quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Exercícios de Assistente Social - Pref de Louveira - Parte 01

Pref de Louveira 2007 - Vunesp


11. A revisão curricular, em processo nas instituições educacionais de ensino, desde 1996, trouxe novos significados à formação profissional do Assistente Social. Dentre eles, pode-se indicar
(A) a permanente exigência de apropriação e desenvolvimento de referenciais neo-positivistas de análise e de modos de atuação na realidade social.
(B) a aproximação às necessidades do mercado de trabalho e maior competência para o enfrentamento do capitalismo.
(C) a constatação do significado teórico-instrumental e político- ideológico para a formação profissional.
(D) o desenvolvimento de novas competências para a sobrevivência profissional no mercado de trabalho.
(E) a garantia de direção social ao projeto pedagógico do ensino do Serviço Social.

12. Nesses novos tempos, o maior desafio para atuação do Assistente Social é desvelar as necessidades reais que determinam as demandas da ação profissional. Esse desafio exige um profissional com
(A) amplo respeito aos direitos humanos e atenção às exigências do mercado capitalista.
(B) opção teórico-metodológica, sinalizadora de uma militância política de esquerda.
(C) capacitação especializada em processos macrossociais que contextualizam as questões sociais.
(D) tendência de reaproximação aos paradigmas conservadores para análise da conjuntura social.
(E) qualificação teórico-crítica e prático-operativa capaz de intervir sobre essas demandas.

13. O projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea deve ser construído observando-se
(A) o significado sócio-histórico das transformações da sociedade contemporânea, englobando a crise capitalista e as transformações do mundo do trabalho.
(B) a mudança da concepção do papel do Assistente Social para regulação e controle social.
(C) a sustentabilidade monetária no país, que garante a diminuição das desigualdades sociais e de trabalhos informais, e o sistema capitalista.
(D) as formas fixas de produção e reprodução social presentes no mundo do trabalho.
(E) o processo de produção de capital e a crise no plano das subjetividades induzidas ao consumo pelo sistema capitalista.

14. O Assistente Social que dirige e fundamenta sua ação profissional não no reconhecimento do direito social de seus usuários, e sim, no paternalismo e no clientelismo, está sendo
(A) emancipador.
(B) político.
(C) assistencialista.
(D) utópico.
(E) empirista.

15. O capitalismo é estruturalmente excludente. Portanto, o fenômeno  da exclusão social não é novo. O importante é saber que existe uma distinção entre exclusão social e pobreza. Ou seja,
(A) a exclusão social é definida pela linha de pobreza que separa os cidadãos dos miseráveis e pobres.
(B) a exclusão social comporta elementos além da dimensão aquisitiva ou de retenção de bens.
(C) pobre é quem não tem bens, mas que é assistido pelas políticas públicas.
(D) há uma relação determinística entre os dois fenômenos: exclusão e pobreza.
(E) a pobreza está relacionada à impossibilidade de poder partilhar do social, e exclusão refere-se à impossibilidade em poder participar do político.


16. A prática profissional, ao ser condicionada a determinadas condições adversas, sejam institucionais, materiais e/ou espirituais, gera, muitas vezes, no profissional, o sentimento de impotência e desmotivação. Essa questão, contudo,
(A) implica um compromisso ético-político.
(B) não é exclusiva do profissional de Serviço Social e precisa ser enfrentada.
(C) é um desafio facilmente superado na sociedade contemporânea.
(D) transforma o processo de trabalho do Assistente Social como singular na sociedade civil.
(E) insere o profissional na sociedade capitalista como um trabalhador qualquer.

17. A origem do processo de exclusão social é proveniente de três ordens de fatores.
São eles:
(A) flexibilização, desregulamentação social e reformas estatais.
(B) seguridade social, movimentos sociais e políticas econômicas.
(C) reformas estatais, inovações tecnológicas e reengenharias administrativas no mercado de trabalho.
(D) avanço tecnológico, mercado informal e lutas de classes.
(E) terceiro setor, mercado de trabalho informal e seguridade social.

18. Os movimentos contemporâneos de reconceituação do Serviço Social indicam para a compreensão do Serviço Social enquanto
(A) profissão feminina com uma expressão histórica de subalternidade.
(B) trabalho profissional com uma visão histórica e concreta.
(C) prática profissional atravessada por uma condição de gênero.
(D) profissão inserida à margem da produção e reprodução das relações sociais.
(E) prática profissional baseada no humanismo e na assistência.

19. Complemente a definição, identificando a alternativa que contém, respectivamente, os termos corretos. “Movimentos sociais são __________________ de caráter sócio-político, construídas por____________________ pertencentes a diferentes classes e camadas sociais.
(A) temas e problemas ... forças societárias
(B) inovações ... esferas públicas
(C) ações coletivas ... atores sociais
(D) demandas e assessorias ... entidades sociais
(E) redes sociais ... setores governamentais

20. A reforma e a modernização do Estado do Brasil favoreceram a criação de novos mercados pela privatização de vários setores públicos. Desse projeto neoliberal surgiu o que chamamos de
(A) Estado mínimo.
(B) Estado de Bem Estar Social.
(C) Estado do Welfare State.
(D) Estado Democrático.
(E) Estado de Coesão Social.

Gabarito:

11- C
12- E
13- A
14- C
15- B
16- B
17- D
18- B
19- C
20- A


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Exercícios de Assistente Social - Pref de Louveira - Parte 02

Pref de Louveira 2007 - Vunesp

21. A orientação geral que fundamenta a formação e a capacitação profissional do Assistente Social volta-se a uma nova visão de totalidade em que o significado social e o político da profissão desvelam as possibilidades de atuação contidas principalmente na
(A) permanente mudança de conteúdos curriculares do projeto de formação profissional.
(B) produção e reprodução da vida social e do mundo do trabalho.
(C) premissa de que o estágio curricular é desnecessário para o processo de formação profissional.
(D) consideração do público como lócus privilegiado de ação profissional.
(E) formatação atual do Estado enquanto regulador da vida em sociedade.

22. No Brasil, os direitos sociais foram formalmente consagrados na Constituição de 1988. Apesar disso, existem práticas sociais e políticas de cerceamento concreto desses mesmos direitos. Pode-se afirmar que
(A) a cidadania inexiste no país.
(B) a questão da cidadania no país representa um problema fundamental e sem solução para a garantia de acesso e direitos.
(C) o cerceamento a direitos está relacionado à cultura afrobrasileira.
(D) o reconhecimento desses limites não invalida a luta pelo reconhecimento e afirmação dos direitos nos marcos do capitalismo.
(E) o modelo capitalista relaciona acesso a direitos sociais com a necessidade de acumulação de capital.

23. A área da assistência social vive um momento singular de redefinição conceitual e reordenamento institucional. Estabelece- se a organização do SUAS, em todo território nacional, a partir de 2003. Essa sigla significa.
(A) Sistema Único de Atenção à Saúde.
(B) Sistema Universal de Assistência Social.
(C) Sistema Único da Assistência Social.
(D) Sistema Universal de Atendimento à Saúde.
(E) Sistema Universal de Assistência à Saúde.

24. Assinale a alternativa que complementa o parágrafo seguinte. A nova política pública de assistência social, resultante de um processo contínuo de lutas e conquistas, principalmente a partir da Constituição Federal de 1988, exige que os
(A) gestores e trabalhadores da área realizem um esforço para compreender o momento atual e rompam com os padrões tradicionais de subalternidade.
(B) trabalhadores da assistência social improvisem ações que marquem historicamente o caráter inovador da profissão.
(C) gestores da política pública sejam pós-graduandos e especializados em orçamento público.
(D) assistentes sociais superem suas dificuldades pessoais de trabalho em equipes profissionais.
(E) trabalhadores da área, sejam assistentes sociais ou não, delimitem o seu campo de atenção e as necessidades sociais dos segmentos populares.

25. A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS regulamenta e dá abrangência e significado à assistência social no Brasil.A partir daí concebemos
(A) os programas e projetos socioassistenciais inovadores.
(B) a possibilidade de total cobertura do campo socioassistencial aos mais pobres.
(C) a resistência do cidadão e de sua família em receber serviços e benefícios sociais.
(D) a assistência social enquanto direito a qualquer cidadão brasileiro.
(E) o fomento de ações que impulsionam a poupança popular.


26. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, o trecho apresentado.
A Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004, ao definir as bases para o novo modelo de gestão para a política pública de assistência social, regula e organiza em todo o território brasileiro o atendimento e por meio de serviços e benefícios continuados.
(A) às necessidades de proteção … seguridade sociais
(B) à incapacidade … riscos sociais
(C) às dificuldades de sobrevivência … autonomia familiar
(D) às situações de risco … de violência sexuais
(E) à insuficiência de rendimentos individuais … grupais

27. O Projeto Sentinela pode ser considerado como uma das principais realizações decorrente da política de Assistência Social. Esse projeto compreende
(A) ações relacionadas à proteção social à família carente, favorecendo os vínculos familiares.
(B) pisos salariais às famílias carentes, bem como proteção social básica à criança e ao adolescente que trabalham em atividades de risco.
(C) serviços e benefícios a famílias vítimas de abuso ou exploração sexual, proporcionando-lhes auto-estima.
(D) ações de caráter continuado de proteção social a famílias moradoras de favelas urbanas desenvolvidas nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social.
(E) procedimentos técnicos especializados para atendimentos socioassistenciais às crianças e aos adolescentes vítimas de violência sexual.

28. Várias realizações foram executadas na formatação e operacionalização da política da assistência social no atual governo federal. Dentre elas, vale citar a
(A) maior regulação da LOAS pelas Conferências Nacionais de Assistência Social.
(B) implementação do SUAS somente para as regiões mais pobres do país.
(C) articulação entre políticas sociais e financeiras com maior controle e regulação social.
(D) integração de programas sociais como PAIF/PETI, com ênfase no Programa Bolsa-Família.
(E) ampliação dos serviços do Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC).

29. A efetivação do trabalho profissional dos Assistentes Sociais em instituições e/ou organizações, sejam públicas ou privadas, deve-se pautar por
(A) conhecimento teórico-metodológico e técnico-operativo adequados aos regulamentos internos dessas instituições e/ou organizações.
(B) um trabalho político e voluntário como forma de expressão maior de ação profissional.
(C) uma visão compreensiva da profissão, tendo em vista a relação do conjunto dos espaços de intervenção e o caráter interdisciplinar da ação.
(D) preocupar-se continuamente com as demandas emergenciais e imediatistas sem relacionar o orçamento institucional existente.
(E) buscar a afirmação do seu projeto ético-político nas relações com as chefias e mandatários institucionais.

30. Eticamente, pode-se citar como valor central da profissão de Serviço Social a
(A) liberdade.
(B) política.
(C) ideologia.
(D) subalternidade.
(E) sobrevivência.

Gabarito
21- B
22- D
23- C
24- A
25- D
26- A
27- E
28- D
29- C
30- A


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Exercícios sobre - Assistente Social - FASM - 2007 - Parte 1

Prova realizada em 2007 - Faculdade Santa Marcelina

31. A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, no seu capítulo
I “Das Definições e dos Objetivos”, estabelece que a assistência social apresenta como um dos objetivos:
(A) a garantia de 1(um) salário mínimo de benefício mensal a todas as pessoas portadoras de deficiência.
(B) a garantia de 1 (um) salário mínimo de benefício mensal a todas as pessoas idosas.
(C) a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
(D) a proteção exclusiva ao idoso e ao portador de deficiência.
(E) a proteção à família com a garantia de 1(um) salário mínimo de benefício mensal a todas as pessoas idosas.

32. O benefício de prestação continuada é a garantia de 1 (um) salário mínimo mensal (LOAS – art. 20). Assinale a alternativa que corresponde ao segmento da população com direito a esse benefício, desde que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.
(A) A pessoa portadora de deficiência e o idoso com 70 anos ou mais.
(B) A pessoa portadora de deficiência mental e o idoso com 65 anos ou mais.
(C) A criança portadora de deficiência.
(D) O idoso com 68 anos ou mais.
(E) A pessoa portadora de deficiência física e o idoso com 60 anos ou mais.

33. A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações e iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. (LOAS, art. 1.º) Nesse sentido, conforme estudos realizados pelo Serviço Social, pode-se afirmar que a provisão dos mínimos sociais pode ser aceita como
(A) forma de participação popular.
(B) expansão da proteção aos setores privilegiados.
(C) uma forma de a sociedade expressar solidariedade aos excluídos.
(D) o fortalecimento do princípio da eqüidade, que presume a igualdade com a incorporação das diferenças.
(E) o direito do cidadão, mas não um dever do Estado.

34. A Lei n.º 8.069, de 13.07.1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera criança a pessoa até
(A) doze anos de idade, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade incompletos.
(B) onze anos de idade, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
(C) onze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
(D) doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
(E) quatorze anos de idade, e adolescente aquela entre quatorze e vinte e um anos de idade.

35. Uma criança nasce de parto prematuro, depois de três semanas é abandonada no berçário. O Serviço Social está acompanhando o caso. Esgotadas as providências imediatas, o Assistente Social deverá
(A) encaminhar a família para acompanhamento terapêutico.
(B) elaborar relatório social e encaminhar ao Conselho Tutelar.
(C) comunicar a Ouvidoria do Hospital.
(D) realizar visita domiciliar.
(E) providenciar família substituta para a criança.

36. O artigo 5.º do ECA prevê, entre outros princípios,
(A) que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência.
(B) que o poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno.
(C) o desenvolvimento de atividades em regime de co-educação.
(D) quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável.
(E) a proibição da venda de bebidas alcoólicas à criança ou ao adolescente.

37. Sr. Manoelito, 92 anos, apresenta-se lúcido, internado na Gastrocirurgia, com diagnóstico de câncer no estômago e metástase em outros órgãos. Em caso de indicação de procedimentos, cabe primeiramente a decisão, após informe médico,
(A) ao paciente, uma vez que está no domínio de suas faculdades mentais.
(B) à família, pois o paciente é idoso.
(C) ao curador.
(D) ao médico.
(E) ao médico e à família.

38. A sra. Violeta, 78 anos, costuma comparecer desacompanhada às consultas ambulatoriais. No último mês, por ter comparecido cinco vezes à instituição, levantou-se a hipótese de maus tratos, o que foi negado pela paciente que justificou seus retornos a uma queda que sofrera. Porém, no último retorno, a suspeita de maus tratos foi confirmada.
Em situações de suspeita ou confirmação de maus tratos contra idosos, a cidade de São Paulo dispõe de vários órgãos que, obrigatoriamente, os profissionais de saúde devem comunicar.
Assinale a alternativa que corresponde a dois desses órgãos.
(A) Posto de Saúde; Ministério Público.
(B) Ministério Público; Conselho Municipal do Idoso.
(C) Autoridade Policial; Conselho Tutelar.
(D) Conselho Tutelar; Conselho Estadual do Idoso.
(E) Delegacia da Mulher; Conselho Nacional do Idoso.

39. O Estatuto do Idoso, no seu artigo 1.º, considera idosa a pessoa com idade igual ou superior a
(A) 60 anos.
(B) 62 anos.
(C) 65 anos.
(D) 68 anos.
(E) 70 anos.

40. Considere as afirmações quanto ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
I. Constitui-se em um sistema público não-contributivo, descentralizado e participativo.
II. Tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção.
III. Reconhece que as diferenças e desigualdades regionais e municipais condicionam os padrões de cobertura, mas não devem ser consideradas no planejamento e execução das ações.
Pode-se dizer que é correto o contido em
(A) III, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

Gabarito
31- C
32- A
33- D
34- D
35- B
36- A
37- A
38- B
39- A
40- B


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Exercícios sobre - Assistente Social - FASM - 2007 - Parte 2

Prova realizada em 2007 - Faculdade Santa Marcelina

41. O Serviço Social brasileiro começa a constituir a própria identidade, e não mais importar modelos, a partir da iniciativa e produto dos estudos de profissionais competentes que realizaram, entre os anos de 1967 e 1978, três seminários que constituem “marcos históricos”. Em relação a esses seminários, pode-se afirmar que
(A) o Seminário de Araxá abordou a Cientificidade do Serviço Social.
(B) o Seminário de Teresópolis abordou a Teorização do Serviço Social.
(C) os Seminários de Araxá e de Sumaré abordaram sobre a Metodologia do Serviço Social, e o de Teresópolis, sobre a Cientificidade.
(D) o Seminário de Sumaré abordou a Teorização.
(E) o Seminário de Araxá abordou a Teorização, o de Teresópolis, a Metodologia e o de Sumaré, a Cientificidade.

42. Os postulados adotados como pressupostos fundamentais da atuação do Serviço Social são:
(A) autodeterminação, dignidade e sociabilidade.
(B) dignidade, sociabilidade e perfectibilidade.
(C) sociabilidade, perfectibilidade e individualização.
(D) individualização, não julgamento e aceitação.
(E) aceitação, envolvimento emocional controlado e sociabilidade.

43. A primeira Escola Brasileira de Serviço Social foi fundada em
(A) São Paulo, 1936.
(B) Rio de Janeiro, 1936.
(C) Salvador, 1936.
(D) São Paulo, 1937.
(E) Rio de Janeiro, 1937.

44. Assinale a alternativa em que, segundo Balbina Ottoni Vieira, constituem um instrumento e uma técnica de trabalho do Assistente Social, respectivamente:
(A) entrevista e apoio.
(B) diagnóstico social e relatório.
(C) catarse e apoio.
(D) aceitação e catarse.
(E) apoio e relacionamento.

45. Associe os autores às suas obras e assinale a alternativa correta.
1. Natálio Kisnerman
2. Gisela Konopka
3. Boris Alexis Lima
4. Maria Lúcia Martinelli
5. Annette Garrett
I. ( ) Serviço Social – Identidade e Alienação
II. ( ) A Entrevista – seus princípios e métodos
III. ( ) Serviço Social de Grupo
IV. ( ) Sete Estudos sobre Serviço Social
V. ( ) Contribuição à Metodologia do Serviço Social.
(A) 1-IV; 2-I; 3-V; 4-III; 5-II
(B) 1-II; 2-III; 3-I; 4-V; 5-IV
(C) 1-V; 2-IV; 3-III; 4-II; 5-I
(D) 1-IV; 2-III; 3-V; 4-I; 5-II
(E) 1-III; 2-V; 3-II; 4-I; 5-IV


46. Os programas desenvolvidos junto às comunidades são, em geral, interdisciplinares, e o Serviço Social oferece possibilidades diversificadas, pois motiva os indivíduos e os grupos a se interessarem pela sua própria comunidade. Segundo Balbina Ottoni Vieira, o Serviço Social
I. contribui na elaboração das variáveis para o estudo, análise- diagnóstico e avaliação dos programas.
II. estabelece canais de comunicação com a comunidade, suscitando sua participação no estudo, análise-diagnóstica, planejamento e avaliação.
III. participa em pesquisas operacionais.
Está correto o contido em
(A) II, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

47. O importante instrumento que o Assistente Social utiliza na sua prática para obter dados que não podem ser encontrados em registros e fontes documentais é
(A) a entrevista.
(B) o relatório.
(C) a atitude de não julgamento.
(D) o apoio.
(E) o envolvimento emocional controlado.

48. Na visão de Marilda V. Iamamoto, o objeto de trabalho do Assistente Social, nas suas mais variadas expressões quotidianas, é
(A) o Sistema Único de Saúde.
(B) o homem e seus problemas.
(C) a questão social.
(D) a criança, o adolescente e seu grupo familiar.
(E) o morador de rua.

49. O Serviço Social é uma profissão basicamente de caráter interventivo. Na sua prática, o Assistente Social, seja na esfera pública ou no setor privado, enfrenta a necessidade de se capacitar para
(A) desenvolver trabalho filantrópico.
(B) intermediar processo político e facilitar ao usuário o acesso ao voto.
(C) facilitar o acesso dos usuários às instituições.
(D) manter o sistema de desigualdades.
(E) desenvolver trabalho interdisciplinar com profissionais de diferentes áreas.

50. O Código de Ética do Serviço Social, vigente desde 1993 no país, inscreve como valor central da profissão a
(A) ideologia.
(B) crítica.
(C) irracionalidade.
(D) luta de classes.
(E) liberdade.

Gabarito
41- E
42- B
43- A
44- A
45- D
46- E
47- A
48- C
49- E
50- E

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terça-feira, 4 de outubro de 2011

Exercícios de Arquivologia - ANP 2008 - Parte 02

Agência Nacional do Petróleo - ANP 2008 - Parte 02

56 - Todo o trabalho desenvolvido nos arquivos, sejam públicos ou privados, principalmente nos arquivos permanentes, visam, em última instância, ao atendimento do pesquisador, sejam internos ou externos à instituição, de acordo com as normas do organismo. Embora exista essa premissa, observa-se que o arranjo nos arquivos permanentes deve ser baseado na forma
(A) temática
(B) geográfica
(C) cronológica
(D) historiográfica
(E) administrativa

57 - A grande necessidade de gerenciar mensagens eletrônicas nos mais diversos arquivos obrigou muitas instituições a mudar seus padrões internos de conduta. Hoje, a utilização de sistemas informatizados é unânime nas organizações, sejam grandes, médias ou pequenas.
O sistema utilizado para elaborar, transmitir e receber mensagem eletrônica e outros documentos digitais por meio de redes de computadores é o
(A) suporte magnético
(B) correio eletrônico
(C) sistema digital
(D) sítio digital
(E) fac-símile

58 - Em alguns depósitos de arquivos, os documentos sofremcom a falta de cuidados que muitas vezes os levam à destruição total. É comum observar que a ação de insetos nos documentos é um dos maiores problemas para o arquivo. Nesses casos, quando a infestação por insetos nos arquivos já está acontecendo, o combate mais eficiente é a
(A) laminação
(B) fumigação
(C) vaporização
(D) umidificação
(E) flexibilização

59 - A legislação nacional é abrangente e regula as ações da sociedade como um todo. Em relação à arquivística, várias leis e decretos têm sido criadas para normalizar os rumos da área. Nessa perspectiva, observa-se que ao cidadão é assegurado o direito de acesso aos documentos
(A) públicos
(B) avaliados
(C) arranjados
(D) levantados
(E) classificados

60 - De acordo com a legislação arquivística, o término das atividades de órgãos públicos e de caráter público implica, com base na Lei no 8.159 de 08/01/91, que sua documentação seja
(A) avaliada para a realização da microfilmagem de substituição.
(B) desclassificada dentro do órgão produtor público.
(C) descrita conforme as normas estabelecidas pela ISSAD-G.
(D) levantada e arranjada para a preservação definitiva.
(E) recolhida à instituição arquivística pública.

61 - Nos arquivos, as informações ou dados cujo conhecimento ou divulgação de forma ampla e irrestrita acarrete risco à segurança do Estado e da sociedade, como também aqueles necessários ao resguardo da inviolabilidade da honra e da imagem das pessoas e da intimidade da vida privada, são considerados
(A) sigilosos
(B) disponíveis
(C) averiguáveis
(D) circunstanciais
(E) desclassificados

62 - Somente o Presidente da República, o Vice-Presidente da República, os Ministros de Estado e as autoridades com as mesmas prerrogativas, os comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinha e os Chefes de Missões diplomáticas e Consulares permanentes no exterior têm a competência de classificar documentos no grau de
(A) custodiáveis
(B) permanentes
(C) ultra-secretos
(D) intermediários
(E) extra-diplomáticos


63 - Os arquivos utilizam elementos que são essenciais à sua organização, como: o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública – atividade meio – e a Tabela de Temporalidade de Documentos relativa à atividade meio – da administração pública. Esses elementos são instrumentos fundamentais para a organização dos arquivos
(A) permanentes e especiais
(B) especiais e especializados
(C) correntes e intermediários
(D) classificados e permanentes
(E) intermediários e permanentes

64 - A estrutura da tabela de classificação de documentos do CONARQ orienta para que as principais classes correspondam às grandes funções desempenhadas pelos órgãos. Essas classes se subdividem e apresentam a seguinte estrutura
(A) 0.0.0, 0.1.0, 0.1.2, 0.1.2.1, 0.1.2.1.1
(B) 0.00, 0.10, 0.12, 0.12.1, 0.12.11
(C) 00-0, 0-10, 01-2, 01-2-1, 01-2-1-1
(D) 000, 010, 012, 012.1, 012.11
(E) 000, 0.10, 0.12, 0.121, 0.1221

65 - O trabalho arquivístico é abrangente e apresenta conexões importantes para a sua otimização como, por exemplo, na elaboração de uma tabela de temporalidade em que é necessário observar a teoria e os princípios da área, visando a definir parâmetros gerais inerentes à Arquivologia. No processo de avaliação deve-se considerar a função pela qual o documento foi criado, identificando valores primários e secundários. Os valores secundários podem ser classificados em
(A) funcionais e organizacionais
(B) informativos e probatórios
(C) variáveis e invariáveis
(D) públicos e especiais
(E) simples e compostos

66 - A Lei no 5.433 de 8 de maio de 1969, regulamentada pelo Decreto no 1799 de 30 de janeiro de 1996, regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências, como a determinação de que a microfilmagem de qualquer espécie deverá ter o mínimo de cento e oitenta linhas por milímetro de definição com garantia da qualidade da imagem de reprodução e será feita sempre em filme
(A) real
(B) original
(C) artificial
(D) substituível
(E) recondicionável

67 - A Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística apresenta sete áreas com importantes vinte e seis elementos de descrição disponíveis, esclarecendo que somente seis elementos são obrigatórios em sua descrição para o efetivo intercâmbio internacional. Assim, em uma área de identificação, a informação: “textuais 0,65m e 2 fotografias” refere-se ao(s) elemento(s):
(A) história administrativa.
(B) código de referência.
(C) procedência e origem.
(D) incorporação e arranjo.
(E) dimensão e suporte.

68 - Partindo do pressuposto de que bem cultural é um conceito que envolve variadas manifestações do fazer do homem e de todas as condições que envolvem esse fazer, os bens culturais são livros, manuscritos e muitos outros objetos de interesse artístico, arqueológico e histórico, inclusive as coleções científicas, como também os documentos históricos, os sítios arqueológicos, os monumentos de arquitetura e de arte. Esses bens culturais podem ser categorizados em bens
(A) transferíveis e intransferíveis
(B) orgânicos e inorgânicos
(C) materiais e imateriais
(D) públicos e privados
(E) móveis e imóveis

69 - A partir da Constituição da República Federativa do Brasil, ficou determinado, entre seus dispositivos, que cabe ao Congresso Nacional a fiscalização financeira, contábil e orçamentária da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legitimidade, legalidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncias de receitas.
Com este texto constitucional, houve uma significativa inovação em relação à sistemática de elaboração e apreciação dos instrumentos do “modelo orçamentário”.
Nesse sentido, verifica-se que o processo de planejamento e orçamento público está inscrito nos artigos de 165 a 169 da Constituição Federal, tendo como instrumento formal três documentos interdependentes, que são:
(A) Lei do Modelo Orçamentário, Plano Decenal e Lei Complementar Anual.
(B) Lei Orçamentária Pública, Plano de Desenvolvimento Financeiro e Lei Orçamentária Bienal.
(C) Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.
(D) Plano Federal Anual, Lei de Orçamento Público e Lei Financeira Anual.
(E) Plano Decenal, Lei Orçamentária Pública e Lei Federal Anual.

70 - Nos arquivos, em geral, principalmente nos públicos, um número expressivo de documentos exige que o arquivista tenha condições de entender a origem e a forma da evolução da escrita destes documentos, de forma independente do suporte físico onde esta escrita foi registrada e do suporte utilizado para o seu registro, bem como do lugar e povo que a utilizou. Nesta perspectiva, estudar os textos manuscritos antigos é função da
(A) paleontologia
(B) papelografia
(C) papelologia
(D) paleografia
(E) caligrafia

GABARITO
56- E            
57- B            
58- B            
59- A            
60- E            
61- A            
62- C
63- C            
64- D           
65- B            
66- B            
67- E            
68- E            
69- C
70- D

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