quarta-feira, 27 de março de 2013

Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 02

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2011 Prefeitura São Gonçalo do Amarante/RN ASPERHS 
02 - Ano 2012 UFABC CAIPIMES
03 - Ano 2012 TJ/RR CESPE 
04 - Ano 2012 SESAN Prefeitura Belém/PA CETAP 
05 - Ano 2012 UFCG/PB COMPROV/UFCG 
06 - Ano 2011 CFN CONSULPLAN 

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Exercícios de fixação

Centrais Elétricas Brasileiras - ELETROBRÁS
Ano de realização – 2005 Administração Geral - ADGE

31 - Maslow é de entendimento que o comportamento do homem pode ser analisado em função das necessidades que ele sente. Tornando-se ativa uma necessidade, tanto pode ser considerada como estímulo para ação ou impulsionadora das atividades do indivíduo. Em seu trabalho, Maslow apresentou cinco sistemas fundamentais de necessidades que são, em ordem alfabética: Associação; Auto-realização; Básicas; Egostatus; Segurança. Os indivíduos desenvolvem em seu íntimo a consciência da existência dessas necessidades, sendo por elas motivadas, das fisiológicas até as mais sofisticadas. Via de regra, o homem percorre este caminho como se estivesse subindo degraus de uma escada, cada etapa por sua vez, só se conscientizando da próxima etapa, e sendo por ela motivado, quando ultrapassa totalmente o estágio inferior. Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em primeiro lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito de receber recompensas sociais e profissionais;
(B) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico;
(C) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(D) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos;
(E) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional.

32 - Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em segundo lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico;
(B) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(C) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito de receber recompensas sociais e profissionais;
(D) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos;
(E) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional.

33 - Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em terceiro lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(B) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico;
(C) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional;
(D) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito dereceber recompensas sociais e profissionais;
(E) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos.

34 - Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em quarto lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional;
(B) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(C) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito de receber recompensas sociais e profissionais;
(D) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico;
(E) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos.

35 - Na concepção de Maslow, as necessidades que se posicionam em quinto lugar, de baixo para cima, são as necessidades:
(A) de ego-status, tais como a busca de oportunidades em que demonstre sua capacidade profissional, com o intuito de receber recompensas sociais e profissionais;
(B) de associação, tais como a participação em grupos, filiação, aceitação e o sentimento de integração na família organizacional;
(C) de auto-realização, tais como procurar trabalhos mais desafiadores e significativos;
(D) de segurança, tais como planos de aposentadoria, pensões, assistência médica;
(E) básicas, tais como alimentação, abrigo, roupa, conforto físico.

36 - O critério mais simples para avaliar a eficiência de um sistema é a produtividade. A produtividade de um sistema é definida como a relação entre os recursos utilizados e:
(A) as ordens do chefe efetivamente obedecidas pela equipe;
(B) o número de operários que faltaram ao trabalho;
(C) dias de interrupção do trabalho pela chuva;
(D) dias de interrupção do trabalho por greves;
(E) os resultados obtidos (ou produção).

37 - A evolução do controle de qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais: a era da inspeção, a era do controle estatístico e a era da qualidade total. Uma característica da era da qualidade total é:
(A) o cliente participa da inspeção;
(B) a ênfase na prevenção dos defeitos;
(C) os produtos serem verificados um a um;
(D) os produtos serem verificados por amostragem;
(E) a inspeção encontra defeitos mas não produz qualidade.

38 - A evolução do controle de qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais, a era da inspeção, a era do controle estatístico e a era da qualidade total. Uma característica da era do controle estatístico é:
(A) o cliente participa da inspeção;
(B) a ênfase na prevenção dos defeitos;
(C) os produtos serem verificados um a um;
(D) os produtos serem verificados por amostragem;
(E) a inspeção encontra defeitos mas não produz qualidade.

39 - A evolução do controle de qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais, a era da inspeção, a era do controle estatístico e a era da qualidade total. Uma característica da era da inspeção é:
(A) ênfase na localização de defeitos;
(B) a ênfase na prevenção dos defeitos;
(C) os produtos serem verificados um a um;
(D) os produtos serem verificados por amostragem;
(E) o departamento especializado faz o controle da qualidade.

40 - O modo mais simples de departamentalização é o que se baseia no critério:
(A) de projetos com diversas equipes multidisciplinares temporárias;
(B) de estruturas matriciais;
(C) de projetos autônomos;
(D) de projetos puros;
(E) funcional.

41 - O gráfico universal conceituado como a representação gráfica e abreviada da estrutura da organização é o denominado:
(A) histograma;
(B) fluxograma;
(C) cronograma;
(D) organograma;
(E) funcionograma.

42 - A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos nos termos da Constituição. Compete aos Estados Federados:
(A) conceder anistia;
(B) legislar sobre informática;
(C) legislar sobre telecomunicações;
(D) declarar a guerra e celebrar a paz;
(E) explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei.

43 - A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos nos termos da Constituição. Compete aos Municípios:
(A) conceder anistia;
(B) legislar sobre informática;
(C) legislar sobre telecomunicações;
(D) declarar a guerra e celebrar a paz;
(E) promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.

44 - Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com: o ambiente físico de trabalho; o ambiente psicológico de trabalho; a aplicação de princípios de ergonomia. O ambiente físico de trabalho envolve, entre outros:
(A) as ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano;
(B) as mesas e instalações ajustadas aos tamanhos das pessoas;
(C) o tipo de atividade agradável e motivadora;
(D) o relacionamento humano agradável;
(E) a iluminação.

45 - Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com: o ambiente físico de trabalho; o ambiente psicológico de trabalho; a aplicação de princípios de ergonomia. O ambiente psicológico de trabalho envolve, entre outros:
(A) a ventilação;
(B) a iluminação;
(C) o relacionamento humano agradável;
(D) as mesas e instalações ajustadas aos tamanhos das pessoas;
(E) as ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano.

GABARITO:
31 - B
32 - B
33 - C
34 - C
35 - C
36 - E
37 - B
38 - D
39 - C
40 - E
41 - D
42 - E
43 - E
44 - E
45 - C


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Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 03

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2011 IF/AL COPEVE/UFAL 
02 - Ano 2012 UFPE/UFRPE COVEST 
03 - Ano 2011 CREMERJ/RJ DOM CINTRA 

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Exercícios de fixação

Centrais Elétricas Brasileiras - ELETROBRÁS
Ano de realização – 2005 - Administrador - ADMI -  Superior

41 - A partir do século XX, a organização eficiente do trabalho nas empresas tornou-se a base do desenvolvimento da teoria e da prática da administração. Muitas pessoas e grupos participaram desse processo. A aplicação de métodos de pesquisa para identificar a melhor maneira de trabalhar é atribuída a:
(A) Maslow;
(B) Henry Ford;
(C) Henri Fayol;
(D) Max Weber;
(E) Frederick Taylor.

42 - Pesquisadores e estudiosos participaram do processo de desenvolvimento da teoria e prática da administração. A teoria da burocracia, na escola clássica de administração, é associada a:
(A) Maslow;
(B) Max Weber;
(C) Henri Fayol;
(D) Henry Ford;
(E) Frederick Taylor.

43 - A reunião e coordenação de recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atingimento de objetivos são atitudes relacionadas à função tradicional da administração denominada:
(A) liderar;
(B) planejar;
(C) controlar;
(D) organizar;
(E) recompensar.

44 - A direção, motivação e comunicação com funcionários, individualmente e em grupos, envolvendo o contato diário com as pessoas, ajudando a guiá-las e inspirá-las em direção ao atingimento dos objetivos de equipe e organizacionais, são atitudes relacionadas à função tradicional da administração denominada:
(A) liderar;
(B) planejar;
(C) organizar;
(D) controlar;
(E) recompensar.

45 - A especificação dos objetivos a serem atingidos e a decisão antecipada das ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos, são atitudes relacionadas à função tradicional da administração denominada:
(A) liderar;
(B) planejar;
(C) organizar;
(D) controlar;
(E) recompensar.

46 - O estabelecimento de padrões de desempenho que indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo, o monitoramento do desempenho de pessoas e unidades pela coleta de dados de desempenho, o fornecimento às pessoas de feedback ou informação sobre seu progresso, a identificação de problemas pela comparação entre dados de desempenho e os padrões, são atitudes relacionadas à função tradicional da administração denominada:
(A) liderar;
(B) planejar;
(C) organizar;
(D) controlar;
(E) recompensar.

47 - Os administradores necessitam de uma gama de habilidades para desempenhar funções administrativas e alcançar vantagens competitivas. Poder desempenhar uma tarefa especializada que envolve certo método ou processo é considerada uma habilidade:
(A) interpessoal e de comunicação;
(B) manter pessoas talentosas;
(C) atrair pessoas talentosas;
(D) conceitual e de decisão;
(E) técnica.

48 - Executivos seniores utilizam mais da metade do tempo interagindo com outras pessoas. Embora ainda haja muitos administradores tradicionais, concentrados em ser o chefe, em dar ordens e em monitorar cuidadosamente os funcionários, muitos acreditam que o administrador atual e do futuro devem se concentrar em fazer parte de uma equipe, dividir as informações com os outros e ensinar e auxiliar as pessoas a aprender, em outras palavras, devem focalizar mais as habilidades:
(A) técnicas;
(B) interpessoais;
(C) conceituais e de decisão;
(D) de atrair pessoas talentosas;
(E) de manter pessoas talentosas.

49 - O reconhecimento de questões complexas e dinâmicas, o exame de fatores numerosos e conflitantes que influenciam estas questões e problemas, e a resolução de problemas para o benefício da organização e de todos os envolvidos, estão relacionados com as chamadas habilidades:
(A) técnicas;
(B) interpessoais;
(C) conceituais e de decisão;
(D) de atrair pessoas talentosas;
(E) de manter pessoas talentosas.

50 - Montar uma estrutura organizacional consiste em dividir tarefas entre unidades de trabalho chamadas departamentos.
Um dos principais tipos de organização funcional é a denominada estrutura:
(A) matricial;
(B) por produto;
(C) por projetos puros;
(D) por projetos funcionais;
(E) por projetos autônomos.

51 - Montar uma estrutura organizacional consiste em dividir tarefas entre unidades de trabalho chamadas departamentos.
Um dos principais tipos de organização de projetos é a denominada estrutura:
(A) matricial;
(B) territorial;
(C) por cliente;
(D) por produto;
(E) funcional pura.

52 - A liderança orientada para a tarefa compreende os comportamentos classificados dentro do modelo autocrático de uso da autoridade. O líder orientado para tarefa tende a:
(A) ser amigável;
(B) apoiar os funcionários;
(C) ouvir e prestar atenção;
(D) esclarecer as responsabilidades individuais e designar tarefas para pessoas específicas;
(E) focalizar o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe.

53 - A liderança orientada para as pessoas compreende os comportamentos classificados dentro do modelo democrático de uso da autoridade. O líder orientado para tarefa tende a:
(A) esclarecer as responsabilidades individuais e designar tarefas para pessoas específicas;
(B) insistir na necessidade de cumprir metas, e superar a concorrência ou o desempenho passado;
(C) focalizar o trabalho do subordinado ou grupo, enfatizando o cumprimento de prazos;
(D) focalizar o trabalho do subordinado ou grupo, enfatizando a economia de custos;
(E) focalizar o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe.

54 - As empresas e outros tipos de organizações surgem e desaparecem em função de sua capacidade de administrar dinamicamente seus recursos internos e suas relações com o ambiente. Há várias explicações para as flutuações na capacidade de resposta aos desafios externos e internos. Uma delas é a atitude dos administradores em relação ao futuro: a atitude pode ser proativa ou reativa. No comportamento reativo dos administradores é possível identificar:
(A) o espírito renovador;
(B) a antecipação de novas situações;
(C) a capacidade de adaptação às novas situações;
(D) forças que desejam e preservam a estabilidade;
(E) forças que desejam e impulsionam as mudanças.

55 - No comportamento proativo dos administradores é possível identificar:
(A) o apego às tradições;
(B) o espírito conservador;
(C) forças que desejam e preservam a estabilidade;
(D) a incapacidade de adaptação às novas situações;
(E) forças que desejam e impulsionam as mudanças.

GABARITO
41 – E          
42 – B          
43 – D          
44 – A          
45 – B
46 – D          
47 – E          
48 – B          
49 – C          
50 – B
51 – A          
52 – D          
53 – E          
54 – D          
55 – E

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Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 04

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 CDP FADESP 
02 - Ano 2011 Prefeitura São José dos Pinhais/PR FAFIPA 
03 - Ano 2012 Câmara de Nova Iguaçu/RJ FBC 
04 - Ano 2011 INVESTE RIO FEC 
05 - Ano 2011 CASAN FEPESE 
06 - Ano 2011 CIDASC/SC FEPESE 
07 - Ano 2012 Prefeitura Magé/RJ FUNCAB 
08 - Ano 2011 Prefeitura Contagem/MG FUNDEP 

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Exercícios de fixação

Fundação da Criança e do Adolescente do Pará - FUNCAP

Governo do Estado do Pará – Cargo Administrador - 2004
Considerando a administração de recursos humanos, área importante para o bom desempenho de uma organização, julgue os itens subseqüentes.

51 A avaliação de desempenho deve ser realizada com ênfase nos traços da personalidade do avaliado, porque indivíduos que são bem classificados nesses quesitos têm desempenho mais alto que os mal avaliados.

52 A avaliação de desempenho de 360 graus não é adequada para grandes empresas.

53 Em relação à avaliação de desempenho, é necessário ressaltar que o treinamento dos avaliadores deve ser contínuo, porque os efeitos do treinamento normalmente diminuem ao longo do tempo.

54 Na administração de cargos e salários, o método das categorias predeterminadas é um método quantitativo.

55 Uma seleção de pessoal eficaz proporciona resultados positivos para a organização, como a adequação da pessoa ao cargo, aumentando o número de talentos na organização.

56 Uma das análises que pode ser feita quanto à universidade corporativa refere-se ao fato de ela poder ser vista como forma de controle ideológico à disposição da organização, para que o indivíduo tenha devidamente internalizada a ideologia da empresa.

57 A universidade corporativa mostra-se cada vez mais como um mecanismo utilizado para que as pessoas na organização estejam alinhadas às estratégias da organização.

58 O levantamento das necessidades de treinamento deve ser realizado para que se possa analisar quais são as principais urgências de treinamento e quais os comportamentos devem ser desenvolvidos nas diferentes unidades de trabalho da organização.

No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.

59 A teoria de hierarquia das necessidades é uma teoria da motivação em que necessidades de alta ordem, como a de auto-realização, tornam-se dominantes à medida que necessidades de baixa ordem, como a de estima, são satisfeitas.

60 Com aplicabilidade cada dia maior, a teoria de hierarquia de necessidades de Maslow, especialmente por apresentar forte sustentação científica, postula que necessidades insatisfeitas motivam e necessidades satisfeitas desencadeiam o movimento para um novo nível de necessidade.

61 De acordo com a teoria comportamental de liderança, o líder eficaz conta com alguns traços específicos, como a autoconfiança e a inteligência.

62 O estilo de liderança relacionado a um sistema explorador, autoritário, modelo ligado à teoria Y de McGregor, provoca elevado nível de resistência no que diz respeito ao alcance dos objetivos organizacionais.

63 O rumor pode ser considerado como a parte não verificada e falsa do boato.

64 A identificação de critérios, assim como o peso atribuído a cada um deles, constitui uma das principais etapas do processo racional de tomada de decisão.

65 O processo de tomada de decisão de determinado indivíduo pode ser altamente influenciado pelos critérios com que ele próprio é avaliado.

66 Uma das principais vantagens da descentralização é motivar o indivíduo no momento em que ele participa do processo de tomada de decisão.

67 A cultura organizacional está relacionada com valores, normas e ritos e não com o comprometimento organizacional.

68 Tendo em vista as constantes transformações do ambiente externo, as organizações estão se tornando mais maleáveis no que se refere às demandas dos clientes. Nesse sentido, a organização poderá tomar medidas que flexibilizem tanto os equipamentos quanto o trabalho.

69 Nas equipes de trabalho auto gerenciadas, os empregados assumem o papel de supervisor, com exceção do que for concernente ao planejamento e ao controle do andamento dos trabalhos.

70 As melhores equipes de trabalho tendem a ter no máximo 35 indivíduos, visto que é difícil conseguir realizar os trabalhos propostos com uma equipe maior.

GABARITO

51 – E          52 – E          53 – C          54 – E          55 – C
56 – C          57 – C          58 – C          59 – E          60 – E
61 – E          62 – E          63 – C          64 – C          65 – C
66 – C          67 – E          68 – C          69 – E          70 – E


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Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 05

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 IFB FUNIVERSA 
02 - Ano 2011 EMBRATUR FUNIVERSA 
03 - Ano 2011 CREMESC/SC IESES 
04 - Ano 2012 IF/SP IF/SP 
05 - Ano 2012 Prefeitura Fortaleza/CE IMPARH 
06 - Ano 2011 Prefeitura Tangará da Serra/MT INSTITUTO CIDADES 

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Exercícios de fixação

Arquivo Nacional  - Administrador ADM – RJ e DF
Ano de realização 2006

36 - Requisitos de contratos são aqueles que tornam completos e perfeitos os atos jurídicos, fazendo-os aptos a cumprir suas destinações. A participação, no ato, das vontades de duas ou mais pessoas, físicas ou jurídicas, é o requisito de contrato denominado:
(A) objeto;
(B) forma;
(C) matéria;
(D) elemento objetivo;
(E) elemento subjetivo.

37 - Blake e Mouton, uma dupla de pesquisadores estudiosos do tema “liderança”, desenvolveram a idéia da “grade gerencial”, segundo a qual o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para as pessoas. O “líder-tarefa”, orientado para a produção, posiciona se na referida grade gerencial como:
(A) (1,1);
(B) (1,9);
(C) (5,5);
(D) (5,9);
(E) (9,1).

38 - De acordo com o modelo explicativo da liderança atribuído a Blake e Mouton, o “líder-tarefa” orientado para pessoas, posiciona-se na grade gerencial como:
(A) (1,1);
(B) (1,9);
(C) (5,5);
(D) (9,1);
(E) (9,9).

39 - Para a celebração de convênio, acordo ou ajuste, pelos órgãos ou entidades da administração pública, faz-se necessário aprovar previamente:
(A) o Plano de Trabalho apresentado pelo executor;
(B) a Demonstração da Execução da Despesa;
(C) a Demonstração da Execução da Receita;
(D) o Extrato de Conta Bancária.
(E) a Relação de Pagamentos.

40 - A representação gráfica e abreviada da estrutura organizacional de uma empresa, representando seus órgãos, funções e níveis administrativos, é feita através do:
(A) mapograma;
(B) fluxograma;
(C) cronograma;
(D) funcionograma;
(E) organograma.

41 - A coletânea de instrumentos executivos normativos e complementares, dispostos por assuntos, contendo índice e capa adequada à sua identificação, é denominada:
(A) rotina;
(B) norma;
(C) manual;
(D) instrução;
(E) regimento interno.

42 - A estrutura organizacional de uma empresa na forma de “estrutura linear” apresenta como vantagem:
(A) aplicação simples;
(B) alívio para a direção;
(C) organização flexível;
(D) favorecimento da especialização;
(E) favorecimento do espírito de equipe.

43 - A estrutura organizacional de uma empresa na forma de “estrutura linear” apresenta como desvantagem:
(A) decisões mais lentas;
(B) exigir chefes excepcionais;
(C) alto custo de administração;
(D) difícil transmissão de ordens;
(E) difícil manutenção da disciplina.

44 - Um pressuposto básico da Teoria X, de Mc Gregor, é que:
(A) o ser humano médio não gosta de trabalhar;
(B) o prazer em obter bons resultados é parte fundamental da remuneração indireta;
(C) as potencialidades intelectuais do ser humano médio são utilizadas apenas parcialmente;
(D) o homem praticará a auto-orientação e o autocontrole a serviço dos objetivos que se empenhou em alcançar;
(E) o ser humano médio aprende, em condições apropriadas, a aceitar e procurar responsabilidades.

45 - Usualmente são citados três autores como responsáveis pelo desenvolvimento dos princípios e das técnicas da qualidade total: Feigenbaum, Deming e Ishikawa. Uma das idéias mais importantes de Deming, relacionada à qualidade total, é:
(A) a corrente de clientes;
(B) os círculos de qualidade;
(C) o controle da qualidade total;
(D) que o cliente estabelece o conceito de qualidade;
(E) que todos os funcionários e áreas da empresa são responsáveis pela qualidade.

46 - Uma das idéias mais importantes de Feigenbaum relacionada à qualidade total é o:
(A) ciclo PDCA;
(B) ciclo de clientes;
(C) círculo da qualidade;
(D) TQC (controle da qualidade total);
(E) conjunto de 14 princípios da qualidade total.

47 – Trata-se de uma das idéias mais importantes de Ishikawa relacionada à qualidade total:
(A) o TQC – controle da qualidade total;
(B) os 14 princípios da qualidade;
(C) os círculos da qualidade;
(D) a corrente de clientes;
(E) o ciclo PDCA.

48 - Suponha que os integrantes de uma organização atingiram o estágio de plena satisfação de suas necessidades relacionadas à amizade, inter-relacionamento humano e interação na família organizacional. Segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, o próximo estágio que os motivará refere-se às necessidades:
(A) básicas;
(B) de realização;
(C) de segurança;
(D) de participação;
(E) de estima e ego.

49 - A estrutura organizacional staff-on-line segue as características básicas da estrutura linear, distinguindo-se desta pela existência de órgãos de staff junto aos gerentes de linha.
Esses órgãos de staff têm a função de assessoramento e de aconselhamento ao executivo a que estão ligados. Uma das vantagens da estrutura staff-on-line é:
(A) o staff fortalece a autoridade dos chefes de linha;
(B) os órgãos de execução aceitam bem as sugestões do staff;
(C) possibilitar melhor controle de qualidade e da quantidade;
(D) dispensar coordenação das orientações emanadas pelo staff;
(E) as sugestões nunca são confundidas com as ordens nem entram em conflito com estas.

50 - Uma das desvantagens da estrutura organizacional staffon- line é:
(A) facilitar o melhor controle da quantidade;
(B) dificultar o melhor controle da quantidade;
(C) utilizar em menor grau a divisão do trabalho;
(D) gerar reação dos órgãos de execução contra as sugestões do staff;
(E) dificultar a participação de especialistas em qualquer ponto da linha hierárquica.

Gabarito
36 – E          37 – E          38 – B          39 – A          40 – E
41 – C          42 – A          43 – B          44 – A          45 – A
46 – D          47 – C          48 – E          49 – C          50 – D

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Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 01

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2011 Prefeitura Taquarussu/MS AGILIZA 
02 - Ano 2012 EMHUR Prefeitura Boa Vista/RR AJURI
03 - Ano 2012 EMHUR - Prefeitura Boa Vista/RR AJURI 
04 - Ano 2012 SECAD/TO AOCP

Total de 04 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Ano de realização - 2005

31 - As taxas de rendimentos prefixadas incluem:
(A) a taxa de variação cambial no período;
(B) a expectativa de inflação baseada em um índice de preço usado pelo mercado;
(C) a variação do índice IBOVESPA no período;
(D) as projeções da dívida externa brasileira;
(E) os lucros esperados pelo tomador de crédito.

32 - Quando estamos analisando um portfólio de ações, o risco advindo de uma mudança na legislação tributária sobre ativos financeiros é conhecido por:
(A) risco jurídico;
(B) tributação em cascata;
(C) risco comercial;
(D) risco diversificável;
(E) risco sistemático.

34 - Se a taxa pós-fixada de uma operação for igual a 50%, e se a inflação no período for de 20%, o ganho real será de:
(A) 12,5%;
(B) 20%;
(C) 25%;
(D) 30%;
(E) 150%.

35 - A política monetária e a política fiscal diferem, entre outras, pela seguinte razão:
(A) a política monetária é deliberadamente executada num esforço de manter o PNL (Produto Nacional Líquido) na região de pleno emprego, enquanto a fiscal tem efeitos de pouca importância sobre o nível do PNL;
(B) a política monetária trata dos totais de dinheiro gasto e arrecadado pelo governo, enquanto que a fiscal trata da taxa de juros;
(C) a política monetária procura estimular ou desestimular as despesas de investimento e de consumo influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito, enquanto a fiscal funciona diretamente sobre as rendas através do dispêndio e da tributação;
(D) a política fiscal funciona principalmente através de alterações no nível de despesas de investimento, enquanto que a monetária afeta quase nada asdespesas de investimento;
(E) são executadas por duas instituições diferentes, não havendo, na essência, diferença significativa entre elas.

36 - A TIR (Taxa Interna de Retorno) é um indicador importante utilizado para mensurar a viabilidade de projetosde investimentos. A TIR é o valor:
(A) cujo limite máximo é a mínima Taxa Máxima de Atratividade;
(B) limite da mediana da Taxa de Juros do Mercado;
(C) mínimo da máxima Taxa Livre de Risco;
(D) da taxa de desconto que torna máximo o Valor Presente Líquido;
(E) valor cujo limite máximo é a máxima Taxa Mínima de Atratividade.

37 - Se o governo aumenta as despesas em bens e serviços, sem aumentar seus impostos, como arma antirecessão, é de se esperar que o PNL seja afetado da seguinte maneira:
(A) o componente do governo (G) do PNL irá aumentar, mas haverá uma compensadora redução parcial no componente consumo (C);
(B) o componente G do PNL irá aumentar, mas não há razão nenhuma para esperarmos que C aumente ou diminua;
(C) o componente G irá aumentar, o mesmo acontecendo com o componente C;
(D) o componente C irá aumentar, mas não há razão para esperarmos que o componente G aumente ou diminua;
(E) tanto G como C irão diminuir.

38 - Suponha que o governo queira levantar dinheiro por meio de um imposto sobre unidade de mercadoria. Ele quer que a incidência, ou ônus, desse imposto recaia em sua maior parte sobre os compradores, não sobre os fornecedores. Quer, também, perturbar o mínimo possível a quantidade comprada e vendida. A curva de demanda e da oferta que atende a essas exigências é de:
(A) oferta altamente inelástica;
(B) demanda perfeitamente elástica;
(C) custo crescente;
(D) demanda altamente inelástica;
(E) demanda unitariamente elástica.

39 - As empresas se desfazem de ativos por meio de diferentes métodos. As vendas são concretizadas, normalmente, por diferentes meios. Observe os métodos de venda a seguir e os correspondentes meios:
I – Venda de uma linha de produtos a outra empresa – em geral em dinheiro ou por meio de troca de ações.
II – Spin-off – normalmente por aquisição alavancada.
III – Venda da unidade a seus administradores – em geral por emissão de ações da unidade vendida proporcionalmente distribuídas aos acionistas da matriz.

Estão corretas as associações:
(A) I, apenas;
(B) I e II, apenas;
(C) I e III, apenas;
(D) II e III, apenas;
(E) I, II e III.

40 - “Propensão marginal a consumir” significa:
(A) a qualquer nível de renda, a relação entre o consumo total e a renda total;
(B) a qualquer nível de renda, a alteração no total de despesas de consumo provocada por uma pequena alteração da renda (aumento ou diminuição);
(C) para cada nível de renda, uma escala que exibe o valor das despesas de consumo naquele nível;
(D) a qualquer nível de renda, e relativo a uma pequena alteração naquele nível, a relação entre a resultante alteração no consumo e a alteração do nível de renda;
(E) a fração da renda que será gasta no consumo.

41 - Uma maneira de se medir benefícios sociais é através do excedente do consumidor que ocorrerá se houver um aumento de renda e a curva demanda se deslocar de forma paralela à anterior ao longo da curva de ofertas perfeitamente elástica. Nesse caso:
(A) aumentam os excedentes dos consumidores em todos os estratos sociais;
(B) aumenta apenas o excedente dos consumidores de baixa renda;
(C) diminuem os excedentes do consumidor em todos os estratos;
(D) aumentam os excedentes dos consumidores de baixa renda e de renda média e diminui o excedente dos de alta renda;
(E) diminui o excedente dos consumidores de alta renda e se mantêm constantes os excedentes dos consumidores de baixa renda.

42 - A aquisição alavancada é uma técnica:
(A) que envolve o uso de grandes montantes de crédito para aquisição de empresas;
(B) que envolve grandes endividamentos com garantias de bens patrimoniais para aquisição de empresas;
(C) que envolve o uso de grandes montantes de dívida para a aquisição de outras empresas;
(D) de coalizão na tomada de grandes empréstimos para aquisição de empresas;
(E) que envolve o lançamento de títulos privados para aquisição de empresas.

43 - Se tivermos conhecimento de que uma firma entrou no mercado a termo como vendedor, a fim de se “cobrir”, devemos entender que ela fez esse contrato a termo para se proteger contra a possibilidade de:
(A) escassez dos produtos comercializados pelas companhias que fazem parte da carteira;
(B) o preço de mercado estar baixo em determinada data futura;
(C) o preço de mercado estar elevado em determinada data futura
(D) o preço de mercado, em determinada data futura, ser diferente do que é no momento, seja mais alto, seja mais baixo;
(E) o mercado futuro estar operando com pouco volume no vencimento.

44 - O fragmento de texto (adaptado) a seguir faz parte das Notas Explicativas às Informações Financeiras Trimestrais” de uma certa instituição brasileira:
“INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVATIVOS
A instituição utiliza-se de Instrumentos Financeiros
Derivativos, classificando as posições próprias de contratos futuros negociados na BM&F em “Destinadas a ———————-, mantendo posição em contratos futuros de DI de um dia, visando à proteção da oscilação de preços das posições próprias de Títulos Públicos Federais prefixados, garantindo a rentabilidade das operações.
Utiliza-se do instrumento derivativo ———— para proteção às posições próprias de Títulos Públicos Federais indexados à variação cambial, objetivando proteção contra riscos de oscilação de preços e flutuações cambiais.”

Assinale o item que completa corretamente as lacunas:
(A) lastro de risco de crédito/câmbio;
(B) hedge de risco de mercado/swap;
(C) hedge de risco de liquidez/opções;
(D) proteção de risco de consumo/títulos pós-fixados;
(E) lastro de risco de mercado/commodities.

45 - A avaliação de desempenho participativa por objetivos (APPO) vem sendo considerada como uma volta à antiga APO, vista como superada por algum tempo. Em relação à APPO, observe as afirmativas a seguir:
I – é um sistema de relacionamentos intensos e de visão proativa.
II – é essencialmente democrática, participativa, motivadora.
III – formula objetivos consensuais, construídos por todos.
O foco do desempenho é alcançar esses objetivos.
IV – A alocação dos recursos, bem como os demais meios necessários para alcançar os objetivos são negociados com o gerente.
V – Avaliação contínua conjunta e retroação intensa são termos essenciais.

Estão corretas as afirmativas:
(A) I, II e IV, apenas;
(B) II, III e V, apenas;
(C) I, III, IV e V, apenas;
(D) II, III, IV e V, apenas;
(E) I, II, III, IV e V.

GABARITO

31 – B              
32 – E                       
34 – C              
35 – C
36 – D             
37 – C              
38 – D             
39 – A              
40 – D
41 – A              
42 – C              
43 – B              
44 – B              
45 – E

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