quinta-feira, 21 de junho de 2018

Prefeitura de Rio Branco – Atualidades 04 (CESPE 2007)

O cultivo da planta de coca, base para a produção da cocaína, subiu 8% na Bolívia e 7% no Peru em 2006, tendo diminuído 9% na Colômbia no mesmo ano, concluiu o relatório anual do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC). O crescimento do cultivo na Bolívia tem especial motivo para preocupar o governo brasileiro já que, segundo a embaixada norte-americana e a polícia boliviana, de 85% a 90% de toda a cocaína produzida pela Bolívia tem como destino o Brasil.

Apesar da queda do cultivo da planta na Colômbia, o país continua a ser o maior cultivador de coca e produtor global de cocaína, respondendo por 62% da droga encontrada no mundo. A erradicação da coca na Colômbia é altamente financiada pelos Estados Unidos da América (EUA), que, pelo Plano Colômbia, destinam ao país US$ 700 milhões anuais, a maior parte em ajuda militar para combater a guerrilha e o narcotráfico.
Folha de S.Paulo, 16/6/2007, p. A24 (com adaptações).
 
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele focalizado, além de aspectos do atual cenário latino-americano, julgue os itens seguintes.

01.O narcotráfico desempenha importante papel na existência do conhecido quadro de violência presente em grandes cidades brasileiras.
02.O denominado crime organizado global atua em várias frentes e tem no tráfico de drogas ilícitas uma de suas maiores fontes de renda.
03.A contínua redução de demanda pelas drogas ilícitas nos EUA explica a crescente dificuldade encontrada pelo narcotráfico para continuar atuando naquele país.
04.Deduz-se do texto que não há diferença entre coca e cocaína.
05.Considerando os países citados no texto, é correto inferir que a América do Sul concentra parte considerável da produção mundial de determinado tipo de droga ilícita.
06.O Brasil funciona como rota de passagem de droga a ser distribuída internacionalmente.
07.A Colômbia perdeu a posição de líder mundial na produção de cocaína.
08.Atualmente, Bolívia e Venezuela são os maiores aliados dos EUA na América do Sul.
09.A Colômbia vive hoje em paz, sem lutas internas.
10.Além do narcotráfico, o crime organizado global também atua fortemente no contrabando de armas.

Gabarito
01.C
02.C
03.E
04.E
05.C
06.C
07.E
08.E
09.E
10.C



Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário