domingo, 5 de agosto de 2012

Material Grátis - ANVISA - Analista Administrativo - Parte 02

Relação de Provas anteriores
Área: Analista Administrativo – Diversas áreas – Ano 2004

Cargos
01 - Direito -  
02 - Economia -  
03 - Engenharia Civil 
04 - Estatística  
05 - Informática  
Organizadora do concurso: Cespe
Órgão Publico: ANVISA
Escolaridade: Nível Superior

Total de 05 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Cargo: Enfermagem
Organizadora: Cespe
Concurso realizado em 2004

Julgue os itens a seguir, considerando as atribuições regimentais da Assessoria de Planejamento da ANVISA (APLAN) e de suas coordenações.

01 - Cabe à APLAN coordenar e fornecer suporte técnico ao processo de elaboração, análise e acompanhamento do contrato de gestão.

02 - Cabe à APLAN definir os critérios para aprovação e priorização de projetos e convênios.

03 - Cabe à Coordenação de Controle de Projetos e Convênios (CPROC) apoiar tecnicamente as ações de fortalecimento institucional por intermédio da adoção de novas práticas de execução dos processos de trabalho no âmbito da ANVISA.

Acerca da ANVISA e do Plano Nacional de Saúde (PNS), julgue os itens que se seguem.

04 - O primeiro contrato de gestão da ANVISA com o Ministério da Saúde, já previsto na lei de criação da ANVISA, foi estabelecido em 1999.

05 - A ANVISA presta contas ao Ministério da Saúde trimestralmente, por meio de reuniões e relatórios.

06 - PNS é um instrumento de gestão do SUS e traduz as intenções políticas do governo para responder aos anseios da sociedade em relação à saúde.

07 - Vigilância sanitária de produtos e serviços de saúde, publicidade de utilidade pública, construção do edifício sede da ANVISA e pesquisa em vigilância sanitária são algumas das ações da ANVISA previstas no Plano Plurianual 2004-2007.

08 - O Plano Diretor de Vigilância Sanitária (PDVISA) estabelece as prioridades nacionais para a vigilância sanitária, determinando ações uniformes, que devem ser executadas nas várias regiões do País.

09 - O Programa de Implantação e Aperfeiçoamento da Gestão da Qualidade (PIMAQ), vinculado à Diretoria de Recursos Humanos da ANVISA, iniciou-se pela Unidade de Atendimento ao Público.

10 - Gestão centrada no cidadão, participativa e pró-ativa, valorização das pessoas e foco em resultados são alguns dos princípios gerais adotados pelo PIMAQ.

Gabarito:
01 – C       
02 – E       
03 – E       
04 – C
05 – E       
06 – C       
07 – C       
08 – E       
09 – E       
10 – C
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Material Grátis - ANVISA - Analista Administrativo - Parte 01

Relação de Provas anteriores
Área: Analista Administrativo – Diversas áreas – Ano 2004

Cargos
01 - Administração  
02 - Arquivologia   
03 - Biblioteconomia  
04 - Ciências Contábeis  
Organizadora do concurso: Cespe
Órgão Publico: ANVISA
Escolaridade: Nível Superior

Total de 05 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Cargo: Enfermagem
Organizadora: Cespe
Concurso realizado em 2004

Julgue os itens a seguir, considerando as competências e os parceiros do Núcleo de Assessoramento na Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária (NADAV) da ANVISA.

01 - É competência do NADAV gerenciar o planejamento, o acompanhamento e a avaliação das ações descentralizadas e pactuadas de vigilância sanitária.

02 - É competência do NADAV promover ações de descentralização da distribuição de medicamentos, em parceria com estados e municípios.

03 - É competência do NADAV participar, em conjunto com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, do processo de monitoramento das ações de vigilância em saúde.

04 - A SVS, responsável pelas ações de vigilância em saúde, pactua com a ANVISA a programação de ações prioritárias em vigilância sanitária para cada unidade da federação.

05 - O NADAV coordena as ações do Departamento de Apoio à Descentralização do Ministério da Saúde, visando ao fortalecimento da gestão do SUS e à qualificação e à humanização da assistência nos diversos níveis.

06 - O NADAV articula-se com o Fundo Nacional de Saúde para autorizar o repasse dos recursos financeiros, fundo a fundo, para estados e municípios.

07 - Cabe ao NADAV, juntamente com o Ministério Público, investigar denúncias de desvios de dinheiro público relacionadas à vigilância sanitária.

Gabarito:
01 – C       
02 – E       
03 – C       
04 – E       
05 – E       
06 – C
07 – E
  
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DNIT - Analista de Infra Estrutura

Relação de Provas anteriores
Área: Analista em Infraestrutura – Diversas áreas – Ano 2006

Cargos
01 - Engenharia Civil  
02 - Engenharia Elétrica  
03 - Engenharia Florestal  
04 - Engenharia Mecânica  
05 - Engenheiro Agrônomo  
06 - Geografia  
07 - Oceanografia 
08 - Economia
Organizadora do concurso: FJPF
Órgão Publico: DNIT
Escolaridade: Nível Superior

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Material Grátis - DNIT - Analista Administrativo

Relação de Provas anteriores
Área: Analista Administrativo – Diversas áreas – Ano 2006 

Cargos
01 - Geral  
02 - Administração  
03 - Analista de Sistemas 
05 - Contabilidade  
06 - Rede de Computadores 
Organizadora do concurso: FJPF
Órgão Publico: DNIT
Escolaridade: Nível Superior

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sábado, 4 de agosto de 2012

ANAC - Técnico

Relação de provas anteriores
(Cargo, Ano de realização da prova, Orgão e Empresa Organizadora)
01 - Técnico Administrativo - Tecnologia da Informação 2009 ANAC CESPE Médio
02 - Técnico em Regulação de Aviação Civil - Mecânico de Manutenção Aeronáutica 2009 CESPE Médio
03 - Técnico em Regulação de Aviação Civil - Piloto 2009 CESPE Médio
Organizadora do concurso: Cespe

01 - Técnico em Edificações - TEDI 2007 NCE/UFRJ Médio
02 - Técnico em Eletrônica - TELE 2007 NCE/UFRJ Médio
03 - Técnico em Topografia - TTOP 2007 NCE/UFRJ Médio
Organizadora do concurso: NCE UFRJ
Órgão Publico: ANAC
Escolaridade: Nível Médio

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Exercícios de fixação

Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC
Cargo: Arquivologia


01 - Catálogo é definido na arquivística brasileira como um instrumento de pesquisa ou uma relação metódica de documentos, em que os documentos são dispostos:
(A) segundo critérios exclusivamente bibliográficos;
(B) segundo critérios exclusivamente museográficos;
(C) segundo critério temático, cronológico, onomástico ou toponímico;
(D) em ordem alfabética decrescente;
(E) segundo critério orgânico e natural.

02 - Entre os princípios democráticos de transparência e de participação está o de o cidadão poder solicitar consulta, certidão e extração de cópias de documentos produzidos pela administração pública. Na Arquivologia, essa possibilidade denomina-se:
(A) recesso;
(B) processo;
(C) direito de representação, de verificação e de inclusão;
(D) direito arquivístico;
(E) acesso.

03 - A parca literatura sobre questões epistemológicas no âmbito da Arquivística encontra-se dispersa por publicações nem sempre de acesso fácil. Muitos ensaios e artigos são tentativas de teorização baseados em conhecimento insuficiente ou considerações de natureza pragmática apresentados como resultado de uma reflexão teórica.
Essa crítica pode ser interpretada como um sinal de que a Arquivística:
(A) não tem uma função social ;
(B) ainda busca conhecimento para organizar os documentos de arquivos;
(C) é uma técnica sólida;
(D) ainda busca uma base científica para o saber arquivístico;
(E) tende a se diluir na Ciência da Informação.

04 - Os registros em nossos arquivos estão em risco. Os materiais de que são feitos, o ambiente em que são armazenados e a maneira pela qual são guardados e utilizados ameaçam sua preservação de longo prazo. O crescimento constante desses problemas, combinado com limitações financeiras e de pessoal, complicam e aumentam o desafio de preservar tais registros. Como os profissionais de preservação e os arquivistas podem aumentar as chances de que a presente geração e as futuras tenham acesso a esses documentos?
I - Por meio de planejamento e programas institucionais.
II - Com a formulação de políticas e procedimentos de manutenção de acervo.
III - Por meio de planejamento sistemático e abrangente;
IV - Pela melhora do ambiente de guarda dos acervos;
V - Pela organização de projetos de acordo com as prioridades estabelecidas.
Assinale a alternativa correta:
(A) apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas;
(B) apenas as afirmativas II e IV estão corretas;
(C) apenas as afirmativas I e III e V estão corretas;
(D) apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;
(E) Todas as afirmativas estão corretas.

05 - Gestão de documentos, também chamada de administração de documentos, é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes:
(A) à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos na idade corrente, intermediária e permanente, visando a sua eliminação ou recolhimento;
(B) à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos na idade corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento;
(C) apenas à avaliação de documentos;
(D) ao arranjo e descrição;
(E) à microfilmagem e digitalização.

Gabarito:
01 – C       
02 – E       
03 – D       
04 – E       
05 – B    
 
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Material Grátis - ANAC - Especialista

Relação de Provas anteriores

- Especialista em Regulação de Aviação Civil -
01 - Área 1
02 - Área 3
03 - Área 4
04 - Área 5
05 - Piloto

Total de 05 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC
Cargo: Arquivologia
01 - As datas-limite são elementos de identificação:
(A) onomástica em que são indicados o início e o término do período de um documento;
(B) cronológica em que são indicados o início e o término do período de uma unidade de protocolo;
(C) onomástica em que são indicados o início e o término do período de validade documental;
(D) cronológica em que é indicada a data de produção do documento.
(E) cronológica em que são indicados o início e o término do período de uma unidade de descrição.

02 - São elementos a serem considerados na classificação de documentos.
I) a quantidade de itens documentais;
II) a espécie documental;
III) a ação a que os documentos se referem;
IV) a estrutura do órgão que os produz;
V) o assunto dos documentos.
Os três principais são:
(A) I, II e III;
(B) II, III e IV;
(C) I, III e V;
(D) III, IV e V;
(E) I, III e IV.

03 - A Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991, dispõe sobre:
(A) a política nacional de arquivos públicos e privados;
(B) a política nacional de arquivos públicos e de uso restrito de arquivos;
(C) a política nacional de arquivos privados e documentação sigilosa;
(D) a política de acesso internacional a arquivos públicos e privados nacionais;
(E) a política nacional de preservação de arquivos públicos e privados.

04 - As calamidades naturais ou aquelas provocadas pelo homem, grandes ou pequenas, colocam os funcionários e os acervos das instituições em perigo. Constata-se que muitas vezes a instituição só toma conhecimento das vantagens da prevenção de emergências depois de sofridas experiências. Na maioria dos casos, os riscos podem ser reduzidos ou afastados por um programa
abrangente e sistemático de prevenção. São fatores fundamentais a considerar para a formulação de um programa desse tipo:
I - A identificação dos riscos e uma atuação cooperativa de todos os envolvidos.
II - Um planejamento que adote intervenções de forma isolada.
III - A identificação dos recursos e o estabelecimento de prioridades.
IV - A adoção de medidas paliativas e emergenciais.
V - A redação de um plano e sua manutenção.
Assinale a alternativa correta:
(A) apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas;
(B) apenas as afirmativas II e IV estão corretas;
(C) apenas as afirmativas I e III e V estão corretas;
(D) apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;
(E) apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

05 - A Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991, considera como arquivos privados:
(A) os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades;
(B) os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas e famílias, em decorrência de suas atividades;
(C) os conjuntos de documentos recebidos por pessoas jurídicas;
(D) apenas os conjuntos de documentos recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades;
(E) apenas os conjuntos de documentos recebidos por pessoas físicas, em decorrência de suas atividades.

Gabarito:
01 – E   
02 – D       
03 – A       
04 – C       
05 – A    
 
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Material Grátis - ANA - Analista administrativo - Parte 03

Provas anteriores
Área: analista administrativo - Diversas áreas
Cargos
01 - Pedagogia 2006 - CESPE 
02 - Pedagogia 2006 - CESPE 
03 - Qualquer Área de Formação 2006 - CESPE 
04 - Qualquer Área de Formação 2009 - ESAF 
05 - Tecnologia da Informação e Comunicação - Desen. de Sistemas e Adm 2009 - ESAF
06 - Ciências Contábeis 2009 - ESAF 
07 - Engenharia Civil 2006 - CESPE 
Órgão Publico: ANA
Escolaridade: Nível Superior

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Exercícios de FixaçãoCargo: Arquivologia
Organizadora: ESAF
Concurso realizado em 2009

01 - A base teórica das intervenções arquivísticas, que garante a constituição e a plena existência da unidade fundamental em Arquivística é a(o):
(A) organicidade.
(B) autenticidade.
(C) princípio da pertinência.
(D) princípio da proveniência.
(E) naturalidade.

02 - O princípio da ordem primitiva pode ser definido como o princípio segundo o qual
(A) todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido.
(B) o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.
(C) os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a
classificação original.
(D) o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
(E) o arquivo protege os indivíduos da divulgação não autorizada de informações de caráter pessoal.

03 - Acerca do princípio da territorialidade, assinale a assertiva correta.
(A) Não é aplicável no plano institucional.
(B) Tem o mesmo sentido do princípio da pertinência territorial.
(C) Surgiu da necessidade de superar a organização temática dos documentos.
(D) Os arquivos deveriam ser entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território ao qual o conteúdo se refere.
(E) Os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do local em que foram produzidos.

04 - Para produzir um fundo de arquivo, uma organização, entidade, seja ela pública ou privada, deve possuir os seguintes elementos, exceto:
(A) atribuições precisas e estáveis.
(B) posição no seio da hierarquia administrativa definida com exatidão.
(C) política arquivística institucional independente e autônoma.
(D) chefia responsável, gozando de poder de decisão.
(E) organização interna conhecida e fixada em um organograma.

05 - A aplicação dos princípios de identificação do fundo de arquivo tem como consequência
(A) que a divisão ou seção interna de um organismo corresponde às condições requeridas para se produzir um fundo de arquivo.
(B) que qualquer organismo detentor de uma existência jurídica e um nível de competência própria produz um fundo de arquivo.
(C) que os órgãos dependentes de um organismo central não produzem fundos de arquivo que lhes são próprios.
(D) que um mesmo organismo pode formar, dependendo de sua complexidade, mais de um fundo de arquivo.
(E) que um fundo pode ser identificado em uma divisão ou seção interna de um organismo, mesmo dividindo competências com outras divisões ou seções internas.

06 - O conceito de arquivo, apesar das transformações ocorridas após a segunda metade do século XX, mantém inalterada a sua característica básica, que é a(o)
(A) limitação dos suportes.
(B) restrição do sujeito acumulador à pessoa jurídica.
(C) data de produção dos documentos.
(D) formação por documentos considerados de valor permanente.
(E) conjunto orgânico produzido por uma atividade jurídico-administrativa.

07 - No âmbito da cadeia informacional arquivística referente às três idades (corrente, intermediária e permanente dos arquivos, o ciclo da informação arquivística envolve, por princípio, na etapa do contexto organizacional de produção,
I. criação ou produção.
II. uso pelo cidadão, pelo pesquisador científico e, eventualmente, pelo administrador público.
III. uso privilegiado pelo administrador e, excepcionalmente, pelo cidadão.
IV. eliminação e transferência dos documentos e informações.
V. estocagem das informações consideradas de valor permanente.
Estão certos os itens
(A) I e II
(B) I e V
(C) II e III
(D) III e IV
(E) III e V

Gabarito:
01 – D       
02 – B       
03 – E       
04 – C       
05 – B       
06 – E   
07 – D    
 
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Material Grátis - ANA - Analista administrativo - Parte 02

Relação de Provas anteriores
Área: analista administrativo - Diversas áreas
(Ano de realização da prova, Orgão e Empresa Organizadora)
01 - Ciências Econômicas 2006 - CESPE
02 - Ciências Econômicas 2009 - ESAF 
03 - Comunicação Social - Jornalismo 2009 - ESAF 
04 - Comunicação Social - Relações Públicas 2009 - ESAF 
05 - Comunicação Social / Publicidade e Propaganda 2009 - ESAF 
06 - Comunicação Social com habilitação em Jornalismo 2006 - CESPE 
07 - Desenvolvimento de Sistemas e Administração e Banco de Dados 2009 - ESAF 
Órgão Publico: ANA
Escolaridade: Nível Superior

Total de 07 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de Fixação

Cargo: Arquivologia
Organizadora: ESAF
Concurso realizado em 2009

01 - A criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, análise de sistemas, produção e a manutenção de programas de documentos vitais fazem parte de um programa de gestão de documentos da fase de
(A) utilização e conservação.
(B) produção.
(C) criação e normatização.
(D) destinação e eliminação.
(E) recolhimento.

02 - A definição do conceito de gestão de documentos encontrada na Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, não menciona a seguinte operação técnica:
(A) Criação.
(B) Avaliação.
(C) Preservação.
(D) Tramitação.
(E) Uso.

03- O nível mínimo de aplicação de programas de gestão de documentos contempla
(A) os programas de retenção e eliminação de documentos e procedimentos para recolhimento ao arquivo nacional daqueles documentos de valor permanente.
(B) a gestão de diretrizes administrativas, de correspondência e telecomunicações, de máquinas copiadoras, uso de recursos informatizados, entre outros.
(C) a existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário.
(D) a adoção da elaboração e gestão de formulários, elaboração de sistemas de arquivos correntes, gestão de correspondência e documentos vitais.
(E) a gestão de documentos estratégicos e depósitos de arquivos permanentes.

04 - A gestão de documentos vitais determina a necessidade de duas atividades principais:
(A) descrição e preservação.
(B) identificação e proteção.
(C) difusão e indexação.
(D) classificação e arranjo.
(E) transferência e recolhimento.

05 - Os arquivos correntes têm as seguintes características:
I. documentos com pequena possibilidade de uso.
II. documentos com valor primário elevado.
III. documentos que ficam próximos aos usuários diretos.
IV. documentos com valor informativo.
Os itens corretos são
(A) I e II
(B) I e III
(C) I e IV
(D) II e III
(E) II e IV

06 - As quatro idades propostas pelo italiano Elio Lodolini correspondem à
(A) divisão da fase corrente em pré-arquivística e arquivo ativo.
(B) criação de uma fase de armazenamento dos documentos sigilosos.
(C) divisão do arquivo intermediário em duas fases.
(D) divisão do arquivo permanente em duas fases: uma com restrição de acesso e, outra, com acesso público.
(E) criação de uma fase de armazenamento dos documentos reformatados (microfilmados ou digitalizados).

07 - É atividade do arquivo intermediário:
(A) protocolo.
(B) expedição de documentos.
(C) gestão das correspondências.
(D) gestão de informes.
(E) armazenamento de baixo custo.

Gabarito:
01 – A       
02 – D       
03 – A       
04 – B       
05 – D       
06 – C       
07 – E   
 
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