quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Auditor Fiscal – Nível Superior - Parte 02 – Seção 01

Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/PA e organizado pela AOCP 
02 - Concurso realizado em 2009, no IFS/MG e organizado pela AOCP 
03 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/MG e organizado pela AOCP 
04 - Concurso realizado em 2009, na Casa da Moeda e organizado pela CESGRANRIO
05 - Concurso realizado em 2008, no INEA e organizado pela CESGRANRIO 
06 - Concurso realizado em 2005, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/PI e organizado pela CESGRANRIO 
07 - Concurso realizado em 2009, na FUB e organizado pela CESPE 
08 - Concurso realizado em 2009, na UNIPAMPA e organizado pela CESPE 
09 - Concurso realizado em 2008, no CGE/PB e organizado pela CESPE 
10 - Concurso realizado em 2007, no TCU e organizado pela CESPE 
11 - Concurso realizado em 2005, na AGE/ES e organizado pela CESPE 
12 - Concurso realizado em 2005, no MPE/RO e organizado pela CESPE 
13 - Concurso realizado em 2009, na Prefeitura de Juazeiro do Norte/CE e organizado pela CEV/URCA 
14 - Concurso realizado em 2006, na CEAGESP e organizado pela CONSULPLAN 

Total de 14 provas (Arquivo zipado)
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Auditor Fiscal – Nível Superior - Parte 02 – Seção 04

Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Concurso realizado em 2009, na Prefeitura de Pedro Afonso/TO  
02 - Concurso realizado em 2006, na ELETRONUCLEAR e organizado pela NCE/UFRJ 
03 - Concurso realizado em 2006, na ELETRONORTE e organizado pela NCE/UFRJ
04 - Concurso realizado em 2009, no CEASA/MG e organizado pela REIS & REIS 
05 - Concurso realizado em 2009, na UFES 
06 - Concurso realizado em 2009, na UFLA 
07 - Concurso realizado em 2009, na UFMG 
08 - Concurso realizado em 2009, na UFRJ 

Total de 08 provas (Arquivo zipado)
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Auditor Fiscal – Nível Superior - Parte 02 – Seção 03

Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/AL  
02 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/CE  
03 - Concurso realizado em 2008, no Instituto Federal - IF/MG 
04 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/PI  
05 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/RS  
06 - Concurso realizado em 2009, na UNIFESP e organizado pela INSTITUTO CIDADES 
07 - Concurso realizado em 2008, no IPT/SP e organizado pela INSTITUTO CIDADES 
08 - Concurso realizado em 2007, na Prefeitura de Nova Trento/SC e organizado pela INTELECTUS 
09 - Concurso realizado em 2008, na Instituto Federal - IF/MT e organizado pela ITCO 

Total de 09 provas (Arquivo zipado)
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Auditor Fiscal – Nível Superior - Parte 02 – Seção 02

Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Concurso realizado em 2009, na UFJF e organizado pela COPESE/UFJF 
02 - Concurso realizado em 2009, na UNIRIO e organizado pela COSEA/UNIRIO 
03 - Concurso realizado em 2008, no IMBEL e organizado pela COSEAC 
04 - Concurso realizado em 2008, na UFF e organizado pela COSEAC 
05 - Concurso realizado em 2007, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/GO e organizado pela ESAF 
06 - Concurso realizado em 2008, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/AL e organizado pela FCC 
07 - Concurso realizado em 2007, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/AM e organizado pela FCC 
08 - Concurso realizado em 2006, no TCM/CE e organizado pela FCC 
09 - Concurso realizado em 2006, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/CE e organizado pela FCC 
10 - Concurso realizado em 2006, no TCM/CE e organizado pela FCC 
11 - Concurso realizado em 2005, no AGE/ES e organizado pela FCC 
12 - Concurso realizado em 2009, no UFFS e organizado pela FEPESE/UFSC 
13 - Concurso realizado em 2008, no TCM/RJ e organizado pela FGV 
14 - Concurso realizado em 2008, no TCM/PA e organizado pela FGV 
15 - Concurso realizado em 2006, na CONAB e organizado pela FJPF 
16 - Concurso realizado em 2008, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/MT e organizado pela FMP 
17 - Concurso realizado em 2008, no SUFRAMA e organizado pela FUNRIO 
18 - Concurso realizado em 2008, na, na Prefeitura de Niterói/RJ e organizado pela FUNRIO 
19 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/SC e organizado pela IESES

Total de 19 provas (Arquivo zipado)
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terça-feira, 30 de dezembro de 2014

256 dicas de Redação

Muitas vezes se tira nota baixa em REDAÇÃO simplesmente porque se comete uma série de erros gramaticais bobos, tolos, inadmissíveis. 

A principal finalidade do MANUAL... será contribuir de forma decisiva para que erros dessa natureza não mais sejam repetidos.

É uma obra que se destina a estudantes que estejam fazendo o último ano do curso pré-escolar, cursando os ensinos fundamental e médio, até aqueles que estão se preparando para concurso ou vestibular. Servirá, portanto, para qualquer membro da família, inclusive para quem já concluiu o curso universitário e queira aprimorar-se na arte de escrever.

1ª. A (minúsculo).
Faça-o um pouco achatado, com os contornos fechados (e não abertos), sem qualquer traço no meio dele.

2ª. ABAIXO-ASSINADO.
É um documento assinado por várias pessoas, que contém pedido, reivindicação ou manifestação de protesto.

3ª. ABREVIAÇÕES.
Escreva as palavras por extenso. As abreviações são consideradas incorretas. Portanto, não use abreviações quando no corpo do texto de sua redação.

4ª. ABSURDO.
Use o raciocínio absurdo, a percepção exagerada dos fatos, para sugerir a visão alterada da personagem.

Embriagado, achou que a mulher estava conversando com o amante e atirou no seu próprio cunhado.

Achava que o cãozinho estava silencioso apenas para ludibriá-lo, que preparava um ataque feroz; talvez até saltasse no seu pescoço em um momento de distração.

5ª. AÇÃO.
Quando quiser, em narrações, fazer sentir a atenção dada pela personagem às próprias ações, mostre os pormenores da cena.

Colocou cuidadosamente o cristal sobre a mesa, pegando a taça com a ponta dos dedos, pressionando-a levemente, mas com firmeza. Aproximava-a da mesa muito lentamente, quase sem fazer barulho algum ao tocá-la.

Se desejar mostrar ações sucessivas da personagem, efetuadas sem pressa e valorizadas uma a uma, separe-as em períodos diferentes.

Entrou na sala. Caminhou lentamente em direção ao cofre. Observou se o sistema de segurança estava desativado. Tirou o quadro da parede. Passou a girar lentamente o segredo do cofre, escutando atentamente quando daria o estalo que lhe permitiria abri-lo com segurança.

Para construir na narrativa a idéia de rapidez, use períodos curtos. Se buscar transmitir a sensação de um longo tempo transcorrido, use frases extensas.

Correu até o outro lado da rua. Girou a chave na fechadura. Entrou no prédio. Acenou para o porteiro. Entrou no elevador.

Estacionou o carro na frente do prédio, observando se a esposa já havia descido. Abriu a caixa de discos, escolhendo o que faria a mulher lembrar dos tempos de namoro. Reclinou o banco do automóvel, baixando o volume do rádio; pensou que a mulher estava atrasada; devia estar escolhendo seu melhor vestido ou talvez terminando de fazer a maquiagem com o cuidado que a ocasião merecia.

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Fonte: JOSÉ CARLOS DUTRA DO CARMO



Material de Estudo

- Língua Portuguesa - Melhore seu Português em 10 lições
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos



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14 dicas de como fazer uma boa redação

Muitos bons candidatos correm de determinados concursos quando ao lerem o conteúdo programático se deparam com a prova de redação. Exige bastante leitura sobre assuntos diversos e muita prática. Vejamos algumas dicas de de como fazer uma boa redação:

1 - Crie o hábito de ler. Leia jornais, revistas, sites de notícias, artigos e matérias diversas;

2 - Pratique a escrita. A evolução será maior ao se combinar a leitura com o costume de escrever. Escolha temas aleatórios e escreva bastante, a princípio pode passar para o papel o que vier à mente sem uma ordem específica;

3 - Entenda o que está lendo. Ao ler uma expressão ou palavra que não entendeu não tenha vergonha de fazer uso do dicionário ou alguma ferramenta da internet para que tudo fique bem esclarecido;

4 - Fique atento ao tema proposto da redação. Não fuja do que está sendo pedido, não comece falando da guerra no Afeganistão e termine com uma receita de bolo!

5 - Mantenha a coerência, a concisão e a clareza em seu texto;

 

 
6 - Não “encha linguiça”. Na maioria das provas de concurso pede-se dissertação, na qual a objetividade é fundamental;

7 - Na hora das provas de concursos fique atento ao tempo. Cuidado para não pensar demais e esquecer-se de escrever o que realmente importa;

8 - Respeite os limites das margens das folhas, não ultrapasse o início e o final das linhas. Não “engorde” ou cresça as letras de uma hora para outra, mantenha o padrão. A estética do texto conta pontos preciosos;

9 - Evite a repetição de palavras, utilize sinônimos;

10 - Tenha muita atenção para não cometer erros ortográficos. É proibido o uso de corretivos. Caso erre uma palavra não rabisque tudo, faça apenas um risco sobre ela e continue ao lado;

11 - Fique atento à pontuação e à acentuação. Verifique as mudanças do novo acordo ortográfico;

12 - Na hora da prova ao ler a proposta do tema da redação ache um cantinho do rascunho e escreva as ideias que vierem a sua mente sobre o assunto, isso irá ajudar a desenvolver melhor os argumentos dos parágrafos;

13 - Ao terminar de escrever a redação leia-a novamente e elabore um título sugestivo que tenha a ver com o texto. Fica mais fácil descobrir um bom título sabendo o que já foi escrito;

14 - Antes de passar o rascunho para a folha definitiva revise o seu texto e tenha zelo e atenção para não cometer rasuras ou esquecer palavras. Lembre-se de que a folha definitiva tem de ser escrita à caneta.

E muita calma pois fazer uma boa redação não é um bicho de sete cabeças!


Fonte: Gabarite


Material de Estudo

- Língua Portuguesa - Melhore seu Português em 10 lições
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
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Como Fazer uma boa redação


Uma boa redação é aquela que permite uma leitura prazerosa, natural, de fácil compreensão, e que o leitor se sinta impactado. Para fazer bons textos é fundamental ter o hábito de leitura, e utilizar todas as regras da Língua Portuguesa, e as técnicas de redação a seu favor.

Saber escrever é algo de grande importância, principalmente para redigir uma boa redação em concurso público. Saber se expressar de forma adequada e precisa, respeitando a ideia solicitada na prova e as normas da Língua Portuguesa, pode ser complexo para algumas pessoas, mas seguindo algumas dicas de redação é possível aprender a redigir bem.

Aprenda as principais dicas de redação:
» Organize seus argumentos sobre o tema proposto, e os escreva de forma compreensível. Organize os argumentos de forma crescente, ou seja, deixe o argumento mais forte para o final;

» Em dissertações que é necessário defender algo, não fique "em cima do muro", coloque claramente sua posição, pois muitas vezes estão interessados em avaliar sua capacidade de opinar, refletir e argumentar;

» Escreva com clareza;
» Seja objetivo e fiel ao tema;
» Escolha sempre a ordem direta das frases;
» Evite períodos e parágrafos muito longos;
» Elimine expressões difíceis ou desnecessárias do texto;
» Não use termos chulos, gírias e regionalismos;
» Esteja sempre atualizado em tudo que acontece no mundo;
» Além dessas dicas, é preciso saber principalmente as regras de Acentuação Gráfica, pontuação, ortografia e concordância.



Clareza e Simplicidade

Evite o uso de palavras rebuscadas, longos períodos e prefira argumentar de maneira simples e organizada. A clareza de uma redação se dá no momento em que você apresenta seus argumentos e ideias para que seu leitor compreenda a mensagem do texto de forma clara.

Objetividade

Não dê voltas no texto e evite repetir as palavras; diga apenas o que é importante para seu tema e sua redação. Quanto mais conhecimento você tiver, mais termos poderá usar no texto.

Coerência Textual

A coerência é um item extremamente importante para escrever uma boa redação para concursos ou qualquer processo seletivo. O texto corresponde a uma estrutura, com uma ordem de ideias e o tema deve ser explicado apresentando teses, causas e consequências em uma sequência lógica.

Evitando as contradições, você deixará seu texto coerente e com estruturas lógicas e coerentes com o uso de conectivos, preposições, verbos, etc. Um erro que acontece muito nos textos feitos nas redações de concursos públicos é usar comentários aleatórios em determinado parágrafo, sem respeitar a estrutura dos argumentos. Evite comentar vários assuntos ao mesmo tempo e acabar fugindo do tema principal.

A melhor maneira de evitar a fuga ao tema e um texto confuso é planejar seus argumentos e escrever um texto que relacione esses assuntos. Não jogue vários temas acreditando que o leitor e examinador irão compreender o que está escrito. Use a coerência a seu favor.

Estrutura da Redação

Um texto é composto de três partes essenciais: introdução, desenvolvimento e conclusão. O correto é haver um elo entre as partes, como se formassem a costura do texto. Na introdução é onde o tema abordado é apresentado, não deve ser muito extensa, e aconselha-se que tenha apenas um parágrafo de quatro a seis linhas. O desenvolvimento é o “corpo” do texto, a parte mais importante dele. É onde se expõe o ponto de vista, e argumenta de uma forma lógica para que o leitor acompanhe seu raciocínio. Nesta parte do texto faz-se uso de, no mínimo, dois parágrafos. A conclusão é o fechamento. Mas é válido lembrar que a introdução, desenvolvimento e conclusão são ligados e dependentes entre si para que a coesão e coerência textual sejam mantidas e o texto faça sentido.

Etapas da Redação

01 - Chuva de Ideias
Em alguns minutos, respeitando seu tempo e o prazo dado para fazer a prova de concurso público, anote todos os assuntos que surgirem na sua mente e que estão relacionados ao tema. Não tenha receio e escreva tudo. Após esse processo, separe 4 ou cinco que considere mais importante de acordo com o tema em que irá trabalhar.

02 - Elaborando o Rascunho
Comece a escrever o rascunho da redação, buscando apresentar a opinião do seu texto sobre o tema logo no primeiro parágrafo, ou seja, na introdução. Evite o uso de clichês e jargões utilizados exaustivamente. No desenvolvimento, argumente sua redação com hipóteses, fatos e citações, sempre de forma consistente, organizando os assuntos nos parágrafos de desenvolvimento. Na conclusão do texto, apresente uma solução ou reforce sua tese.

03 - Revisando seu Rascunho
O ideal é adiar a revisão de seu rascunho, porque a leitura excessiva dos parágrafos faz com que você deixe passar alguns erros. Portanto, resolva algumas questões da prova e depois volte para corrigi-lo.

04 - Redação Definitiva
A legibilidade de sua redação é essencial para que ela seja lida, compreendida e corrigida pelo examinador. Respeite os recuos, margem e alinhamento do seu texto. As palavras erradas devem ser grafadas com apenas um traço simples, sem muitas rasuras.

Veja mais dicas para redigir um bom texto de redação para concursos:
Leia muito, a leitura enriquece o vocabulário, você olha visualmente as palavras e envia para a sua memória a forma correta de escrevê-las;
Treine fazer redação com temas que poderão estar relacionados com as provas de concursos públicos ou então faça com temas da atualidade, e notícias constantes nos meios de comunicação;
Seja crítico de si mesmo, revise os textos de treino, retire os excessos, deixe seu texto “enxuto”;
Cronometre o tempo que é gasto nas suas redações de treino e tente sempre diminuir o tempo gasto na próxima;
Não ultrapasse as margens, nem o limite de linhas estabelecidas na prova;
Mantenha o mesmo padrão de letra do início ao fim do texto. Não inicie com letras legível e arredondada, por exemplo, e termine com ela ilegível e “apressada”, isso dará uma péssima impressão para o examinador da banca quando for ler;
Não faça marcas, rabiscos, não suje e nem amasse sua redação; Tenha o máximo de asseio possível;
Faça as redações de provas anteriores do concurso que você prestará;
Fique focado no enunciado que a banca está pedindo, não redija um texto lindo, mas que está totalmente fora do tema. Nunca fuja do tema proposto;
Tenha seus argumentos fundamentados. Seja coeso e coerente;
Evite o uso de abreviações. Ex.: "Vc" "pq";  
Use um estilo de escrita o mais simples possível, evitando assim o uso de palavras demasiadamente rebuscadas;
Evite o uso de aliterações. Ex1.: O rato, roeu a roupa do rei de Roma. Ex.2: Anule aliterações altamente abusivas;
Nunca esqueça as letras maiúsculas;  
Evite lugares-comuns, ditos populares, jargões e clichês. Ex.: Foge da matemática como o diabo foge da cruz;  
Evite o uso de parênteses;  
Estrangeirismos também devem ser evitados. Ex.: Deixei um scrap (recado) na geladeira;  
Gírias nem pensar, muito menos escrever;
Palavras de baixo calão poderão acabar com seu texto;  
Nunca generalize, você passará a impressão ao leitor que não domina o assunto abordado;  
Evite repetições, confira sempre o texto e verifique se a mesma palavra aparece muitas vezes e procure cortá-la ou substituí-la por sinônimos;  
Não abuse das citações, procure mostrar ideias próprias, originais. Ex.: Como diria o famoso poeta "....." ; 
Frases ou raciocínios incompletos causam péssima impressão;  
Não seja redundante fazendo círculos em torno do mesmo assunto;  
Procure ser o mais específico possível;  
Frase com apenas uma palavra não fica bem;  
Evite o uso de voz passiva. Ex.1: Pedro foi ferido pelo animal. Voz Passiva Ex.2: O animal feriu Pedro. Voz Ativa;  
Use a pontuação corretamente;  
Não faça uso de perguntas retóricas, ou seja, não pergunte o óbvio;  
Se for utilizar siglas, coloque o significado por extenso e a sigla entre parênteses, apenas na primeira vez em que ela for citada, depois utilize somente a sigla. Ex.: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);  
Evite exageros nas suas palavras;  
Evite mesóclises. Ex.: Se possível, contar-vos-ia o que se passou;  
Procure não fazer analogias. Ex.: Todos os seres vivos crescem. (A árvore, por exemplo, é um ser vivo. Tem metabolismo, reproduz-se, e cresce.) O ser humano também é um ser vivo e, por isso, o ser humano também cresce;  
Não abuse das exclamações;  
Não escreva frases, nem parágrafos demasiadamente longos, procure ser o mais claro e objetivo possível na exposição de suas ideias;  
Seja sempre incisivo e coerente;  
Procure escrever as palavras de maneira correta, seja assertivo na ortografia. Dica: Na dúvida, não escreva a palavra, ou então procure escrever um sinônimo.
Algo comum no mundo dos concurseiros é o grande temor pela redação nas provas. Muitas vezes o candidato se prepara para a prova objetiva, e deixa a redação de lado, perdendo grandes chances de passar. A única maneira eficaz de aprender a fazer uma boa redação é treinando. Faça redações sobre diversos temas, leia e releia quantas vezes precisar, e lembre-se: a prática pode levar à perfeição.

Fonte: Okconcursos



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Dez dicas para uma boa redação

Se existe uma coisa que sempre deixa os estudantes apreensivos é o momento de escrever uma redação. Bicho-papão de concursos e vestibulares, a redação definitivamente não é uma unanimidade, pois é no momento da escrita que mostramos nossas competências linguísticas e, infelizmente, nem sempre estamos tão preparados quanto gostaríamos, não é verdade?

Quando escrevemos, documentamos, inconscientemente, nossas dúvidas e carências de aprendizado. Acertos e erros ficam ali registrados e nítidos para quem vai avaliar nosso texto. Um pequeno erro pode contar muitos pontos na hora da correção e ninguém quer ser mal avaliado por causa disso, certo? Pois bem, para deixar você afiado na escrita, elaboramos dez dicas para uma boa redação, dicas simples, porém, muito importantes, que vão deixar você à vontade na hora de elencar no papel suas ideias e argumentos. Mas atenção: são apenas dicas de redação, quem quer aprender mais sempre deve correr atrás. Bons estudos!

1. Ninguém se torna um bom escritor em um passe de mágica. As fórmulas só existem nas ciências exatas e, ainda assim, quando mal aplicadas, são passíveis de erro. Portanto, se você quer se tornar um escritor eficiente, comece sua jornada em busca da competência linguística com o simples hábito de ler. No começo pode ser difícil, mas como todo hábito, aos poucos você vai se acostumar e até tomar gosto pela leitura. Entenda que um bom escritor é, obrigatoriamente, um bom leitor. Corra já para uma biblioteca e recupere o tempo perdido.

2. Escreva bastante para treinar e aprimorar as técnicas de redação, mas não se esqueça de que seus textos precisam de um leitor que possa encontrar possíveis erros e mostrar a você maneiras eficientes de solucioná-los. A correção certamente vai te ajudar a sanar dúvidas e evitar que erros se repitam. Peça ajuda para um professor ou alguém com conhecimento específico na área.

3. Em concursos e vestibulares, é comum que o número de linhas do texto seja estipulado, geralmente, pede-se que o candidato elabore uma redação com até 30 linhas. Lembre-se de que toda linha extra será desconsiderada no momento da correção, portanto, respeite o número mínimo e o número máximo de linhas.

4. Para que uma redação possa ser desenvolvida de maneira satisfatória, ela precisa ter, no mínimo, quatro parágrafos, divididos em introdução, desenvolvimento e conclusão.

5. Seja objetivo. Vá direto ao ponto, nada de introduções longas e mirabolantes. Alguns se perdem na “vaguidão inespecífica” e acabam recheando o texto com informações desnecessárias e chavões sem utilidade prática. Há quem acredite que o uso de uma linguagem rebuscada, permeada por arcaísmos e expressões eruditas, pode impressionar os leitores, mas, definitivamente, enfeitar a escrita não vai fazer com que você se pareça mais inteligente aos olhos dos corretores. Objetividade é a palavra de ordem.

6. Releia o texto escrito. Reserve um tempo para fazer esse exercício, pois quando relemos nossa redação, a chance de encontramos possíveis erros são bem maiores. Fique atento à coerência e à coesão, cuidado também com as temidas falhas gramaticais.

7. Atenção quanto à forma da redação. Capriche na letra e, se ficar em dúvida sobre a legibilidade de sua “caligrafia”, aposte nas letras de forma. Respeite o recuo dos parágrafos, geralmente são dois centímetros a partir da margem (você deve ter aprendido isso lá na alfabetização, por que deixar de usar o que aprendeu?), use o hífen quando fizer uma separação silábica e nunca, nunca pule linhas entre um parágrafo e outro, certo?

8. Nem todo vestibular ou concurso pede que sua redação tenha um título. Caso ele seja expressamente solicitado, não se esqueça de que deve ser constituído por uma frase nominal, ou seja, nada de verbos. Prefira títulos curtos e não pontue ao seu final.

9. Evite períodos longos, pois esse tipo de construção pode provocar equívocos no momento da pontuação. Isso não quer dizer que você deve fazer de sua redação um telegrama, nada disso: tente encontrar o equilíbrio, mas prefira frases curtas, elas são mais facilmente compreendidas.

10. Que tal começar a sua prova pela redação? Muitos candidatos, seja por medo ou por seguirem a sequência da prova, acabam deixando a redação para o final, quando já estão cansados. Lembre-se de que a redação vale muito na composição final da nota, então uma boa dica é começar mostrando suas habilidades linguísticas. Se você gosta de fazer o bom e velho rascunho, fique atento na hora de passar a limpo, já que algumas palavras do texto podem ser omitidas nesse momento. Lembre-se: todo cuidado é pouco!

Fonte:  Luana Castro Alves Perez


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