sábado, 8 de novembro de 2014

SEÇÃO 09 - Português - Gramática

Exercícios de fixação

161. Assinale a opção que completa corretamente aslacunas da frase abaixo:
O movimento do sangue depende do coração e da parede dos vasos, enquanto ________, pela contração do ventrículo esquerdo, impulsiona o líquido sanguíneo, _______ se contrai, complementando o impulso.
a) esta - aquela;              c) aquele - este;
b) esta - aqueles;             e) aquele - esta.
b) aqueles - estas;

162.Em “O que Eduarda perdeu neste desastrado começo de ano, percebe-se logo...”, a palavra sublinhada é:
a) pronome relativo;
b) conjunção comparativa;
c) advérbio de intensidade;
d) substantivo;
e) pronome indefinido.

163.Escolha o item em que a forma apontada preenche a lacuna da seguinte frase:
A refinaria __________ proprietário trabalhei, aumentou em 50% a sua produção este ano.
a) a cujo;               d) cujo;
b) para cujo;          e) de cujo.
c) a quem;

164.Assinale a opção que completa corretamente o  período “Envio as tarefas do mês de janeiro ________ você deve dedicar-se ao máximo”.
a) às cujas;            d) às quais;
b) as quais;            e) à qual.
c) à que;

165.Assinale a opção que preenche corretamente os espaços do enunciado: O Brasil, ______ seio se extraem homens Ilustres, caminha decididamente para o progresso, _________ tanto aspiramos e _______ tanto lutamos a fim de torná-lo uma nação _________ seja rica e forte.
a) cujo - que - porque - a que;
b) a cujo - a que - a que - a que;
c) por cujo - por que - por que - que;
d) de cujo - a que - por que - que;
e) em cujo - a que - por que - que.

166.“Pisas alheia terra”
Reconstruindo-se a oração acima com o verbo na forma imperativa, a opção que contraria a disciplina gramatical seria:
a) pise alheia terra;
b) não pisemos alheia terra;
c) não pises alheia terra;
d) não pisai alheia terra;
e) pisa alheia terra.

167.“As aves têm penas”, a forma têm encontra-se com acento diferencial de número, pois marca o plural. Isso também ocorre nas seguintes formas verbais:
a) dêem - convém;
b) vem - revêem;
c) convêm - detêm;
d) crêem - retém;
e) lêem - mantém.

168.Erro de conjugação verbal:
a) requeiro-lhe um atestado de bons antecedentes;
b) ele interviu na questão;
c) eles foram pegos de surpresa;
d) o vendeiro proveu o seu armazém do necessário;
e) os meninos desavieram-se por causa do jogo.


169.Assinale a opção em que só ocorrem formas RIZOTÔNICAS:
a) passeamos / estréio / ponteias;
b) estreias / passeio / ponteie;
c) proporíamos / cantas / levem;
d) canto / vendesse / vença;
e) mobílio / mobiliemos / odiáramos.

170.Aponte a alínea onde há uma forma verbal incorreta:
a) proveu (v. prover) – provejam (v. prover) – reviu (v. rever);
b) provieram (v. provir) – interveio (v. intervir) – detivestes (v. deter);
c) pulo (v. polir) – sorríamos (v. sorrir) – precavenhas (v. precaver);
d) reouveste (v. reaver) – compusera (v. compor) – cri (v. crer);
e) creu (v. crer) – remedeio (v. remediar) – águo (v. aguar).

171.Colocando-se na voz ativa a frase “Eles terão sido nomeados”, teremos:
a) eles serão nomeados;
b) eles terão nomeado;
c) eles nomearão;
d) nomeá-los-ão;
e) tê-los-ão nomeado.

172.Acredito que todos estejam vendendo as casas.
Passando-se a oração grifada para a voz passiva, o verbo ficará assim:
a) foram vendidas;
b) tenham sido vendidas;
c) sejam vendidas;
d) estejam sendo vendidas;
e) tenham estado vendidas.

173.Há, na conjugação dos seguintes verbos, um tempo errado. Assinale-o:
a) CRER – pretérito perfeito do indicativo: cri, creste, creu, cremos, crestes, creram;
b) ENTUPIR – presente do subjuntivo: entupa, entupas, entupa, entupamos, entupais, entupam;
c) POLIR – presente do indicativo: pulo, pules, pule, polimos, polis, pulem.
d) RETER – mais-que-perfeito do indicativo: retera, reteras, retera, reteramos, retereis, reteram;
e) SAUDAR – imperativo afirmativo: saúda tu, saúde você, saudemos nós, saudai vós, saúdem vocês.

174.“Soldado ! ______ a cabeça, _______ teu fuzil
________ o que lá vês.
Mas não te _______ !
a) levanta, ergue, destrua, firas;
b) levante, ergue, destrua, fira;
c) levanta, ergue, destrói, firas;
d) levantai, erguei,destruí, firais;
e) levanteis, ergueis, destruas, firais.

175. “Se você _____ João, diga-lhe que Paulo já ______ o livro que havia sido roubado”.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
a) ver, reouve;                 d) vir, re-hauveu;
b) vir, reauveu;                e) vir, reouve.
c) ver, re-houve;

176.Assinale a opção em que não há erro de imperativo:
a) não ofenda os escravos pois não será feliz;
b) ouça os gritos dos teus escravos;
c) prende, nos elos da vossa -cadeia, os escravos;
d) não permiti, senhores, que os escravos vos ofendam;
e) não odeie os seus senhores.

177. Assinale a alternativa que não caracteriza corretamente a forma verbal da oração.
a) “Era uma velha sequinha” – pretérito imperfeito do indicativo;
b) “que estava só no mundo” – pretérito imperfeito do indicativo;
c) “tivesse sido alta e clara” – futuro do pretérito composto;
d) “teria sido alta e clara” – pretérito mais-que-perfeito composto;
e) “tinha sido alta e clara” – pretérito mais-que-perfeito composto.

178. Assinale a única alternativa em que há erro de flexão verbal:
a) quando eu o vir, acertarei as contas;
b) se ele propor um aumento de verba, direi que nós temos recursos;
c) o governo interveio na região;
d) os funcionários vêm aqui hoje;
e) na tentativa de solucionar o problema, eles se desavieram.

179. Assinale a forma CORRETA do verbo VIR no presente do indicativo:
a) chefe, viemos mostrar a todos este trabalho;
b) vim comunicar ao amigo minha decisão;
c) vimos, Pedro, abraçá-lo;
d) viesse ele, ora, tudo estaria bem;
e) vindo Paulo, não há mais nada.

180. Assinale a forma ERRADA do verbo PONTEAR:
a) ponteias;           d) ponteiam;
b) ponteiamos;      e) ponteie.
c) pontearei;

GABARITO
161. E             162. A             163. B             164. D             165. D
166. D             167. C             168. B             169. B             170. C
171. E             172. D             173. D             174. C             175. E

176. A             177. A             178. B             179. C             180. B

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Seção 06 – Português - Gramática

Exercícios de fixação

101.Na oração “certos amigos não chegam a ser jamais amigos certos”, o termo grifado é sucessivamente:
a) adjetivo e pronome;
b) pronome pessoal e pronome relativo;
c) pronome indefinido e adjetivo;
d) pronome adjetivo e pronome indefinido;
e) adjetivo anteposto e adjetivo posposto.

102.Assinale a opção que preenche corretamente os espaços no enunciado: “Graciliano Ramos, RacheI de Queiroz e Carlos Drummond de Andrade são expoentes máximos em vossas letras, porém ______ dedicaram-se ao romance e ______ à poesia”.
(A) aquelas - esse;           d) aqueles - esse;
b) aquelas - este;             e) esses - este.
c) aqueles - este;

103.Assinale, entre as frases abaixo, o exemplo que mostra construção errada no emprego de “este / esta / isto”; “esse / essa / isso” e “aquele / aquela / aquilo” :
a) passe-me esse livro que está perto de você;
b) já lhe darei este livro que estou folheando;
c) são esses dias que estamos atravessando;
d) aos cinco anos entrei para a escola; desde esse tempo vivo estudando sem parar;
e) Naquele tempo contava apenas uns quinze anos . . .

104.Assinale, entre os exemplos abaixo, aquele emque se deveria usar este ou neste, em vez de esse ou nesse:
a) ouvi-o atentamente. E, nesse instante, compreendi-me melhor;
b) Inda palpita aqui, nesse peito, o coração, naquele meigo abraço;
c) a serpente extravasara a peçonha. E contra esse comum inimigo se ajudaram mutuamente o homem e o cão;
d) se conhecêsseis melhor esse caminho, não teríeis errado tanto;
e) tira-me esse livro daí onde estás.

105.“Este é o teatro ________ inauguração assisti e ________ me referia na nossa conversa de ontem”.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
a) a cuja, ao qual;
b) cuja, ao qual;
c) de cuja, à qual;
d) à qual, sobre que;
e) cuja a, na qual.

106.Assinale a única opção cuja lacuna se preenche com a preposição entre parênteses:
a) trouxe os livros _______ que precisamos (de);
b) trouxe os livros _______ que precisamos ler (de);
c) trouxe os livros _______ que eu me revoltei (de);
d) trouxe os livros _______ que nós discutimos bastante (sobre);
e) trouxe os livros _______ que não se deve prescindir (a).

107.Assinale a alternativa cuja construção contém erro gramatical:
a) estas são as regiões onde vivíamos;
b) quais são os lugares a que vamos?
c) eis o lugar onde vou;
d) onde pensa que estamos?
e) eis o lugar donde saí.

108.Assinale a opção que completa corretamente a lacuna da frase:
Agora publico as poesias ________ dei o nomede PRIMEIROS CANTOS”.
a) às quais;            d) à que;
b) que;                  e) a que.
c) as que;

109.Assinale o único exemplo que não pode ser completado com cujo, cuja ou cujos:
a) a dama em __________ casa estivemos é poetisa;
b) o funcionário por ___________ intermédio obtive isso é meu parente;
c) o ídolo ante ___________ altares nos prostamosé de mármore;
d) vamos falar com a pessoa _________ filhos são nossos colegas;
e) eis os recibos de ________ lhes falei ontem.

110. Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas:
O pai, apegado _________ moral familiar, condenou as argumentações _________ se valeu o filho, porque _________ desagradavam profundamente”.
a) com a - a que - o;
b) a - com que - lhe;
c) à - de que - lhe:
d) a - de que - o;
e) na - a que - lhe.

111. Assinale a forma verbal inaceitável em relação à norma culta da língua:
a) países que revêem o conhecimento tecnológico;
b) países que preveram o conhecimento tecnológico;
c) países que impuseram o conhecimento tecnológico;
d) países que obtém o conhecimento tecnológico;
e) países que detiveram o conhecimento tecnológico.

112. Assinale a frase que não se completa adequadamente com a forma colocada entre parênteses:
a) trata-se de condições especiais, ________ convém a sociologia da ciência estudar (que);
b) trata-se de condições especiais, ________ estudo será feito pela sociologia da ciência (cujo);
c) trata-se de condições especiais, ________ deve cuidar a sociologia da ciência (de que).
d) trata-se de condições especiais, _________ devem ser investigadas pela sociologia da ciência (que);

e) trata-se de condições especiais, _________ a sociologia da ciência decerto fará referência (que).

113. Das transformações a que se submeteu a frase ”dá-lhes o brilho necessário” -assinale o único caso em que não houve processo de passivação:
a) deu-se-lhes o brilho necessário;
b) o brilho necessário lhes será dado;
c) tem-lhes dado o brilho necessário;
d) seja-lhes dado o brilho necessário;
e) o brilho necessário lhes teria sido dado.

114. Há emprego da voz passiva, EXCETO em:
a) vende-se uma casa;
b) foi batizado na igreja de são Pedro, pelo capelão;
c) a resposta foi dada por João, prontamente;
d) ele teve sua residência visitada por ladrões;
e) os amigos abraçaram-se cordialmente em seu reencontro.

115. Na frase “Deram-lhe receita para fazer o canáriocantar ...”, passando o verbo sublinhado para a mesma pessoa do pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo, teremos:
a) têm dado;          d) tivessem dado;
b) teriam dado;      e) tinham dado.
c) tiveram dado;

116. Em “Tanto que tenho falado ... ” , a forma verbal sublinhada está no:
a) pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo;
b) presente composto do indicativo;
c) pretérito imperfeito composto do indicativo;
d) pretérito perfeito composto do indicativo;
e) particípio passado.

117. Assinale a flexão verbal incorreta:
a) se vir o tal colega, falar-lhe-ei;
b) se eu pôr o verbo no plural, erro de novo;
c) se eu vier cedo, aguardo-o;
d) se a duplicata estiver certa, paguem-na;
e) se eu for tarde, esperem-me.

118.Marque o item que complete corretamente a frase:
Aqueles que ________ do interior ________ a cidade grande como um mundo que lhes ________”.
a) vêem - vêm - convêm;
b) vêm - vêem - convém;
c) vem - vêm - convem;
d) vêem - vêem - convêm;
e) vêm - vem - convem.

119. Textos: “Traze-me um pouco de tua lembrança, aroma perdido, “saudade, da flor !
-Vê que nem te digo – esperança !
Substituindo-se a 2ª pessoa do singular pela 2ª pessoa do plural, teremos:
a) trazeis, vossa / vedes, vos;
b) trazei, vossa / vede, vos;
c) traga, tua / vejas, te;
d) tragas, tua / vejais, te;
e) tragas, vossa / vejais,vos.

120.As formas verbais sublinhadas estão corretas, EXCETO em:
a) cri no que me disseste;
b) valho apenas pela minha aparência?
c) Antônio reouve o relógio perdido;
d) se teu irmão te contradizer, escuta-o;
e) as pessoas presentes intervieram para evitar brigas.

GABARITO
101. C             102. C            103. D             104. B             105. A
106. A             107. C            108. A             109. E             110. C
111. B             112. E             113. C             114. E             115. E

116. D             117. B             118. B             119. B             120. D

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SEÇÃO 08 - Português - Gramática

Exercícios de fixação

141.Forma verbal correta:
a) interviu;            d) entretesse;
b) reavenha;          e) manteram.
c) precavesse;

142.Se você ________ e o seu amigo, __________ talvez você _________ esses bens.
a) requisesse - intervisse - reavesse;
b) requeresse -intervisse - reavesse;
c) requeresse - interviesse - reouvesse;
d) requeresse - interviesse - reavesse;
e) requisesse - intervisse - reouvesse.

143.Alternativa com uma forma verbal incorreta:
a) propusera - intervim - requereram;
b) reouvemos - havia descoberto - tinha intervido;
c) tendo jogado - será aceito - foi pago;
d) anseia - ceara - receamos;
e) creu - entreténs - argúi.

144.Assinale a opção em que a substituição da forma verbal grifada altera sensivelmente o sentido do enunciado do texto:
a) “não agradece: Peri nada te fez”/agradeças;
b) se tu morreres, a senhoria havia de “chorar” / haveria;
c) onde é que este selvagem sem cultura aprendera
a poesia simples, mas grandiosa / havia aprendido;
d) onde bebera a beleza de sensibilidade” / tinha bebido;
e) “Beta primitivo, canta a natureza na mesma linguagem da natureza” / cante

145.Aponte a alternativa incorreta quanto à correspondência entre a locução e o adjetivo:
a) glacial (de gelo); ósseo (de osso);
b) fraternal (de irmão); argênteo (de prata);
c) farináceo (de farinha); pétreo (de pedra);
d) viperino (de vespa); ocular (de olhos);
e) ebúrneo (de marfim); insípido (sem sabor);

146.Assinale a opção em que a palavra grifada não tem valor de adjetivo:
a) um branco, velho, pedia esmolas;
b) um velho, branco, pedia esmolas;
c) era um dia cinzento;
d) o sabão usado desbotou o verde da camisa;
e) os viajantes dormiam tranqüilos.

147.Assinale a opção em que os dois termos admitem flexão de número:
a) bastante caminhada;
b) muito importante;
c) mais ritmo;
d) pouco considerável;
e) menos eficaz.

148.Assinale a opção em que a inversão da ordem dos termos altera o sentido fundamental do enunciado:
a) havia qualquer método / havia método qualquer;
b) outra importante característica / outra característica importante;
c) não é o único músculo / não é o músculo único;
d) impelem algum sangue / impelem sangue algum;
e) como as de um regime severo / como as de um severo regime.

149. Assinale o composto cujo plural se faz como o de sempre-viva:
a) beijo-de-moça;            d) perde-ganha;
b) carta-bilhete;               e) alto-falante.
c) corre-corre;

150. Assinale o composto cujo plural se faz como o de ALTO-FALANTE:
a) abaixo-assinado;          d) guarda-florestal;
b) quinta-feira;                e) cirurgião-dentista.
c) obra-prima;

151. Assinale o par de vocábulos que formam o plural  como cristão e corpo, respectivamente, (no segundo vocábulo, considere também a ocorrência ou não de mudanças de timbre da vogal tônica):
a) pagão / acordo;
b) ancião / esgoto;
c) espertalhão / tijolo;
d) corrimão / bolso;
e) cidadão / imposto.

152. Assinale a opção em que todos os substantivos,  quando no plural, apresentam mudança de timbre da vogal tônica, conforme acontece com POVO (Ô) POVOS (Ó):
a) tijolo, piloto, adorno;
b) ovo, pescoço, olho;
c) globo, posto, bolo;
d) esforço; imposto, jogo;
e) osso, cachorro, transtorno.

153. Numere a segunda coluna de acordo com o significado das expressões da primeira coluna e assinale a alternativa que contém a seqüência correta dos algarismos:
1) o óleo santo;
2) a relva;
3) um sacramento;
4) a ética;
5) a unidade de massa;
6) o ânimo.
( ) a moral;
( ) a crisma;
( ) o moral;
( ) o crisma;
( ) a grama;
( ) o grama.
a) 6, 1, 4, 3, 5, 2;            d) 4, 3, 6, 1, 2, 5;
b) 6, 3, 4, 1, 2, 5;            e) 6, 1, 4, 3, 2, 5.
c) 4, 1, 6, 3, 5, 2;

154. Assinale a opção em que houve erro no uso do pronome oblíquo:
a) romperam o tratado – romperam-no;
b) recuperarei meu dinheiro – recuperá-lo-ei;
c) aspiro à felicidade – aspiro-lhe;
d) queria pagar tudo – a você – queria-lhe pagar tudo;
e) tenho que contar a ele verdade – tenho que contála a ele.

155. Assinale a opção em que houve erro, ao se substituir a expressão sublinhada pelo pronome oblíquo:
a) afinal, não modela o corpo / afinal, não o modela;
b) . . . pode receber suprimento / pode recebê-lo;
c) se você contrair a musculatura / se você a contrair;
d) viu o acúmulo de sangue / viu-lhe o acúmulo;
e) sempre afetam nocivamente o sistema circulatório / sempre lhe afetam nocivamente.

156. Assinale a frase que não pode ser completada com o pronome indicado entre parênteses:
a) levem- ___ daqui (no);
b) põe- ___ no lugar próprio (nas);
c) vi- ___ na cidade, há dias ( lhe);
d) tem- ___ contigo? (lo);
e) perdoei- ___ imediatamente (lhe).

157. Assinale a construção que fere a NORMA CULTA:
a) trouxe a prova para mim;
b) trouxe a prova para eu fazer;
c) nada houve entre mim e você;
d) para mim fazer isto, foi necessária muita convicção;
e) por não estar satisfeito, nada se resolveu.

158. Assinale a construção que fere a NORMA CULTA:
a) o problema é conosco;
b) o problema é com nós dois;
c) falam mal de si mesmos;
d) quero falar consigo;
e) somos gratos a você.

159. “Que isto fique só entre _____ : ela disse que falaria _________ hoje, mas não
_______ asseguro que seja verdade”.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
a) mim e ti, contigo, lhe;
b) eu e tu, consigo, lhe;
c) mim e ti, contigo, te;
d) eu e tu, contigo, te;
e) mim e ti, com você, lhe.

160.
I. Pusemos o livro na estante.
II. Põe o livro na gaveta.
III. Demos o livro a ele.
Substituindo as palavras grifadas por um pronome oblíquo,
temos:
a) I - Pusemos-lo; II - Põe-lo; III - Demos-lhe;
b) I - Pusemos-lo; II - Põe-no III - Demos-lhe;
c) I - Pusemo-o; II - Põe-no;III - Demo-lhe;
d) I - Pusemos-o; II - Põe-o; III - Demo-lhe;
e) I - Pusemo-lo; II - Põe-no; III - Demos-lhe.

GABARITO
141. C                   142. C                   143. B                   144. A                   145. D
146. D                   147. A                   148. D                   149. E                   150. A
151. E                   152. D                   153. D                   154. C                   155. E

156. C                   157. D                   158. D                   159. C                   160. E

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