quarta-feira, 27 de março de 2013

Administração de empresas - Nível Superior – Parte 01 – Seção 04

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 Prefeitura Jacareacanga/PA FADESP 
02 - Ano 2012 Prefeitura Cariacica/ES FAFIPA
03 - Ano 2013 Sergipe Gás S/A FCC 
04 - Ano 2012 Prefeitura Angra dos Reis/RJ FEC/UFF 
05 - Ano 2012 VALEC FEMPERJ 
06 - Ano 2012 UFFS FEPESE
07 - Ano 2012 FATMA FEPESE 
08 - Ano 2012 FCEE/SC FEPESE 

Total de 08 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Considere o texto a seguir para responder às questões 36 e 37.
Josias, assessor responsável pelo dimensionamento e controle dos estoques na empresa Portal, procurando melhorar a qualidade dos trabalhos, optou por adotar o método de avaliação de estoques que uniformiza o preço dos produtos estocados para venda no mercado consumidor.

01 - Assim, o estoque é avaliado pelo preço das últimas entradas, sendo que as primeiras peças que saem são as últimas que entraram. Que método de avaliação de estoques ele utiliza?
(A) UEPS.
(B) PEPS.
(C) Custo médio.
(D) Custo de reposição.
(E) Valor de mercado.

02 - Ainda procurando melhorar a qualidade dos trabalhos na empresa Portal, Josias resolveu também adotar um método mais simples para controle de estoques. A vantagem é a grande redução do processo burocrático de reposição de material, que tem seu uso bastante difundido em revendedoras de autopeças e no comércio varejista de pequeno porte. Este sistema de controle é o de:
(A) duas gavetas.
(B) máximos-mínimos.
(C) planejamento de materiais MRP.
(D) planejamento dos recursos da manufatura.
(E) revisões periódicas.

03 - Dentre os desafios de RH, na evolução das teorias organizacionais, a concepção que parte da suposição de que as pessoas são motivadas, simultaneamente, por recompensas e incentivos salariais/materiais e por recompensas e incentivos sociais e simbólicos, que se alternam ao longo da vida, denomina-se:
(A) homo social.
(B) homo funcional.
(C) homem organizacional.
(D) homem administrativo.
(E) homem complexo.

04 - A gerência do Laboratório Dom Vital decidiu implantar um sistema de informação que irá priorizar o planejamento das pesquisas de mercado. Neste caso, que área funcional da organização será responsável por este planejamento?
(A) Finanças.
(B) Engenharia.
(C) Recursos Humanos.
(D) Produção.
(E) Marketing.

05 - André é o novo responsável pelo sistema de informações gerenciais a ser implantado na empresa Vida Nova de materiais esterilizáveis. Sua primeira ação foi reunir a equipe e mostrar que este sistema irá permitir alimentar processos de tomada de decisão, transformando dados em informações.
Para melhor orientar a equipe, explicou que faz parte do sistema a ser implantado o subsistema de:
(A) relação de salários a creditar.
(B) emissão de notas fiscais.
(C) relatórios comparados de número de peças.
(D) contabilização de saídas de material do estoque.
(E) registro de mercadorias a comprar.

GABARITO
01- A         
02- A
03- C
04- E
05- C

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Administração de empresas - Nível Superior – Parte 01 – Seção 03


Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão publico e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 UFMS COPEVE 
02 - Ano 2012 Prefeitura Palmeira dos Índios/AL COPEVE/UFAL
03 - Ano 2012 UFV DVE/UFV 
04 - Ano 2012 DETRAN/RJ EXATUS 
05 - Ano 2012 IF/TO EXATUS 
06 - Ano 2012 Prefeitura Petrolina/PE FACAPE 

Total de 06 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

01 - Marilena, funcionária do Setor de Terapia Ocupacional da Secretaria Municipal de Saúde, interessou-se pelo estudo da motivação humana. Descobriu que é um campo do conhecimento que objetiva compreender o comportamento das pessoas. Conheceu, então, as Teorias de Maslow, representante destes estudos, que formulou uma teoria com base na hierarquia das necessidades humanas. Segundo ele, à medida que o homem satisfaz as necessidades básicas, outras mais elevadas irão predominar no seu comportamento.
A esse respeito, considere as seguintes necessidades:
I - fisiológicas;
II - sociais;
III - de segurança;
IV - de auto-realização;
V - de estima.

A seqüência em que essas necessidades devem ser satisfeitas é:
(A) I, II, III, IV e V.
(B) I, III, II, V e IV.
(C) III, I, V, IV e II.
(D) III, II, I, IV e V.
(E) V, III, I, II e IV.

Leia o texto abaixo para responder às questões 02 e 03.
Manoel, gerente da empresa X, reuniu sua equipe para discutir sobre a política de RH da organização, tentando elaborar um guia para as ações da empresa. Consciente de que muitos fatores afetam essa política, procurou destacar a necessidade de se determinar os requisitos para a análise e descrição de cargos, planejamento e alocação de recursos humanos e avaliação de desempenho.

02 - Desta forma, dentro do quadro de uma política global de RH, priorizou os aspectos relativos às políticas de:
(A) manutenção.
(B) aplicação.
(C) provisão.                 
(D) monitoração.
(E) desenvolvimento.

03 - Nesta mesma reunião, Manoel também destacou as características necessárias às Políticas de Recursos Humanos e priorizou a que representa a congruência em sua aplicação, não importando os níveis ou áreas afetados. Neste caso, estava se referindo à característica da:
(A) estabilidade.
(B) flexibilidade.
(C) simplicidade.
(D) consistência.
(E) clareza.

04 - Com base nos estudos evolutivos das organizações, a Empresa Multiar, que cuida do fornecimento de aparelhos de oxigênio para os hospitais de uma região de Tocantins, foi caracterizada como uma organização “contemporânea” por ter apresentado uma estrutura organizacional do tipo:
(A) divisional.               
(B) linear.
(C) funcional.               
(D) colegiada.
(E) matricial.

05 - Há três meses, Paulo analisa o processo de comunicação de sua empresa e descobriu que um dos problemas, não só da sua empresa, mas da Administração de Recursos Humanos(RH), de um modo geral, está nas comunicações entre a organização e seus membros e vice-versa. Nos primeiros resultados desta sua análise, conseguiu identificar algumas barreiras semânticas na forma de:
(A) variações perceptivas.
(B) interferências físicas.
(C) significação de sinais e símbolos.
(D) discrepâncias de competências.
(E) variáveis de personalidade.

GABARITO
01- B         
02- B         
03- D         
04- E         
05- C

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Administração de empresas - Nível Superior – Parte 01 – Seção 02

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão publico e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 Prefeitura Belém/PA CETAP 
02 - Ano 2012 SEMAD - Prefeitura Belém/PA CETAP 
03 - Ano 2012 SESMA Prefeitura Belém/PA CETAP 
04 - Ano 2012 Câmara de Mossoró/RN COMPERVE/UFRN
05 - Ano 2012 UFRN COMPERVE/UFRN 
06 - Ano 2012 Prefeitura Porto Velho/RO CONSULPLAN 
06 - Ano 2012 UFJF COPESE/UFJF 

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Exercícios de fixação

01 - Márcia, gerente de uma empresa de cosméticos, fez críticas à sua empresa mostrando que esta funcionava como uma máquina, que o trabalho obedecia a um ritmo padrão na busca de maior rendimento e que a existência de uma super especialização dos empregados tinha como objetivo a eficiência da organização. Tais críticas foram capazes de identificar esta empresa como representante da Teoria:
(A) da Administração Científica.
(B) da Contingência.
(C) da Burocracia.
(D) das Relações Humanas.
(E) do Comportamento Organizacional.

02 - José, consultor de empresas, após conhecer a Indústria Farmacêutica Remedial, elaborou um relatório que mostrava existir: dificuldade dos órgãos superiores em controlar cargos hierarquicamente inferiores; problemas quanto à delimitação de responsabilidades, além de forte tendência para a competição, gerando distorções e conflitos na organização.
Tais desvantagens identificam na empresa uma estrutura organizacional do tipo:
(A) linear.           
(B) funcional.
(C) colegiada.               
(D) staff.
(E) por projeto.

03 - Evaristo, ao assumir a gerência de um Laboratório de Análises Clínicas, observou a necessidade de repensar as técnicas de organização adotadas na empresa para acompanhar os desafios e a velocidade das mudanças da “era da informação”. Decidiu, assim, por uma solução emergente: avaliar a concorrência, desenvolvendo a habilidade de visualizar as melhores práticas administrativas de empresas consideradas excelentes no ramo. Comparou-as com as da sua empresa e avaliou a situação encontrada, com o objetivo de identificar as oportunidades de mudanças dentro da sua própria organização. O processo adotado por ele é conhecido pelo nome de:
(A) terceirização.
(B) reengenharia.
(C) downsizing.   
(D) empowerment.
(E) benchmarking.

04 - A análise da estrutura departamental da Empresa Labtrol revelou que ela exigia forte concentração intradepartamental, originando barreiras, e era inadequada frente a circunstâncias externas mutáveis. Sua abordagem não visualizava o que acontecia fora da organização e de cada departamento. Essas críticas podem ser feitas a um tipo de departamentalização por:
(A) serviços.                 
(B) clientes.
(C) projetos.                 
(D) função.
(E) localização geográfica.

05 - Uma pesquisa realizada na Árbol, empresa de corantes químicos, a identificou como uma organização que segue o modelo burocrático weberiano, pois ela apresentou como finalidade principal:
(A) levar em conta o inter-relacionamento dos vários sistemas da organização.
(B) gerar alta capacidade para mudanças e inovações.
(C) possibilitar a verificação do grau de racionalidade da organização.
(D) possuir meios adequados para resolver conflitos entre cargos.
(E) ter condições de assimilar a influência de novas tecnologias na organização.

GABARITO
01 - A                  
02 - B        
03 - E                  
04 - D                 
05 - C
       
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Administração de empresas - Nível Superior – Parte 01 – Seção 01

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão publico e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 Prefeitura Tabira/PE ACAPLAM 
02 - Ano 2012 Prefeitura Boa Vista/RR AJURI 
03 - Ano 2013 COREN/SC AOCP 
04 - Ano 2012 UFC/CE CCV/CE
05 - Ano 2012 UFC/CE CCV/CE
06 - Ano 2012 UNILAB/UFC CCV/UFC
07 - Ano 2012 UFPA CEPS/UFPA

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Exercícios de fixação

01- Roberto é funcionário administrativo do Hospital Z de Tocantins e, no exercício do seu cargo, mantém sigilo sobre tudo o que sabe em função da sua atividade profissional. À luz do  Código de Ética Profissional do Administrador, regido pela Resolução Normativa CFA no 253, de 30 de março de 2001, esta situação define um (a):
(A) dever.
(B) direito.
(C) proibição.
(D) infração disciplinar.
(E) atitude especial em relação aos colegas.

02 - Maria, ao iniciar suas atividades profissionais na Casa de Saúde Nossa Senhora da Luz, recebeu para ler o Código de Ética Profissional do  administrador, e constatou ser um direito do profissional da administração:
(A) manter-se continuamente atualizado, participando de encontros de formação profissional para reciclagem e desenvolvimento na profissão.
(B) exigir justa remuneração por seu trabalho, o qual corresponderá às responsabilidades assumidas no tempo de serviço dedicado.
(C) divulgar conhecimentos, experiências, métodos que venha a criar, reservando os próprios direitos autorais.
(D) pleitear para si, ou para outra pessoa, emprego, cargo ou função que esteja sendo ocupado por colega.
(E) exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, sem abdicar de sua dignidade e independência profissional.

03 - Pedro, médico bem-sucedido, foi convidado a ser o gerente do órgão da área de saúde no qual atua há muitos anos.
Dedicou-se, então, ao estudo das Teorias Administrativas para poder definir qual deveria seguir. Optou pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional, cujo principal enfoque é a mudança organizacional planejada e com ênfase no(A):
(A) ambiente.               
(B) tarefa.
(C) pessoa.                   
(D) tecnologia.
(E) competitividade.

04 - João é supervisor e foi convidado pela Fundação Y a visitá la e emitir parecer quanto à sua organização. Assim, a primeira coisa que procurou fazer foi identificar características da Teoria Administrativa seguida pela Fundação, constatando tratar-se da Teoria Clássica. Sua conclusão foi gerada pela observação de que os empregados recebiam ordens de um único chefe, tal como determina o princípio desta Teoria que é o da:
(A) ordem.
(B) disciplina.
(C) unidade de direção.
(D) unidade de comando.
(E) subordinação de interesses individuais aos coletivos.

05 - Os resultados da análise de uma determinada organização mostraram que nela a autoridade era aceita pelos empregados, a liderança era exercida por meio da influência do grupo e do meio, o planejamento se mostrava flexível e institucionalizado e o processo decisório representava um ato coletivo. Estas são características presentes em qual Escola de Administração?
(A) Tradicionalista.                 
(B) Behaviorista.
(C) Estruturalista.                  
(D) Neoclássica.
(E) Contingencial.

GABARITO
01- A         
02- B         
03- C         
04- D         
05- B 

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terça-feira, 16 de outubro de 2012

CORREIOS - Analista de Correios – Diversos Cargos – Parte 07

Relação de provas anteriores
01 - Cargo de Técnico em Segurança do Trabalho, concurso realizado em 2011, nos CORREIOS e organizado pela CESPE Médio
02 - Cargo de Técnico em Segurança do Trabalho Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/PE e organizado pela PERSONA Médio
03 - Cargo de Técnico em Segurança do Trabalho Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/SP e organizado pela ESPP Médio
04 - Cargo de Técnico em Segurança do Trabalho Júnior, concurso realizado em 2007, nos CORREIOS/RJ e organizado pela MSCONCURSOS Médio
05 - Cargo de Técnico em Segurança do Trabalho Júnior, concurso realizado em 2004, nos CORREIOS/PR e organizado pela UFPR Médio
06 - Cargo de Técnico Industrial Eletrônico Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/SP e organizado pela ESPP Médio
07 - Cargo de Técnico Industrial Júnior - Telecomunicações, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/GO e organizado pela CONESUL Médio
08 - Cargo de Técnico Industrial Mecânico Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/SP e organizado pela ESPP Médio
09 - Cargo de Técnico Industrial Pleno - Eletrônico, concurso realizado em 2007, nos CORREIOS/RJ e organizado pela MSCONCURSOS Médio
10 - Cargo de Técnico Industrial Pleno - Mecânico, concurso realizado em 2007, nos CORREIOS/RJ e organizado pela MSCONCURSOS Médio
11 - Cargo de Técnico Industrial Pleno - Telecomunicações, concurso realizado em 2007, nos CORREIOS/RJ e organizado pela MSCONCURSOS Médio
12 - Cargo de Técnico Operacional Júnior, concurso realizado em 2007, nos CORREIOS/BA e organizado pela CONESUL
13 - Cargo de Técnico Operacional Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/PE e organizado pela PERSONA Médio
14 - Cargo de Técnico Operacional Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/SP e organizado pela ESPP Médio
15 - Cargo de Técnico Operacional Júnior, concurso realizado em 2004, nos CORREIOS/PR e organizado pela UFPR Médio

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Exercícios de fixação – Correios – Ano 2011 – Cespe
Cargo: Engenheiro de Segurança do Trabalho

A legislação de segurança e saúde ocupacional, como a norma OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series) para avaliação da segurança e saúde ocupacional (SSO), apresenta-se cada vez mais rigorosa com o objetivo de promover o desenvolvimento da empresa e, concomitantemente, preservar o trabalhador e o meio ambiente. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem com base na legislação que trata de políticas e gestão de segurança e saúde e meio ambiente.

01 Considere que a empresa X seja contratada pela empresa Y para transportar produtos químicos perigosos com seus próprios veículos-tanques. Nessa situação, será facultado à empresa X cumprir a própria política de SSO ou a da empresa Y.

02 Os preceitos da norma OHSAS n.º 18.001 devem ser estendidos aos programas de bem-estar de funcionários e à segurança de produtos, em complementação à SSO.

03 Caso a legislação de SSO de uma região onde se localiza determinada empresa dite normas sobre o tema despejo de efluentes e a preservação do meio ambiente, a política de SSO dessa empresa não terá de contemplar orientação sobre esse tema, uma vez que ele já estará contemplado por preceitos legais.

04 A política de SSO deve contar com a participação dos trabalhadores por meio de seu envolvimento apropriado na investigação de incidentes.

05 Se o serviço de segurança do trabalho de uma empresa analisar os acidentes e doenças ocupacionais ocorridos nos últimos três meses e propuser medidas para melhorar a segurança, essas medidas não deverão ser previstas na política de segurança da empresa, por se tratar de medidas reativas.

06 A norma OHSAS n.º 18.001 para a gestão da SSO tem por objetivos fornecer às organizações requisitos de gestão e auxiliá-las a alcançar seus objetivos econômicos, e possibilitar a criação de barreiras comerciais com a ampliação das obrigações legais de uma organização.

07 Caso determinada empresa elenque dez itens de segurança com requisitos que possam ser auditados de forma objetiva, essa auditagem pela empresa não estará de acordo com os preceitos da OHSAS n.º 18.001.

08 A norma OHSAS n.º 18.001 propicia a integração dos sistemas de gestão da qualidade, gestão ambiental e da segurança e saúde ocupacional.

Gabarito
01 – E       
02 – E       
03 – E       
04 – C       
05 – E       
06 – E
07 – E   
08 – C

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CORREIOS - Diversos Cargos – Parte 06

Relação de provas anteriores
01 - Cargo de Técnico Administrativo Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/PE e organizado pela PERSONA Médio
02 - Cargo de Técnico Administrativo Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/GO e organizado pela CONESUL Médio
03 - Cargo de Técnico Administrativo Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/SP e organizado pela ESPP Médio
04 - Cargo de Técnico Administrativo Júnior, concurso realizado em 2004, nos CORREIOS/PR e organizado pela UFPR Médio
05 - Cargo de Técnico em Atendimento e Vendas Júnior, concurso realizado em 2007, nos CORREIOS/BA e organizado pela CONESUL Médio
06 - Cargo de Técnico em Atendimento e Vendas Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/PE e organizado pela PERSONA Médio
07 - Cargo de Técnico em Atendimento e Vendas Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/SP e organizado pela ESPP Médio
08 - Cargo de Técnico em Atendimento e Vendas Júnior, concurso realizado em 2004, nos CORREIOS/PR e organizado pela UFPR Médio
09 - Cargo de Técnico em Atendimento e Vendas Júnior – Técnico Operacional Júnior, concurso realizado em 2006, nos CORREIOS/CE e organizado pela AOCP Médio
10 - Cargo de Técnico em Comunicação Social Júnior - Jornalismo, concurso realizado em 2007, nos CORREIOS/BA e organizado pela CONESUL
11 - Cargo de Técnico em Contabilidade Júnior, concurso realizado em 2006, nos CORREIOS/CE e organizado pela AOCP Médio
12 - Cargo de Técnico em Contabilidade Júnior, concurso realizado em 2007, nos CORREIOS/BA e organizado pela CONESUL Médio
13 - Cargo de Técnico em Contabilidade Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/PE e organizado pela PERSONA Médio
14 - Cargo de Técnico em Contabilidade Júnior, concurso realizado em 2004, nos CORREIOS/PR e organizado pela UFPR Médio
15 - Cargo de Técnico em Industrial Júnior - Eletrônica, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/PE e organizado pela PERSONA Médio
16 - Cargo de Técnico em Industrial Júnior - Mecânica, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/PE e organizado pela PERSONA Médio

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Exercícios de fixação – Correios – Ano 2011 – Cespe
Cargo: Engenheiro de Segurança do Trabalho

Um mecânico, enquanto trabalhava no torno da oficina de manutenção de uma empresa, teve seu olho direito atingido por uma partícula volante. Após investigação do acidente, ficou constatado que o empregado não estava usando equipamento de proteção facial. A empresa, por meio do gerente do setor, alegou ter disponibilizado os equipamentos de proteção para seus empregados, sendo de responsabilidade de cada empregado o uso desse equipamento. A empresa em questão não obriga seus empregados a utilizar os equipamentos nem fornece treinamentos específicos sobre o uso dos equipamentos de proteção e seus respectivos riscos.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, acerca de responsabilidade civil e criminal e de legislação de segurança do trabalho.

01 Mesmo que tenha sido constatado que o dano ao empregado foi motivado por ação ou omissão voluntária do empregador, este não terá o dever de indenizá-lo.

02 Considerando que o acidente em questão tenha resultado em lesão corporal de natureza grave, o culpado poderá ser punido com detenção.

03 Ao deixar à livre escolha do empregado o uso do equipamento de proteção, a empresa cumpriu a legislação.

04 Por não dar as instruções adequadas aos empregados quanto ao uso de equipamentos de proteção, a empresa não cumpriu seu dever legal.

Gabarito
01 – E       
02 – C       
03 – E       
04 – C

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CORREIOS - Diversos Cargos – Parte 05

Relação de provas anteriores
01 - Cargo de Médico do Trabalho, concurso realizado em 2011 e organizado pela CESPE
02 - Cargo de Médico do Trabalho Júnior, concurso realizado em 2007, nos CORREIOS/BA e organizado pela CONESUL
03 - Cargo de Médico do Trabalho Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/GO e organizado pela CONESUL
04 - Cargo de Médico do Trabalho Júnior, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/SP e organizado pela ESPP
05 - Cargo de Médico do Trabalho Júnior, concurso realizado em 2004, nos CORREIOS/PR e organizado pela UFPR
06 - Cargo de Médico Júnior - Interior, concurso realizado em 2005, nos CORREIOS/SP e organizado pela ESPP
07 - Cargo de Motorista I, concurso realizado em 2004, nos CORREIOS/PR e organizado pela UFPR Médio
08 - Cargo de Operador de Triagem e Transbordo, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/RN e organizado pela CONSULPLAN Médio
09 - Cargo de Operador de Triagem e Transbordo I, concurso realizado em 2008, nos CORREIOS/CE e organizado pela IF/CE Médio
10 - Cargo de Operador de Triagem e Transbordo I, concurso realizado em 2006, nos CORREIOS/CE e organizado pela AOCP Médio
11 - Cargo de Operador de Triagem e Transbordo I, concurso realizado em 2004, nos CORREIOS/PR e organizado pela UFPR Médio
12 - Cargo de Pedagogo Pleno, concurso realizado em 2007, nos CORREIOS/RJ e organizado pela MSCONCURSOS
13 - Cargo de Seleção de Jovem Aprendiz, concurso realizado em 2010, nos CORREIOS e organizado pela CONSULPLAN Médio

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Exercícios de fixação – Correios – Ano 2011 – Cespe
Cargo: Engenheiro de Segurança do Trabalho

José, já com tempo de contribuição suficiente para requerer aposentadoria, trabalhou como operador do setor de galvanoplastia, lidando cotidianamente com produtos químicos prejudiciais à saúde, durante dezessete anos. Atualmente, como agente administrativo, ele está em busca do perfil profissiográfico previdenciário (PPP) e do laudo técnico de condições ambientais do trabalho (LTCAT), para pleitear aposentadoria especial.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens seguintes à luz da legislação de saúde e segurança do trabalho.

01 O LTCAT é o documento que, além de identificar as condições ambientais do trabalho, registra os agentes nocivos presentes no local periciado e apresenta conclusão de que a exposição a esses agentes é ou não prejudicial à saúde ou à integridade física dos trabalhadores.

02 A comprovação de exposição aos agentes nocivos deve ser feita no PPP, preenchido pela empresa ou seu preposto, com base em LTCAT expedido pelo gerente direto do empregado solicitante.

03 Caso um trabalhador solicite rescisão do seu contrato de trabalho, a empresa empregadora desse trabalhador não será obrigada a fornecer-lhe cópia autenticada do PPP.

04 Em uma empresa, o LTCAT e o PPRA têm a mesma finalidade e abrangência na gestão de segurança do trabalho.

05 O PPP é um documento histórico-laboral do trabalhador, lavrado em formulário próprio do Instituto Nacional do Seguro Social, contendo informações detalhadas acerca das atividades do trabalhador e de sua eventual exposição a agentes nocivos à saúde, sem incluir os resultados de exames médicos ou outras informações de caráter particular.

Gabarito
01 – C       
02 – E       
03 – E
04 – E       
05 – E    


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