quarta-feira, 27 de março de 2013

Auditor - Nível Superior – Parte 01 – Seção 07

Relação de Provas anteriores

Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Concurso realizado em 2009, na UFAL e organizado pela COPEVE/UFAL
02 - Concurso realizado em 2009, na UFCG/PB e organizado pela COMPROV/UFCG
03 - Concurso realizado em 2009, na UFRN e organizado pela COMPERVE/UFRN
04 - Concurso realizado em 2009, na FUNASA e organizado pela CESGRANRIO
05 - Concurso realizado em 2009, na DESENBAHIA e organizado pela AOCP

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Auditor - Nível Superior – Parte 01 – Seção 06

Relação de Provas anteriores

Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Concurso realizado em 2010, na UFG e organizado pela UFG
02 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/RN e organizado pela IF/RN
03 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/SC e organizado pela IF/SC
04 - Concurso realizado em 2009, no Instituto Federal - IF/PE e organizado pela IF/PE

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Auditor - Nível Superior – Parte 01 – Seção 05

Relação de Provas anteriores - Auditor Receita Federal, Estadual e Municipal

Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)

01 - Concurso realizado em 2010, no IFNMG/MG e organizado pela EXATA

02 - Concurso realizado em 2010, no IBGE e organizado pela CESGRANRIO
03 - Concurso realizado em 2010, na Prefeitura de Alagoa Grande/PB e organizado pela PaqTcPB
04 - Concurso realizado em 2010, no Instituto Federal - IF/PR e organizado pela IF/PR
05 - Concurso realizado em 2010, na UNILA e organizado pela PROGEPE/UFPR
06 - Concurso realizado em 2010, no Instituto Federal - IF/SE e organizado pela IF/SE
07 - Concurso realizado em 2010, no UFAC e organizado pela UFAC
08 - Concurso realizado em 2010, na LOTERJ/RJ e organizado pela FEC
09 - Concurso realizado em 2010, na UFCSPA e organizado pela FUNDATEC

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Auditor - Nível Superior – Parte 01 – Seção 04

Relação de Provas anteriores

Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Concurso realizado em 2011, na SEFAZ/RJ e organizado pela FGV
02 - Concurso realizado em 2011, na UFSC e organizado pela UFSC
03 - Concurso realizado em 2011, no Porto São Sebastião/SP e organizado pela FAT
04 - Concurso realizado em 2011, na UNILAB/UFC e organizado pela CCV/UFC

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Auditor - Nível Superior – Parte 01 – Seção 03

Relação de Provas anteriores

Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Concurso realizado em 2012, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/ES e organizado pela CESPE
02 - Concurso realizado em 2012, no CCC/CE e organizado pela Instituto Federal - IF/CE
03 - Concurso realizado em 2012 em ITAIPU e organizado pela BINACIONAL UFPR
04 - Concurso realizado em 2012, na UFRJ e organizado pela UFRRJ

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Auditor - Nível Superior – Parte 01 – Seção 02

Relação de Provas anteriores
Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Analista II, concurso realizado em 2011, na INFRAERO e organizado pela FCC
02 - Analista III, concurso realizado em 2009, na INFRAERO e organizado pela FCC
03 - Concurso realizado em 2013, no Instituto Federal - IF/SC e organizado pela IF/SC
04 - Concurso realizado em 2013, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/SP e organizado pela FCC
05 - Concurso realizado em 2012, na UFF e organizado pela UFF/COSEAC
06 - Concurso realizado em 2012, no Tribunal de Contas do Estado - TCE/PA e organizado pela AOCP
07 - Concurso realizado em 2012, na UNILAB/UFC e organizado pela CCV/UFC
08 - Concurso realizado em 2012, na UFV e organizado pela DVE/UFV
09 - Concurso realizado em 2012, na UFPE/UFRPE COVEST
10 - Concurso realizado em 2012, no Instituto Federal - IF/RN IF/RN
11 - Concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Cariacica/ES e organizado pela FAFIPA
12 - Concurso realizado em 2012, no Instituto Federal - IF/AC e organizado pela SABER

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Auditor - Nível Superior – Parte 01 – Seção 01

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Cargo: Auditor Fiscal (Municipal, Estadual e Federal)
01 - Analista Censitário, concurso realizado em 2008, no IBGE e organizado pela CONSULPLAN
02 - Analista Contábil, concurso realizado em 2006, no INB e organizado pela CONSULPLAN
03 - Analista Contábil - Ano Interno , concurso realizado em 2007, na Companhia Águas de Joinville/SC e organizado pela SOCIESC
04 - Analista de Tecnologia da Informação - Contábil , concurso realizado em 2009, na DATAPREV e organizado pela UFF
05 - Analista de Tecnologia da Informação - Contábil , concurso realizado em 2006, na DATAPREV e organizado pela CESPE
06 - Analista de Tecnologia da Informação - Sistemas , concurso realizado em 2009, na DATAPREV e organizado pela UFF
07 - Analista de Tecnologia da Informação - Sistemas , concurso realizado em 2006, na DATAPREV e organizado pela CESPE
08 - Analista de Tecnologia da Informação - Operacional , concurso realizado em 2009, na DATAPREV  e organizado pela UFF
09 - Analista de Tecnologia da Informação - Operacional , concurso realizado em 2006, na DATAPREV e organizado pela CESPE
10 - Analista Governamental, concurso realizado em 2009, na Prefeitura de Uberaba/MG e organizado pela FUNDEP
11 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2009, no TJ/PI e organizado pela FCC
12 - Analista II - Contábil , concurso realizado em 2011, na INFRAERO e organizado pela FCC

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Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 08

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 UFPB TAE 
02 - Ano 2012 SANEPAR UEL/COPS 
03 - Ano 2012 Prefeitura Goiânia/GO UFG 
04 - Ano 2011 UFMA UFMA/NEC 
05 - Ano 2011 Prefeitura Matinhos/PR UFPR 
06 - Ano 2012 UNIFAP UNIFAP 
07 - Ano 2012 SEAD/PE UPENET/IAUPE 
08 - Ano 2012 CISAM UPENET/IAUPE 
09 - Ano 2011 UTF/PR UTF/PR

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Exercícios de fixação

ADMINISTRADOR E ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO
ESTADO DE TOCANTINS - 2004

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21- Roberto é funcionário administrativo do Hospital Z de Tocantins e, no exercício do seu cargo, mantém sigilo sobre tudo o que sabe em função da sua atividade profissional. À luz do  Código de Ética Profissional do Administrador, regido pela Resolução Normativa CFA no 253, de 30 de março de 2001, esta situação define um(A):
(A) dever.
(B) direito.
(C) proibição.
(D) infração disciplinar.
(E) atitude especial em relação aos colegas.

22 Maria, ao iniciar suas atividades profissionais na Casa de Saúde Nossa Senhora da Luz, recebeu para ler o Código de Ética Profissional do  administrador, e constatou ser um direito do profissional da administração:
(A) manter-se continuamente atualizado, participando de encontros de formação profissional para reciclagem e desenvolvimento na profissão.
(B) exigir justa remuneração por seu trabalho, o qual corresponderá às responsabilidades assumidas no tempo de serviço dedicado.
(C) divulgar conhecimentos, experiências, métodos que venha a criar, reservando os próprios direitos autorais.
(D) pleitear para si, ou para outra pessoa, emprego, cargo ou função que esteja sendo ocupado por colega.
(E) exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, sem abdicar de sua dignidade e independência profissional.

23 Pedro, médico bem-sucedido, foi convidado a ser o gerente do órgão da área de saúde no qual atua há muitos anos.
Dedicou-se, então, ao estudo das Teorias Administrativas para poder definir qual deveria seguir. Optou pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional, cujo principal enfoque é a mudança organizacional planejada e com ênfase no:
(A) ambiente.                  
(B) tarefa.
(C) pessoa.                       
(D) tecnologia.
(E) competitividade.

24 João é supervisor e foi convidado pela Fundação Y a visitá la e emitir parecer quanto à sua organização. Assim, a primeira coisa que procurou fazer foi identificar características da Teoria Administrativa seguida pela Fundação, constatando tratar-se da Teoria Clássica. Sua conclusão foi gerada pela observação de que os empregados recebiam ordens de um único chefe, tal como determina o princípio desta Teoria que é o da:
(A) ordem.
(B) disciplina.
(C) unidade de direção.
(D) unidade de comando.
(E) subordinação de interesses individuais aos coletivos.

25 Os resultados da análise de uma determinada organização mostraram que nela a autoridade era aceita pelos empregados, a liderança era exercida por meio da influência do grupo e do meio, o planejamento se mostrava flexível e institucionalizado e o processo decisório representava um ato coletivo. Estas são características presentes em qual Escola de Administração?
(A) Tradicionalista.            
(B) Behaviorista.
(C) Estruturalista.               
(D) Neoclássica.
(E) Contingencial.

26 Márcia, gerente de uma empresa de cosméticos, fez críticas à sua empresa mostrando que esta funcionava como uma máquina, que o trabalho obedecia a um ritmo padrão na busca de maior rendimento e que a existência de uma super especialização dos empregados tinha como objetivo a eficiência da organização. Tais críticas foram capazes de identificar esta empresa como representante da Teoria:
(A) da Administração Científica.
(B) da Contingência.
(C) da Burocracia.
(D) das Relações Humanas.
(E) do Comportamento Organizacional.

27 José, consultor de empresas, após conhecer a Indústria Farmacêutica Remedial, elaborou um relatório que mostrava existir: dificuldade dos órgãos superiores em controlar cargos hierarquicamente inferiores; problemas quanto à delimitação de responsabilidades, além de forte tendência para a competição, gerando distorções e conflitos na organização.
Tais desvantagens identificam na empresa uma estrutura organizacional do tipo:
(A) linear.                         
(B) funcional.
(C) colegiada.                    
(D) staff.
(E) por projeto.

28 Evaristo, ao assumir a gerência de um Laboratório de Análises Clínicas, observou a necessidade de repensar as técnicas de organização adotadas na empresa para acompanhar os desafios e a velocidade das mudanças da “era da informação”. Decidiu, assim, por uma solução emergente: avaliar a concorrência, desenvolvendo a habilidade de visualizar as melhores práticas administrativas de empresas consideradas excelentes no ramo. Comparou-as com as da sua empresa e avaliou a situação encontrada, com o objetivo de identificar as oportunidades de mudanças dentro da sua própria organização. O processo adotado por ele é conhecido pelo nome de:
(A) terceirização.     
(B) reengenharia.
(C) downsizing.       
(D) empowerment.
(E) benchmarking.

29 A análise da estrutura departamental da Empresa Labtrol revelou que ela exigia forte concentração intradepartamental, originando barreiras, e era inadequada frente a circunstâncias externas mutáveis. Sua abordagem não visualizava o que acontecia fora da organização e de cada departamento. Essas críticas podem ser feitas a um tipo de departamentalização por:
(A) serviços.                     
(B) clientes.
(C) projetos.                     
(D) função.
(E) localização geográfica.

30 Uma pesquisa realizada na Árbol, empresa de corantes químicos, a identificou como uma organização que segue o modelo burocrático weberiano, pois ela apresentou como finalidade principal:
(A) levar em conta o inter-relacionamento dos vários sistemas da organização.
(B) gerar alta capacidade para mudanças e inovações.
(C) possibilitar a verificação do grau de racionalidade da organização.
(D) possuir meios adequados para resolver conflitos entre cargos.
(E) ter condições de assimilar a influência de novas tecnologias na organização.

31 Marilena, funcionária do Setor de Terapia Ocupacional da Secretaria Municipal de Saúde, interessou-se pelo estudo da motivação humana. Descobriu que é um campo do conhecimento que objetiva compreender o comportamento das pessoas. Conheceu, então, as Teorias de Maslow, representante destes estudos, que formulou uma teoria com base na hierarquia das necessidades humanas. Segundo ele, à medida que o homem satisfaz as necessidades básicas, outras mais elevadas irão predominar no seu comportamento.
A esse respeito, considere as seguintes necessidades:
I - fisiológicas;
II - sociais;
III - de segurança;
IV - de auto-realização;
V - de estima.
A seqüência em que essas necessidades devem ser satisfeitas é:
(A) I, II, III, IV e V.
(B) I, III, II, V e IV.
(C) III, I, V, IV e II.
(D) III, II, I, IV e V.
(E) V, III, I, II e IV.

Leia o texto abaixo para responder às questões 32 e 33.

Manoel, gerente da empresa X, reuniu sua equipe para discutir sobre a política de RH da organização, tentando elaborar um guia para as ações da empresa. Consciente de que muitos fatores afetam essa política, procurou destacar a necessidade de se determinar os requisitos para a análise e descrição de cargos, planejamento e alocação de recursos humanos e avaliação de desempenho.

32 Desta forma, dentro do quadro de uma política global de RH, priorizou os aspectos relativos às políticas de:
(A) manutenção.               
(B) aplicação.
(C) provisão.                     
(D) monitoração.
(E) desenvolvimento.

33 Nesta mesma reunião, Manoel também destacou as características necessárias às Políticas de Recursos Humanos e priorizou a que representa a congruência em sua aplicação, não importando os níveis ou áreas afetados. Neste caso, estava se referindo à característica da:
(A) estabilidade.       
(B) flexibilidade.
(C) simplicidade.      
(D) consistência.
(E) clareza.

34 Com base nos estudos evolutivos das organizações, a Empresa Multiar, que cuida do fornecimento de aparelhos de oxigênio para os hospitais de uma região de Tocantins, foi caracterizada como uma organização “contemporânea” por ter apresentado uma estrutura organizacional do tipo:
(A) divisional.                   
(B) linear.
(C) funcional.                    
(D) colegiada.
(E) matricial.

35 Há três meses, Paulo analisa o processo de comunicação de sua empresa e descobriu que um dos problemas, não só da sua empresa, mas da Administração de Recursos Humanos(RH), de um modo geral, está nas comunicações entre a organização e seus membros e vice-versa. Nos primeiros resultados desta sua análise, conseguiu identificar algumas barreiras semânticas na forma de:
(A) variações perceptivas.
(B) interferências físicas.
(C) significação de sinais e símbolos.
(D) discrepâncias de competências.
(E) variáveis de personalidade.

GABARITO
21- A            
22- B            
23- C            
24- D           
25- B            
26- A            
27- B
28- E            
29- D           
30- C            
31- B            
32- B            
33- D           
34- E
35- C


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