sábado, 17 de janeiro de 2015

Banco Central - Diversos Cargos - Parte 01

Relação de provas anteriores
(Cargo, Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- Analista Área 1 CESGRANRIO - Ano 2010
- Analista Área 2 CESGRANRIO - Ano 2010
- Analista Área 3 CESGRANRIO - Ano 2010
- Analista Área 4 CESGRANRIO - Ano 2010
- Analista Área 5 CESGRANRIO - Ano 2010
- Analista Área 6 CESGRANRIO - Ano 2010
- Analista Área 1 FCC - Ano 2006
- Analista Área 2 FCC - Ano 2006
- Analista Área 3 FCC - Ano 2006
- Analista Área 4 FCC - Ano 2006
- Analista Área 5 FCC - Ano 2006
- Analista FCC - Ano 2006
- Analista Geral Informática FCC - Ano 2001
- Cargos de Nível Técnico FCC - Ano 2006

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Exercícios de fixação

Banco Central - BACEN 1997 – CESPE - Contabilidade
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS


01 - Os ativos circulantes, realizáveis a longo prazo e permanentes são financiados pelos versos passivos (capitais de terceiros) e pelo patrimônio líquido (recursos próprios) em diferentes proporções, gerando estruturas patrimoniais variadas. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir, desconsiderando a possibilidade da existência de resultados de exercícios futuros.

1) Quando o ativo permanente de uma empresa é financiado pela totalidade dos recursos próprios acrescidos de uma parcela do passivo exigível a longo prazo, então o quociente de liquidez geral é menor que 1.
2) Quando o patrimônio líquido financia integralmente o ativo permanente e mais uma parcela dos demais ativos, então o quociente de liquidez geral é menor que 1.
3) A empresa que apresenta um ativo circulante maior que o ativo permanente, sendo este financiado pela totalidade dos recursos próprios e mais os capitais de terceiros de longo prazo e parte dos de curto prazo, com certeza terá quociente de liquidez corrente maior que 1.
4) A empresa que mantém mais de 50% do seu ativo no circulante e apresenta uma relação capitais de terceiros / recursos próprios menor que 1 terá, com certeza, quociente de liquidez corrente maior que 1.
5) A relação ativo circulante / ativo total será sempre maior que 1, quando o patrimônio líquido da empresa for negativo ou existir passivo a descoberto.

02 - O índice de imobilização de recursos não-correntes, isto é, ativo permanente / patrimônio líquido + exigível a longo prazo) x 100, indica

1) a parcela de recursos próprios aplicada no ativo circulante.
2) o grau de financiamento do ativo realizável a longo prazo com recursos de terceiros de curto prazo.
3) o percentual de recursos não-correntes aplicados no ativo permanente.
4) a existência de financiamento de ativos circulantes e/ou realizáveis a longo prazo com recursos não-correntes, quando for menor que 100%.
5) o grau de imobilização de recursos não-correntes, o qual, do ponto de vista de liquidez e garantia para os capitais que financiam a entidade, será avaliado da seguinte forma: quanto menor, melhor.

Gabarito
01:C-E-E-C-E;        
02:E-E-C-C-C;

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Banco Central – Diversos Cargos - Parte 02

Relação de provas anteriores
(Cargo, Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- Procurador do Banco Central do Brasil CESPE - Ano 2013
- Procurador FCC - Ano 2006
- Técnico Área 1 CESGRANRIO - Ano 2010
- Técnico Área 2 CESGRANRIO - Ano 2010

Total de 04 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

01 - O índice de participação de capitais de terceiros, isto é, 100 x capitais de terceiros / patrimônio líquido, é utilizado, nas análises das demonstrações contábeis destinadas a avaliar a concessão de crédito às empresas, com a finalidade de revelar o nível de endividamento das empresas.

1) revelar o nível de endividamento das empresas.
2) identificar o grau de liquidez das empresas.
3) identificar o nível de rentabilidade das empresas.
4) medir o risco das dívidas sobre o patrimônio, que aumenta na proporção direta da
elevação da participação dos capitais de terceiros.
5) avaliar a estrutura de capitais que financiam as empresas.

02 - A companhia objeto de determinada análise apresenta elevados níveis de endividamento e imobilização em 1996, os quais pioraram significativamente em relação à posição dos exercícios anteriores. A sua liquidez é razoável, mas também declinou relativamente aos anos anteriores. Destaca-se, negativamente, em 1996, o índice de liquidez geral. Os resultados da empresa foram razoáveis em 1996; entretanto, haviam atingido bom nível em 1994. De maneira geral, a empresa caiu, de 1994 para 1996, do nível bom para o nível satisfatório.
Com base nesses comentários de análise e considerando que não tenha havido redução do capital social, julgue os itens que se seguem.

1) A empresa está aumentando a parcela de recursos próprios aplicada no ativo circulante.
2) Os quocientes de liquidez apresentam redução ao longo dos anos.
3) Em relação aos anos anteriores, a rentabilidade apresenta-se em queda.
4) As dívidas da empresa estão crescendo mais que os recursos próprios.
5) A empresa está imobilizando menos recursos próprios ao longo dos exercícios sociais em análise.

Gabarito
01:C-E-E-C-C;        
02:E-C-C-C-E; 


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sábado, 10 de janeiro de 2015

Professor de Ensino Básico – PEB II – Parte 08

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB II
- Física FGV - Ano 2013
- Geografia CETRO - Ano 2006
- Geografia IBC - Ano 2013
- Geografia IBC - Ano 2014
- Historia IBC - Ano 2014

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Professor de Ensino Básico – PEB II – Parte 07

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB II
- Espanhol IBC - Ano 2013
- Filosofia FGV - Ano 2013
- Geografia ASTEC - Ano 2013

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Professor de Ensino Básico – PEB II – Parte 06

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB II
- Educação Física FGV - Ano 2013
- Educação Física Pref Colina SP - Ano 2007
- Educação Musical IBC - Ano 2014
- Fundamental MAKIYAMA - Ano 2014

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Professor de Ensino Básico – PEB II – Parte 05

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB II
- Educação Especial Deficiência Visual FGV - Ano 2013
- Educação Especial e Classes Multifuncionais INTEGRI - Ano 2010
- Educação Física CETRO - Ano 2006
- Educação Física IBC - Ano 2013
- Educação Física IBC - Ano 2014

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Professor de Ensino Básico – PEB II – Parte 04

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB II
- Educação Artística IBC - Ano 2013
- Educação Especial ASTEC - Ano 2013
- Educação Especial Deficiência Intelectual FGV - Ano 2013

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Professor de Ensino Básico – PEB II – Parte 03

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB II
- Ciências Físicas e Biológicas FGV - Ano 2013
- Ciências IBC - Ano 2014
- Ciências Professor de Educação Básica Anos Finais do Ensino Fundamental UNIMONTES - Ano 2010
- CONSULPLAN - Ano 2006
- Dança IBC - Ano 2014
- Educação Artística IBC - Ano 2014

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Professor de Ensino Básico – PEB II – Parte 02

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB II
- Artes Professor de Educação Básica Anos Finais do Ensino Fundamental UNIMONTES - Ano 2010
- Biologia FGV - Ano 2013
- Ciências ASTEC - Ano 2013
- Ciências CETRO - Ano 2006

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Professor de Ensino Básico – PEB II – Parte 01

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB II
- Arte CETRO - Ano 2006
- Arte FGV - Ano 2013
- Arte Pref Colina SP - Ano 2007
- Artes Cênicas IBC - Ano 2013
- Artes Cênicas IBC - Ano 2014

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Professor de Ensino Básico I – PEB I – Parte 04

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB I
Professor - MSCONCURSOS - Ano 2014
Professor - MSCONCURSOS - Ano 2014444
Professor - SOLER - Ano 2013
Professor Substituto - PERSONA - Ano 2011

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Exercícios de fixação

01. A Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 em seu artigo 1º apresenta os conceitos de educação e ensino. Nesta conformidade os conceitos de educação e ensino diferem quanto à sua amplitude e abrangência, a saber:
(A) O conceito de educação envolve todas as influências que o indivíduo recebe em sua vida, e o conceito de ensino é mais restrito atendo-se à educação escolar. Todo o ensino é educação, mas nem toda educação é ensino.
(B) Os conceitos de educação e de ensino são coincidentes e envolvem a educação formal, desenvolvida nas escolas, e a educação não formal desenvolvida em outras instituições e circunstâncias diversas da vida em sociedade.
(C) Toda educação é ensino pois é sempre uma atividade intencional, sistemática, seqüencial e orientada por fins e objetivos previamente estabelecidos.
(D) A adoção abrangente da educação, englobando a plenitude da vida cultural, reforça o necessário isolamento da escola em relação ao mundo exterior.
(E) O conceito de educação envolve os ensinamentos que o indivíduo recebe em sua escola, e o conceito de ensino é mais amplo atendo-se à educação pela vida.

02. A unidade escolar, ao elaborar e executar seu projeto pedagógico, construindo a sua autonomia e executando a sua atividade fim, o ensino-aprendizagem, deve buscar perseguir e alcançar os fins nacionais propostos pela:
(A) Constituição de 1946 que gerou a Lei nº 4.024/1961 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que vigorou a partir de 1962.
(B) Constituição de 1988, em especial o artigo 205 que declara que a educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
(C) Lei 5692/1971, elaborada e promulgada durante o Regime Militar, que não foi revogada pela Lei 9394/96.
(D) Lei 9394/96, que devido ao seu caráter neoliberal, estabelece que as leis gerais são aquelas de economia de mercado e não da economia política.
(E) Sociedade civil, pois no Brasil não há um Estado de direito, e sim um Estado de fato que é incapaz de se transformar num agenciador dos interesses coletivos.

03. Na Constituição do Brasil, em vigor, a educação é um direito social fundante da cidadania, e a educação no ensino fundamental, gratuita e obrigatória, tornou-se direito público subjetivo. Direito público subjetivo é aquele pelo qual a(o)
(A) pessoa tem direito de solicitar vaga em escola pública, desde que haja vaga, pois o prédio físico é limitado. O sujeito deste dever é o Estado, que pode apresentar um plano de obras para atender as pessoas em determinado prazo;
(B) titular de um direito pode exigir direta e imediatamente do Estado o cumprimento de um dever e de uma obrigação. O sujeito deste direito é o Estado, sob cuja alçada deve estar situada essa etapa de escolaridade.
(C) pessoa tem dever de solicitar a vaga quando essa é negada, mesmo tendo que aguardar a sua vez no chamado “livro de demanda”. Mas o estado tem também o dever de garantir a vaga.
(D) Estado tem a obrigação de atender as crianças a partir de 6 anos até os 14 anos, mas as famílias podem optar pela não matrícula.
(E) pessoa é apenas um sujeito jurídico, na medida em que exclui o indivíduo singular (singelus) e a sua inserção no social (socius) e participante ativo da sociedade (civis).

04. O Parecer CNE/CEB nº 04/98 traça as diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, e estabelece a Base Nacional Comum e sua Parte Diversificada deverão integrar-se em torno de um paradigma curricular que visa estabelecer a relação entre a Vida Cidadã e as Áreas de Conhecimento, introduz a reflexão sobre a “educação em valores” e o “modo como isso deve se dar”. Ao tratar os vários aspectos da vidacidadã como tema transversal, as Diretrizes e, posteriormente, os Parâmetros Curriculares entendem que tal inserção deve ocorrer por meio
(A) de disciplinas especificas.
(B) de palestras e outros eventos informativos, de leituras de livros ou por meio de novas tecnologias como vídeos e Internet.
(C) da convivência com pessoas que agem de maneira coerente com determinados valores e que o exemplo é a melhor forma de se educar.
(D) da interação entre o sujeito ativo imbuído de razão e de emoções e o mundo constituído de pessoas, objetos e relações, desenvolvendo sua capacidade dialógica.
(E) de uma revisão e ampliação dos conteúdos tradicionais, por exemplo, cabe às Ciências tratar dos temas: saúde, sexualidade, meio ambiente.

05. Toda a legislação pós 1988 e 1996 aponta o grande projeto democrático de construir uma escola aberta, inclusiva, com qualidade e com aprendizagens significativas. No entanto, a realidade aponta formas insidiosas de exclusão social, em especial
(A) o analfabetismo, o semi-analfabetismo, a evasão e o fracasso escolar, a elevada porcentagem de crianças analfabetas com escolarização (analfabetas
funcionais).
(B) a gestão democrática das escolas públicas.
(C) a integração da escola com a comunidade escolar e educativa.
(D) o baixo nível da escola pública, associado a um forte processo seletivo.
(E) a teoria expressa nos parâmetros curriculares e amplamente vivenciada nas salas de aula.

Gabarito
01 – A
02 – B
03 – B
04 – D
05 – A

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