sábado, 9 de maio de 2015

Relação de provas anteriores de Sec de Adm Penitenciária - SAP - SP

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Segue abaixo relação de provas e gabaritos




Exercícios de fixação
Secretaria da Administração Penitenciária
Cargo: Enfermeiro
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Considere a situação seguinte para responder às questões de números 01 a 03.
João é uma criança de 05 meses e está chegando à fase final de amamentação exclusiva com a mãe, primigesta, que se encontra em unidade prisional.

01. Nesta idade, de acordo com o calendário vacinal do Estado de São Paulo, João já deve ter tomado somente as doses das seguintes vacinas:
(A) hepatite B, poliomielite, BCG, pneumocócica 10 valente, DTP Hib e rotavírus.
(B) sarampo-caxumba-rubéola, hepatite B, poliomielite, BCG, DTP Hib e rotavírus.
(C) hepatite B, sarampo-caxumba, BCG, pneumocócica 10 valente, DPT Hib e rotavírus meningocócica C.
(D) hepatite B, poliomielite, BCG, pneumocócica 10 valente, meningocócica C, DTP Hib e rotavírus.
(E) hepatite B, poliomielite, BCG, sarampo-caxumba--rubéola, meningocócica C, DTP Hib e rotavírus.

02. O esquema vacinal destinado para a mãe de João, de acordo com a norma técnica de imunização do Estado de São Paulo, deve focar-se somente em:
(A) dT, sarampo-caxumbas-rubéola e BCG.
(B) dT, hepatite B e rubéola.
(C) sarampo-caxumba-rubéola, hepatite B e tétano.
(D) dT, hepatite B e tétano.
(E) dT, sarampo-caxumba-rubéola e hepatite B.

03. Considerando as possíveis orientações de enfermagem para a mãe de João, no que tange à nutrição, assinale a alternativa correta quanto à prioridade.
(A) Deve ser iniciada a administração de frutas, sob a forma de sucos e/ou papas, substituindo por completo o leite materno.
(B) As papas de frutas devem ser introduzidas gradualmente, no horário correspondente ao do lanche da tarde, completando-se a refeição com leite materno.
(C) As primeiras papas salgadas devem ser iniciadas a partir dos seis meses e meio de vida e deverão substituir por completo o leite materno.
(D) A criança ficará sob a guarda do Estado e a sua nutrição será de responsabilidade do serviço de nutrição da unidade prisional.
(E) As primeiras papas salgadas já podem ser iniciadas imediatamente e deverão substituir por completo o leite materno.

04. Interno é encaminhado ao ambulatório com as seguintes reações fisiológicas: taquicardia, hipertensão arterial, náuseas e vômitos e midríase, bem como com sintomas
de tremores, insônia, agitação psicomotora e ansiedade.
Nesse caso, o paciente pode estar em quadro de
(A) intoxicação alimentar.
(B) síndrome de abstinência do álcool.
(C) síndrome psicótica.
(D) leptospirose.
(E) delirium tremens.

05. O Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário/PNSSP tem por finalidade promover a saúde dessa população e contribuir para o controle e/ou redução dos agravos mais frequentes que a acometem por meio da
(A) implantação de ações para a prevenção de tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão, hepatites, DST/AIDS e dos agravos psicossociais decorrentes
do confinamento, bem como a distribuição de preservativos, com exceção dos danos associados ao uso de drogas.
(B) organização do sistema de informação de saúde da população penitenciária, sendo esta uma responsabilidade dos profissionais de saúde da unidade prisional.
(C) implementação de medidas de proteção específica, como a vacinação, programas de atividade física e distribuição de preservativos, não garantindo o acesso da população penitenciária aos demais níveis de atenção à saúde.
(D) implementação de medidas de proteção específica, de promoção da saúde e de prevenção aos agravos mais prevalentes, bem como a distribuição de preservativos e insumos para a redução de danos associados ao uso de drogas.
(E) reforma e da equipagem das unidades prisionais, visando à estruturação de serviços ambulatoriais que atendam somente às necessidades de atenção no nível básico em saúde, em consonância com as especificidades do Sistema Penitenciário Nacional.

Gabarito
01 - D        
02 - E        
03 - B        
04 - B        
05 - D 

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sábado, 2 de maio de 2015

Exercícios de Português - Gramática

Prezado concurseiro
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Cada parte tem exercícios 20 exercícios de fixação.


Parte 01Parte 02Parte 03Parte 04
Parte 05Parte 06Parte 07Parte 08
Parte 09Parte 10Parte 11Parte 12
Parte 13Parte 14Parte 15Parte 16
Parte 17Parte 18Parte 19Parte 20
Parte 21Parte 22Parte 23Parte 24
Parte 25Parte 26Parte 27Parte 28
Parte 29Parte 30Parte 31Parte 32
Parte 33Parte 34Parte 35Parte 36
Parte 37Parte 38Parte 39Parte 40



sexta-feira, 1 de maio de 2015

Exercícios de fixação de Direito Constitucional

Prezado concurseiro
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Cada parte tem exercícios 15 exercícios de fixação.



Parte 01Parte 02Parte 03Parte 04
Parte 05 Parte 06 Parte 07 Parte 08
Parte 09 Parte 10 Parte 11 Parte 12
Parte 13 Parte 14 Parte 15 Parte 16
Parte 17 Parte 18 Parte 19 Parte 20
Parte 21 Parte 22 Parte 23 Parte 24
Parte 25 Parte 26 Parte 27 Parte 28
Parte 29 Parte 30 Parte 31 Parte 32
Parte 33 Parte 34 Parte 35 Parte 36
Parte 37Parte 38Parte 39Parte 40

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Exercícios Resolvidos – Engenharia Civil – Parte 01


Segue abaixo relação de exercícios de fixação resolvidos

01 – Com relação aos pavimentos rígidos, analise as seguintes afirmativas:
I – São necessárias juntas transversais e longitudinais.
II – São empregadas barras de transferências de cargas no sentido do tráfego.
III – São usadas barras de ligação nas juntas longitudinais.
IV – O material comumente empregado é o concreto.
V- A superfície deve ser isenta de textura.
São corretas somente as afirmativas:
(A) I, II, III e IV;
(B) I, II, III e V;
(C) I, II, IV e V;
(D) I, III, IV e V;
(E) II, III, IV e V.
Resolução
O Pavimento rígido é composto por concreto e aço.
Para um pavimento ter boa qualidade será necessário executar juntas transversais e longitudinais, empregar barras de transferências de cargas no sentido do tráfego e barras de ligação nas juntas longitudinais.

A textura é importante para deixar a superfície rugosa de modo a aumentar o atrito entre pneus e pavimento, a rugosidade auxilia na frenagem de veículos e no escoamento de águas pluviais.

Alternativa correta é o item A

02 – As drenagens de pavimentos envolvem dispositivos superficiais, subterrâneo e subsuperficial. Um exemplo de dispositivo subterrâneo ou profundo é:
(A) dreno longitudinal;
(B) valeta de proteção de corte;
(C) meio-fio da crista do aterro;
(D) colchão drenante;
(E) sarjeta de corte.
Resolução
Dispositivos superficiais são valeta de proteção de corte, meio fio da crista de aterro e sarjeta de corte.
Dispositivo subsuperficial (pouco abaixo da superfície) é colchão drenante.
Dispositivo subterrâneo e o dreno longitudinal, portanto alternativa (A)

03 – O concreto é um material que pode ter sua vida útil reduzida devido à existência de algumas patologias. Em relação aos vazios ou nichos de concretagem (“bicheiras”), analise as possíveis causas a seguir:
I – dosagem inadequada : concreto coeso;
II – alta concentração de barras de aço na armação da peça;
III – vibração excessiva;
IV – lançamento do concreto em alturas superiores a 4 m;
V - utilização de aditivos com agentes fungicidas.
Estão corretos somente os itens:
(A) I, II e III;
(B) I, II e V;
(C) I, III e IV;
(D) II, III e IV;
(E) II, III e V.
Resolução
Analisando item por item
I – Dosagem inadequada não provoca bicheira.
II – A alta concentração de barras dificulta a passagem de concreto dentro da forma, portanto item correto.
III – A vibração excessiva não ajuda a combater as bicheiras, portanto correta.
IV – a altura máxima de lançamento é de 2,50 m, portanto correto.
V - Aditivos não provocam bicheiras
A bicheira decorre do lançamento inadequado do concreto
Alternativa correta é a D

04 – Ao se optar por estacas de madeira em fundação profunda em obras em terra firme; deve-se considerar o apodrecimento do material ao longo do tempo. Analise as possíveis causas:
I – ataque de cloretos;
II – ataque de insetos;
III – ataque de animais marinhos;
IV – desgaste mecânico;
V – envelhecimento da madeira.
Os itens corretos são somente:
(A) I e II;
(B) I e III;
(C) II e III;
(D) II e V;
(E) III e IV.
Resolução
A madeira NÃO sofre ataque de cloretos, de animais marinhos e desgaste mecânico não apodrece a madeira, neste caso restaram o ataque de insetos e o envelhecimento da madeira.
A alternativa correta é (D).



05 – De acordo com a NBR 6492/1994, descrição técnica define:
(A) representação gráfica de planos internos ou de elementos da edificação;
(B) levantamento quantitativo de todo o material especificado no projeto, com as informações suficientes para a sua aquisição;
(C) tipo de norma destinada a fixar características de elementos construtivos;
(D) documento escrito do projeto, que, de forma precisa, completa e ordenada, descreve os materiais de construção a serem utilizados, indica locais onde estes materiais devem ser aplicados e determina as técnicas exigidas para seu emprego;
(E) texto que evidencia as condições estabelecidas no programa de necessidades.
Resolução
A NBR citada trata sobre representação de projetos de arquitetura englobando linhas de representação, tipo letras e números, escalas, cotas, sentido ascendente de escadas e rampas, inclinação de telhados e caimentos, dimensão de portas e janelas, cotas de nível e detalhamentos, indicação de fachadas, representação dos materiais mais usados (concreto, madeira etc) e quadro geral de esquadrias.
A alternativa que mais se encaixa no contexto é a (D).

06 - Em um banheiro, o esgoto proveniente de lavatórios deverá ser captado por um dispositivo denominado sifão antes de se conectar com o tubo de queda. A finalidade principal deste dispositivo é:
(A) propiciar uma ligação mais fácil com a rede;
(B) permitir que somente partes liquidas passem para o sistema de esgoto, funcionando como um tipo de filtro;
(C) impedir o golpe de aríete;
(D) possibilitar a visita da instalação em caso de entupimento;
(E) impedir o retorno de gases provenientes do sistema de esgoto, através de um selo hídrico.
Resolução
A finalidade do sifão é impedir o retorno de gases provenientes do sistema de esgoto, portanto alternativa E

07 – Para a determinação da pressão disponível nos vários trechos de uma instalação hidráulica predial e determinação de sistemas de bombeamento, deve–se estimar a perda de carga que o líquido despenderá para escoar. Em relação a essa perda de carga, esta NÃO dependerá:
(A) do comprimento total do tubo;
(B) do diâmetro interno do tubo;
(C) da rugosidade da superfície interna do tubo;
(D) do material das conexões;
(E) da pressão de vapor.
Resolução
Pressão de vapor não provoca perda de carga, portanto  alternativa (E).

08 – Um dos dispositivos mais encontrados em canteiros de obra que utilizam madeira é a bancada de serra circular. A NR18 especifica cuidados e zelos que devem ser observados com esse tipo de equipamento. Em relação à bancada circular, é INCORRETO afirmar que:
(A) o disco deve ser mantido afiado e destravado, devendo ser prontamente substituído após uso excessivo;
(B) deve ser dotada de mesa estável construída em madeira resistente;
(C) deve ter a carcaça do motor aterrada adequadamente;
(D) deve ser provida de coifa protetora e cutelo divisor;
(E) nas operações de corte de madeira, deve utilizar dispositivo empurrador e guia de alinhamento.
Resolução
Todas as alternativas citadas acima estão corretas exceto o item (A), o disco deve estar travado.

09. A granulometria, a forma e a rugosidade superficial dos grãos, a massa unitária, o inchamento e as impurezas orgânicas são aspectos a serem considerados na composição e dosagem de um dos materiais da argamassa. Esse material é
(A) a areia.
(B) a cal.
(C) o cimento.
(D) o pedrisco.
(E) a microsílica.
Resolução
Inchamento e impurezas orgânicas são características da areia, portanto alternativa correta é (A).

10. Considere os seguintes itens:
I. tipo de amarração;
II. argamassa empregada e qualidade dos blocos;
III. alinhamento e prumo no assentamento dos blocos;
IV. colocação de cintas de amarração para combater a flexão horizontal.
Na resistência das paredes de alvenaria de blocos vazados e empregados nas paredes portantes, influem
(A) II e III, apenas.
(B) II e IV, apenas.
(C) I, II e IV, apenas.
(D) I, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
Resolução
I - Correta
II – Correta
III – Correta
IV – Correta
Portanto a alternativa (E)


Material de Estudo
- Engenharia Civil - Exercícios Resolvidos de Eng Civil
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos


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sábado, 17 de janeiro de 2015

Diretor de Escola Pública – Municipal ou Estadual – Parte 01

Relação de provas anteriores
Cargo: Assistente de Diretor de Escola
(Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- ASSESSORARTE - Ano 2007
- CESGRANRIO - Ano 2009
- VUNESP - Ano 2012
- Assistente Diretor de Escola CETRO - Ano 2009
- Assistente Diretor de Escola FCC - Ano 2011

Cargo: Diretor de Escola
(Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- CESGRANRIO - Ano 2007
- CESGRANRIO - Ano 2009
- CESPE - Ano 2006
- CONRIO - Ano 2014

Total de 09 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

01 - Educadores de uma escola estadual decidiram formar uma rede social por meio da Internet, com o objetivo de trocar experiências para promover melhorias de suas práticas em sala de aula. Esse tipo de iniciativa
(A) requer um estilo de organização piramidal, em que as ações são geridas a partir de referenciais instituídos.
(B) proporciona a multiliderança por meio da ação de facilitadores que ajudam os participantes a gerir ações.
(C) envolve a autorização de gestores do município e de suporte técnico, para que seu funcionamento alcance os educadores.
(D) solicita um produtor social que tem o papel de promover ações difusas, formando grupos colaborativos.
(E) demanda a existência de um gestor da rede que estabeleça funções, áreas de atuação e metas institucionais.

02 - Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é:
(A) obrigatório em todas as redes de ensino.
(B) obrigatório na educação mantida pelos estados.
(C) optativo, desde que os sistemas assim o definam.
(D) optativo, de acordo com a definição dos estabelecimentos escolares.
(E) obrigatório nos sistemas oficiais e optativo no sistema particular de ensino.

03 - O Projeto Pedagógico, segundo a LDB, deve ser definido, com autonomia
(A) pelas Secretarias de Educação para os estabelecimentos de ensino do país.
(B) pelos estabelecimentos de ensino, independentemente das regras dos sistemas de ensino.
(C) pelos estabelecimentos de ensino, de acordo com as regras dos sistemas de ensino.
(D) pelos Conselhos Estaduais de Educação para os estabelecimentos oficiais.
(E) pelo Conselho Nacional de Educação para escolas públicas e particulares.

04 - A Proposta Curricular do Programa São Paulo Faz Escola estabelece um currículo básico e comum a todos os alunos da rede.
Esta proposta tem por finalidade:
(A) sinalizar as aprendizagens mínimas a que todos os alunos de São Paulo têm direito.
(B) facilitar o controle por parte da SEE do cumprimento do Projeto Pedagógico da escola.
(C) cumprir o disposto em normas especificas do C.E.E. Conselho Estadual de Educação.
(D) orientar a escolha dos livros didáticos pelos professores em cada escola.
(E) permitir a troca de experiências entre escolas de diferentes diretorias.

05 - Uma das 10 metas estabelecidas pela SEE em 2007 para melhoria da qualidade do Ensino Médio associada aos resultados do desempenho dos alunos desse segmento no SARESP determinou diversas ações visando à melhoria desses resultados e o alcance daquelas metas.
Considere os seguintes projetos desenvolvidos pela SEE.
I. Ler e escrever.
II. Apoio à continuidade de estudos.
III. Recuperação paralela.
IV. Programa de Bonificação de Resultados.

Referem-se diretamente à melhoria do desempenho no Ensino Médio:
(A) I e II, apenas.
(B) I e III, apenas.
(C) I e IV, apenas.
(D) Il e III, apenas.
(E) I, II e IV, apenas.

06 - Em 2007, a SEE/SP organizou o currículo oficial do Estado apresentando-o em sua Proposta Curricular, obrigatória para todo o sistema, orientando os educadores na construção e execução da Proposta Pedagógica de sua escola.
Para subsidiar a implementação da Proposta foram elaborados e distribuídos os materiais: Proposta Curricular, caderno do professor, caderno do gestor, videoteca de formação, caderno do aluno e material de recuperação para professores e alunos
A partir de 2008, foram colocados links no site “São Paulo Faz Escola”, em que o professor avaliou os materiais distribuídos. Este canal continua mantido para um diálogo permanente. Esses dados serviram para controlar a qualidade do material produzido, sua adequação em sala de aula e o grau de adesão à Proposta Curricular.
Esse conjunto de operações define uma ação:
(A) de caráter obrigatório amparada por lei dado que o Plano Estadual de Educação de São Paulo determina que a Secretaria elabore materiais de apoio aos professores, gestores e alunos.
(B) obrigatório, prevista em legislação própria que antecede qualquer mudança substantiva no currículo.
(C) estratégica e democrática para implementação de um currículo comum.
(D) de natureza política para se contrapor ao PNLD.
A partir dela as escolas deixaram de receber os livros didáticos do MEC.
(E) aparentemente democrata mas que na pratica não considerou as sugestões de mudança propostas pelos professores da rede.


07 - Vania e Lia são gestoras de uma escola. Vania é a diretora e Lia, professora coordenadora. Elas estão sistematizando as informações sobre sua escola com o objetivo trabalhar para a implantação da Proposta Curricular. Para isso, elas começam a encaminhar uma série de ações que visam a elaborar um diagnóstico da unidade de ensino. O Caderno do Gestor 2009, vol.1, sugere que o conjunto de ações a serem seguidas pelas gestoras é:
(A) 1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica da escola;
2. deter-se nos aspectos didáticos, que são os que realmente interessam;
3. formular um plano para resolver os problemas identificados e apresentá-lo ao diretor da escola, atentando ao fato de que seu papel é também motivar e propor soluções.
(B) 1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica da escola;
2. deter-se naquilo que não está funcionando bem para otimizar sua análise;
3. construir instrumentos para o diagnóstico e análise, que têm como foco, principalmente, os aspectos físicos da escola.
(C) 1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica da escola;
2. construir instrumentos que vão auxiliar no diagnóstico das três diferentes dimensões escolares: a dimensão contextual, a comunicacional e a didática;
3. formular um plano para resolver os problemas identificados em cada uma das dimensões e apresentá-lo ao diretor da escola, atentando ao fato de que seu papel é também motivar e propor soluções.
(D) 1. Conversar sobre os problemas da escola e agendar uma reunião geral com pais e professores;
2. traçar metas de trabalho para o futuro a partir dessa reunião;
3. procurar outras escolas para conhecer suas Propostas e propor uma outra Proposta Pedagógica baseada naquelas.
(E) 1. Conversar sobre os problemas da escola e agendar uma reunião geral com pais e professores;
2. traçar metas para o futuro a partir dessas reuniões;
3. resolver os problemas diagnosticados, poupando a direção da escola e aproveitando as experiências bem sucedidas.

08 - Vera assumiu recentemente a direção de uma escola pública estadual na qual manifestam-se cotidianamente muitos conflitos: entre professores e alunos e professores dos diferentes segmentos entre si, entre funcionários e professores e entre alunos. A nova diretora tem como objetivo assumir um modelo administrativo de “Direção por valores”(DPV), uma “ferramenta de liderança estratégica” como está descrita em Trigo J. R. & Costa J. A. (2008). Para alcançar o seu objetivo, Vera deve seguir, em sua gestão, os seguintes princípios:
(A) Priorização da resolução dos problemas emergenciais; centralização das decisões na direção da escola; ingerência da direção em todas as atividades promovidas pelos estudantes; priorização da criatividade na resolução de problemas complexos.
(B) Valorização dos conflitos para a resolução rápida dos mesmos; priorização dos resultados das ações a curto prazo; manutenção do foco das ações nas prioridades dos professores; rigor ao lidar com as diferenças de opinião.
(C) Manutenção do foco das ações nas prioridades dos alunos e dos funcionários; rigor em relação à presença das famílias no ambiente escolar; ingerência da direção em todas as atividades promovidas pelos estudantes; valorização da autonomia dos atores envolvidos no processo.
(D) Priorização do diálogo sobre os valores partilhados; priorização da criatividade na resolução de problemas complexos; valorização das pessoas; valorização da autonomia dos atores envolvidos no processo.
(E) Valorização da autonomia dos atores envolvidos no processo; garantia da fidelidade à direção por parte dos funcionários; priorização do diálogo sobre os valores partilhados; manutenção do foco das ações nas prioridades dos professores.

09 - As gestoras de uma escola estão organizando modalidades de formação continuada para colocar em prática nas HTPCs da escola com os professores regentes de sua unidade de ensino. Uma exigência relativa à organização das HTPCs é
(A) Os professores da 1ª série do Ciclo I deverão participar da formação que acontecerá na Unidade Escolar, nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo.
(B) Os Professores Coordenadores não devem intervir na organização dos horários das HTPCs, que são definidos pela direção.
(C) As questões pedagógicas e as administrativas, devem ser resolvidas nas HTPCs.
(D) Os professores do Ensino Médio são obrigados a participar das HTPCs, que são momentos de planejamento coletivos na unidade escolar.
(E) As HTPCs não devem ser usadas para modificar o planejamento realizado pelos professores da unidade, pois este é definitivo, não podendo ser refeito.

GABARITO

01 – B       
02 – C       
03 – C       
04 – A       
05 – D      
06 – C
07 – C       
08 – D      
09 – A



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