quinta-feira, 2 de maio de 2013

Arquitetura - Nível Superior – Parte 02 – Seção 06

Relação de Provas anteriores

Cargo: Arquiteto
01 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Armação dos Búzios/RJ e organizado pela FUNCAB
02 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Vassouras/RJ e organizado pela FUNCAB
03 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Machadinho d´Oeste/RO e organizado pela FUNCAB
04 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Campo Bom/RS e organizado pela FUNDATEC
05 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Viamão/RS e organizado pela FUNDATEC
06 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Belo Horizonte/MG e organizado pela FUNDEP
07 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Lagoa Santa/MG e organizado pela FUNDEP

Total de 07 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.




Exercícios de fixação
Autarquia - Supremo Tribunal Federal -  STF 
Ano de realização 2008 - CESPE  
Cargo - Arquitetura

Com relação às estratégias de projeto que devem ser adotadas para garantir melhores condições luminotécnicas e térmicas no interior das edificações, julgue os itens subseqüentes.

97 A luz natural admitida no interior das edificações consiste unicamente em luz proveniente diretamente do Sol.

98 Para o bom aproveitamento da iluminação natural, o projeto de arquitetura deve considerar o arranjo dos ambientes que compõem o edifício e o tipo de tarefa visual que será realizada. A opção por iluminação lateral é indicada para locais profundos e grandes espaços contínuos, pois oferece maior uniformidade e iluminação média sobre a área de trabalho.

99 Cada ambiente demanda determinado nível de iluminância ideal, estabelecido de acordo com as atividades a serem desenvolvidas no local. De acordo com a NBR 5413 em áreas de trabalho que desenvolvem tarefas com requisitos normais, como atividades em escritório, adota-se os valores de 750 - 1.000 - 1.500 (lux).

100 As necessidades de esfriamento de uma edificação são freqüentemente acentuadas quando os períodos de ganho térmico interno coincidem com aqueles de ganho térmico do clima. Na avaliação do ganho térmico interno das edificações, devem ser consideradas a quantidade de pessoas no ambiente, as características da iluminação elétrica e, ainda, os tipos e quantidades de equipamentos a serem utilizados no ambiente.

101 A energia metabólica de uma pessoa pode contribuir substancialmente para a quantidade de energia gerada na edificação. Como regra geral, estima-se que o calor emitido por uma pessoa, em condições normais e em repouso, seja de, aproximadamente, 1 kilo-caloria/hora/kg de seu corpo.

102 No que concerne à ventilação, o que determina a sensação de refrescamento é a velocidade do ar e não o volume de ar renovado dentro do ambiente.

O AutoCAD, um dos software de CAD mais difundidos para o desenvolvimento de projetos de arquitetura, baseia-se em um sistema vetorial que permite o desenvolvimento de desenhos bi e tridimensionais. Com relação ao AutoCAD, julgue os itens subseqüentes.

103 O ambiente denominado Model Space refere-se à área de trabalho destinada à organização do arquivo de desenho para impressão final. Uma das vantagens desse recurso é permitir que, em uma mesma prancha de desenho, constem desenhos bi e tridimensionais.

104 Os modos de seleção do AutoCAD são utilizados para selecionar um grupo de objetos ou ainda uma única entidade que tenha por objetivo editar esses objetos. A opção FENCE permite a seleção dos objetos pelo cruzamento de uma linha tracejada.

105 Na construção de desenhos (linhas, polígonos etc.), o símbolo @ auxilia na definição das coordenadas relativas e deve preceder o valor numérico desejado.

106 A definição das cores das entidades de desenho, além de garantir a diferenciação visual das informações na área de trabalho, permite a diferenciação dos traços do desenho a ser impresso. A definição das cores dos objetos é controlada pelos layers onde objetos estão inseridos, não sendo permitido, em um mesmo layer, objetos de cores diferentes.

107 O formato DXF (drawing interchange format) foi
desenvolvido pela Autodesk para permitir a troca de
informações CAD, principalmente de entidades 2D, entre os software de CAD que não suportam a leitura do formato DWG. Os arquivos DXF podem ser em formato ASCII ou em formato binário e todas as versões de AutoCAD aceitam o formato ASCII DXF.

GABARITO

97 – E              98 – E              99 – E            100 – C    
101 – C           102 – C            103 – E           104 – C          105 – C
    
106 – E                        107 – C 

Material de Estudo
- Arquitetura - GeoConcursos Apostila de Arquitetura
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos



Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário