quarta-feira, 27 de março de 2013

Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 04

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 CDP FADESP 
02 - Ano 2011 Prefeitura São José dos Pinhais/PR FAFIPA 
03 - Ano 2012 Câmara de Nova Iguaçu/RJ FBC 
04 - Ano 2011 INVESTE RIO FEC 
05 - Ano 2011 CASAN FEPESE 
06 - Ano 2011 CIDASC/SC FEPESE 
07 - Ano 2012 Prefeitura Magé/RJ FUNCAB 
08 - Ano 2011 Prefeitura Contagem/MG FUNDEP 

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Exercícios de fixação

Fundação da Criança e do Adolescente do Pará - FUNCAP

Governo do Estado do Pará – Cargo Administrador - 2004
Considerando a administração de recursos humanos, área importante para o bom desempenho de uma organização, julgue os itens subseqüentes.

51 A avaliação de desempenho deve ser realizada com ênfase nos traços da personalidade do avaliado, porque indivíduos que são bem classificados nesses quesitos têm desempenho mais alto que os mal avaliados.

52 A avaliação de desempenho de 360 graus não é adequada para grandes empresas.

53 Em relação à avaliação de desempenho, é necessário ressaltar que o treinamento dos avaliadores deve ser contínuo, porque os efeitos do treinamento normalmente diminuem ao longo do tempo.

54 Na administração de cargos e salários, o método das categorias predeterminadas é um método quantitativo.

55 Uma seleção de pessoal eficaz proporciona resultados positivos para a organização, como a adequação da pessoa ao cargo, aumentando o número de talentos na organização.

56 Uma das análises que pode ser feita quanto à universidade corporativa refere-se ao fato de ela poder ser vista como forma de controle ideológico à disposição da organização, para que o indivíduo tenha devidamente internalizada a ideologia da empresa.

57 A universidade corporativa mostra-se cada vez mais como um mecanismo utilizado para que as pessoas na organização estejam alinhadas às estratégias da organização.

58 O levantamento das necessidades de treinamento deve ser realizado para que se possa analisar quais são as principais urgências de treinamento e quais os comportamentos devem ser desenvolvidos nas diferentes unidades de trabalho da organização.

No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.

59 A teoria de hierarquia das necessidades é uma teoria da motivação em que necessidades de alta ordem, como a de auto-realização, tornam-se dominantes à medida que necessidades de baixa ordem, como a de estima, são satisfeitas.

60 Com aplicabilidade cada dia maior, a teoria de hierarquia de necessidades de Maslow, especialmente por apresentar forte sustentação científica, postula que necessidades insatisfeitas motivam e necessidades satisfeitas desencadeiam o movimento para um novo nível de necessidade.

61 De acordo com a teoria comportamental de liderança, o líder eficaz conta com alguns traços específicos, como a autoconfiança e a inteligência.

62 O estilo de liderança relacionado a um sistema explorador, autoritário, modelo ligado à teoria Y de McGregor, provoca elevado nível de resistência no que diz respeito ao alcance dos objetivos organizacionais.

63 O rumor pode ser considerado como a parte não verificada e falsa do boato.

64 A identificação de critérios, assim como o peso atribuído a cada um deles, constitui uma das principais etapas do processo racional de tomada de decisão.

65 O processo de tomada de decisão de determinado indivíduo pode ser altamente influenciado pelos critérios com que ele próprio é avaliado.

66 Uma das principais vantagens da descentralização é motivar o indivíduo no momento em que ele participa do processo de tomada de decisão.

67 A cultura organizacional está relacionada com valores, normas e ritos e não com o comprometimento organizacional.

68 Tendo em vista as constantes transformações do ambiente externo, as organizações estão se tornando mais maleáveis no que se refere às demandas dos clientes. Nesse sentido, a organização poderá tomar medidas que flexibilizem tanto os equipamentos quanto o trabalho.

69 Nas equipes de trabalho auto gerenciadas, os empregados assumem o papel de supervisor, com exceção do que for concernente ao planejamento e ao controle do andamento dos trabalhos.

70 As melhores equipes de trabalho tendem a ter no máximo 35 indivíduos, visto que é difícil conseguir realizar os trabalhos propostos com uma equipe maior.

GABARITO

51 – E          52 – E          53 – C          54 – E          55 – C
56 – C          57 – C          58 – C          59 – E          60 – E
61 – E          62 – E          63 – C          64 – C          65 – C
66 – C          67 – E          68 – C          69 – E          70 – E


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Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 05

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 IFB FUNIVERSA 
02 - Ano 2011 EMBRATUR FUNIVERSA 
03 - Ano 2011 CREMESC/SC IESES 
04 - Ano 2012 IF/SP IF/SP 
05 - Ano 2012 Prefeitura Fortaleza/CE IMPARH 
06 - Ano 2011 Prefeitura Tangará da Serra/MT INSTITUTO CIDADES 

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Exercícios de fixação

Arquivo Nacional  - Administrador ADM – RJ e DF
Ano de realização 2006

36 - Requisitos de contratos são aqueles que tornam completos e perfeitos os atos jurídicos, fazendo-os aptos a cumprir suas destinações. A participação, no ato, das vontades de duas ou mais pessoas, físicas ou jurídicas, é o requisito de contrato denominado:
(A) objeto;
(B) forma;
(C) matéria;
(D) elemento objetivo;
(E) elemento subjetivo.

37 - Blake e Mouton, uma dupla de pesquisadores estudiosos do tema “liderança”, desenvolveram a idéia da “grade gerencial”, segundo a qual o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para as pessoas. O “líder-tarefa”, orientado para a produção, posiciona se na referida grade gerencial como:
(A) (1,1);
(B) (1,9);
(C) (5,5);
(D) (5,9);
(E) (9,1).

38 - De acordo com o modelo explicativo da liderança atribuído a Blake e Mouton, o “líder-tarefa” orientado para pessoas, posiciona-se na grade gerencial como:
(A) (1,1);
(B) (1,9);
(C) (5,5);
(D) (9,1);
(E) (9,9).

39 - Para a celebração de convênio, acordo ou ajuste, pelos órgãos ou entidades da administração pública, faz-se necessário aprovar previamente:
(A) o Plano de Trabalho apresentado pelo executor;
(B) a Demonstração da Execução da Despesa;
(C) a Demonstração da Execução da Receita;
(D) o Extrato de Conta Bancária.
(E) a Relação de Pagamentos.

40 - A representação gráfica e abreviada da estrutura organizacional de uma empresa, representando seus órgãos, funções e níveis administrativos, é feita através do:
(A) mapograma;
(B) fluxograma;
(C) cronograma;
(D) funcionograma;
(E) organograma.

41 - A coletânea de instrumentos executivos normativos e complementares, dispostos por assuntos, contendo índice e capa adequada à sua identificação, é denominada:
(A) rotina;
(B) norma;
(C) manual;
(D) instrução;
(E) regimento interno.

42 - A estrutura organizacional de uma empresa na forma de “estrutura linear” apresenta como vantagem:
(A) aplicação simples;
(B) alívio para a direção;
(C) organização flexível;
(D) favorecimento da especialização;
(E) favorecimento do espírito de equipe.

43 - A estrutura organizacional de uma empresa na forma de “estrutura linear” apresenta como desvantagem:
(A) decisões mais lentas;
(B) exigir chefes excepcionais;
(C) alto custo de administração;
(D) difícil transmissão de ordens;
(E) difícil manutenção da disciplina.

44 - Um pressuposto básico da Teoria X, de Mc Gregor, é que:
(A) o ser humano médio não gosta de trabalhar;
(B) o prazer em obter bons resultados é parte fundamental da remuneração indireta;
(C) as potencialidades intelectuais do ser humano médio são utilizadas apenas parcialmente;
(D) o homem praticará a auto-orientação e o autocontrole a serviço dos objetivos que se empenhou em alcançar;
(E) o ser humano médio aprende, em condições apropriadas, a aceitar e procurar responsabilidades.

45 - Usualmente são citados três autores como responsáveis pelo desenvolvimento dos princípios e das técnicas da qualidade total: Feigenbaum, Deming e Ishikawa. Uma das idéias mais importantes de Deming, relacionada à qualidade total, é:
(A) a corrente de clientes;
(B) os círculos de qualidade;
(C) o controle da qualidade total;
(D) que o cliente estabelece o conceito de qualidade;
(E) que todos os funcionários e áreas da empresa são responsáveis pela qualidade.

46 - Uma das idéias mais importantes de Feigenbaum relacionada à qualidade total é o:
(A) ciclo PDCA;
(B) ciclo de clientes;
(C) círculo da qualidade;
(D) TQC (controle da qualidade total);
(E) conjunto de 14 princípios da qualidade total.

47 – Trata-se de uma das idéias mais importantes de Ishikawa relacionada à qualidade total:
(A) o TQC – controle da qualidade total;
(B) os 14 princípios da qualidade;
(C) os círculos da qualidade;
(D) a corrente de clientes;
(E) o ciclo PDCA.

48 - Suponha que os integrantes de uma organização atingiram o estágio de plena satisfação de suas necessidades relacionadas à amizade, inter-relacionamento humano e interação na família organizacional. Segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, o próximo estágio que os motivará refere-se às necessidades:
(A) básicas;
(B) de realização;
(C) de segurança;
(D) de participação;
(E) de estima e ego.

49 - A estrutura organizacional staff-on-line segue as características básicas da estrutura linear, distinguindo-se desta pela existência de órgãos de staff junto aos gerentes de linha.
Esses órgãos de staff têm a função de assessoramento e de aconselhamento ao executivo a que estão ligados. Uma das vantagens da estrutura staff-on-line é:
(A) o staff fortalece a autoridade dos chefes de linha;
(B) os órgãos de execução aceitam bem as sugestões do staff;
(C) possibilitar melhor controle de qualidade e da quantidade;
(D) dispensar coordenação das orientações emanadas pelo staff;
(E) as sugestões nunca são confundidas com as ordens nem entram em conflito com estas.

50 - Uma das desvantagens da estrutura organizacional staffon- line é:
(A) facilitar o melhor controle da quantidade;
(B) dificultar o melhor controle da quantidade;
(C) utilizar em menor grau a divisão do trabalho;
(D) gerar reação dos órgãos de execução contra as sugestões do staff;
(E) dificultar a participação de especialistas em qualquer ponto da linha hierárquica.

Gabarito
36 – E          37 – E          38 – B          39 – A          40 – E
41 – C          42 – A          43 – B          44 – A          45 – A
46 – D          47 – C          48 – E          49 – C          50 – D

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Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 01

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2011 Prefeitura Taquarussu/MS AGILIZA 
02 - Ano 2012 EMHUR Prefeitura Boa Vista/RR AJURI
03 - Ano 2012 EMHUR - Prefeitura Boa Vista/RR AJURI 
04 - Ano 2012 SECAD/TO AOCP

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Exercícios de fixação

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Ano de realização - 2005

31 - As taxas de rendimentos prefixadas incluem:
(A) a taxa de variação cambial no período;
(B) a expectativa de inflação baseada em um índice de preço usado pelo mercado;
(C) a variação do índice IBOVESPA no período;
(D) as projeções da dívida externa brasileira;
(E) os lucros esperados pelo tomador de crédito.

32 - Quando estamos analisando um portfólio de ações, o risco advindo de uma mudança na legislação tributária sobre ativos financeiros é conhecido por:
(A) risco jurídico;
(B) tributação em cascata;
(C) risco comercial;
(D) risco diversificável;
(E) risco sistemático.

34 - Se a taxa pós-fixada de uma operação for igual a 50%, e se a inflação no período for de 20%, o ganho real será de:
(A) 12,5%;
(B) 20%;
(C) 25%;
(D) 30%;
(E) 150%.

35 - A política monetária e a política fiscal diferem, entre outras, pela seguinte razão:
(A) a política monetária é deliberadamente executada num esforço de manter o PNL (Produto Nacional Líquido) na região de pleno emprego, enquanto a fiscal tem efeitos de pouca importância sobre o nível do PNL;
(B) a política monetária trata dos totais de dinheiro gasto e arrecadado pelo governo, enquanto que a fiscal trata da taxa de juros;
(C) a política monetária procura estimular ou desestimular as despesas de investimento e de consumo influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito, enquanto a fiscal funciona diretamente sobre as rendas através do dispêndio e da tributação;
(D) a política fiscal funciona principalmente através de alterações no nível de despesas de investimento, enquanto que a monetária afeta quase nada asdespesas de investimento;
(E) são executadas por duas instituições diferentes, não havendo, na essência, diferença significativa entre elas.

36 - A TIR (Taxa Interna de Retorno) é um indicador importante utilizado para mensurar a viabilidade de projetosde investimentos. A TIR é o valor:
(A) cujo limite máximo é a mínima Taxa Máxima de Atratividade;
(B) limite da mediana da Taxa de Juros do Mercado;
(C) mínimo da máxima Taxa Livre de Risco;
(D) da taxa de desconto que torna máximo o Valor Presente Líquido;
(E) valor cujo limite máximo é a máxima Taxa Mínima de Atratividade.

37 - Se o governo aumenta as despesas em bens e serviços, sem aumentar seus impostos, como arma antirecessão, é de se esperar que o PNL seja afetado da seguinte maneira:
(A) o componente do governo (G) do PNL irá aumentar, mas haverá uma compensadora redução parcial no componente consumo (C);
(B) o componente G do PNL irá aumentar, mas não há razão nenhuma para esperarmos que C aumente ou diminua;
(C) o componente G irá aumentar, o mesmo acontecendo com o componente C;
(D) o componente C irá aumentar, mas não há razão para esperarmos que o componente G aumente ou diminua;
(E) tanto G como C irão diminuir.

38 - Suponha que o governo queira levantar dinheiro por meio de um imposto sobre unidade de mercadoria. Ele quer que a incidência, ou ônus, desse imposto recaia em sua maior parte sobre os compradores, não sobre os fornecedores. Quer, também, perturbar o mínimo possível a quantidade comprada e vendida. A curva de demanda e da oferta que atende a essas exigências é de:
(A) oferta altamente inelástica;
(B) demanda perfeitamente elástica;
(C) custo crescente;
(D) demanda altamente inelástica;
(E) demanda unitariamente elástica.

39 - As empresas se desfazem de ativos por meio de diferentes métodos. As vendas são concretizadas, normalmente, por diferentes meios. Observe os métodos de venda a seguir e os correspondentes meios:
I – Venda de uma linha de produtos a outra empresa – em geral em dinheiro ou por meio de troca de ações.
II – Spin-off – normalmente por aquisição alavancada.
III – Venda da unidade a seus administradores – em geral por emissão de ações da unidade vendida proporcionalmente distribuídas aos acionistas da matriz.

Estão corretas as associações:
(A) I, apenas;
(B) I e II, apenas;
(C) I e III, apenas;
(D) II e III, apenas;
(E) I, II e III.

40 - “Propensão marginal a consumir” significa:
(A) a qualquer nível de renda, a relação entre o consumo total e a renda total;
(B) a qualquer nível de renda, a alteração no total de despesas de consumo provocada por uma pequena alteração da renda (aumento ou diminuição);
(C) para cada nível de renda, uma escala que exibe o valor das despesas de consumo naquele nível;
(D) a qualquer nível de renda, e relativo a uma pequena alteração naquele nível, a relação entre a resultante alteração no consumo e a alteração do nível de renda;
(E) a fração da renda que será gasta no consumo.

41 - Uma maneira de se medir benefícios sociais é através do excedente do consumidor que ocorrerá se houver um aumento de renda e a curva demanda se deslocar de forma paralela à anterior ao longo da curva de ofertas perfeitamente elástica. Nesse caso:
(A) aumentam os excedentes dos consumidores em todos os estratos sociais;
(B) aumenta apenas o excedente dos consumidores de baixa renda;
(C) diminuem os excedentes do consumidor em todos os estratos;
(D) aumentam os excedentes dos consumidores de baixa renda e de renda média e diminui o excedente dos de alta renda;
(E) diminui o excedente dos consumidores de alta renda e se mantêm constantes os excedentes dos consumidores de baixa renda.

42 - A aquisição alavancada é uma técnica:
(A) que envolve o uso de grandes montantes de crédito para aquisição de empresas;
(B) que envolve grandes endividamentos com garantias de bens patrimoniais para aquisição de empresas;
(C) que envolve o uso de grandes montantes de dívida para a aquisição de outras empresas;
(D) de coalizão na tomada de grandes empréstimos para aquisição de empresas;
(E) que envolve o lançamento de títulos privados para aquisição de empresas.

43 - Se tivermos conhecimento de que uma firma entrou no mercado a termo como vendedor, a fim de se “cobrir”, devemos entender que ela fez esse contrato a termo para se proteger contra a possibilidade de:
(A) escassez dos produtos comercializados pelas companhias que fazem parte da carteira;
(B) o preço de mercado estar baixo em determinada data futura;
(C) o preço de mercado estar elevado em determinada data futura
(D) o preço de mercado, em determinada data futura, ser diferente do que é no momento, seja mais alto, seja mais baixo;
(E) o mercado futuro estar operando com pouco volume no vencimento.

44 - O fragmento de texto (adaptado) a seguir faz parte das Notas Explicativas às Informações Financeiras Trimestrais” de uma certa instituição brasileira:
“INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVATIVOS
A instituição utiliza-se de Instrumentos Financeiros
Derivativos, classificando as posições próprias de contratos futuros negociados na BM&F em “Destinadas a ———————-, mantendo posição em contratos futuros de DI de um dia, visando à proteção da oscilação de preços das posições próprias de Títulos Públicos Federais prefixados, garantindo a rentabilidade das operações.
Utiliza-se do instrumento derivativo ———— para proteção às posições próprias de Títulos Públicos Federais indexados à variação cambial, objetivando proteção contra riscos de oscilação de preços e flutuações cambiais.”

Assinale o item que completa corretamente as lacunas:
(A) lastro de risco de crédito/câmbio;
(B) hedge de risco de mercado/swap;
(C) hedge de risco de liquidez/opções;
(D) proteção de risco de consumo/títulos pós-fixados;
(E) lastro de risco de mercado/commodities.

45 - A avaliação de desempenho participativa por objetivos (APPO) vem sendo considerada como uma volta à antiga APO, vista como superada por algum tempo. Em relação à APPO, observe as afirmativas a seguir:
I – é um sistema de relacionamentos intensos e de visão proativa.
II – é essencialmente democrática, participativa, motivadora.
III – formula objetivos consensuais, construídos por todos.
O foco do desempenho é alcançar esses objetivos.
IV – A alocação dos recursos, bem como os demais meios necessários para alcançar os objetivos são negociados com o gerente.
V – Avaliação contínua conjunta e retroação intensa são termos essenciais.

Estão corretas as afirmativas:
(A) I, II e IV, apenas;
(B) II, III e V, apenas;
(C) I, III, IV e V, apenas;
(D) II, III, IV e V, apenas;
(E) I, II, III, IV e V.

GABARITO

31 – B              
32 – E                       
34 – C              
35 – C
36 – D             
37 – C              
38 – D             
39 – A              
40 – D
41 – A              
42 – C              
43 – B              
44 – B              
45 – E

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Administração de empresas - Nível Superior – Parte 01 – Seção 07

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 Prefeitura Quitandinha/PR RCV CONCURSOS 
02 - Ano 2012 Prefeitura Varginha/MG REIS & REIS 
03 - Ano 2012 UEPB UEPB/PacTcPB 
04 - Ano 2012 UFG UFG 
05 - Ano 2012 Prefeitura Balsa Nova/PR UFPR 
06 - Ano 2012 Prefeitura São Mateus do Sul/PR UNIUV

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Exercícios de Fixação

01 - Os princípios de legalidade, impessoalidade,  oralidade, publicidade e eficiência regem a administração pública direta e indireta:
(A) exclusivamente do Poder Executivo da União;
(B) de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
(C) exclusivamente dos Poderes Judiciários da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
(D) exclusivamente dos Poderes Executivos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
(E) exclusivamente dos Poderes Legislativos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

02 - Os atos de improbidade administrativa importarão:
(A) o ressarcimento ao erário, exclusivamente;
(B) a perda da função pública, exclusivamente;
(C) a perda dos direitos políticos, exclusivamente;
(D) a indisponibilidade dos bens, exclusivamente;
(E) a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

03 - As leis que disponham sobre a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, são de iniciativa privativa de:
(A) Ministro da Justiça;
(B) Presidente da República;
(C) Presidente do Senado;
(D) Governador de Estado;
(E) Prefeito de Município.

04 - Aos membros de cada Ministério Público, são dadas as seguintes garantias constitucionais:
(A) exercer a advocacia;
(B) exercer atividade político-partidária;
(C) exercer função pública de magistério;
(D) participar de sociedade comercial, na forma da lei;
(E) receber, a qualquer título, honorários, percentagens ou custas processuais.

05 - O princípio orçamentário que preconiza que a intitulação das contas deve ser auto-explicativa e que o sistema contábil deve primar pela simplicidade, sem prejuízo dos desdobramentos necessários, é o princípio da:
(A) clareza;
(B) unidade;
(C) equilíbrio;
(D) discriminação;
(E) universalidade.

GABARITO
01 – B
02 – E
03 – B
04 – C
05 – A

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Administração de empresas - Nível Superior – Parte 01 – Seção 06

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
- Ano 2013 Prefeitura São Sebastião da Amoreira/PR FUNTEF/PR
- Ano 2012 IF/RN IF/RN 
- Ano 2012 Prefeitura Presidente Dutra/MA INSTITUTO LUDUS
- Ano 2012 Prefeitura Caruaru/PE IPAD 
- Ano 2012 Prefeitura Quatro Barras/PR ITEDES 
- Ano 2012 CREA/CE MSCONCURSOS 
- Ano 2012 SESAPI/PI NUCEPE/UESPI 
- Ano 2012 Câmara de Teresina/PI NUCEPE/UESPI 
- Ano 2012 FEAES de Curitiba/PR PUC/PR 

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Exercícios de fixação

01 - Sobre responsabilidade fiscal, indique a única afirmação ERRADA.
(A) O aumento de despesa de pessoal subordina-se à exigência de prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções da despesa e aos acréscimos dela decorrentes.
(B) A estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes constitui condição prévia para a desapropriação de imóveis urbanos nos termos da Constituição da República.
(C) A despesa total com pessoal, em cada período de apuração, não poderá exceder, no caso dos Municípios, 60% (sessenta por cento) da receita corrente líquida.
(D) Na esfera municipal, os limites de despesa de pessoal do Poder Legislativo não podem ultrapassar 8% (oito por cento).
(E) No caso de expansão de ação governamental que acarrete aumento da despesa, é obrigatória declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.

02 - A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar no 101/00), entre outras determinações, estabelece o limite máximo da despesa total com pessoal que os Estados podem ter. Para essa finalidade, a despesa total com pessoal será apurada, adotando-se o regime de competência, pela soma das despesas com pessoal realizadas no(s):
(A) mês de referência.
(B) mês de referência e nos 11 (onze) meses imediatamente anteriores.
(C) período em que o Chefe do Executivo esteve no exercício do cargo.
(D) ano-calendário em referência.
(E) 12 (doze) meses anteriores ao mês em referência.

03 - O edital de licitação:
(A) é dispensável na modalidade tomada de preços.
(B) instaura o processo administrativo que cuida do procedimento licitatório.
(C) só pode ser impugnado por quem tenha interesse em participar da licitação.
(D) deve, obrigatoriamente, ter em anexo a minuta do contrato administrativo objeto do certame.
(E) deve, obrigatoriamente, indicar o critério de reajuste do preço, mesmo nos casos de compra para entrega imediata.

04 - A Constituição Federal prevê, como instrumento(s) de planejamento orçamentário:
I - o plano plurianual;
II - as diretrizes orçamentárias;
III - o orçamento anual;
IV - o plano diretor.
Estão corretos os itens:
(A) I e II, apenas.
(B) III e IV, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.

05 - O Hospital São Lucas (privado) realizou, em caráter de urgência, uma operação em um paciente que, ao entrar no hospital, não preencheu sequer a ficha de inscrição. Após a cirurgia foi feito um acordo com sua família para receber os serviços prestados, em duas parcelas mensais iguais e sucessivas de R$ 500,00 cada uma.
Os documentos relativos a tal acordo foram encaminhados ao contador, que deverá realizar o seguinte lançamento, em reais:
(A) Serviços a Faturar
a Receita de Serviços 1.000,00
(B) Serviços a Faturar
a Serviços de Terceiros 1.000,00
(C) Serviços a Faturar
a Receita de Serviços 500,00
(D) Serviços de Terceiros
a Receita de Serviços a Faturar 500,00
(E) Receita Futura de Serviços
a Serviços a Faturar 1.000,00

GABARITO
01- D         
02- B         
03- D         
04- C         
05- A


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Administração de empresas - Nível Superior – Parte 01 – Seção 05

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
- Ano 2012 UFFS FEPESE
- Ano 2012 Prefeitura Aracruz/ES FUNCAB
- Ano 2012 Prefeitura Armação dos Búzios/RJ FUNCAB
- Ano 2013 CBPM FUNDAÇÃO CEFET/BAHIA

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Exercícios de fixação

01- Roberto é funcionário administrativo do Hospital Z de Tocantins e, no exercício do seu cargo, mantém sigilo sobre tudo o que sabe em função da sua atividade profissional. À luz do  Código de Ética Profissional do Administrador, regido pela Resolução Normativa CFA no 253, de 30 de março de 2001, esta situação define um (a):
(A) dever.
(B) direito.
(C) proibição.
(D) infração disciplinar.
(E) atitude especial em relação aos colegas.

02 - Maria, ao iniciar suas atividades profissionais na Casa de Saúde Nossa Senhora da Luz, recebeu para ler o Código de Ética Profissional do  administrador, e constatou ser um direito do profissional da administração:
(A) manter-se continuamente atualizado, participando de encontros de formação profissional para reciclagem e desenvolvimento na profissão.
(B) exigir justa remuneração por seu trabalho, o qual corresponderá às responsabilidades assumidas no tempo de serviço dedicado.
(C) divulgar conhecimentos, experiências, métodos que venha a criar, reservando os próprios direitos autorais.
(D) pleitear para si, ou para outra pessoa, emprego, cargo ou função que esteja sendo ocupado por colega.
(E) exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, sem abdicar de sua dignidade e independência profissional.

03 - Pedro, médico bem-sucedido, foi convidado a ser o gerente do órgão da área de saúde no qual atua há muitos anos.
Dedicou-se, então, ao estudo das Teorias Administrativas para poder definir qual deveria seguir. Optou pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional, cujo principal enfoque é a mudança organizacional planejada e com ênfase no(A):
(A) ambiente.               
(B) tarefa.
(C) pessoa.                   
(D) tecnologia.
(E) competitividade.

04 - João é supervisor e foi convidado pela Fundação Y a visitá la e emitir parecer quanto à sua organização. Assim, a primeira coisa que procurou fazer foi identificar características da Teoria Administrativa seguida pela Fundação, constatando tratar-se da Teoria Clássica. Sua conclusão foi gerada pela observação de que os empregados recebiam ordens de um único chefe, tal como determina o princípio desta Teoria que é o da:
(A) ordem.
(B) disciplina.
(C) unidade de direção.
(D) unidade de comando.
(E) subordinação de interesses individuais aos coletivos.

05 - Os resultados da análise de uma determinada organização mostraram que nela a autoridade era aceita pelos empregados, a liderança era exercida por meio da influência do grupo e do meio, o planejamento se mostrava flexível e institucionalizado e o processo decisório representava um ato coletivo. Estas são características presentes em qual Escola de Administração?
(A) Tradicionalista.                 
(B) Behaviorista.
(C) Estruturalista.                  
(D) Neoclássica.
(E) Contingencial.

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