quinta-feira, 21 de junho de 2018

Banco Do Brasil (Escriturário) – Atualidades 01 - CESPE 2007

Exercícios de fixação

Em 2005, os países mais ricos prometeram salvar a África com a redução da dívida externa e o aumento da assistência financeira. Em 2007, quando a cúpula do G8 se reuniu mais uma vez, a realidade: a ajuda prometida não chegou nem à metade. Estados Unidos da América (EUA), Grã-Bretanha, França, Alemanha, China, Canadá, Japão e Rússia estão longe de alcançar a meta de US$ 50 bilhões 7 anuais para o continente a partir de 2010.

O artista Bono, por meio da ONG DATA (Débito, AIDS, Comércio, África, na sigla em português), da qual é co-fundador, divulgou os números vergonhosos: a ajuda da Alemanha cresceu apenas 2% desde 2004, a da França caiu 1% e a da Itália, 30%.
 
Somente Japão e Grã-Bretanha 13 fizeram aumentos consideráveis: 62% e 40%, respectivamente. O Canadá aumentou em 25% sua contribuição. Mas, ainda assim, não dobrou o valor, como combinado. Os EUA também aumentaram sua participação, mas têm de dar mais US$ 941 milhões para cumprirem o prometido. Só a Rússia não se comprometeu com a causa em 2005.
Jornal do Brasil, 20/5/2007, p. A25 (com adaptações).

Com referência ao texto acima e a assuntos por ele evocados, julgue os itens que se seguem.
01.O G8, que congrega os países mais ricos da atualidade, aos quais se agrega a Rússia, não raro convida dirigentes de países considerados emergentes, como é o caso do Brasil, para participar de seus encontros.
02.O quadro africano explicita um dos aspectos centrais da globalização econômica contemporânea: o caráter simétrico das oportunidades de desenvolvimento e de inserção no mercado mundial.

Gabarito:
01 C
02 E


Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário