quinta-feira, 2 de maio de 2013

Arquitetura - Nível Superior – Parte 02 – Seção 10

Relação de Provas anteriores
Cargo: Arquiteto
01 - Concurso realizado em 2012, na UNIFAP e organizado pela UNIFAP
02 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de São Pedro do Sul/RS e organizado pela URI
03 - Concurso realizado em 2012, na FPMSC -, na Prefeitura de São Carlos/SP e organizado pela VUNESP
04 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de São Carlos/SP e organizado pela VUNESP

Total de 04 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.




Exercícios de fixação com gabarito
Autarquia - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA – DF 
Ano da realização do concurso 2003 
Cargo -  Arquiteto.
As normas estabelecem requisitos técnicos que devem ser observados nas edificações para garantirem a qualidade e a segurança de obras civis. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui um grande número de normas que envolvem o projeto e a execução de obras civis. Com relação a tais normas, julgue os itens a seguir.

76 A avaliação da dureza superficial de concretos possui norma específica da ABNT.

77 A norma da ABNT sobre dimensionamento de estruturas de aço em situação de incêndio fornece valores mínimos de espessuras de lajes sem material de proteção, de forma que seja atendido o critério de isolamento térmico.

78 O método de ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos de concreto é regulamentado, em detalhes, na norma da ABNT intitulada Projeto e Execução de Obras de Concreto Armado (NB-1).

79 Do ponto de vista de estados-limites de utilização de peças de concreto, a norma Projeto e Execução de Obras de Concreto Armado estabelece que a fissuração é nociva quando a abertura das fissuras na superfície do concreto ultrapassa valores estabelecidos em norma, que dependem do tipo de meio (agressivo ou não) em que a peça se encontra e se a mesma é protegida ou não.

80 A norma da ABNT intitulada Exigências de Resistência ao Fogo de Elementos Construtivos de Edificações-Procedimento, estabelece que carga de incêndio é a soma das energias caloríficas que poderiam ser liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis em um espaço, excluindo-se os revestimentos das paredes, das divisórias, dos pisos e dos tetos.

Com relação ao controle de execução de obras em concreto e ao serviço de limpeza, julgue os seguintes itens.

81 Para a realização de ensaios em corpos-de-prova cilíndricos de concreto, são utilizados moldes cilíndricos padronizados com 25 cm de altura e 10 cm de diâmetro.

82 O vibrador de superfície do tipo mangote é indicado para o adensamento do concreto em peças nas quais a ferragem seja muito densa.

83 A utilização de aditivos aceleradores de pega do concreto, que têm como elemento principal um cloreto, pode provocar corrosão em armaduras.

84 A elevada fluidez do graute permite atingir locais de difícil acesso, sendo ele, por essa razão, indicado para o reparo de defeitos e falhas em estruturas de concreto.

85 Agentes químicos, tais como a soda cáustica concentrada, são utilizados no serviço de limpeza de manchas e respingos em paredes revestidas com mármore ou granito.

Um marco importante nas relações entre a sociedade e o ambiente foi a necessidade de estudos ambientais das obras executadas para atendimento das demandas da comunidade.
Essa necessidade foi evidenciada, ao longo do tempo, pelas conseqüências deletérias ao meio ambiente, resultantes de obras que tinham como objetivo beneficiar a sociedade.
Exemplo dessas obras são as barragens para a geração de energia elétrica, que, embora tragam grande benefício no tocante ao aproveitamento de energia renovável, podem provocar impactos ambientais significativos. Atualmente, os estudos ambientais têm embasamento científico para o seu desenvolvimento, aliados a um arcabouço legal para a sua execução. A partir dessas considerações, julgue os itens que se seguem.

85 Os estudos ambientais são elaborados por equipe contendo membros do órgão licenciador.

86 O estudo ambiental é parte constituinte do processo de licenciamento ambiental.

87 Nenhum estudo ambiental necessita de anotação de responsabilidade técnica (ART) junto ao CREA.

88 O EIA/RIMA é considerado um estudo ambiental.

90O licenciamento ambiental é feito em uma única fase.

Desde a década de 60, têm sido promulgadas várias leis federais relacionadas com o controle ambiental, indicando que o país vem desenvolvendo uma estrutura legal para essa questão. No ano de 1992, realizou-se no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conferência essa denominada Rio-92. Essa conferência procurou traçar as grandes diretrizes para incorporação da dimensão ambiental nos programas de desenvolvimento econômico dos países. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes.

91 A Agenda 21 é preceito da Constituição da República que foi introduzido após a conferência.

92 Um dos resultados da Rio-92 foi a criação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).

93 O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) faz parte do SISNAMA.

94 A outorga dos direitos de uso da água é instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos.

95 O licenciamento ambiental só está disciplinado em alguns estados brasileiros.

O desenvolvimento sustentável tem-se firmado como o novo paradigma que desafia nosso tempo. Os países signatários dos documentos e declarações resultantes das conferências mundiais, realizadas a partir da década de 90 do século passado, assumiram o compromisso de internalizar, nas políticas públicas, as noções de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável. Hoje, no Brasil, o tema é essencial para a elaboração de políticas, planos, programas e leis, especialmente nas áreas urbana e ambiental. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

96 A Agenda 21, um plano de ação recomendado pelas Nações Unidas, é constituída de um plano diretor que contempla questões de proteção ambiental, e pode ser aplicada a países ou frações territoriais, como os municípios.

97 O conceito de sustentabilidade tem sido utilizado em vários contextos, muitas vezes no sentido de enfatizar uma certa dimensão: a ambiental, a econômica, a social ou a cultural. No Estatuto da Cidade, o termo sustentabilidade enfatiza a dimensão social ao estabelecer a garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações.

98 A Agenda 21 brasileira, concluída em julho de 2002, teve como subsídio à sua elaboração vários documentos temáticos — entre eles, o denominado Cidades Sustentáveis. Nesse documento, são apresentadas diretrizes para a promoção da sustentabilidade das cidades, em que se destaca a promoção de instrumentos econômicos para a gestão urbana como forma de valoração dos recursos naturais.

99 Uma contribuição importante para o debate da sustentabilidade urbana, advinda da conferência Habitat II, vem do reforço à idéia, já lançada durante a conferência Habitat I, de que os problemas urbanos estão ligados ao mundo rural e de que, para se construir a cidade sustentável, deve-se investir em políticas rurais e de controle do êxodo rural, de forma a promover a diminuição do crescimento das cidades.

100 A interface entre as legislações ambiental e urbana pode ser constatada na necessidade de licenciamento ambiental para atividades de parcelamento do solo urbano. Os estudos ambientais, que subsidiam as licenças requeridas, são aqueles relacionados à localização, à instalação, à operação e à ampliação de uma atividade ou empreendimento.
Além do EIA/RIMA podem ser adotados: o relatório de controle ambiental; o plano e o projeto de controle ambiental; o relatório ambiental preliminar; o diagnóstico ambiental; o plano de manejo; o plano de recuperação de área degradada; e a análise preliminar de risco

GABARITO
76 – C              77 – C              78 – E              79 – C              80 – E              81 – E              82 – E
83 – C              84 – C              85 – E              86 – E              87 – C              88 – E              89 – C
90 – E              91 – E              92 – E              93 – C              94 – C              95 – E              96 – E
97 – C              98 – C              99 – E              100 – C



Material de Estudo
- Arquitetura - GeoConcursos Apostila de Arquitetura
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos



Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário