sábado, 10 de janeiro de 2015

Professor de Ensino Básico I – PEB I – Parte 03

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB I
- Professor de Educação Básica I PEB I EGP - Ano 2013
- Professor de Educação Básica I PEB I MOURA MELO - Ano 2007
- Professor de Educação Básica PEB I INSTITUTO NEO EXITUS - Ano 2013
- Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental PEB I CONSULPLAN - Ano 2010
- Professor PEB I IEPRO UECE - Ano 2009

Total de 05 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

01 - Dentre as medidas de proteção à criança a ao adolescente, previstas no Estatuto da Criança e
do Adolescente, está o abrigo.
Complete as lacunas com a opção correta:
“Abrigo é medida ..................................... e .................................. .
(A) Permanente e segura
(B) Provisória e excepcional
(C) Provisória e útil
(D) Certa e determinada
(E) Permanente e garantida

02 - Considere os enunciados:
I - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.
II – oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o ensino
fundamental.
III – assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior.
De acordo com a LDB, os enunciados I, II e III identificam, respectivamente, responsabilidades
(A) da União, dos Municípios e dos Estados.
(B) dos Estados, da União e dos Municípios.
(C) dos Estados, dos Municípios e da União.
(D) dos Municípios, dos Estados e da União.
(E) da União, dos Estados e dos Municípios.

03 - A Resolução CNE/CEB nº 2/98 instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino Fundamental, a serem observadas na organização curricular das unidades escolares integrantes dos diversos sistemas de ensino, e prevê que as escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas:
I – os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
II – os princípios dos Direitos e Deveres da Cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
III – os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Está correto o afirmado em:
(A) II apenas.
(B) I e II apenas.
(C) I e III apenas.
(D) II e III apenas.
(E) I, II e III

04 - Caberá às Diretorias de Ensino:
(A) orientar e manter as escolas informadas sobre os serviços ou instituições especializadas existentes na região, mantendo contatos com as mesmas, de forma a agilizar os atendimentos de alunos;
(B) integrar os conselhos de classes/ciclos/séries e participar das HTPCs e/ou outras atividades coletivas programadas pela escola;
(C) orientar a equipe escolar quanto aos procedimentos e estratégias de inclusão dos alunos nas classes comuns;
(D) oferecer apoio técnico pedagógico aos professores das classes comuns;
(E) oferecer apoio técnico pedagógico aos professores de classes especiais.

05 - Para que o funcionário público possa obter licença, sem vencimentos ou remuneração, para tratar de interesses particulares, ele deverá ter:
(A) dez anos de exercício;
(B) a qualquer tempo;
(C) cinco anos de exercício;
(D) quatro anos de exercício;
(E) sete anos de exercício.

GABARITO
01 – A
02 – D
03 – A
04 – E
05 – C

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Professor de Ensino Básico I – PEB I – Parte 02

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB I
- Educação Infantil de 1 a 4 Serie ASSESSORARTE - Ano 2011
- Ensino Fundamental IBC - Ano 2013
- Ensino Fundamental IBC - Ano 2014
- Pedagogo FUNEC - Ano 2009
- Professor de Educação Básica Anos iniciais I UNIMONTES - Ano 2010
- Professor de Educação Infantil DIRECTA - Ano 2014
- Professor de Educação Básica I PEB I CONRIO - Ano 2014

Total de 07 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de Fixação
01 - Devido às grandes transformações que o final do século XX e início do século XXI trouxeram ao mundo, pode-se dizer que está(ão) em evidência:
(A) enormes corporações com milhares de operários.
(B) a produção de bens verticalmente estruturada.
(C) o crescimento do número de trabalhadores empregados em tempo integral.
(D) a ampliação das organizações e burocracias sindicais corporativas.
(E) a manutenção de um exército de pessoas estruturalmente desempregadas.

02 - A transferência de conhecimentos se dá quando:
(A) se multiplicam os exercícios de aplicação em contextos variados.
(B) se trabalha a repetição para permitir a memorização.
(C) se identificam isomorfismos, memória e construção de soluções.
(D) o aluno, diante de três situações análogas, não responde pelo isomorfismo.
(E) o aluno obtiver um grande domínio da teoria e ficar seguro do seu saber.

03 - Avaliação é o ato crítico que:
(A) deve buscar novos caminhos se acionado nos momentos de crise.
(B) contribui nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, planejada/intencional.
(C) precisa ser neutro, imparcial, para medir o conhecimento do aluno.
(D) verifica a fidelidade da execução do planejamento elaborado pelos professores.
(E) garante a participação de todos no processo se praticado contínua e coletivamente.

04 - Para que o plano escolar seja instrumento efetivo para a ação, ele deve ser:
(A) guia de orientação, seqüencial, objetivo, coerente e flexível.
(B) diretivo, livre, progressivo, permanente e teórico.
(C) objetivo, progressivo, imutável, diretivo e global.
(D) diretivo, flexível, teórico, coerente e de alcance amplo.
(E) coordenado, diretivo, estruturado rigidamente e amplo.

05 - Considerando-se as características da síndrome da violência escolar por contágio via mídia, é falso dizer que este tipo de violência:
(A) acontece próximo às escolas;
(B) parece impulsionado por uma epidemia;
(C) seu contágio se efetiva via mídia;
(D) envolve adolescentes;
(E) mas causa menor menor impacto aos pais, porque a escola é o lugar onde os filhos estão mais protegidos.

GABARITO
01 – B
02 – A
03 – C
04 – D
05 – B


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Professor de Ensino Básico I – PEB I – Parte 01

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB I
Auxiliar de Professor PEB I CONSULPLAN - Ano 2006
PEB 1 Professor Educação Básica Educação Infantil REIS REIS - Ano - Ano 2013
- CONSULPLAN - Ano - Ano 2006
- Educação Infantil Creche e Pré Escola Pref Colina SP - Ano - Ano 2007
- Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 ao 5 anos iniciais ASTEC - Ano 2013
- Educação Infantil e Ensino Fundamental Deficiência Auditiva CETRO - Ano 2006
- Educação Infantil e Ensino Fundamental Deficiência Mental CETRO - Ano 2006
- Educação Infantil Ensino Fundamental CETRO - Ano 2006
- Educação Infantil Ensino Fundamental Deficiência Visual CETRO - Ano 2006
- Educação Infantil IBC - Ano 2013

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Exercícios de Fixação

01 - Os ciclos:
(A) vieram para ficar, uma vez que países desenvolvidos os aprovaram;
(B) têm teses que os justifiquem e os relatos a seu respeito são promissores;
(C) são mais uma tentativa de atender as diferenças individuais;
(D) vieram para que o aluno goste de estar na escola;
(E) todas as alternativas estão corretas.

02 - Os Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC constituem para as escolas de Educação
Básica uma referência:
(A) recomendada;
(B) permitida;
(C) proibida;
(D) obrigatória;
(E) exagerada.

03 - No novo ensino médio, a interdisciplinaridade e a contextualização são princípios:
(A) axiológicos;
(B) metodológicos;
(C) didáticos;
(D) filosóficos;
(E) pedagógicos.

04 - “Trabalho e Consumo” constitui um tema transversal específico para:
(A) 1º ciclo;
(B) 3º ciclo;
(C) 3º e 4º ciclos;
(D) 2º ciclo;
(E) 1º e 2º ciclos.

05 - O ponto de partida para um projeto de participação das famílias na escola e desta na vida da comunidade, é:
(A) a busca de parceria;
(B) o ensino às famílias sobre linguagem burocrática da escola;
(C) a visita dos professores às casas dos alunos;
(D) o reconhecimento mútuo;
(E) todas as alternativas estão corretas.

GABARITO
01 – B
02 – D
03 – C
04 – D
05 – B


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quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

IBGE – PARTE 10 – Diversos Cargos

Relação de provas anteriores
01 - Cargo de Geógrafo, concurso organizado pela CESGRANRIO e realizado em 2010
02 - Cargo de Geógrafo, concurso organizado pela NCE UFRJ e realizado em 2002
03 - Cargo de Geólogo, concurso organizado pela CESGRANRIO e realizado em 2010
04 - Cargo de Geoprocessamento, concurso organizado pela CESGRANRIO e realizado em 2010
05 - Cargo de Gestão e Infraestrutura, concurso organizado pela CESGRANRIO e realizado em 2010

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Exercícios de fixação
IBGE
Cargo: Auditor

01 - Sobre as hipóteses de contratação direta estabelecidas no Estatuto de Licitações e Contratos Administrativos (Lei no 8.666, de 21/06/1993), é correto afirmar que o procedimento licitatório é inexigível
(A) quando a realização do certame revelar-se inconveniente ou inoportuna, embora jurídica e tecnicamente viável.
(B) quando houver inviabilidade de competição.
(C) para a aquisição de bens e serviços comuns cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pela Administração Pública por meio de especificações usuais no mercado.
(D) se a lei dispensar o administrador de realizá-lo, embora a competição seja juridicamente viável.
(E) se não acudirem interessados à licitação anterior e essa, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração Pública.

02 - No âmbito federal, o direito da Administração Pública de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. O princípio básico da Administração Pública que justifica a fixação de tal prazo decadencial é a
(A) segurança jurídica.
(B) legalidade.
(C) impessoalidade.
(D) probidade administrativa.
(E) eficiência.

03 - O pregão eletrônico é a modalidade de licitação que se destina à(s)
(A) alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado e precedida de avaliação, devendo ser adotada a maior outorga como critério seletivo para julgamento das propostas.
(B) venda de bens móveis inservíveis para a Administração Pública ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, devendo ser adotada a maior oferta como único critério seletivo para julgamento das propostas.
(C) aquisição de bens e serviços comuns, devendo ser adotado o menor preço como critério seletivo para julgamento das propostas.
(D) aquisição de bens comuns e contratação de obras de engenharia de menor complexidade, devendo ser adotado o menor preço como critério seletivo para julgamento das propostas.
(E) locações imobiliárias e alienações em geral, devendo ser adotada a maior oferta como único critério seletivo para julgamento das propostas.

04 - Sobre as características do orçamento, analise as afirmativas a seguir.
I - Na técnica de orçamento-programa, a análise de eficácia das ações de governo tem como principais critérios classificatórios as unidades administrativas e os elementos de despesas.
II - O orçamento base zero consiste num processo operacional de planejamento e orçamento cuja elaboração está calcada na preparação de pacotes de decisão.
III - No orçamento tradicional, a alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas, pois a ênfase desse modelo é a avaliação dos resultados.
É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)
(A) II, apenas. (B) III, apenas.
(C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

05 - Classificam-se os gastos com a aquisição de imóveis já em utilização e os ingressos financeiros provenientes dos depósitos em garantia efetuados por fornecedores, visando à participação em um procedimento licitatório, respectivamente, como
(A) receitas de capital e despesas correntes.
(B) receitas extraorçamentárias e despesas orçamentárias.
(C) despesas com inversões financeiras e receitas extraorçamentárias.
(D) despesas extraorçamentárias e receitas com inversão financeira.
(E) despesas patrimoniais e receitas de capital.

GABARITO
01 – B
02 – A       
03 – C       
04 – A       
05 – C    

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Auditor Fiscal – Nível Superior - Parte 02 – Seção 01

Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/PA e organizado pela AOCP 
02 - Concurso realizado em 2009, no IFS/MG e organizado pela AOCP 
03 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/MG e organizado pela AOCP 
04 - Concurso realizado em 2009, na Casa da Moeda e organizado pela CESGRANRIO
05 - Concurso realizado em 2008, no INEA e organizado pela CESGRANRIO 
06 - Concurso realizado em 2005, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/PI e organizado pela CESGRANRIO 
07 - Concurso realizado em 2009, na FUB e organizado pela CESPE 
08 - Concurso realizado em 2009, na UNIPAMPA e organizado pela CESPE 
09 - Concurso realizado em 2008, no CGE/PB e organizado pela CESPE 
10 - Concurso realizado em 2007, no TCU e organizado pela CESPE 
11 - Concurso realizado em 2005, na AGE/ES e organizado pela CESPE 
12 - Concurso realizado em 2005, no MPE/RO e organizado pela CESPE 
13 - Concurso realizado em 2009, na Prefeitura de Juazeiro do Norte/CE e organizado pela CEV/URCA 
14 - Concurso realizado em 2006, na CEAGESP e organizado pela CONSULPLAN 

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Auditor Fiscal – Nível Superior - Parte 02 – Seção 04

Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Concurso realizado em 2009, na Prefeitura de Pedro Afonso/TO  
02 - Concurso realizado em 2006, na ELETRONUCLEAR e organizado pela NCE/UFRJ 
03 - Concurso realizado em 2006, na ELETRONORTE e organizado pela NCE/UFRJ
04 - Concurso realizado em 2009, no CEASA/MG e organizado pela REIS & REIS 
05 - Concurso realizado em 2009, na UFES 
06 - Concurso realizado em 2009, na UFLA 
07 - Concurso realizado em 2009, na UFMG 
08 - Concurso realizado em 2009, na UFRJ 

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Auditor Fiscal – Nível Superior - Parte 02 – Seção 03

Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/AL  
02 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/CE  
03 - Concurso realizado em 2008, no Instituto Federal - IF/MG 
04 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/PI  
05 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/RS  
06 - Concurso realizado em 2009, na UNIFESP e organizado pela INSTITUTO CIDADES 
07 - Concurso realizado em 2008, no IPT/SP e organizado pela INSTITUTO CIDADES 
08 - Concurso realizado em 2007, na Prefeitura de Nova Trento/SC e organizado pela INTELECTUS 
09 - Concurso realizado em 2008, na Instituto Federal - IF/MT e organizado pela ITCO 

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Auditor Fiscal – Nível Superior - Parte 02 – Seção 02

Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Concurso realizado em 2009, na UFJF e organizado pela COPESE/UFJF 
02 - Concurso realizado em 2009, na UNIRIO e organizado pela COSEA/UNIRIO 
03 - Concurso realizado em 2008, no IMBEL e organizado pela COSEAC 
04 - Concurso realizado em 2008, na UFF e organizado pela COSEAC 
05 - Concurso realizado em 2007, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/GO e organizado pela ESAF 
06 - Concurso realizado em 2008, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/AL e organizado pela FCC 
07 - Concurso realizado em 2007, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/AM e organizado pela FCC 
08 - Concurso realizado em 2006, no TCM/CE e organizado pela FCC 
09 - Concurso realizado em 2006, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/CE e organizado pela FCC 
10 - Concurso realizado em 2006, no TCM/CE e organizado pela FCC 
11 - Concurso realizado em 2005, no AGE/ES e organizado pela FCC 
12 - Concurso realizado em 2009, no UFFS e organizado pela FEPESE/UFSC 
13 - Concurso realizado em 2008, no TCM/RJ e organizado pela FGV 
14 - Concurso realizado em 2008, no TCM/PA e organizado pela FGV 
15 - Concurso realizado em 2006, na CONAB e organizado pela FJPF 
16 - Concurso realizado em 2008, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/MT e organizado pela FMP 
17 - Concurso realizado em 2008, no SUFRAMA e organizado pela FUNRIO 
18 - Concurso realizado em 2008, na, na Prefeitura de Niterói/RJ e organizado pela FUNRIO 
19 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/SC e organizado pela IESES

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terça-feira, 30 de dezembro de 2014

256 dicas de Redação

Muitas vezes se tira nota baixa em REDAÇÃO simplesmente porque se comete uma série de erros gramaticais bobos, tolos, inadmissíveis. 

A principal finalidade do MANUAL... será contribuir de forma decisiva para que erros dessa natureza não mais sejam repetidos.

É uma obra que se destina a estudantes que estejam fazendo o último ano do curso pré-escolar, cursando os ensinos fundamental e médio, até aqueles que estão se preparando para concurso ou vestibular. Servirá, portanto, para qualquer membro da família, inclusive para quem já concluiu o curso universitário e queira aprimorar-se na arte de escrever.

1ª. A (minúsculo).
Faça-o um pouco achatado, com os contornos fechados (e não abertos), sem qualquer traço no meio dele.

2ª. ABAIXO-ASSINADO.
É um documento assinado por várias pessoas, que contém pedido, reivindicação ou manifestação de protesto.

3ª. ABREVIAÇÕES.
Escreva as palavras por extenso. As abreviações são consideradas incorretas. Portanto, não use abreviações quando no corpo do texto de sua redação.

4ª. ABSURDO.
Use o raciocínio absurdo, a percepção exagerada dos fatos, para sugerir a visão alterada da personagem.

Embriagado, achou que a mulher estava conversando com o amante e atirou no seu próprio cunhado.

Achava que o cãozinho estava silencioso apenas para ludibriá-lo, que preparava um ataque feroz; talvez até saltasse no seu pescoço em um momento de distração.

5ª. AÇÃO.
Quando quiser, em narrações, fazer sentir a atenção dada pela personagem às próprias ações, mostre os pormenores da cena.

Colocou cuidadosamente o cristal sobre a mesa, pegando a taça com a ponta dos dedos, pressionando-a levemente, mas com firmeza. Aproximava-a da mesa muito lentamente, quase sem fazer barulho algum ao tocá-la.

Se desejar mostrar ações sucessivas da personagem, efetuadas sem pressa e valorizadas uma a uma, separe-as em períodos diferentes.

Entrou na sala. Caminhou lentamente em direção ao cofre. Observou se o sistema de segurança estava desativado. Tirou o quadro da parede. Passou a girar lentamente o segredo do cofre, escutando atentamente quando daria o estalo que lhe permitiria abri-lo com segurança.

Para construir na narrativa a idéia de rapidez, use períodos curtos. Se buscar transmitir a sensação de um longo tempo transcorrido, use frases extensas.

Correu até o outro lado da rua. Girou a chave na fechadura. Entrou no prédio. Acenou para o porteiro. Entrou no elevador.

Estacionou o carro na frente do prédio, observando se a esposa já havia descido. Abriu a caixa de discos, escolhendo o que faria a mulher lembrar dos tempos de namoro. Reclinou o banco do automóvel, baixando o volume do rádio; pensou que a mulher estava atrasada; devia estar escolhendo seu melhor vestido ou talvez terminando de fazer a maquiagem com o cuidado que a ocasião merecia.

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Fonte: JOSÉ CARLOS DUTRA DO CARMO



Material de Estudo

- Língua Portuguesa - Melhore seu Português em 10 lições
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos



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