quarta-feira, 27 de março de 2013

Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 07

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2011 FMS NUCEPE/UESPI 
02 - Ano 2011 IPSEM PaqTcPB 
03 - Ano 2011 Prefeitura Rio de Janeiro/RJ Prefeitura Rio de Janeiro/RJ 
04 - Ano 2012 DPE/PR PUC/PR

Total de 04 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.



Exercícios de fixação

Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Analista Legislativo I

Ano de realização - 2006

26 - Os princípios de legalidade, impessoalidade,  oralidade, publicidade e eficiência regem a administração pública direta e indireta:
(A) exclusivamente do Poder Executivo da União;
(B) de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
(C) exclusivamente dos Poderes Judiciários da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
(D) exclusivamente dos Poderes Executivos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
(E) exclusivamente dos Poderes Legislativos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

27 - Os atos de improbidade administrativa importarão:
(A) o ressarcimento ao erário, exclusivamente;
(B) a perda da função pública, exclusivamente;
(C) a perda dos direitos políticos, exclusivamente;
(D) a indisponibilidade dos bens, exclusivamente;
(E) a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

28 - As leis que disponham sobre a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, são de iniciativa privativa de:
(A) Ministro da Justiça;
(B) Presidente da República;
(C) Presidente do Senado;
(D) Governador de Estado;
(E) Prefeito de Município.

29 - Aos membros de cada Ministério Público, são dadas as seguintes garantias constitucionais:
(A) exercer a advocacia;
(B) exercer atividade político-partidária;
(C) exercer função pública de magistério;
(D) participar de sociedade comercial, na forma da lei;
(E) receber, a qualquer título, honorários, percentagens ou custas processuais.

30 - O princípio orçamentário que preconiza que a intitulação das contas deve ser auto-explicativa e que o sistema contábil deve primar pela simplicidade, sem prejuízo dos desdobramentos necessários, é o princípio da:
(A) clareza;
(B) unidade;
(C) equilíbrio;
(D) discriminação;
(E) universalidade.

31 - A Constituição de 1988, em seu art. 165. § 5º, determina que a lei orçamentária anual compreenderá os orçamentos fiscal, da seguridade social e o de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Integram o orçamento fiscal:
(A) as empresas que recebem recursos apenas sob a forma de participação societária;
(B) os conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas;
(C) as empresas que recebem recursos apenas sob a forma de pagamento de empréstimos e financiamentos concedidos;
(D) as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;
(E) as empresas que recebem recursos apenas sob a forma de pagamento pelo fornecimento de bens e pela prestação de serviços.

32 - Convênio, acordo ou ajuste são instrumentos competentes para a execução de serviços de interesses recíprocos dos órgãos e entidades da Administração Federal e de outras entidades públicas ou organizações particulares, em regime de mútua cooperação. No convênio, a posição jurídica dos signatários é:
(A) uma só e idêntica para todos;
(B) hierarquizada, com predominância da União sobre os demais participantes;
(C) hierarquizada, com predominância do Estado sobre os demais participantes;
(D) hierarquizada, com predominância do Município sobre os demais participantes;
(E) hierarquizada, com predominância das organizações particulares sobre os demais participantes.

33 - Pode-se destacar no Convênio a existência de fases, todas elas com procedimentos ditados pela legislação que rege a matéria, com vistas à perfeita execução do objeto e a fim de evitar que a prestação de contas dos recursos aplicados seja rejeitada. A fase em que se faz necessária a identificação das áreas mais carentes, para estabelecer uma escala de prioridades, é a:
(A) execução;
(B) celebração;
(C) proposição;
(D) formalização;
(E) prestação de contas.

34 - Os indicadores contábeis são usados para definir as regras de utilização no uso dos eventos e das contas contábeis da Unidades Gestoras. Os indicadores auxiliam a contabilização dos documentos no SIAFI e representam o elo entre a Tabela de Eventos e o Plano de Contas. O indicador que aponta a condição de permanência de saldo em uma conta, conforme sua natureza, é:
(A) o Encerramento;
(B) a Conta Corrente;
(C) o uso do SAFEM;
(D) o Sistema Contábil;
(E) a Inversão de Saldo.

35 - Para que a função O & M possa atingir sua efetividade, é fundamental que possa atuar em três áreas que compõem uma organização complexa, que são, respectivamente, a institucional, a dos processos organizacionais e a dos métodos de trabalho. Um dos principais indicadores organizacionais relacionados à área Institucional são:
(A) os fluxogramas;
(B) os projetos de layout;
(C) as relações gerenciais;
(D) os estudos de tempos e movimentos;
(E) as forças-chave dos ambientes interno e externo.

36 - Um dos principais indicadores organizacionais relacionados à área de Processos Organizacionais são:
(A) os fluxogramas;
(B) os projetos de layout;
(C) as relações gerenciais;
(D) os estudos de tempos e movimentos;
(E) as forças-chave dos ambientes interno e externo.

37 - Um dos principais indicadores organizacionais relacionados à área de Processos e Métodos de trabalho é:
(A) o fluxograma;
(B) o processo decisório;
(C) a cultura organizacional;
(D) o enfoque sistema aberto;
(E) a introdução de novas tecnologias.

38 - Indagações tais como “de quem recebe o trabalho?” e “em que consiste o trabalho?” estão relacionadas à fase de elaboração de fluxogramas denominada:
(A) comunicação;
(B) fluxogramação;
(C) coleta de dados;
(D) relatório de análise;
(E) análise do fluxograma.

39 - Indagações tais como “qual a utilidade de cada etapa do processo?” e “haverá vantagens em se alterar a seqüência de operações?” estão relacionadas à fase de elaboração de fluxogramas denominada:
(A) comunicação;
(B) fluxogramação;
(C) coleta de dados;
(D) análise do fluxograma;
(E) relatório de análise gráfica.

40 - A participação aos empregados, por parte das chefias, da realização do trabalho e de seus objetivos, está relacionada à fase da elaboração de fluxogramas denominada:
(A) comunicação;
(B) fluxogramação;
(C) coleta de dados;
(D) análise do fluxograma;
(E) relatório de análise gráfica.

Gabarito
26 - B
27 - E
28 - B
29 - C
30 - A
31 - D
32 - A
33 - C
34 - A
35 - E
36 - C
37 - A
38 - C
39 - D
40 - A
Links relacionados
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos

Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini


Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 06

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 Prefeitura INSTITUTO Pedreiras/MA GRAÇA ARANHA
02 - Ano 2012 Prefeitura Poção de Pedras/MA INSTITUTO LUDUS 
03 - Ano 2012 Secretaria da Cultura/AM ISAE 
04 - Ano 2011 ELETROACRE MAKIYAMA 
05 - Ano 2011 Prefeitura Itu/SP MOURA MELO 
06 - Ano 2011 Prefeitura Pelotas/RS MSCONCURSOS 
07 - Ano 2011 CRA/MS MSCONCURSOS 
08 - Ano 2011 FSPSCE - Prefeitura Esteio/RS MSCONCURSOS 
09 - Ano 2011 Prefeitura Alegrete/RS MSCONCURSOS 

Total de 09 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.



Exercícios de fixação
ELETRONORTE
Ano de realização  2006
36 - Os profissionais, normalmente os gerentes responsáveis por estudos organizacionais, têm à sua disposição três instrumentos que possibilitam o cumprimento de uma boa análise organizacional. São eles a entrevista, o questionário e a observação pessoal (ou direta). Uma das vantagens da entrevista é:
(A) impedir palpites;
(B) impedir adivinhações;
(C) facilitar anotações ao longo da entrevista;
(D) dificultar que o entrevistado seja levado a concordâncias e discordâncias por envolvimento emocional;
(E) permitir que o entrevistado faça críticas e sugestões sobre seu trabalho ou sobre a organização, por se sentir protegido pelo anonimato.

37 - Uma das desvantagens da entrevista como forma de levantamento de informações, visando uma boa análise organizacional, é:
(A) impedir o “desabafo”;
(B) dificultar anotações ao longo da entrevista;
(C) impedir que o entrevistado faça críticas e sugestões sobre seu trabalho;
(D) impossibilitar o alcance de informações que estão “guardadas” apenas na memória do entrevistado;
(E) impossibilitar ao entrevistador o conhecimento mais profundo da unidade (seção, setor) ou cargo em análise.

38 - A utilização de questionários em estudos e análises organizacionais é bastante difundida, mas não tanto quanto o uso da entrevista. Uma das vantagens do questionário é:
(A) rapidez no processo de tomada de decisões;
(B) incentivar o inquirido na formulação de críticas;
(C) proporcionar unicidade de interpretação de uma mesma pergunta;
(D) incentivar o inquirido na formulação de sugestões para novas diretrizes da empresa;
(E) permitir que o gerente responsável pelo estudo obtenha informações, ao mesmo tempo que exerce outras atribuições do seu cargo.

39 – Há algumas restrições com relação à eficácia de questionários visando análises organizacionais, sendo uma das desvantagens:
(A) a resistência ao preenchimento;
(B) impedir melhor detalhamento das respostas;
(C) suprimir do inquirido um período para formular respostas;
(D) suprimir do inquirido o tempo necessário para busca de informações em arquivos;
(E) ser em geral um meio ineficiente de obter informações de indivíduos que têm dificuldade de manter contatos por outros meios.

40 - O organograma é um gráfico representativo da estrutura formal da organização em dado momento. A técnica de elaboração de organograma que tem como característica reduzir a possibilidade de conflitos entre superior e subordinados, pois as linhas de autoridade ficam difíceis de ser identificadas, é a:
(A) linear;
(B) militar;
(C) vertical;
(D) horizontal;
(E) circular ou radial.

41 - A estrutura organizacional denominada “matricial” resulta da estrutura tradicional mais a formulação estrutural fundamentada no planejamento e execução de projetos. Uma das características da organização matricial é:
(A) a permanente sensação de se ter duas chefias;
(B) os profissionais especializados permanecem sempre no mesmo grupo;
(C) há facilidade de conciliar as duas estruturas, pois as demandas são as mesmas;
(D) a fixação de personagens dentro de um mesmo grupo dá uma dimensão de rigidez da estrutura;
(E) é possível separar momentos decisórios importantes quando o processo decisório desce aos níveis médio-inferiores.

42 - A técnica mais conhecida e mais utilizada no estudo de processos administrativos é a elaboração de fluxogramas. A estratégia a ser aplicada pelo gerente responsável pelo estudo é formada por um conjunto de fases ou etapas, sendo a última delas a:
(A) manualização do processo;
(B) escolha do processo a estudar;
(C) implantação de novo processo;
(D) coleta dos passos e sua representação gráfica;
(E) análise dos métodos empregados no processamento atual.

43 - O objetivo da manualização é permitir que a reunião de informações dispostas de forma sistematizada, criteriosa e segmentada atue como instrumento facilitador do funcionamento da organização. O tipo de manual constituído apenas de informações cuja origem é qualquer documento entendido como legal, é o manual de:
(A) seqüência administrativa;
(B) organização;
(C) formulários;
(D) instruções;
(E) normas.

44 - A classificação é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. Grande parte do sucesso no gerenciamento de estoques depende fundamentalmente de bem classificar os materiais da empresa. Um tipo de classificação que auxilia na elaboração de programas de importação, e é considerado como complementar para os procedimentos de compras é a classificação por:
(A) perecibilidade;
(B) periculosidade;
(C) valor de consumo;
(D) mercado fornecedor;
(E) importância operacional.

45 - Um tipo de classificação de materiais que demonstra os materiais vitais para a empresa, porém não fornece análise econômica de estoques, é a classificação por:
(A) perecibilidade;
(B) periculosidade;
(C) mercado fornecedor;
(D) importância operacional;
(E) dificuldade de aquisição.

46 - Um tipo de classificação de materiais que demonstra os materiais de grande investimento de estoque é a classificação por:
(A) perecibilidade;
(B) periculosidade;
(C) valor de consumo;
(D) importância operacional;
(E) possibilidade de fazer ou comprar.

47 - Um tipo de classificação de materiais que determina incompatibilidade com outros materiais, facilitando armazenamento e movimentação, é a classificação por:
(A) possibilidade de fazer ou comprar;
(B) dificuldade de aquisição;
(C) mercado fornecedor;
(D) periculosidade;
(E) perecibilidade.

48 - De modo geral as empresas sempre se preocupam em identificar com facilidade a grande quantidade de seus materiais.
A solução encontrada foi a representação por meio de um conjunto de símbolos numéricos ou alfanuméricos que traduzem as características dos materiais. Assim nasceu a codificação. O sistema de codificação que emprega 8 dígitos e considera uma análise mista é o:
(A) FSC (americano);
(B) CSSF (francês);
(C) Centesimal;
(D) Decimal;
(E) Alemão.

49 - O sistema de codificação para materiais cuja estrutura é composta de 11 dígitos é o:
(A) FSC (americano);
(B) CSSF (francês);
(C) Centesimal;
(D) Decimal;
(E) Alemão.

50 - O modelo de gestão de materiais classificados como sujeitos a recondicionamento está fundamentado em suas respectivas características biunívocas, qual seja, para toda quantidade de material dessa natureza retirada do almoxarifado deve haver uma outra, correspondente do mesmo material, já usado, disponível e sujeita à recuperação para reposição. A variável do sistema de recondicionamento que implica a utilização de múltiplos fornecedores é:
(A) sucata nobre;
(B) sucata a granel;
(C) materiais similares;
(D) sucateamento do material;
(E) recondicionamento parcial.

Gabarito
36 - E
37 - B
38 - E
39 - A
40 - E
41 - A
42 - A
43 - E
44 - D
45 - D
46 - C
47 - D
48 - B
49 - A
50 - E

Links relacionados
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos

Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini


Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 02

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2011 Prefeitura São Gonçalo do Amarante/RN ASPERHS 
02 - Ano 2012 UFABC CAIPIMES
03 - Ano 2012 TJ/RR CESPE 
04 - Ano 2012 SESAN Prefeitura Belém/PA CETAP 
05 - Ano 2012 UFCG/PB COMPROV/UFCG 
06 - Ano 2011 CFN CONSULPLAN 

Total de 06 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.



Exercícios de fixação

Centrais Elétricas Brasileiras - ELETROBRÁS
Ano de realização – 2005 Administração Geral - ADGE

31 - Maslow é de entendimento que o comportamento do homem pode ser analisado em função das necessidades que ele sente. Tornando-se ativa uma necessidade, tanto pode ser considerada como estímulo para ação ou impulsionadora das atividades do indivíduo. Em seu trabalho, Maslow apresentou cinco sistemas fundamentais de necessidades que são, em ordem alfabética: Associação; Auto-realização; Básicas; Egostatus; Segurança. Os indivíduos desenvolvem em seu íntimo a consciência da existência dessas necessidades, sendo por elas motivadas, das fisiológicas até as mais sofisticadas. Via de regra, o homem percorre este caminho como se estivesse subindo degraus de uma escada, cada etapa por sua vez, só se conscientizando da próxima etapa, e sendo por ela motivado, quando ultrapassa totalmente o estágio inferior. Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em primeiro lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito de receber recompensas sociais e profissionais;
(B) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico;
(C) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(D) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos;
(E) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional.

32 - Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em segundo lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico;
(B) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(C) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito de receber recompensas sociais e profissionais;
(D) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos;
(E) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional.

33 - Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em terceiro lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(B) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico;
(C) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional;
(D) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito dereceber recompensas sociais e profissionais;
(E) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos.

34 - Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em quarto lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional;
(B) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(C) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito de receber recompensas sociais e profissionais;
(D) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico;
(E) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos.

35 - Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em quinto lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito de receber recompensas sociais e profissionais;
(B) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional;
(C) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos;
(D) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(E) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico.

36 - O critério mais simples para avaliar a eficiência de um sistema é a produtividade. A produtividade de um sistema é definida como a relação entre os recursos utilizados e:
(A) as ordens do chefe efetivamente obedecidas pela equipe;
(B) o número de operários que faltaram ao trabalho;
(C) dias de interrupção do trabalho pela chuva;
(D) dias de interrupção do trabalho por greves;
(E) os resultados obtidos (ou produção).

37 - A evolução do controle de qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais: a era da inspeção, a era do controle estatístico e a era da qualidade total. Uma característica da era da qualidade total é:
(A) o cliente participa da inspeção;
(B) a ênfase na prevenção dos defeitos;
(C) os produtos serem verificados um a um;
(D) os produtos serem verificados por amostragem;
(E) a inspeção encontra defeitos mas não produz qualidade.

38 - A evolução do controle de qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais, a era da inspeção, a era do controle estatístico e a era da qualidade total. Uma característica da era do controle estatístico é:
(A) o cliente participa da inspeção;
(B) a ênfase na prevenção dos defeitos;
(C) os produtos serem verificados um a um;
(D) os produtos serem verificados por amostragem;
(E) a inspeção encontra defeitos mas não produz qualidade.

39 - A evolução do controle de qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais, a era da inspeção, a era do controle estatístico e a era da qualidade total. Uma característica da era da inspeção é:
(A) ênfase na localização de defeitos;
(B) a ênfase na prevenção dos defeitos;
(C) os produtos serem verificados um a um;
(D) os produtos serem verificados por amostragem;
(E) o departamento especializado faz o controle da qualidade.

40 - O modo mais simples de departamentalização é o que se baseia no critério:
(A) de projetos com diversas equipes multidisciplinares temporárias;
(B) de estruturas matriciais;
(C) de projetos autônomos;
(D) de projetos puros;
(E) funcional.

41 - O gráfico universal conceituado como a representação gráfica e abreviada da estrutura da organização é o denominado:
(A) histograma;
(B) fluxograma;
(C) cronograma;
(D) organograma;
(E) funcionograma.

42 - A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos nos termos da Constituição. Compete aos Estados Federados:
(A) conceder anistia;
(B) legislar sobre informática;
(C) legislar sobre telecomunicações;
(D) declarar a guerra e celebrar a paz;
(E) explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei.

43 - A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos nos termos da Constituição. Compete aos Municípios:
(A) conceder anistia;
(B) legislar sobre informática;
(C) legislar sobre telecomunicações;
(D) declarar a guerra e celebrar a paz;
(E) promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.

44 - Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com: o ambiente físico de trabalho; o ambiente psicológico de trabalho; a aplicação de princípios de ergonomia. O ambiente físico de trabalho envolve, entre outros:
(A) as ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano;
(B) as mesas e instalações ajustadas aos tamanhos das pessoas;
(C) o tipo de atividade agradável e motivadora;
(D) o relacionamento humano agradável;
(E) a iluminação.

45 - Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com: o ambiente físico de trabalho; o ambiente psicológico de trabalho; a aplicação de princípios de ergonomia. O ambiente psicológico de trabalho envolve, entre outros:
(A) a ventilação;
(B) a iluminação;
(C) o relacionamento humano agradável;
(D) as mesas e instalações ajustadas aos tamanhos das pessoas;
(E) as ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano.

GABARITO:
31 - B
32 - B
33 - C
34 - C
35 - C
36 - E
37 - B
38 - D
39 - C
40 - E
41 - D
42 - E
43 - E
44 - E
45 - C


Links relacionados
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos

Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini


Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 03

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2011 IF/AL COPEVE/UFAL 
02 - Ano 2012 UFPE/UFRPE COVEST 
03 - Ano 2011 CREMERJ/RJ DOM CINTRA 

Total de 03 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.



Exercícios de fixação

Centrais Elétricas Brasileiras - ELETROBRÁS
Ano de realização – 2005 - Administrador - ADMI -  Superior

41 - A partir do século XX, a organização eficiente do trabalho nas empresas tornou-se a base do desenvolvimento da teoria e da prática da administração. Muitas pessoas e grupos participaram desse processo. A aplicação de métodos de pesquisa para identificar a melhor maneira de trabalhar é atribuída a:
(A) Maslow;
(B) Henry Ford;
(C) Henri Fayol;
(D) Max Weber;
(E) Frederick Taylor.

42 - Pesquisadores e estudiosos participaram do processo de desenvolvimento da teoria e prática da administração. A teoria da burocracia, na escola clássica de administração, é associada a:
(A) Maslow;
(B) Max Weber;
(C) Henri Fayol;
(D) Henry Ford;
(E) Frederick Taylor.

43 - A reunião e coordenação de recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atingimento de objetivos são atitudes relacionadas à função tradicional da administração denominada:
(A) liderar;
(B) planejar;
(C) controlar;
(D) organizar;
(E) recompensar.

44 - A direção, motivação e comunicação com funcionários, individualmente e em grupos, envolvendo o contato diário com as pessoas, ajudando a guiá-las e inspirá-las em direção ao atingimento dos objetivos de equipe e organizacionais, são atitudes relacionadas à função tradicional da administração denominada:
(A) liderar;
(B) planejar;
(C) organizar;
(D) controlar;
(E) recompensar.

45 - A especificação dos objetivos a serem atingidos e a decisão antecipada das ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos, são atitudes relacionadas à função tradicional da administração denominada:
(A) liderar;
(B) planejar;
(C) organizar;
(D) controlar;
(E) recompensar.

46 - O estabelecimento de padrões de desempenho que indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo, o monitoramento do desempenho de pessoas e unidades pela coleta de dados de desempenho, o fornecimento às pessoas de feedback ou informação sobre seu progresso, a identificação de problemas pela comparação entre dados de desempenho e os padrões, são atitudes relacionadas à função tradicional da administração denominada:
(A) liderar;
(B) planejar;
(C) organizar;
(D) controlar;
(E) recompensar.

47 - Os administradores necessitam de uma gama de habilidades para desempenhar funções administrativas e alcançar vantagens competitivas. Poder desempenhar uma tarefa especializada que envolve certo método ou processo é considerada uma habilidade:
(A) interpessoal e de comunicação;
(B) manter pessoas talentosas;
(C) atrair pessoas talentosas;
(D) conceitual e de decisão;
(E) técnica.

48 - Executivos seniores utilizam mais da metade do tempo interagindo com outras pessoas. Embora ainda haja muitos administradores tradicionais, concentrados em ser o chefe, em dar ordens e em monitorar cuidadosamente os funcionários, muitos acreditam que o administrador atual e do futuro devem se concentrar em fazer parte de uma equipe, dividir as informações com os outros e ensinar e auxiliar as pessoas a aprender, em outras palavras, devem focalizar mais as habilidades:
(A) técnicas;
(B) interpessoais;
(C) conceituais e de decisão;
(D) de atrair pessoas talentosas;
(E) de manter pessoas talentosas.

49 - O reconhecimento de questões complexas e dinâmicas, o exame de fatores numerosos e conflitantes que influenciam estas questões e problemas, e a resolução de problemas para o benefício da organização e de todos os envolvidos, estão relacionados com as chamadas habilidades:
(A) técnicas;
(B) interpessoais;
(C) conceituais e de decisão;
(D) de atrair pessoas talentosas;
(E) de manter pessoas talentosas.

50 - Montar uma estrutura organizacional consiste em dividir tarefas entre unidades de trabalho chamadas departamentos.
Um dos principais tipos de organização funcional é a denominada estrutura:
(A) matricial;
(B) por produto;
(C) por projetos puros;
(D) por projetos funcionais;
(E) por projetos autônomos.

51 - Montar uma estrutura organizacional consiste em dividir tarefas entre unidades de trabalho chamadas departamentos.
Um dos principais tipos de organização de projetos é a denominada estrutura:
(A) matricial;
(B) territorial;
(C) por cliente;
(D) por produto;
(E) funcional pura.

52 - A liderança orientada para a tarefa compreende os comportamentos classificados dentro do modelo autocrático de uso da autoridade. O líder orientado para tarefa tende a:
(A) ser amigável;
(B) apoiar os funcionários;
(C) ouvir e prestar atenção;
(D) esclarecer as responsabilidades individuais e designar tarefas para pessoas específicas;
(E) focalizar o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe.

53 - A liderança orientada para as pessoas compreende os comportamentos classificados dentro do modelo democrático de uso da autoridade. O líder orientado para tarefa tende a:
(A) esclarecer as responsabilidades individuais e designar tarefas para pessoas específicas;
(B) insistir na necessidade de cumprir metas, e superar a concorrência ou o desempenho passado;
(C) focalizar o trabalho do subordinado ou grupo, enfatizando o cumprimento de prazos;
(D) focalizar o trabalho do subordinado ou grupo, enfatizando a economia de custos;
(E) focalizar o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe.

54 - As empresas e outros tipos de organizações surgem e desaparecem em função de sua capacidade de administrar dinamicamente seus recursos internos e suas relações com o ambiente. Há várias explicações para as flutuações na capacidade de resposta aos desafios externos e internos. Uma delas é a atitude dos administradores em relação ao futuro: a atitude pode ser proativa ou reativa. No comportamento reativo dos administradores é possível identificar:
(A) o espírito renovador;
(B) a antecipação de novas situações;
(C) a capacidade de adaptação às novas situações;
(D) forças que desejam e preservam a estabilidade;
(E) forças que desejam e impulsionam as mudanças.

55 - No comportamento proativo dos administradores é possível identificar:
(A) o apego às tradições;
(B) o espírito conservador;
(C) forças que desejam e preservam a estabilidade;
(D) a incapacidade de adaptação às novas situações;
(E) forças que desejam e impulsionam as mudanças.

GABARITO
41 – E          
42 – B          
43 – D          
44 – A          
45 – B
46 – D          
47 – E          
48 – B          
49 – C          
50 – B
51 – A          
52 – D          
53 – E          
54 – D          
55 – E

Links relacionados
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos

Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini


Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 04

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 CDP FADESP 
02 - Ano 2011 Prefeitura São José dos Pinhais/PR FAFIPA 
03 - Ano 2012 Câmara de Nova Iguaçu/RJ FBC 
04 - Ano 2011 INVESTE RIO FEC 
05 - Ano 2011 CASAN FEPESE 
06 - Ano 2011 CIDASC/SC FEPESE 
07 - Ano 2012 Prefeitura Magé/RJ FUNCAB 
08 - Ano 2011 Prefeitura Contagem/MG FUNDEP 

Total de 08 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.



Exercícios de fixação

Fundação da Criança e do Adolescente do Pará - FUNCAP

Governo do Estado do Pará – Cargo Administrador - 2004
Considerando a administração de recursos humanos, área importante para o bom desempenho de uma organização, julgue os itens subseqüentes.

51 A avaliação de desempenho deve ser realizada com ênfase nos traços da personalidade do avaliado, porque indivíduos que são bem classificados nesses quesitos têm desempenho mais alto que os mal avaliados.

52 A avaliação de desempenho de 360 graus não é adequada para grandes empresas.

53 Em relação à avaliação de desempenho, é necessário ressaltar que o treinamento dos avaliadores deve ser contínuo, porque os efeitos do treinamento normalmente diminuem ao longo do tempo.

54 Na administração de cargos e salários, o método das categorias predeterminadas é um método quantitativo.

55 Uma seleção de pessoal eficaz proporciona resultados positivos para a organização, como a adequação da pessoa ao cargo, aumentando o número de talentos na organização.

56 Uma das análises que pode ser feita quanto à universidade corporativa refere-se ao fato de ela poder ser vista como forma de controle ideológico à disposição da organização, para que o indivíduo tenha devidamente internalizada a ideologia da empresa.

57 A universidade corporativa mostra-se cada vez mais como um mecanismo utilizado para que as pessoas na organização estejam alinhadas às estratégias da organização.

58 O levantamento das necessidades de treinamento deve ser realizado para que se possa analisar quais são as principais urgências de treinamento e quais os comportamentos devem ser desenvolvidos nas diferentes unidades de trabalho da organização.

No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.

59 A teoria de hierarquia das necessidades é uma teoria da motivação em que necessidades de alta ordem, como a de auto-realização, tornam-se dominantes à medida que necessidades de baixa ordem, como a de estima, são satisfeitas.

60 Com aplicabilidade cada dia maior, a teoria de hierarquia de necessidades de Maslow, especialmente por apresentar forte sustentação científica, postula que necessidades insatisfeitas motivam e necessidades satisfeitas desencadeiam o movimento para um novo nível de necessidade.

61 De acordo com a teoria comportamental de liderança, o líder eficaz conta com alguns traços específicos, como a autoconfiança e a inteligência.

62 O estilo de liderança relacionado a um sistema explorador, autoritário, modelo ligado à teoria Y de McGregor, provoca elevado nível de resistência no que diz respeito ao alcance dos objetivos organizacionais.

63 O rumor pode ser considerado como a parte não verificada e falsa do boato.

64 A identificação de critérios, assim como o peso atribuído a cada um deles, constitui uma das principais etapas do processo racional de tomada de decisão.

65 O processo de tomada de decisão de determinado indivíduo pode ser altamente influenciado pelos critérios com que ele próprio é avaliado.

66 Uma das principais vantagens da descentralização é motivar o indivíduo no momento em que ele participa do processo de tomada de decisão.

67 A cultura organizacional está relacionada com valores, normas e ritos e não com o comprometimento organizacional.

68 Tendo em vista as constantes transformações do ambiente externo, as organizações estão se tornando mais maleáveis no que se refere às demandas dos clientes. Nesse sentido, a organização poderá tomar medidas que flexibilizem tanto os equipamentos quanto o trabalho.

69 Nas equipes de trabalho auto gerenciadas, os empregados assumem o papel de supervisor, com exceção do que for concernente ao planejamento e ao controle do andamento dos trabalhos.

70 As melhores equipes de trabalho tendem a ter no máximo 35 indivíduos, visto que é difícil conseguir realizar os trabalhos propostos com uma equipe maior.

GABARITO

51 – E          52 – E          53 – C          54 – E          55 – C
56 – C          57 – C          58 – C          59 – E          60 – E
61 – E          62 – E          63 – C          64 – C          65 – C
66 – C          67 – E          68 – C          69 – E          70 – E


Links relacionados
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos

Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini


Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG