quinta-feira, 21 de junho de 2018

Tribunal De Justiça SP (Escrevente) Atualidades – VUNESP 2007

Exercícios de fixação

01. Sobre recentes acontecimentos internacionais, é correto afirmar que
(A) Israel, em julho de 2006, bombardeou a Síria porque militantes do Hezbollah haviam cruzado a fronteira, matado soldados israelenses e seqüestrado outros.
(B) depois de anunciar, em outubro de 2006, a realização de testes atômicos, a Coréia do Sul assinou um acordo de desarmamento nuclear, para se tornar aliada dos EUA.
(C) a Assembléia Nacional da Venezuela, em fevereiro de 2007, garantiu ao presidente Hugo Chávez o direito de governar por decreto em algumas áreas.
(D) parlamentares palestinos aprovaram, em março de 2007, um governo de união entre Fatah e Hamas que reconhece o Estado de Israel e renuncia à violência.
(E) os líderes dos partidos vitoriosos nas eleições de março de 2007, na Irlanda do Norte, romperam o duradouro acordo de paz entre católicos e protestantes.

02. Depois da maior tragédia da aviação nacional, o acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, em setembro de 2006, uma séria crise atingiu o setor aéreo e
(A) desencadeou uma operação-padrão dos controladores aéreos, insatisfeitos com as condições de trabalho, o que gerou atrasos e cancelamentos de vôos.
(B) motivou a instalação de uma CPI no Congresso, por ordem do próprio presidente da República, preocupado com a popularidade do governo.
(C) revelou que as empresas aéreas dominam a estrutura da Infraero e, por isso, deixam de seguir as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil.
(D) causou uma quebra da hierarquia militar, o que levou à demissão do Ministro da Defesa e à imediata punição dos controladores de vôo.
(E) provocou a desmilitarização desse setor, que se desvinculou do controle da Força Aérea Brasileira e passou a ser gerenciado por um órgão civil.

03. Leia as afirmações.
I. As eleições de outubro de 2006 garantiram ao PMDB o maior número de vagas na Câmara dos Deputados e, com a posse de suplentes, também no Senado.
II. O Programa de Aceleração do Crescimento, lançado em janeiro de 2007, priorizou investimentos no setor de energia, habitação e saneamento, entre outros.
III. O Tribunal Superior Eleitoral estabeleceu, em março de 2007, que todo parlamentar que mudar de partido perderá o mandato.
IV. As ocupações de terra promovidas pelo MST cessaram no início de 2007, pois os assentamentos e as desapropriações atenderam às expectativas dos sem-terra.
Está correto apenas o contido em
(A) II, III e IV.
(B) I, II e III.
(C) I, II e IV.
(D) I e III.
(E) II e IV.

04. Em março de 2007, George W. Bush visitou o Brasil; dias depois, Luís Inácio Lula da Silva esteve nos Estados Unidos. Os dois presidentes assinaram um protocolo de intenções para
(A) diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera e deter o efeito estufa.
(B) transferir ao Brasil a tecnologia norte-americana de produzir álcool do milho.
(C) aumentar a extração de gás natural como fonte alternativa ao uso do petróleo.
(D) isentar alguns produtos brasileiros de taxas no mercado norte-americano.
(E) promover a produção de álcool e o uso internacional de biocombustíveis.

05. Em março de 2007, as relações entre o Irã e a Grã-Bretanha ficaram abaladas. O incidente que provocou esse abalo foi
(A) a decisão do Conselho de Segurança da ONU, por sugestão da Grã-Bretanha, de impor novas sanções ao Irã devido a seu programa nuclear.
(B) a prisão de funcionários do escritório iraniano no Iraque que seriam, segundo a Grã-Bretanha, espiões do presidente Ahmadinejad.
(C) o anúncio de que o Irã, que já domina o processo de enriquecimento de urânio, produzirá combustível nuclear em escala industrial.
(D) a captura de marinheiros britânicos que patrulhavam o Golfo Pérsico e teriam, segundo o Irã, invadido águas territoriais iranianas.
(E) a posição da Grã-Bretanha de intensificar o envio de soldados para lutar no Iraque, o que contraria os interesses do governo iraniano.

Gabarito
01 - C
02 - A
03 - B
04 - E
05 – D


Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário