para assimilar este tipo de entidade.

54- As ONGs e os movimentos sociais apresentam o mesmo formato organizacional por serem institucionalizados, preocuparem-se com a eficiência e a sobrevivência, apesar de serem flexíveis e atuarem de forma descontínua.

Acerca da pesquisa qualitativa, julgue os itens subseqüentes.

55- A fase exploratória da pesquisa compreende a etapa de escolha do tópico de investigação, de delimitação do problema, de definição do objeto e dos objetivos, de construção do marco teórico conceitual, dos instrumentos de coleta de dados e da exploração do campo.

56- O questionário difere do roteiro de entrevista porque pressupõe hipóteses e questões bastante fechadas, cujo ponto de partida são as referências do pesquisador.

57- Os instrumentos da investigação qualitativa costumam ser facilmente corrigidos e readaptados durante o processo de trabalho, o que permite ir para a atividade de campo, sem prever as formas de realizá-la.

58- Em uma abordagem qualitativa, o pesquisador preocupa-se com a representatividade numérica da amostra que possibilite a generalização dos conceitos teóricos que se quer testar.

59- Na análise dos dados recolhidos em campo, um dos obstáculos que o pesquisador pode encontrar é a “ilusão da transparência”, ou seja, o perigo da compreensão espontânea, como se o real se mostrasse nitidamente ao observador.

60 - Triangulação é um termo usado nas abordagens qualitativas para indicar o uso concomitante de várias técnicas de abordagens e de várias modalidades de análise, de vários informantes e pontos de vista de observação, visando à verificação e validação da pesquisa.

Com relação a atuação de profissionais de diferentes disciplinas em um mesmo serviço, programa ou pesquisa, julgue os itens a seguir.

61- Um exemplo de prática multidisciplinar ocorre nos ambulatórios de saúde mental convencionais, onde profissionais de diferentes áreas trabalham em conjunto trocando informações entre si.

62- As práticas interdisciplinares promovem mudanças estruturais e geram reciprocidade e enriquecimento mútuo, com uma tendência à horizontalização das relações de poder entre os campos implicados.

63- Um dos obstáculos para se concretizar práticas interdisciplinares está na crescente terceirização de força de trabalho com vínculos temporários e precários.

64- Nas práticas interdisciplinares, no que diz respeito às relações institucionais, não há necessidade de discussão e decisão horizontais que estimulem a negociação constante, uma vez que as decisões são predeterminadas.

65- No processo de construção do trabalho interdisciplinar, uma das formas práticas para quebrar as especialidades e identidades profissionais parciais é dar voz ao usuário do programa ou sujeito da pesquisa para que reafirmem a complexidade de suas realidades e suas demandas.

GABARITO – Gov do Pará SEAD – FSCMP - 2004
51 – C              52 – C              53 – E              54 – E              55 – C
56 – C              57 – E              58 – E              59 – C              60 – C
61 – E              62 – C              63 – C              64 – E              65 – C




Material de Estudo
- Assistente Social - Apostila de Serviço Social
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
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Assistente Social – Nível Superior – Parte 02 – Seção 05

Relação de Provas anteriores
(Ano de realização da prova, Órgão e Empresa Organizadora)  
01 - Ano 2013 CBPM FUNDAÇÃO CEFET/BAHIA
02 - Ano 2012 Pref. Aracruz/ES FUNCAB
03 - Ano 2012 Pref. Valença/RJ FUNCAB




Exercícios de fixação

Governo do Pará – SEAD – Secretaria Executiva do Trabalho e Promoção Social - SETEPS

A constituição dos interesses dos sujeitos que atuam no processo de estabelecimento das políticas públicas é explicada pelos principais paradigmas da ciência política contemporânea. Sob o ponto de vista desses paradigmas, julgue os itens seguintes.

51- A matriz liberal orienta os denominados pluralistas, de modo que a constituição dos interesses tem como fundamento a racionalidade do indivíduo e os direitos naturais de liberdade, igualdade, sendo que o interesse social coincide com os interesses dos indivíduos.

52- A visão marxista considera que não existem interesses dos indivíduos, mas do Estado, sendo que este é capaz de constituir e defender interesses que se expressam em objetivos próprios.

53- Para os institucionalistas ou neo-institucionalistas, orientados pela matriz weberiana, os interesses dependem do grupo fundamental no qual os indivíduos se inserem e a sua realização requer ação política.

A prática de avaliação de políticas, programas e projetos sociais está presente no cotidiano profissional do assistente social.
Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

54- O processo avaliativo deve restringir-se à aferição do grau de eficiência, eficácia e efetividade de um programa ou projeto social, evitando o envolvimento dos sujeitos (dimensão subjetiva), o que, certamente, compromete os resultados.

55- A avaliação da eficiência está relacionada com o alcance social das metas propostas por uma política ou programa, referindo-se, portanto, à adequação dos meios utilizados para atingir as metas.

56- A avaliação da eficácia visa aferir os custos e recursos empregados em uma política ou programa e os resultados alcançados.

57- A efetividade estabelece o impacto da ação sobre a população-alvo após a execução do programa, sob o ponto de vista objetivo, avaliando a mudança quantitativa, e sob o ponto de vista subjetivo, as mudanças comportamentais nas crenças e valores da população-alvo.

A pesquisa avaliativa cresceu na esteira do método científico como meio de aferir o modo de tratar problemas sociais. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

58- Os instrumentos e as técnicas usuais na avaliação de políticas e programas sociais são neutros por estarem referenciados teoricamente, com postura metodológica e intencionalidade definida.

59- Alguns instrumentos utilizados na pesquisa avaliativa, como o questionário e a entrevista, são exclusivos e de uso restrito ao método qualitativo.

60- O panel, que pode ser utilizado para medir a extensão ou a direção de uma mudança, é um estudo de natureza longitudinal, consistindo em uma série de entrevistas ou observações de uma mesma unidade ou sujeito em periodicidade determinada durante um período de tempo.

61- O survey é empregado para obter informações quantitativas em grandes populações a partir de amostras.

62- A observação simples é usada para conhecer situações que tenham um caráter público, como hábitos de compra, comportamentos políticos, conduta, entre outros.

Para o assistente social, a pesquisa deve ser considerada como elemento essencial na construção de um projeto profissional emancipatório. Quanto a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

63- A principal influência do positivismo nas ciências sociais foi a utilização dos termos do tipo matemático para a compreensão da realidade, o que provocou a apropriação da linguagem de variáveis para especificar atributos e qualidades do objeto de investigação.

64- A pesquisa realizada utilizando estudo de caso, uma técnica de natureza qualitativa, não comporta o recurso a técnicas quantitativas durante a sua realização.

65- A efetivação formal e política da pesquisa participante exige a decisão do pesquisador de correr o risco da identificação ideológica com a comunidade.

66- As técnicas qualitativas, como observação participante, história de vida ou história oral, são mais freqüentemente usadas em situações em que os métodos estruturados não podem ser empregados, tais como em teses de hipóteses.

GABARITO – Gov do Pará – SETEPS - 2004
51 – C              52 – E              53 – E              54 – E              55 – E
56 – E              57 – C              58 – E              59 – E              60 – C
61 – C              62 – C              63 – C              64 – E              65 – C
66 – C



Material de Estudo
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Assistente Social – Nível Superior – Parte 02 – Seção 04

Relação de Provas anteriores
(Ano de realização da prova, Órgão e Empresa Organizadora)
01 - Ano 2012 Pref. Igarassu/PE Fadurpe
02 - Ano 2012 Pref. Castro/PR FAUEL
03 - Ano 2012 Pref. Maringá/PR FAUEL
04 - Ano 2012 Pref. Itatiaia/RJ FBC
05 - Ano 2012 Pref. Valença/RJ FUNCAB





Exercícios de fixação
Ministério dos Esportes
Entre as características do serviço social contemporâneo destaca se a orientação que a profissão possui na defesa dos direitos dos trabalhadores. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

51- O assistente social, na condição de trabalhador, enfrenta o processo de precarização de suas condições de trabalho, assim como a população, que sofre com a perda do emprego e dos direitos sociais. Entretanto, é a partir da sua bagagem teórico-metodológica que ele elabora uma interpretação crítica do seu contexto de trabalho e define estratégias de ação.

52- Com a aprovação do Código de Ética do Assistente Social atual é que ocorreu a ruptura do universo profissional com a base filosófica tradicional, conservadora, que norteava a ética da neutralidade, e a afirmação de um novo perfil do profissional, não mais como um agente subalterno e executivo, mas um profissional competente teórica, técnica e politicamente.

53- Os preceitos neoliberais compõem o conjunto de estratégias do grande capital para ampliar o campo de atuação do mercado. Nesse sentido, a implantação do projeto profissional do serviço social, por ser favorável às classes trabalhadoras, constitui um retrocesso para os neoliberais.

54- A dicotomia inerente ao modo de produção capitalista, ou seja, a existente entre capital e trabalho, é o elemento constituinte do compromisso ético-político profissional voltado para os direitos dos usuários.

55- O conhecimento acerca dos direitos é a base para a sua manutenção, efetivação e ampliação, a partir do qual é possível ao assistente social melhor informar aos usuários a respeito dos seus direitos e como podem acessá-los.

56- A relativa autonomia do assistente social como trabalhador assalariado permite que ele atue em favor da efetivação de direitos sociais, da construção de uma cultura do público e do exercício democrático, evidenciando,também, o caráter político do seu trabalho.

A respeito das concepções de política social, cidadania e direitos sociais no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

57- A política social possui identidade própria devido à centralidade do papel do Estado no exercício do poder e da tomada de decisão quanto à implementação de ações, em detrimento dos vários segmentos sociais que tentam influir na sua constituição e direção.

58- A política social leva em conta a posição desigual dos cidadãos na estrutura de classes da sociedade, enquanto a política pública é aquela que compromete a ação do Estado, com o seu sentido seletivo e focalizado.

59- Os direitos sociais dizem respeito aos consumidores de bens e serviços sociais que devem garantir não só um mínimo de bem-estar econômico, como, também, de segurança ao direitode participar por completo da herança social.

60- Os direitos sociais na Constituição Federal de 1988 (CF), assim como nas constituições anteriores, são instituídos apenas como aspecto derivado e secundário do regime econômico.

61- Os elementos de cidadania que integram a concepção clássica correspondem aos direitos civis, políticos e sociais. Os dois últimos estão associados às liberdades positivas, ou seja, exigem ações efetivas do Estado vinculadas à provisão social, com o objetivo de satisfazer as necessidades humanas básicas.

Distintas modalidades, bem como diferentes metodologias, podem ser utilizadas na avaliação de políticas sociais. Acerca desse tema, julgue os itens de 62 a 66.

62- A avaliação ex ante, também denominada inicial, é aquela realizada em tempo real com o objetivo de problematizar a direção, os produtos e os resultados de uma política em execução.

63- A avaliação ex post, também denominada avaliação de impacto, destina-se à obtenção de informações sobre a execução, o funcionamento e o resultado de uma política e é realizada para avaliar o quanto e como mudou a situação inicial.

64- A avaliação em processo, também denominada avaliação da gestão ou monitoramento, é aquela utilizada freqüentemente na realização de diagnósticos que podem ou não dar origem, na seqüência, às políticas públicas.

65- É consenso na literatura que a metodologia quantitativa se restringe às situações em que os dados estão disponíveis e enfatiza a padronização, precisão, objetividade e confiabilidade da mensuração, bem como a possibilidade de reproduzir e generalizar as suas conclusões.

66- A metodologia qualitativa é mais pragmática e, geralmente, é desenvolvida sob a forma de estudos de casos com a finalidade de produzir insigts. Envolve trabalho de campo, verificação in loco, valorização de entrevistas e métodos de observação como formas de coleta de evidência empírica.

GABARITO
51 – C          52 – E          53 – C          54 – C          55 – C
56 – C          57 – E          58 – E          59 – C          60 – E
61 – C          62 – E          63 – C          64 – E          65 – C
66 – C




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