sábado, 6 de abril de 2013

Assistente Social – Nível Superior – Parte 01 – Seção 01

Relação de Provas anteriores

01 - Cargo de Agente de Defensoria, concursos realizado em 2009, no DPE/SP e organizado pela FCC
02 - Cargo de Agente de Defensoria, concurso realizado em 2009 DPE/SP e organizado pela FCC
03 - Cargo de Agente de Defesa Civil, concurso realizado em 2007 CODECIR e organizado pela IPAD
04 - Cargo de Agente de Defesa Civil, concurso realizado em 2007, na Prefeitura de Recife/PE e organizado pela IPAD
05 - Cargo de Agente de Desenvolvimento Econômico Social - Assistente Administrativo 2009 SAD/MT e organizado pela UNEMAT Médio
06 - Cargo de Agente Superior de Serviços – Assistente Social – Nível Superior – Parte 01 – Seção 01 2012 Polícia Civil/PI e organizado pela NUCEPE/UESPI

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Exercícios de fixação

Faculdade Santa Marcelina
31. A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, no seu capítulo I “Das Definições e dos Objetivos”, estabelece que a assistência social apresenta como um dos objetivos:
(A) a garantia de 1(um) salário mínimo de benefício mensal a todas as pessoas portadoras de deficiência.
(B) a garantia de 1 (um) salário mínimo de benefício mensal a todas as pessoas idosas.
(C) a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
(D) a proteção exclusiva ao idoso e ao portador de deficiência.
(E) a proteção à família com a garantia de 1(um) salário mínimo de benefício mensal a todas as pessoas idosas.

32. O benefício de prestação continuada é a garantia de 1 (um) salário mínimo mensal (LOAS – art. 20). Assinale a alternativa que corresponde ao segmento da população com direito a esse benefício, desde que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.
(A) A pessoa portadora de deficiência e o idoso com 70 anos ou mais.
(B) A pessoa portadora de deficiência mental e o idoso com 65 anos ou mais.
(C) A criança portadora de deficiência.
(D) O idoso com 68 anos ou mais.
(E) A pessoa portadora de deficiência física e o idoso com 60 anos ou mais.

33. A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações e iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. (LOAS, art. 1.º) Nesse sentido, conforme estudos realizados pelo Serviço Social, pode-se afirmar que a provisão dos mínimos sociais pode ser aceita como
(A) forma de participação popular.
(B) expansão da proteção aos setores privilegiados.
(C) uma forma de a sociedade expressar solidariedade aos excluídos.
(D) o fortalecimento do princípio da eqüidade, que presume a igualdade com a incorporação das diferenças.
(E) o direito do cidadão, mas não um dever do Estado.

34. A Lei n.º 8.069, de 13.07.1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera criança a pessoa até
(A) doze anos de idade, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade incompletos.
(B) onze anos de idade, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
(C) onze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
(D) doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
(E) quatorze anos de idade, e adolescente aquela entre quatorze e vinte e um anos de idade.

35. Uma criança nasce de parto prematuro, depois de três semanas é abandonada no berçário. O Serviço Social está acompanhando o caso. Esgotadas as providências imediatas, o Assistente
Social deverá
(A) encaminhar a família para acompanhamento terapêutico.
(B) elaborar relatório social e encaminhar ao Conselho Tutelar.
(C) comunicar a Ouvidoria do Hospital.
(D) realizar visita domiciliar.
(E) providenciar família substituta para a criança.

36. O artigo 5.º do ECA prevê, entre outros princípios,
(A) que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência.
(B) que o poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno.
(C) o desenvolvimento de atividades em regime de co-educação.
(D) quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável.
(E) a proibição da venda de bebidas alcoólicas à criança ou ao adolescente.

37. Sr. Manoelito, 92 anos, apresenta-se lúcido, internado na Gastrocirurgia, com diagnóstico de câncer no estômago e metástase em outros órgãos. Em caso de indicação de procedimentos, cabe primeiramente a decisão, após informe médico,
(A) ao paciente, uma vez que está no domínio de suas faculdades mentais.
(B) à família, pois o paciente é idoso.
(C) ao curador.
(D) ao médico.
(E) ao médico e à família.

38. A sra. Violeta, 78 anos, costuma comparecer desacompanhada às consultas ambulatoriais. No último mês, por ter comparecido cinco vezes à instituição, levantou-se a hipótese de maus tratos, o que foi negado pela paciente que justificou seus retornos a uma queda que sofrera. Porém, no último retorno, a suspeita de maus tratos foi confirmada.
Em situações de suspeita ou confirmação de maus tratos contra idosos, a cidade de São Paulo dispõe de vários órgãos que, obrigatoriamente, os profissionais de saúde devem comunicar.
Assinale a alternativa que corresponde a dois desses órgãos.
(A) Posto de Saúde; Ministério Público.
(B) Ministério Público; Conselho Municipal do Idoso.
(C) Autoridade Policial; Conselho Tutelar.
(D) Conselho Tutelar; Conselho Estadual do Idoso.
(E) Delegacia da Mulher; Conselho Nacional do Idoso.

39. O Estatuto do Idoso, no seu artigo 1.º, considera idosa a pessoa com idade igual ou superior a
(A) 60 anos.
(B) 62 anos.
(C) 65 anos.
(D) 68 anos.
(E) 70 anos.

40. Considere as afirmações quanto ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
I. Constitui-se em um sistema público não-contributivo, descentralizado e participativo.
II. Tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção.
III. Reconhece que as diferenças e desigualdades regionais e municipais condicionam os padrões de cobertura, mas não devem ser consideradas no planejamento e execução das ações.
Pode-se dizer que é correto o contido em
(A) III, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

41. O Serviço Social brasileiro começa a constituir a própria identidade, e não mais importar modelos, a partir da iniciativa e produto dos estudos de profissionais competentes que realizaram, entre os anos de 1967 e 1978, três seminários que constituem “marcos históricos”. Em relação a esses seminários, pode-se afirmar que
(A) o Seminário de Araxá abordou a Cientificidade do Serviço Social.
(B) o Seminário de Teresópolis abordou a Teorização do Serviço Social.
(C) os Seminários de Araxá e de Sumaré abordaram sobre a Metodologia do Serviço Social, e o de Teresópolis, sobre a Cientificidade.
(D) o Seminário de Sumaré abordou a Teorização.
(E) o Seminário de Araxá abordou a Teorização, o de Teresópolis, a Metodologia e o de Sumaré, a Cientificidade.

42. Os postulados adotados como pressupostos fundamentais da atuação do Serviço Social são:
(A) autodeterminação, dignidade e sociabilidade.
(B) dignidade, sociabilidade e perfectibilidade.
(C) sociabilidade, perfectibilidade e individualização.
(D) individualização, não julgamento e aceitação.
(E) aceitação, envolvimento emocional controlado e sociabilidade.

43. A primeira Escola Brasileira de Serviço Social foi fundada em
(A) São Paulo, 1936.
(B) Rio de Janeiro, 1936.
(C) Salvador, 1936.
(D) São Paulo, 1937.
(E) Rio de Janeiro, 1937.

44. Assinale a alternativa em que, segundo Balbina Ottoni Vieira, constituem um instrumento e uma técnica de trabalho do Assistente Social, respectivamente:
(A) entrevista e apoio.
(B) diagnóstico social e relatório.
(C) catarse e apoio.
(D) aceitação e catarse.
(E) apoio e relacionamento.

45. Associe os autores às suas obras e assinale a alternativa correta.
1. Natálio Kisnerman
2. Gisela Konopka
3. Boris Alexis Lima
4. Maria Lúcia Martinelli
5. Annette Garrett
I. ( ) Serviço Social – Identidade e Alienação
II. ( ) A Entrevista – seus princípios e métodos
III. ( ) Serviço Social de Grupo
IV. ( ) Sete Estudos sobre Serviço Social
V. ( ) Contribuição à Metodologia do Serviço Social.
(A) 1-IV; 2-I; 3-V; 4-III; 5-II
(B) 1-II; 2-III; 3-I; 4-V; 5-IV
(C) 1-V; 2-IV; 3-III; 4-II; 5-I
(D) 1-IV; 2-III; 3-V; 4-I; 5-II
(E) 1-III; 2-V; 3-II; 4-I; 5-IV

GABARITO
31 – C          32 – A          33 – D          34 – D          35 – B
36 – A          37 – A          38 – B          39 – A          40 – B
41 – E          42 – B          43 – A          44 – A          45 – D

Material de Estudo
- Assistente Social - Apostila de Serviço Social
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos


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Assistente Social – Nível Superior – Parte 01 – Seção 02

Relação de Provas anteriores 
01 - Cargo de Agente Técnico, concurso realizado em 2007, no MPE/ES e organizado pela NCE/UFRJ
02 - Cargo de Analista, concurso realizado em 2012, no MPE/RO e organizado pela FUNCAB
03 - Cargo de Analista Assistente Social – Nível Superior – Parte 01 – Seção 02 2010 EBAL e organizado pela IF/BA
04 - Cargo de Analista de Correios, concurso realizado em 2011, nos CORREIOS e organizado pela CESPE.
05 - Cargo de Analista de Gestão, concurso realizado em 2009, na COMPESA e organizado pela IPAD.
06 - Cargo de Analista de Gestão Administrativa – Assistente Social 2010, na AGECOM e organizado pela INSTITUTO CIDADES.
07 - Cargo de Analista de Gestão Organizacional – Assistente Social 2008, na PRODEPA e organizado pela UNAMA.
08 - Cargo de Analista de Meio Ambiente, concurso realizado em 2007, na CHESF e organizado pela CONSULPLAN.

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Exercícios de fixação

Prefeitura Municipal de Louveira

11. A revisão curricular, em processo nas instituições educacionais de ensino, desde 1996, trouxe novos significados à formação profissional do Assistente Social. Dentre eles, pode-se indicar
(A) a permanente exigência de apropriação e desenvolvimento de referenciais neo-positivistas de análise e de modos de atuação na realidade social.
(B) a aproximação às necessidades do mercado de trabalho e maior competência para o enfrentamento do capitalismo.
(C) a constatação do significado teórico-instrumental e político- ideológico para a formação profissional.
(D) o desenvolvimento de novas competências para a sobrevivência profissional no mercado de trabalho.
(E) a garantia de direção social ao projeto pedagógico do ensino do Serviço Social.

12. Nesses novos tempos, o maior desafio para atuação do Assistente Social é desvelar as necessidades reais que determinam as demandas da ação profissional. Esse desafio exige um profissional com
(A) amplo respeito aos direitos humanos e atenção às exigências do mercado capitalista.
(B) opção teórico-metodológica, sinalizadora de uma militância política de esquerda.
(C) capacitação especializada em processos macrossociais que contextualizam as questões sociais.
(D) tendência de reaproximação aos paradigmas conservadores para análise da conjuntura social.
(E) qualificação teórico-crítica e prático-operativa capaz de intervir sobre essas demandas.

13. O projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea deve ser construído observando-se
(A) o significado sócio-histórico das transformações da sociedade contemporânea, englobando a crise capitalista e as transformações do mundo do trabalho.
(B) a mudança da concepção do papel do Assistente Social para regulação e controle social.
(C) a sustentabilidade monetária no país, que garante a diminuição das desigualdades sociais e de trabalhos informais, e o sistema capitalista.
(D) as formas fixas de produção e reprodução social presentes no mundo do trabalho.
(E) o processo de produção de capital e a crise no plano das subjetividades induzidas ao consumo pelo sistema capitalista.

14. O Assistente Social que dirige e fundamenta sua ação profissional não no reconhecimento do direito social de seus usuários, e sim, no paternalismo e no clientelismo, está sendo
(A) emancipador.
(B) político.
(C) assistencialista.
(D) utópico.
(E) empirista.

15. O capitalismo é estruturalmente excludente. Portanto, o fenômeno  da exclusão social não é novo. O importante é saber que existe uma distinção entre exclusão social e pobreza. Ou seja,
(A) a exclusão social é definida pela linha de pobreza que separa os cidadãos dos miseráveis e pobres.
(B) a exclusão social comporta elementos além da dimensão aquisitiva ou de retenção de bens.
(C) pobre é quem não tem bens, mas que é assistido pelas políticas públicas.
(D) há uma relação determinística entre os dois fenômenos: exclusão e pobreza.
(E) a pobreza está relacionada à impossibilidade de poder partilhar do social, e exclusão refere-se à impossibilidade em poder participar do político.

16. A prática profissional, ao ser condicionada a determinadas condições adversas, sejam institucionais, materiais e/ou espirituais, gera, muitas vezes, no profissional, o sentimento de impotência e desmotivação. Essa questão, contudo,
(A) implica um compromisso ético-político.
(B) não é exclusiva do profissional de Serviço Social e precisa ser enfrentada.
(C) é um desafio facilmente superado na sociedade contemporânea.
(D) transforma o processo de trabalho do Assistente Social como singular na sociedade civil.
(E) insere o profissional na sociedade capitalista como um trabalhador qualquer.

17. A origem do processo de exclusão social é proveniente de três ordens de fatores.
São eles:
(A) flexibilização, desregulamentação social e reformas estatais.
(B) seguridade social, movimentos sociais e políticas econômicas.
(C) reformas estatais, inovações tecnológicas e reengenharias administrativas no mercado de trabalho.
(D) avanço tecnológico, mercado informal e lutas de classes.
(E) terceiro setor, mercado de trabalho informal e seguridade social.

18. Os movimentos contemporâneos de reconceituação do Serviço Social indicam para a compreensão do Serviço Social enquanto
(A) profissão feminina com uma expressão histórica de subalternidade.
(B) trabalho profissional com uma visão histórica e concreta.
(C) prática profissional atravessada por uma condição de gênero.
(D) profissão inserida à margem da produção e reprodução das relações sociais.
(E) prática profissional baseada no humanismo e na assistência.

19. Complemente a definição, identificando a alternativa que contém, respectivamente, os termos corretos. “Movimentos sociais são __________________ de caráter sócio-político, construídas por____________________ pertencentes a diferentes classes e camadas sociais.
(A) temas e problemas ... forças societárias
(B) inovações ... esferas públicas
(C) ações coletivas ... atores sociais
(D) demandas e assessorias ... entidades sociais
(E) redes sociais ... setores governamentais

20. A reforma e a modernização do Estado do Brasil favoreceram a criação de novos mercados pela privatização de vários setores públicos. Desse projeto neoliberal surgiu o que chamamos de
(A) Estado mínimo.
(B) Estado de Bem Estar Social.
(C) Estado do Welfare State.
(D) Estado Democrático.
(E) Estado de Coesão Social.

21. A orientação geral que fundamenta a formação e a capacitação profissional do Assistente Social volta-se a uma nova visão de totalidade em que o significado social e o político da profissão desvelam as possibilidades de atuação contidas principalmente na
(A) permanente mudança de conteúdos curriculares do projeto de formação profissional.
(B) produção e reprodução da vida social e do mundo do trabalho.
(C) premissa de que o estágio curricular é desnecessário para o processo de formação profissional.
(D) consideração do público como lócus privilegiado de ação profissional.
(E) formatação atual do Estado enquanto regulador da vida em sociedade.

22. No Brasil, os direitos sociais foram formalmente consagrados na Constituição de 1988. Apesar disso, existem práticas sociais e políticas de cerceamento concreto desses mesmos direitos. Pode-se afirmar que
(A) a cidadania inexiste no país.
(B) a questão da cidadania no país representa um problema fundamental e sem solução para a garantia de acesso e direitos.
(C) o cerceamento a direitos está relacionado à cultura afrobrasileira.
(D) o reconhecimento desses limites não invalida a luta pelo reconhecimento e afirmação dos direitos nos marcos do capitalismo.
(E) o modelo capitalista relaciona acesso a direitos sociais com a necessidade de acumulação de capital.

23. A área da assistência social vive um momento singular de redefinição conceitual e reordenamento institucional. Estabelece- se a organização do SUAS, em todo território nacional, a partir de 2003. Essa sigla significa.
(A) Sistema Único de Atenção à Saúde.
(B) Sistema Universal de Assistência Social.
(C) Sistema Único da Assistência Social.
(D) Sistema Universal de Atendimento à Saúde.
(E) Sistema Universal de Assistência à Saúde.

24. Assinale a alternativa que complementa o parágrafo seguinte. A nova política pública de assistência social, resultante de um processo contínuo de lutas e conquistas, principalmente a partir da Constituição Federal de 1988, exige que os
(A) gestores e trabalhadores da área realizem um esforço para compreender o momento atual e rompam com os padrões tradicionais de subalternidade.
(B) trabalhadores da assistência social improvisem ações que marquem historicamente o caráter inovador da profissão.
(C) gestores da política pública sejam pós-graduandos e especializados em orçamento público.
(D) assistentes sociais superem suas dificuldades pessoais de trabalho em equipes profissionais.
(E) trabalhadores da área, sejam assistentes sociais ou não, delimitem o seu campo de atenção e as necessidades sociais dos segmentos populares.

25. A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS regulamenta e dá abrangência e significado à assistência social no Brasil.A partir daí concebemos
(A) os programas e projetos socioassistenciais inovadores.
(B) a possibilidade de total cobertura do campo socioassistencial aos mais pobres.
(C) a resistência do cidadão e de sua família em receber serviços e benefícios sociais.
(D) a assistência social enquanto direito a qualquer cidadão brasileiro.
(E) o fomento de ações que impulsionam a poupança popular.

Gabarito
11 – C          12 – E          13 – A          14 – C          15 – B
16 – B          17 – D          18 – B          19 – C          20 – A
21 – B          22 – D          23 – C          24 – A          25 – D

Material de Estudo
- Assistente Social - Apostila de Serviço Social
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos


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Assistente Social – Nível Superior – Parte 01 – Seção 03

Relação de Provas anteriores

01 – Cargo de Analista de Políticas de Assistência Social, concurso realizado em 2010, na SECT/GO e organizado pela FUNCAB
02 - Cargo de Analista de Promotoria I, concurso realizado em 2011, na MPE/SP e organizado pela IBFC
03 - Cargo de Analista de RH, concurso realizado em 2002 CHESF e organizado pela CESPE
04 - Cargo de Analista de Trânsito, concurso realizado em 2010 DETRAN/PE e organizado pela FUNCAB
05 - Cargo de Analista de Trânsito, concurso realizado em 2009, no DETRAN/DF e organizado pela CESPE
06 - Cargo de Analista de Treinamento e Assistente Social 2006, na ELETRONORTE e organizado pela NCE/UFRJ
07 - Cargo de Analista do Meio Ambiente, concurso realizado em 2010, na SAD/MT e organizado pela UNEMAT
08 - Cargo de Analista Executivo em Metrologia e Qualidade, concurso realizado em 2010, no INMETRO e organizado pela CESPE 

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Exercícios de fixação

Prefeitura Municipal de Lucélia

11. Sobre os pressupostos e fundamentos da teoria do Serviço Social, é correto afirmar que se tem hoje, no Serviço Social,
(A) a incorporação de várias teorias, a depender do campo de atuação e da perspectiva e postura adotadas pelo profissional.
(B) um conhecimento do serviço social que é complexo, diferenciado, o qual, historicamente, sofre dominação de determinados modos de pensamento.
(C) a vigência de uma teoria única, produzida pelos profissionais de serviço social, por meio de sua inserção em práticas concretas intervencionistas.
(D) a supremacia da teoria estrutural-funcionalista como fundamento da prática profissional, voltada para a solução de situações imediatas.
(E) o predomínio de um pensamento forjado no positivismo, estratégia que assegura a mudança estrutural da sociedade.

12. As bases teórico-metodológicas são recursos essenciais que o Assistente Social aciona para exercer o seu trabalho. Também os meios – financeiros, técnicos e humanos – necessários ao exercício profissional, são acionados para intervir sobre a matéria-prima do trabalho profissional, que é a questão social em suas múltiplas expressões. Dessa forma, na relação sujeito/objeto, a instituição na qual o assistente social trabalha
(A) garante a total autonomia do profissional no seu processo interventivo.
(B) apresenta-se como um obstáculo nessa relação interventiva.
(C) é um condicionante a mais do trabalho do assistente social.
(D) organiza o processo de trabalho do qual ele participa.
(E) é um condicionante externo, não interferindo nessa relação.

13. O que o Assistente Social produz? Qual o produto do Serviço Social? O que tem a oferecer? Quais os objetivos do Serviço Social? Em resposta a essas indagações, Marilda Iamamoto (2004), em seu livro Serviço Social na Contemporaneidade, afirma que o Serviço Social tem uma objetividade que não é material, mas é social. Na perspectiva da autora, o Assistente Social é um intelectual que contribui na
(A) produção de mercadorias sociais.
(B) criação de consensos na sociedade.
(C) adaptação social dos indivíduos.
(D) promoção social do grupo familiar.
(E) produção de valores e mais-valia.

14. Yolanda Guerra (1995), em seu livro A Instrumentalidade do Serviço Social, ao abordar o tema da relação teoria/prática no Serviço Social, afirma que a atividade da consciência contempla, ao mesmo tempo, dois momentos diferenciados que se mantêm articulados entre si. São eles:
(A) a objetividade do intelecto e a subjetividade da ação.
(B) a produção do conhecimento e o estabelecimento de finalidades.
(C) o princípio da indagação e a consciência plena.
(D) a certeza do ser e a dúvida do vir a ser.
(E) o racional e o pensante.

15. Uma das chaves para que o Assistente Social desenvolva sua intervenção com êxito, sempre tomando como referência o projeto ético-político crítico da profissão, é a re-construção ontológica de seu objeto de intervenção. Para isso, é necessário partir-se da tríade __________ , ____________ , _____________ , buscando entender o espaço de intervenção do profissional do Serviço Social como um campo de que se estrutura sobre determinações sócio-históricas constitutivas dos complexos sociais.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
(A) complexidade … generalidade … simplicidade … contradições
(B) singularidade … particularidade … facilidade … indicações
(C) singularidade … universalidade … particularidade …mediações
(D) unidade … especificidade … complexidade … suposições
(E) perplexidade … especialidade … gravidade … interpretações

16. A concepção materialista da história, juntamente com o conceito de mais-valia – apropriação de trabalho não pago como o segredo do desenvolvimento do capitalismo – fundamentam a teoria social de Karl Marx. Essa concepção leva Marx a afirmar que o modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social, política e intelectual e explica, ainda,
(A) a relação de mútua estabilização da base econômica e da superestrutura.
(B) o esgotamento do ciclo vital da sociedade, caso não desenvolva as forças produtivas que a compõem.
(C) o consenso que existe entre as forças produtivas sociais e as relações de produção.
(D) a relação entre a consciência e as contradições da vida material.
(E) a incubação de novas relações de produção no bojo da sociedade futura.

17. Em se tratando da constituição das primeiras matrizes do conhecimento e da ação no Serviço Social brasileiro, um primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz positivista. Essa tendência aborda as relações sociais dos indivíduos
I. imprimindo-lhes caráter dialético, consideradas as particularidades e necessidades da população objeto da ação profissional.
II. no plano de suas vivências imediatas, como fatos que se apresentam em sua objetividade e imediaticidade.
III. considerada a sociedade de classes, a estratificação social daí decorrente e as possibilidades concretas de mudanças desse cenário.
IV. não apontando para mudanças, senão dentro da ordem estabelecida, voltada para ajustes e conservação.
V. em sua apreensão manipuladora, considerada a perspectiva ontológica do ser social.

Estão corretas apenas as alternativas
(A) I e II.
(B) II e III.
(C) IV e V.
(D) II e IV.
(E) III e V.

18. Apesar de toda a complexidade que envolve o estudo da questão dos valores do Serviço Social, ele é de fundamental importância. Isso porque a existência dessa dimensão filosófica determina maior ______________ à prática profissional do Serviço Social, já que possibilita ao profissional, no nível teórico, questionar o valor do mundo, e no nível da prática, agir com _________________ em relação a esse mundo. Essa dimensão filosófica, em última análise, implica respeito à dignidade humana e à _________________ de autodeterminação do homem, derivando destas, outras normas referentes à atitude profissional frente ao homem, aos grupos e às sociedades.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
(A) complexidade … isenção … incapacidade
(B) consistência … responsabilidade … capacidade
(C) conseqüência … seriedade … possibilidade
(D) competência … autoridade … perspectiva
(E) convergência … independência … alternativa

19. Marilda Iamamoto (2004), em seu livro O Serviço Social na Contemporaneidade, aponta para a necessidade de superação da noção de “prática profissional” do serviço social como um mero conjunto de técnicas por meio das quais se pretende induzir ou impulsionar um processo de mudanças. A perspectiva da autora remete para o entendimento do exercício profissional do Assistente Social como
(A) processo de trabalho.
(B) modelo de intervenção.
(C) ciência aplicada.
(D) prática autônoma.
(E) práxis humanista.

20. O Assistente Social precisa ter clareza da importância dos elementos técnicos operativos que compõem sua intervenção. Elaborar relatórios, pareceres, realizar entrevistas, visitas domiciliares, investigação, planejamento, atendimento individual, trabalho com grupos, são elementos constitutivos do seu trabalho. Ao se efetivar o atendimento individual, é necessário que o usuário
(A) acompanhe, par e passo, todas as providências inerentes à sua demanda, ainda que desinformado dos direitos e deveres assegurados em lei.
(B) determine a direção a ser dada a seu atendimento ainda que contrária à previsão legal de direitos.
(C) defina, a priori, a necessária condição do sigilo profissional que deverá pautar o atendimento.
(D) receba informações de quais procedimentos o Assistente Social utilizará para encaminhamento de sua demanda.
(E) mostre-se disposto a fornecer elementos constitutivos de sua “história de vida” para análise do profissional quanto aos critérios de elegibilidade.

21. O grupo é um importante instrumento de apoio no trabalho desenvolvido em instituições. Requer habilidade e treino do profissional. O uso desse instrumento permite o atendimento de um maior número de pessoas. A criatividade e a observação mostram-se como fatores de relevância no manejo das situações grupais. O coordenador de um grupo poderá aquecer a reunião por meio do uso de técnicas de dinâmica de grupo; contudo, é importante que se desencadeie um processo reflexivo originado nas falas dos seus componentes. É necessário competência profissional para atuar com grupos. Nesse tipo de ação, cabe ao profissional tão somente
(A) definir os objetivos do grupo em consonância com as diretrizes estabelecidas em dada instituição.
(B) coordenar as reuniões, visando aproximar os objetivos da proposta de trabalho a ser desenvolvida em determinada instituição.
(C) acatar as formulações de parte dos componentes do grupo ainda que não expressem a expectativa da totalidade dele.
(D) responder, de imediato, às demandas grupais, ainda que contrariem normas e procedimentos legalmente instituídos.
(E) propor estratégias de ação que, de seu ponto de vista, melhor contemplem as necessidades do grupo.

22. Agrupamento de pessoas que vivem em uma determinada área geográfica ou território, cujos membros têm alguma atividade, interesse, objetivo ou função em comum, com ou sem consciência de pertencimento, e de forma plural, com múltiplas concepções ideológicas, culturais, religiosas, étnicas e econômicas.
Esse é um conceito de
(A) sociedade.
(B) ação popular.
(C) instituição.
(D) organização sócio assistencial.
(E) comunidade.

23. Com relação aos instrumentos de trabalho do Serviço Social, a analogia com os processos de trabalho do mundo fabril possui aguda validade. Ao desempenhar atividades em diferentes espaços, o arsenal de instrumentos não pode ser o mesmo para todo e qualquer tipo de trabalho. Nessa perspectiva, a era do ensino de técnicas operativas, que cabiam em qualquer lugar e para todas as situações está superada, ou, no mínimo, fadada ao fracasso.
Até o arsenal operativo – o domínio da técnica – não pode ser executado sem um como e um porquê. A isto equivale dizer:
(A) ainda que intencional, não há previsão de conseqüência nas escolhas.
(B) há uma intencionalidade no uso da técnica, uma conseqüência nas escolhas.
(C) falta clareza na escolha da técnica, o que compromete seu resultado.
(D) há uma casualidade no uso da técnica, sem conseqüências previsíveis.
(E) ainda que sejam escolhas aleatórias, os resultados são imprevisíveis.

24. Não é recente a preocupação com a pesquisa no Serviço Social. A investigação deve ser entendida como atribuição do Serviço Social e, nessa perspectiva, o cotidiano torna-se importante como categoria de investigação. Da heterogeneidade da vida cotidiana, da fenomenalidade que lhe é imanente resulta um tipo de saber que
(A) responde, em nível mediato, às necessidades subjetivas da vida.
(B) é suficiente para o entendimento das relações sociais mais amplas.
(C) não alcança a totalidade das relações sociais.
(D) atinge a complexidade dos processos que compõem a cotidianidade.
(E) separa pensamento e ação cotidiana.

25. O processo de registro da prática profissional é por vezes preterido pelos assistentes sociais que se vêem às voltas com o atendimento de demandas emergenciais que se sobrepõe a essa importante etapa do trabalho. No entanto, para atuar em uma perspectiva que permita ao profissional redimensionar valores, imprimindo novo sentido à prática, ganha importância a competência profissional que envolve não somente componentes teórico-metodológicos e ético-políticos norteadores da profissão, como também, aspectos técnico-operativos que permitem sua operacionalização. Em se tratando de documentação de caráter técnico, é correto afirmar que o relatório de acompanhamento tem como finalidade
(A) registrar a intervenção feita e os resultados positivos ou negativos dessa intervenção.
(B) processar dados relevantes do atendimento como prova da materialidade do compromisso do profissional.
(C) envolver profissionais de áreas afins no acompanhamento específico do Assistente Social.
(D) captar a realidade que envolve o usuário, estabelecendo juízo de valores que nortearão a intervenção profissional.
(E) possibilitar ao profissional, exclusivamente, elementos para a emissão de sua opinião profissional.

Gabarito:
11 – B          12 – D          13 – B          14 – A          15 – C
16 – D          17 – D          18 – B          19 – A          20 – D
21 – B          22 – E          23 – B          24 – C          25 – A

Material de Estudo
- Assistente Social - Apostila de Serviço Social
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100 questões resolvidas da FGV
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Assistente Social – Nível Superior – Parte 01 – Seção 04

Relação de Provas anteriores

01 - Cargo de Analista I, concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Cubatão/SP VUNESP
02 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2012 , no Tribunal de Justiça TJ/RJ e organizado pela FCC
03 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2010 , no Tribunal de Justiça TJ/PI e organizado pela FCC
04 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2009 , no Tribunal de Justiça TJ/PA e organizado pela FCC
05 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2009 , no Tribunal de Justiça TJ/MA e organizado pela IESES
06 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2009 , no Tribunal de Justiça TJ/PR 
07 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2009 , no Tribunal de Justiça TJ/AP e organizado pela FCC
08 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2007 , no Tribunal de Justiça TJ/PE e organizado pela FCC
09 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2005 , no Tribunal de Justiça TJ/MA e organizado pela ESAG
10 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2004 TRE/SP e organizado pela FCC
11 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2004 TRF 4ª e organizado pela FCC
12 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2004 TRT 9ª e organizado pela FCC
13 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2004 , no Tribunal de Justiça TJ/SE e organizado pela CONSULT
14 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2004, no TRT 14ª e organizado pela TRADE CENSUS
15 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2004 , no Tribunal de Justiça TJ/AP e organizado pela CESPE
16 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2003, no TRE/BA e organizado pela FCC
17 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2003, no TRT 7ª e organizado pela ESAF
18 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2002, no TRF 3ª e organizado pela VUNESP
19 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2001, no TRF 4ª e organizado pela FCC
20 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2001, no TRE/RJ e organizado pela NCE/UFRJ 
 
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Exercícios de fixação

VUNESP - PREF SOROCABA 2006

11. Uma pesquisa realizada pelo Serviço Social Escolar, num município paulista, registrou a existência de uma demanda reprimida de 50% de vagas, ou seja, 2.000 crianças de zero a seis anos estão excluídas da creche. Este fenômeno é um desafio para o profissional de Serviço Social e para o poder local porque expressa um(A)
(A) desequilíbrio econômico.
(B) injustiça social.
(C) desigualdade cultural.
(D) questão social latente.
(E) preconceito de classe.

12. O planejamento familiar é ______________, cabendo ao Estado proporcionar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma de coerção por parte de instituições oficiais ou privadas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a frase.
(A) livre decisão do casal
(B) atribuição da saúde
(C) função de seguridade social
(D) norma das autoridades civis e religiosas
(E) regulamentado pela legislação

13. Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por
(A) um grupo de pessoas que moram na mesma casa.
(B) qualquer dos pais e seus descendentes.
(C) um grupo de pessoas que se querem bem.
(D) pessoas com objetivos comuns.
(E) pessoas com ideais comuns.

14. Os filhos havidos fora do casamento ou por adoção terão os ______________, proibidas quaisquer discriminações relativas à filiação.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.
(A) direitos de herança restringidos pela família adotiva
(B) direitos, de acordo com a decisão dos pais
(C) mesmos direitos e qualificações dos filhos nascidos dentro do casamento
(D) direitos assegurados por meio de parecer da justiça da infância e juventude
(E) mesmos direitos dos irmãos consangüíneos

15. O método de análise que considera os fenômenos sociais como a síntese de múltiplas determinações, que exige romper os reducionismos e a fragmentação e que busca uma leitura abrangente no sentido de reconstruir no pensamento os processos que delineiam um fenômeno social, seja ele um movimento social ou uma formação social, é considerado como método
(A) funcionalista.
(B) eclético.
(C) naturalista.
(D) materialista histórico.
(E) positivista.

16. Metodologicamente, a análise da política social implica, ao mesmo tempo, a consideração
(A) do esforço do trabalhador social para compreender a relação entre causa e efeito quando realiza uma intervenção.
(B) do movimento do capital, dos movimentos sociais concretos, da conjuntura econômica, dos movimentos políticos.
(C) dos estudos comparativos de casos sociais, visando obter a média de dificuldades que interferem nas soluções.
(D) da atuação interdisciplinar, para conhecer de modo completo os diversos ângulos dos problemas sociais.
(E) de uma posição corporativista com a finalidade de proteger a ética profissional ameaçada pelo mercado.

17. O exercício profissional ocorre numa realidade em constante movimento, gerando mudanças rápidas, novas demandas e novas circunstâncias. Para conhecer a realidade na qual vai intervir, o profissional do Serviço Social precisa fazer
(A) curso.
(B) treinamento.
(C) estudo.
(D) dinâmica.
(E) pesquisa.

18. O assistente social apoia a sociedade civil na sua luta em prol da universalidade de acesso ao atendimento e à cobertura social nas áreas de saúde, previdência, assistência, educação, moradia e trabalho. Dessa forma, ele deve mobilizar sua potência ético -política e profissional na direção da
(A) justiça e eqüidade.
(B) defesa da democracia.
(C) ampliação da cidadania.
(D) garantia do pluralismo.
(E) inserção de classe, gênero, etnia.

19. Nos termos do Código de Ética do assistente social, “esclarecer aos usuários, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional” é __________ do assistente social.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.
(A) uma opção
(B) um compromisso
(C) um dever
(D) um direito
(E) um posicionamento

20. A questão social é um desafio que questiona a capacidade de uma sociedade de existir como um conjunto ligado por relações de interdependência. A intervenção do Serviço Social se dá nessa realidade, cabendo ao profissional
(A) reinventar mediações capazes de articular as necessidades das classes subalternas com os direitos de cidadania.
(B) argumentar e convencer os agentes que decidem na contratação de pessoal qualificado para os cargos públicos.
(C) elaborar projetos que atendam as demandas do terceiro setor, capacitando especialistas para intervir neste campo.
(D) executar prioritariamente os projetos que privilegiam os segmentos que apresentam rompimento de vínculos.
(E) empenhar-se, providenciando e oferecendo atividades que incluam segmentos da população que se encontram desempregados.

21. Embora o potencial das tecnologias da informação pudesse ter propiciado simultaneamente maior produtividade, melhor qualidade de vida e maior nível de emprego, o processo de transição histórica para uma sociedade informacional e uma economia global é caracterizado pela deterioração das condições de trabalho e de vida para uma quantidade significativa de trabalhadores.
Ao planejar a intervenção nesta realidade, o assistente social deve considerar a necessidade de
(A) melhoria no conteúdo educacional para solução do problema do desemprego.
(B) fornecimento de qualificações exigidas pela estrutura ocupacional emergente.
(C) fornecimento de treinamentos para suprir a baixa qualidade do sistema de ensino.
(D) contribuição para elevação de salários, visando diminuir a desigualdade social.
(E) neutralização de fatores que levam os trabalhadores à exclusão do processo de trabalho.

22. A Sociedade Salarial é uma realidade recente e representa uma conquista plena de remuneração de benefícios e de segurança pelo trabalho. Mesmo assim, permanecem desigualdades, bolsões de pobreza que desafiam a coesão da sociedade com um todo, permitindo a manifestação
(A) da produção em série.
(B) do emprego protegido.
(C) da solidariedade.
(D) do pleno emprego.
(E) da questão social.

23. As transformações por que vem passando a família brasileira aponta para novos arranjos em sua configuração, significando que, no atendimento às famílias, o Assistente Social deve considerar o modelo de família
(A) patriarcal.
(B) tradicional.
(C) nuclear.
(D) variado.
(E) ideal.

24. O paradigma que considera a creche como “lugar de educação” utiliza, como critério prioritário para atribuição de vagas, as necessidades da
(A) criança.
(B) mãe.
(C) família.
(D) comunidade.
(E) escola.

25. Toda ação social realizada com base na análise científica e na reflexão filosófica é uma práxis e, portanto, integra as exigências de eficácia do agir tanto quanto aquelas de elucidação do pensar. Por isso mesmo, ela pressupõe, de forma necessária, uma convergente colaboração dos especialistas nas várias ações das ciências humanas. Nesse sentido, pode se concluir que as práticas de intervenção social pressupõem uma postura
(A) unidimensional.
(B) intervencionista.
(C) interdisciplinar.
(D) especializada.
(E) democrática.

Gabarito:
11 – D          12 – A          13 – B          14 – C          15 – D
16 – B          17 – E          18 – A          19 – C          20 – A
21 – B          22 – E          23 – D          24 – A          25 – C

Material de Estudo
- Assistente Social - Apostila de Serviço Social
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
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Assistente Social – Nível Superior – Parte 01 – Seção 05

Relação de Provas anteriores

01 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2001 TRE/MG e organizado pela FUMARC
02 - Cargo de Analista Judiciário - Ano 1997 , no Tribunal de Justiça TJ/DF e organizado pela CESPE
03 - Cargo de Analista Judiciário - Ano 1997 , no Tribunal de Justiça TJ/DF e organizado pela CESPE
04 - Cargo de Analista Ministerial, concurso realizado em 2009, no PGE/PI e organizado pela NUCEPE/UESPI
05 - Cargo de Analista Ministerial, concurso realizado em 2006, no MPE/TO e organizado pela CESPE
06 - Cargo de Analista Superior I, concurso realizado em 2011, na INFRAERO e organizado pela FCC
07 - Cargo de Analista Superior I, concurso realizado em 2009, na INFRAERO e organizado pela FCC
08 - Cargo de Analista Técnico, concurso realizado em 2010, na FUNDAÇÃO CASA e organizado pela VUNESP

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Exercícios de fixação


Pref de Abreu e Lima – IA UPE

21. O debate contemporâneo sobre a profissão de Assistente Social registra que o(a,as)
A) profissional trabalha com diversas expressões da questão social, esclarecendo à população seus direitos sociais e os meios para acessá-los.
B) formulação de políticas sociais está vedada aos assistentes sociais, tradicionalmente atuando na execução de programas e projetos sociais.
C) realização de pesquisas para conhecer o diagnóstico socioeconômico dos municípios extrapola as competências do Assistente Social.
D) Assistente Social deve articular-se às forças sociais conservadoras e progressistas para ter êxito em sua intervenção.
E) demandas atuais à profissão exigem que o Assistente Social atue como voluntário nos trabalhos comunitários.

22. O projeto ético político do Serviço Social brasileiro, construído a partir dos anos 80/90 do século XIX, tem sua construção marcada por
A) conciliação teórica e política com o lastro conservador das origens da profissão.
B) negação do processo histórico como totalidade em favor dos fragmentos e particularismos na vida em sociedade.
C) posicionamento a favor da solidariedade interclassista e em defesa da focalização das políticas sociais direcionadas aos mais pobres.
D) adoção de valores radicalmente humanistas, com defesa intransigente dos direitos humanos contra todo tipo de autoritarismo.
E) consolidação do pluralismo teórico-metodológico, apontando para a perspectiva de adoção de um sincretismo entre paradigmas.

23. As políticas sociais públicas orientadas para a garantia de direitos sociais no Brasil
A) generalizaram-se para todos os cidadãos a partir do início do século XX, quando a questão social foi reconhecida pelo Estado como inerente ao modo de produção capitalista.
B) são mecanismos a serem desenvolvidos pelo Estado, para garantirem a proteção social a todos os indivíduos, de acordo com a perspectiva liberal.
C) dizem respeito à intervenção do Estado através de um conjunto de medidas econômicas e sociais, com o objetivo de favorecer os interesses dos trabalhadores constituindo o keynesianismo.
D) confrontaram-se com a fórmula neoliberal, marcada pela proposição de um Estado forte, para romperem o poder dos sindicatos e controlarem a moeda, e de um Estado fraco para gastos sociais e regulamentações econômicas.
E) vêm garantindo a concretização de direitos sociais universais, independentemente da orientação internacional e nacional para contenção de gastos sociais.

24. A avaliação de um projeto de proteção ambiental na perspectiva da educação ambiental, desenvolvido por assistentes sociais, sob orientação do projeto ético-político profissional, privilegia o(A)
A) estabelecimento de uma proposta orientada pela perspectiva fenomenológica, identificando a visão da população sobre o projeto desenvolvido.
B) participação da população-alvo em todo o processo de implantação e consolidação, discutindo a efetividade das ações desenvolvidas e os benefícios da proteção ambiental.
C) avaliação de eficácia e eficiência, garantindo a medição do alcance dos objetivos sob parâmetros científicos positivistas.
D) estabelecimento de padrões comparativos baseados em parâmetros construídos em países desenvolvidos.
E) adoção de um modelo de avaliação exclusivamente com membros externos à comunidade de desenvolvimento do projeto para garantir a neutralidade do processo.

25. Ao desenvolver uma pesquisa para conhecer a vida cotidiana de famílias vinculadas a programas de transferência de renda, o Assistente Social, guiado pelo projeto ético-político,
A) deve, inicialmente, definir os instrumentos e técnicas que irá utilizar.
B) privilegia pressupostos evolucionistas, para entender as mudanças em processamento.
C) define sua opção, aprioristicamente, por procedimentos quantitativos.
D) dá voz aos sujeitos, valorizando seu olhar sobre a realidade, portador da verdade.
E) procura desvendar como os segmentos das classes trabalhadoras vivenciam e enfrentam relações de exploração e dominação, por meio de conformismos e rebeldias.

26. Pensar a assistência social como direito a ser garantido no país, mediante legislação e ações profissionais, exige
A) defini-la por suas funções, demarcando a variedade de demandas e necessidades a que deve responder.
B) considerá-la enquanto um processo que resulta da relação de interesses contraditórios, do capital e do trabalho.
C) afirmar o princípio da rentabilidade econômica, para favorecer a atenção às necessidades sociais.
D) subordinar-se ao modo de produção capitalista, eliminando formas iníquas de desigualdades.
E) consolidar uma política compensatória na atenção às necessidades sociais, restringindo-se à manutenção de um padrão mínimo biológico de atendimento.

27. A prática do Assistente Social na área de saúde pública se desenvolve no âmbito da assistência à saúde e da vigilância à saúde. Considerando o que pode se configurar sua prática profissional, orientada pelo projeto ético político do Serviço Social, analise as afirmativas abaixo.
I Contribuir, na área de vigilância à saúde, para consolidar a promoção da saúde através da educação em saúde nas comunidades, focalizando a necessidade de mudanças de comportamento para viabilizar o controle de problemas de saúde.
II. Definir os serviços de saúde a serem implantados na área circunscrita ao distrito sanitário onde atua, a partir da coleta de informações através de observação participante e entrevistas focais.
III. Atender demandas pessoais, individuais e coletivas, relacionadas aos determinantes sociais da saúde, no âmbito ambulatorial e hospitalar, tendo em vista a garantia do direito à saúde.
IV. Desenvolver processos seletivos para permitir o acesso aos direitos de cidadania pelos usuários que demandam serviços de assistência à saúde.
V. Colaborar na construção do perfil epidemiológico da população usuária dos serviços de saúde num território,de forma a conhecer, em profundidade, as reais necessidades dessa população.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) IV e V, apenas.
D) I, III e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.

28. Diante da freqüência de arrastões na cidade, uma agência atuante na defesa de direitos humanos, com participação de assistentes sociais e de outros profissionais, implantou um projeto de atuação multidisciplinar com o objetivo de
A) minimizar os custos de elaboração de diagnósticos participativos rápidos na área de atuação.
B) atender uma questão ética, sob a justificativa da complexidade das necessidades da população-alvo.
C) garantir ações intersetoriais e ampliação do acesso dos usuários ao processo de tomada de decisão na instituição.
D) converter objetivos e ações dos profissionais de diferentes áreas de conhecimento numa só especificidade, assegurando identidade de objetivos e de ações.
E) assegurar plena autonomia aos profissionais envolvidos na definição de propostas específicas de atuação.

29. É (são) estratégia(s) teórico-metodológica(s) adotada(s) pelo Assistente Social nos programas destinados à juventude:
A) priorização da promoção de atividades de lazer.
B) articulação e organização de grupos alternativos a partir de deliberação da equipe profissional, sem a interveniência dos jovens.
C) ocultação das diferenças culturais e individuais dos jovens de rua, mediante o encaminhamento a escolas especiais, em nome da racionalidade científica.
D) incentivo ao ensino profissional com base em conhecimento da demanda do mercado local.
E) desenvolvimento de programas de geração de emprego e renda, tendo como público-alvo, jovens egressos do ensino básico, a partir de 12 anos.

30. Sobre a reforma psiquiátrica no Brasil, afirma-se que
A) busca transformar internamente o asilo e o hospital psiquiátricos, na perspectiva de sua humanização, para torná-los terapêuticos e eficazes na recuperação da população internada.
B) valoriza o saber psiquiátrico tradicional, a psicopatologia e o paradigma que fundamenta o conhecimento médico e clínico, centrado na idéia de doença-cura.
C) insere a saúde mental no campo da conquista e reinvenção da cidadania, buscando garantir direitos civis, políticos e sociais e o reconhecimento dos direitos particulares dos usuários dos serviços e seus familiares.
D) estimula a psiquiatrização de questões sociais, induzindo difusamente demandas por cuidados em saúde mental.
E) humaniza as formas tradicionais de contenção, tutela e segregação pela participação ativa dos sujeitos no processo de reelaboração do sofrimento e reinvenção da vida.

31. As drogas, como álcool, tabaco e outras, atuam através do sistema nervoso central, gerando mudanças no comportamento, nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional da pessoa usuária. Uma das formas de lidar com o uso de drogas é através da redução de danos, que consiste em
A) abordagem pragmática, realista que reconhece a liberdade de cada pessoa usar drogas, com acompanhamento médico, em espaços predeterminados.
B) política de saúde que se propõe a eliminar todos os prejuízos de natureza biológica, social e econômica do uso de drogas, pautada no respeito ao indivíduo.
C) promoção da abstinência do uso de álcool, tabaco e outras drogas através de tratamento psiquiátrico, com uso de medidas de força, quando necessário.
D) programas integrados de prevenção, assistência e promoção da saúde, dirigidos à população de usuários de drogas, centrados na idéia de minimização dos riscos associados ao uso de drogas.
E) tratamento hospitalocêntrico dos usuários de drogas, que devem ser submetidos aos parâmetros legais, responsabilizando-os pelo uso de substâncias psicoativas.

32. O parecer social faz parte da metodologia de trabalho do Assistente Social. Ao emitir um parecer, o Assistente Social, orientado pelo Código de Ética Profissional,
A) trabalha com a perspectiva do Serviço Social de caso, privilegiando a responsabilização do sujeito pelo problema em estudo.
B) tem o dever de anexar provas documentais das informações obtidas na fase do estudo social.
C) é liberado do sigilo profissional.
D) faz o registro do estudo para o parecer, disponibilizando-o publicamente para todos os interessados.
E) presta informações à equipe multidisciplinar dentro dos limites do estritamente necessário, garantindo a proteção do usuário através do sigilo profissional.

33. A política de atendimento ao idoso tem como linha de ação:
A) implantação de equipamentos urbanos comunitários voltados ao idoso.
B) políticas e programas de assistência social, em caráter permanente e mediante ações continuadas para idosos vítimas de violência.
C) definição de critérios de financiamento e consignações compatíveis com os rendimentos de aposentadoria e pensão.
D) proteção jurídico-social aos parentes ou responsáveis por idosos abandonados em instituições de longa permanência.
E) estruturação de serviços especiais de prevenção e atendimento às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão.

34. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente
I. a função de membro do conselho nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente assim como do Conselho Tutelar é considerada de interesse público e não será remunerada.
II. é dever do Estado assegurar à criança e à família, na sociedade, a primazia de receber proteção e socorro em qualquer circunstância.
III. à criança e ao adolescente é assegurada a preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
IV. é vedado à criança viajar desacompanhada para fora da comarca onde reside.
V. a proteção social à criança e ao adolescente cabe, exclusivamente, ao conjunto das entidades governamentais, nos municípios.
Estão CORRETAS as afirmativas
A) I e II, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I, III e V, apenas.
D) I, II, III, IV e V.
E) II e III, apenas.

35. A Lei Orgânica da Assistência Social, produto de embates políticos, considera que a
A) assistência social deve garantir o atendimento de necessidades sociais, pautada nas possibilidades do mercado e do Estado.
B) sociedade civil tem a primazia da coordenação e execução da política de assistência social, diante da dificuldade de o Estado garantir a efetividade das ações e serviços assistenciais.
C) contributividade pode ser exigida para o acesso aos benefícios e serviços assistenciais diante da comprovação da renda acima da linha de indigência, auferida pelos potenciais usuários.
D) descentralização da assistência social exige a transferência plena da responsabilidade da formulação das políticas de assistência social e do seu financiamento para os municípios.
E) assistência social, orientada para os pobres, prevê a distribuição de benefícios eventuais e de prestação continuada, a prestação de serviços assistenciais, programas de assistência social e projetos de enfrentamento da pobreza.

GABARITO
21 – A          22 – D          23 – D          24 – B          25 – E
26 – B          27 – D          28 – B          29 – D          30 – C
31 – D          32 – E          33 – E          34 – B          35 – E

Material de Estudo
- Assistente Social - Apostila de Serviço Social
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