sábado, 10 de janeiro de 2015

Professor de Ensino Básico – PEB II – Parte 05

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB II
- Educação Especial Deficiência Visual FGV - Ano 2013
- Educação Especial e Classes Multifuncionais INTEGRI - Ano 2010
- Educação Física CETRO - Ano 2006
- Educação Física IBC - Ano 2013
- Educação Física IBC - Ano 2014

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Professor de Ensino Básico – PEB II – Parte 04

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB II
- Educação Artística IBC - Ano 2013
- Educação Especial ASTEC - Ano 2013
- Educação Especial Deficiência Intelectual FGV - Ano 2013

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Professor de Ensino Básico – PEB II – Parte 03

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB II
- Ciências Físicas e Biológicas FGV - Ano 2013
- Ciências IBC - Ano 2014
- Ciências Professor de Educação Básica Anos Finais do Ensino Fundamental UNIMONTES - Ano 2010
- CONSULPLAN - Ano 2006
- Dança IBC - Ano 2014
- Educação Artística IBC - Ano 2014

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Professor de Ensino Básico – PEB II – Parte 02

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB II
- Artes Professor de Educação Básica Anos Finais do Ensino Fundamental UNIMONTES - Ano 2010
- Biologia FGV - Ano 2013
- Ciências ASTEC - Ano 2013
- Ciências CETRO - Ano 2006

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Professor de Ensino Básico – PEB II – Parte 01

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB II
- Arte CETRO - Ano 2006
- Arte FGV - Ano 2013
- Arte Pref Colina SP - Ano 2007
- Artes Cênicas IBC - Ano 2013
- Artes Cênicas IBC - Ano 2014

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Professor de Ensino Básico I – PEB I – Parte 04

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB I
Professor - MSCONCURSOS - Ano 2014
Professor - MSCONCURSOS - Ano 2014444
Professor - SOLER - Ano 2013
Professor Substituto - PERSONA - Ano 2011

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Exercícios de fixação

01. A Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 em seu artigo 1º apresenta os conceitos de educação e ensino. Nesta conformidade os conceitos de educação e ensino diferem quanto à sua amplitude e abrangência, a saber:
(A) O conceito de educação envolve todas as influências que o indivíduo recebe em sua vida, e o conceito de ensino é mais restrito atendo-se à educação escolar. Todo o ensino é educação, mas nem toda educação é ensino.
(B) Os conceitos de educação e de ensino são coincidentes e envolvem a educação formal, desenvolvida nas escolas, e a educação não formal desenvolvida em outras instituições e circunstâncias diversas da vida em sociedade.
(C) Toda educação é ensino pois é sempre uma atividade intencional, sistemática, seqüencial e orientada por fins e objetivos previamente estabelecidos.
(D) A adoção abrangente da educação, englobando a plenitude da vida cultural, reforça o necessário isolamento da escola em relação ao mundo exterior.
(E) O conceito de educação envolve os ensinamentos que o indivíduo recebe em sua escola, e o conceito de ensino é mais amplo atendo-se à educação pela vida.

02. A unidade escolar, ao elaborar e executar seu projeto pedagógico, construindo a sua autonomia e executando a sua atividade fim, o ensino-aprendizagem, deve buscar perseguir e alcançar os fins nacionais propostos pela:
(A) Constituição de 1946 que gerou a Lei nº 4.024/1961 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que vigorou a partir de 1962.
(B) Constituição de 1988, em especial o artigo 205 que declara que a educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
(C) Lei 5692/1971, elaborada e promulgada durante o Regime Militar, que não foi revogada pela Lei 9394/96.
(D) Lei 9394/96, que devido ao seu caráter neoliberal, estabelece que as leis gerais são aquelas de economia de mercado e não da economia política.
(E) Sociedade civil, pois no Brasil não há um Estado de direito, e sim um Estado de fato que é incapaz de se transformar num agenciador dos interesses coletivos.

03. Na Constituição do Brasil, em vigor, a educação é um direito social fundante da cidadania, e a educação no ensino fundamental, gratuita e obrigatória, tornou-se direito público subjetivo. Direito público subjetivo é aquele pelo qual a(o)
(A) pessoa tem direito de solicitar vaga em escola pública, desde que haja vaga, pois o prédio físico é limitado. O sujeito deste dever é o Estado, que pode apresentar um plano de obras para atender as pessoas em determinado prazo;
(B) titular de um direito pode exigir direta e imediatamente do Estado o cumprimento de um dever e de uma obrigação. O sujeito deste direito é o Estado, sob cuja alçada deve estar situada essa etapa de escolaridade.
(C) pessoa tem dever de solicitar a vaga quando essa é negada, mesmo tendo que aguardar a sua vez no chamado “livro de demanda”. Mas o estado tem também o dever de garantir a vaga.
(D) Estado tem a obrigação de atender as crianças a partir de 6 anos até os 14 anos, mas as famílias podem optar pela não matrícula.
(E) pessoa é apenas um sujeito jurídico, na medida em que exclui o indivíduo singular (singelus) e a sua inserção no social (socius) e participante ativo da sociedade (civis).

04. O Parecer CNE/CEB nº 04/98 traça as diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, e estabelece a Base Nacional Comum e sua Parte Diversificada deverão integrar-se em torno de um paradigma curricular que visa estabelecer a relação entre a Vida Cidadã e as Áreas de Conhecimento, introduz a reflexão sobre a “educação em valores” e o “modo como isso deve se dar”. Ao tratar os vários aspectos da vidacidadã como tema transversal, as Diretrizes e, posteriormente, os Parâmetros Curriculares entendem que tal inserção deve ocorrer por meio
(A) de disciplinas especificas.
(B) de palestras e outros eventos informativos, de leituras de livros ou por meio de novas tecnologias como vídeos e Internet.
(C) da convivência com pessoas que agem de maneira coerente com determinados valores e que o exemplo é a melhor forma de se educar.
(D) da interação entre o sujeito ativo imbuído de razão e de emoções e o mundo constituído de pessoas, objetos e relações, desenvolvendo sua capacidade dialógica.
(E) de uma revisão e ampliação dos conteúdos tradicionais, por exemplo, cabe às Ciências tratar dos temas: saúde, sexualidade, meio ambiente.

05. Toda a legislação pós 1988 e 1996 aponta o grande projeto democrático de construir uma escola aberta, inclusiva, com qualidade e com aprendizagens significativas. No entanto, a realidade aponta formas insidiosas de exclusão social, em especial
(A) o analfabetismo, o semi-analfabetismo, a evasão e o fracasso escolar, a elevada porcentagem de crianças analfabetas com escolarização (analfabetas
funcionais).
(B) a gestão democrática das escolas públicas.
(C) a integração da escola com a comunidade escolar e educativa.
(D) o baixo nível da escola pública, associado a um forte processo seletivo.
(E) a teoria expressa nos parâmetros curriculares e amplamente vivenciada nas salas de aula.

Gabarito
01 – A
02 – B
03 – B
04 – D
05 – A

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Professor de Ensino Básico I – PEB I – Parte 03

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB I
- Professor de Educação Básica I PEB I EGP - Ano 2013
- Professor de Educação Básica I PEB I MOURA MELO - Ano 2007
- Professor de Educação Básica PEB I INSTITUTO NEO EXITUS - Ano 2013
- Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental PEB I CONSULPLAN - Ano 2010
- Professor PEB I IEPRO UECE - Ano 2009

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Exercícios de fixação

01 - Dentre as medidas de proteção à criança a ao adolescente, previstas no Estatuto da Criança e
do Adolescente, está o abrigo.
Complete as lacunas com a opção correta:
“Abrigo é medida ..................................... e .................................. .
(A) Permanente e segura
(B) Provisória e excepcional
(C) Provisória e útil
(D) Certa e determinada
(E) Permanente e garantida

02 - Considere os enunciados:
I - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.
II – oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o ensino
fundamental.
III – assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior.
De acordo com a LDB, os enunciados I, II e III identificam, respectivamente, responsabilidades
(A) da União, dos Municípios e dos Estados.
(B) dos Estados, da União e dos Municípios.
(C) dos Estados, dos Municípios e da União.
(D) dos Municípios, dos Estados e da União.
(E) da União, dos Estados e dos Municípios.

03 - A Resolução CNE/CEB nº 2/98 instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino Fundamental, a serem observadas na organização curricular das unidades escolares integrantes dos diversos sistemas de ensino, e prevê que as escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas:
I – os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
II – os princípios dos Direitos e Deveres da Cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
III – os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Está correto o afirmado em:
(A) II apenas.
(B) I e II apenas.
(C) I e III apenas.
(D) II e III apenas.
(E) I, II e III

04 - Caberá às Diretorias de Ensino:
(A) orientar e manter as escolas informadas sobre os serviços ou instituições especializadas existentes na região, mantendo contatos com as mesmas, de forma a agilizar os atendimentos de alunos;
(B) integrar os conselhos de classes/ciclos/séries e participar das HTPCs e/ou outras atividades coletivas programadas pela escola;
(C) orientar a equipe escolar quanto aos procedimentos e estratégias de inclusão dos alunos nas classes comuns;
(D) oferecer apoio técnico pedagógico aos professores das classes comuns;
(E) oferecer apoio técnico pedagógico aos professores de classes especiais.

05 - Para que o funcionário público possa obter licença, sem vencimentos ou remuneração, para tratar de interesses particulares, ele deverá ter:
(A) dez anos de exercício;
(B) a qualquer tempo;
(C) cinco anos de exercício;
(D) quatro anos de exercício;
(E) sete anos de exercício.

GABARITO
01 – A
02 – D
03 – A
04 – E
05 – C

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Professor de Ensino Básico I – PEB I – Parte 02

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB I
- Educação Infantil de 1 a 4 Serie ASSESSORARTE - Ano 2011
- Ensino Fundamental IBC - Ano 2013
- Ensino Fundamental IBC - Ano 2014
- Pedagogo FUNEC - Ano 2009
- Professor de Educação Básica Anos iniciais I UNIMONTES - Ano 2010
- Professor de Educação Infantil DIRECTA - Ano 2014
- Professor de Educação Básica I PEB I CONRIO - Ano 2014

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Exercícios de Fixação
01 - Devido às grandes transformações que o final do século XX e início do século XXI trouxeram ao mundo, pode-se dizer que está(ão) em evidência:
(A) enormes corporações com milhares de operários.
(B) a produção de bens verticalmente estruturada.
(C) o crescimento do número de trabalhadores empregados em tempo integral.
(D) a ampliação das organizações e burocracias sindicais corporativas.
(E) a manutenção de um exército de pessoas estruturalmente desempregadas.

02 - A transferência de conhecimentos se dá quando:
(A) se multiplicam os exercícios de aplicação em contextos variados.
(B) se trabalha a repetição para permitir a memorização.
(C) se identificam isomorfismos, memória e construção de soluções.
(D) o aluno, diante de três situações análogas, não responde pelo isomorfismo.
(E) o aluno obtiver um grande domínio da teoria e ficar seguro do seu saber.

03 - Avaliação é o ato crítico que:
(A) deve buscar novos caminhos se acionado nos momentos de crise.
(B) contribui nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, planejada/intencional.
(C) precisa ser neutro, imparcial, para medir o conhecimento do aluno.
(D) verifica a fidelidade da execução do planejamento elaborado pelos professores.
(E) garante a participação de todos no processo se praticado contínua e coletivamente.

04 - Para que o plano escolar seja instrumento efetivo para a ação, ele deve ser:
(A) guia de orientação, seqüencial, objetivo, coerente e flexível.
(B) diretivo, livre, progressivo, permanente e teórico.
(C) objetivo, progressivo, imutável, diretivo e global.
(D) diretivo, flexível, teórico, coerente e de alcance amplo.
(E) coordenado, diretivo, estruturado rigidamente e amplo.

05 - Considerando-se as características da síndrome da violência escolar por contágio via mídia, é falso dizer que este tipo de violência:
(A) acontece próximo às escolas;
(B) parece impulsionado por uma epidemia;
(C) seu contágio se efetiva via mídia;
(D) envolve adolescentes;
(E) mas causa menor menor impacto aos pais, porque a escola é o lugar onde os filhos estão mais protegidos.

GABARITO
01 – B
02 – A
03 – C
04 – D
05 – B


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Professor de Ensino Básico I – PEB I – Parte 01

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB I
Auxiliar de Professor PEB I CONSULPLAN - Ano 2006
PEB 1 Professor Educação Básica Educação Infantil REIS REIS - Ano - Ano 2013
- CONSULPLAN - Ano - Ano 2006
- Educação Infantil Creche e Pré Escola Pref Colina SP - Ano - Ano 2007
- Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 ao 5 anos iniciais ASTEC - Ano 2013
- Educação Infantil e Ensino Fundamental Deficiência Auditiva CETRO - Ano 2006
- Educação Infantil e Ensino Fundamental Deficiência Mental CETRO - Ano 2006
- Educação Infantil Ensino Fundamental CETRO - Ano 2006
- Educação Infantil Ensino Fundamental Deficiência Visual CETRO - Ano 2006
- Educação Infantil IBC - Ano 2013

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Exercícios de Fixação

01 - Os ciclos:
(A) vieram para ficar, uma vez que países desenvolvidos os aprovaram;
(B) têm teses que os justifiquem e os relatos a seu respeito são promissores;
(C) são mais uma tentativa de atender as diferenças individuais;
(D) vieram para que o aluno goste de estar na escola;
(E) todas as alternativas estão corretas.

02 - Os Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC constituem para as escolas de Educação
Básica uma referência:
(A) recomendada;
(B) permitida;
(C) proibida;
(D) obrigatória;
(E) exagerada.

03 - No novo ensino médio, a interdisciplinaridade e a contextualização são princípios:
(A) axiológicos;
(B) metodológicos;
(C) didáticos;
(D) filosóficos;
(E) pedagógicos.

04 - “Trabalho e Consumo” constitui um tema transversal específico para:
(A) 1º ciclo;
(B) 3º ciclo;
(C) 3º e 4º ciclos;
(D) 2º ciclo;
(E) 1º e 2º ciclos.

05 - O ponto de partida para um projeto de participação das famílias na escola e desta na vida da comunidade, é:
(A) a busca de parceria;
(B) o ensino às famílias sobre linguagem burocrática da escola;
(C) a visita dos professores às casas dos alunos;
(D) o reconhecimento mútuo;
(E) todas as alternativas estão corretas.

GABARITO
01 – B
02 – D
03 – C
04 – D
05 – B


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Relação de provas por empresas públicas
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quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

IBGE – PARTE 10 – Diversos Cargos

Relação de provas anteriores
01 - Cargo de Geógrafo, concurso organizado pela CESGRANRIO e realizado em 2010
02 - Cargo de Geógrafo, concurso organizado pela NCE UFRJ e realizado em 2002
03 - Cargo de Geólogo, concurso organizado pela CESGRANRIO e realizado em 2010
04 - Cargo de Geoprocessamento, concurso organizado pela CESGRANRIO e realizado em 2010
05 - Cargo de Gestão e Infraestrutura, concurso organizado pela CESGRANRIO e realizado em 2010

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Exercícios de fixação
IBGE
Cargo: Auditor

01 - Sobre as hipóteses de contratação direta estabelecidas no Estatuto de Licitações e Contratos Administrativos (Lei no 8.666, de 21/06/1993), é correto afirmar que o procedimento licitatório é inexigível
(A) quando a realização do certame revelar-se inconveniente ou inoportuna, embora jurídica e tecnicamente viável.
(B) quando houver inviabilidade de competição.
(C) para a aquisição de bens e serviços comuns cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pela Administração Pública por meio de especificações usuais no mercado.
(D) se a lei dispensar o administrador de realizá-lo, embora a competição seja juridicamente viável.
(E) se não acudirem interessados à licitação anterior e essa, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração Pública.

02 - No âmbito federal, o direito da Administração Pública de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. O princípio básico da Administração Pública que justifica a fixação de tal prazo decadencial é a
(A) segurança jurídica.
(B) legalidade.
(C) impessoalidade.
(D) probidade administrativa.
(E) eficiência.

03 - O pregão eletrônico é a modalidade de licitação que se destina à(s)
(A) alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado e precedida de avaliação, devendo ser adotada a maior outorga como critério seletivo para julgamento das propostas.
(B) venda de bens móveis inservíveis para a Administração Pública ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, devendo ser adotada a maior oferta como único critério seletivo para julgamento das propostas.
(C) aquisição de bens e serviços comuns, devendo ser adotado o menor preço como critério seletivo para julgamento das propostas.
(D) aquisição de bens comuns e contratação de obras de engenharia de menor complexidade, devendo ser adotado o menor preço como critério seletivo para julgamento das propostas.
(E) locações imobiliárias e alienações em geral, devendo ser adotada a maior oferta como único critério seletivo para julgamento das propostas.

04 - Sobre as características do orçamento, analise as afirmativas a seguir.
I - Na técnica de orçamento-programa, a análise de eficácia das ações de governo tem como principais critérios classificatórios as unidades administrativas e os elementos de despesas.
II - O orçamento base zero consiste num processo operacional de planejamento e orçamento cuja elaboração está calcada na preparação de pacotes de decisão.
III - No orçamento tradicional, a alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas, pois a ênfase desse modelo é a avaliação dos resultados.
É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)
(A) II, apenas. (B) III, apenas.
(C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

05 - Classificam-se os gastos com a aquisição de imóveis já em utilização e os ingressos financeiros provenientes dos depósitos em garantia efetuados por fornecedores, visando à participação em um procedimento licitatório, respectivamente, como
(A) receitas de capital e despesas correntes.
(B) receitas extraorçamentárias e despesas orçamentárias.
(C) despesas com inversões financeiras e receitas extraorçamentárias.
(D) despesas extraorçamentárias e receitas com inversão financeira.
(E) despesas patrimoniais e receitas de capital.

GABARITO
01 – B
02 – A       
03 – C       
04 – A       
05 – C    

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