sábado, 17 de janeiro de 2015

Diretor de Escola Pública – Municipal ou Estadual – Parte 01

Relação de provas anteriores
Cargo: Assistente de Diretor de Escola
(Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- ASSESSORARTE - Ano 2007
- CESGRANRIO - Ano 2009
- VUNESP - Ano 2012
- Assistente Diretor de Escola CETRO - Ano 2009
- Assistente Diretor de Escola FCC - Ano 2011

Cargo: Diretor de Escola
(Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- CESGRANRIO - Ano 2007
- CESGRANRIO - Ano 2009
- CESPE - Ano 2006
- CONRIO - Ano 2014

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Exercícios de fixação

01 - Educadores de uma escola estadual decidiram formar uma rede social por meio da Internet, com o objetivo de trocar experiências para promover melhorias de suas práticas em sala de aula. Esse tipo de iniciativa
(A) requer um estilo de organização piramidal, em que as ações são geridas a partir de referenciais instituídos.
(B) proporciona a multiliderança por meio da ação de facilitadores que ajudam os participantes a gerir ações.
(C) envolve a autorização de gestores do município e de suporte técnico, para que seu funcionamento alcance os educadores.
(D) solicita um produtor social que tem o papel de promover ações difusas, formando grupos colaborativos.
(E) demanda a existência de um gestor da rede que estabeleça funções, áreas de atuação e metas institucionais.

02 - Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é:
(A) obrigatório em todas as redes de ensino.
(B) obrigatório na educação mantida pelos estados.
(C) optativo, desde que os sistemas assim o definam.
(D) optativo, de acordo com a definição dos estabelecimentos escolares.
(E) obrigatório nos sistemas oficiais e optativo no sistema particular de ensino.

03 - O Projeto Pedagógico, segundo a LDB, deve ser definido, com autonomia
(A) pelas Secretarias de Educação para os estabelecimentos de ensino do país.
(B) pelos estabelecimentos de ensino, independentemente das regras dos sistemas de ensino.
(C) pelos estabelecimentos de ensino, de acordo com as regras dos sistemas de ensino.
(D) pelos Conselhos Estaduais de Educação para os estabelecimentos oficiais.
(E) pelo Conselho Nacional de Educação para escolas públicas e particulares.

04 - A Proposta Curricular do Programa São Paulo Faz Escola estabelece um currículo básico e comum a todos os alunos da rede.
Esta proposta tem por finalidade:
(A) sinalizar as aprendizagens mínimas a que todos os alunos de São Paulo têm direito.
(B) facilitar o controle por parte da SEE do cumprimento do Projeto Pedagógico da escola.
(C) cumprir o disposto em normas especificas do C.E.E. Conselho Estadual de Educação.
(D) orientar a escolha dos livros didáticos pelos professores em cada escola.
(E) permitir a troca de experiências entre escolas de diferentes diretorias.

05 - Uma das 10 metas estabelecidas pela SEE em 2007 para melhoria da qualidade do Ensino Médio associada aos resultados do desempenho dos alunos desse segmento no SARESP determinou diversas ações visando à melhoria desses resultados e o alcance daquelas metas.
Considere os seguintes projetos desenvolvidos pela SEE.
I. Ler e escrever.
II. Apoio à continuidade de estudos.
III. Recuperação paralela.
IV. Programa de Bonificação de Resultados.

Referem-se diretamente à melhoria do desempenho no Ensino Médio:
(A) I e II, apenas.
(B) I e III, apenas.
(C) I e IV, apenas.
(D) Il e III, apenas.
(E) I, II e IV, apenas.

06 - Em 2007, a SEE/SP organizou o currículo oficial do Estado apresentando-o em sua Proposta Curricular, obrigatória para todo o sistema, orientando os educadores na construção e execução da Proposta Pedagógica de sua escola.
Para subsidiar a implementação da Proposta foram elaborados e distribuídos os materiais: Proposta Curricular, caderno do professor, caderno do gestor, videoteca de formação, caderno do aluno e material de recuperação para professores e alunos
A partir de 2008, foram colocados links no site “São Paulo Faz Escola”, em que o professor avaliou os materiais distribuídos. Este canal continua mantido para um diálogo permanente. Esses dados serviram para controlar a qualidade do material produzido, sua adequação em sala de aula e o grau de adesão à Proposta Curricular.
Esse conjunto de operações define uma ação:
(A) de caráter obrigatório amparada por lei dado que o Plano Estadual de Educação de São Paulo determina que a Secretaria elabore materiais de apoio aos professores, gestores e alunos.
(B) obrigatório, prevista em legislação própria que antecede qualquer mudança substantiva no currículo.
(C) estratégica e democrática para implementação de um currículo comum.
(D) de natureza política para se contrapor ao PNLD.
A partir dela as escolas deixaram de receber os livros didáticos do MEC.
(E) aparentemente democrata mas que na pratica não considerou as sugestões de mudança propostas pelos professores da rede.


07 - Vania e Lia são gestoras de uma escola. Vania é a diretora e Lia, professora coordenadora. Elas estão sistematizando as informações sobre sua escola com o objetivo trabalhar para a implantação da Proposta Curricular. Para isso, elas começam a encaminhar uma série de ações que visam a elaborar um diagnóstico da unidade de ensino. O Caderno do Gestor 2009, vol.1, sugere que o conjunto de ações a serem seguidas pelas gestoras é:
(A) 1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica da escola;
2. deter-se nos aspectos didáticos, que são os que realmente interessam;
3. formular um plano para resolver os problemas identificados e apresentá-lo ao diretor da escola, atentando ao fato de que seu papel é também motivar e propor soluções.
(B) 1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica da escola;
2. deter-se naquilo que não está funcionando bem para otimizar sua análise;
3. construir instrumentos para o diagnóstico e análise, que têm como foco, principalmente, os aspectos físicos da escola.
(C) 1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica da escola;
2. construir instrumentos que vão auxiliar no diagnóstico das três diferentes dimensões escolares: a dimensão contextual, a comunicacional e a didática;
3. formular um plano para resolver os problemas identificados em cada uma das dimensões e apresentá-lo ao diretor da escola, atentando ao fato de que seu papel é também motivar e propor soluções.
(D) 1. Conversar sobre os problemas da escola e agendar uma reunião geral com pais e professores;
2. traçar metas de trabalho para o futuro a partir dessa reunião;
3. procurar outras escolas para conhecer suas Propostas e propor uma outra Proposta Pedagógica baseada naquelas.
(E) 1. Conversar sobre os problemas da escola e agendar uma reunião geral com pais e professores;
2. traçar metas para o futuro a partir dessas reuniões;
3. resolver os problemas diagnosticados, poupando a direção da escola e aproveitando as experiências bem sucedidas.

08 - Vera assumiu recentemente a direção de uma escola pública estadual na qual manifestam-se cotidianamente muitos conflitos: entre professores e alunos e professores dos diferentes segmentos entre si, entre funcionários e professores e entre alunos. A nova diretora tem como objetivo assumir um modelo administrativo de “Direção por valores”(DPV), uma “ferramenta de liderança estratégica” como está descrita em Trigo J. R. & Costa J. A. (2008). Para alcançar o seu objetivo, Vera deve seguir, em sua gestão, os seguintes princípios:
(A) Priorização da resolução dos problemas emergenciais; centralização das decisões na direção da escola; ingerência da direção em todas as atividades promovidas pelos estudantes; priorização da criatividade na resolução de problemas complexos.
(B) Valorização dos conflitos para a resolução rápida dos mesmos; priorização dos resultados das ações a curto prazo; manutenção do foco das ações nas prioridades dos professores; rigor ao lidar com as diferenças de opinião.
(C) Manutenção do foco das ações nas prioridades dos alunos e dos funcionários; rigor em relação à presença das famílias no ambiente escolar; ingerência da direção em todas as atividades promovidas pelos estudantes; valorização da autonomia dos atores envolvidos no processo.
(D) Priorização do diálogo sobre os valores partilhados; priorização da criatividade na resolução de problemas complexos; valorização das pessoas; valorização da autonomia dos atores envolvidos no processo.
(E) Valorização da autonomia dos atores envolvidos no processo; garantia da fidelidade à direção por parte dos funcionários; priorização do diálogo sobre os valores partilhados; manutenção do foco das ações nas prioridades dos professores.

09 - As gestoras de uma escola estão organizando modalidades de formação continuada para colocar em prática nas HTPCs da escola com os professores regentes de sua unidade de ensino. Uma exigência relativa à organização das HTPCs é
(A) Os professores da 1ª série do Ciclo I deverão participar da formação que acontecerá na Unidade Escolar, nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo.
(B) Os Professores Coordenadores não devem intervir na organização dos horários das HTPCs, que são definidos pela direção.
(C) As questões pedagógicas e as administrativas, devem ser resolvidas nas HTPCs.
(D) Os professores do Ensino Médio são obrigados a participar das HTPCs, que são momentos de planejamento coletivos na unidade escolar.
(E) As HTPCs não devem ser usadas para modificar o planejamento realizado pelos professores da unidade, pois este é definitivo, não podendo ser refeito.

GABARITO

01 – B       
02 – C       
03 – C       
04 – A       
05 – D      
06 – C
07 – C       
08 – D      
09 – A



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Diretor de Escola Pública – Municipal ou Estadual – Parte 02

Relação de provas anteriores
Cargo: Diretor de Escola
(Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- CONSULPLAN - Ano 2012
- de Ensino Fundamental EGP - Ano 2013
- Educação Infantil MOURA MELO - Ano 2011
- Ensino Infantil EGP - Ano 2014
- FCC - Ano 2009 - Pref de São Paulo
- Fundamental I E II MOURA MELO - Ano 2007
- INDEC - Ano 2011

Total de 07 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

01 - Segundo Juliane Correa Marçal (2001), o Projeto Pedagógico de uma escola tem as seguintes características.
(A) Deve ser elaborado por meio do diálogo com todos os atores envolvidos, embora as decisões mais significativas devam ser tomadas pelo Conselho Gestor com o apoio da SE.
(B) Deve ser elaborado com base no trabalho coletivo; é um processo gradativo, que oferece as diretrizes gerais quanto ao que a escola precisa desenvolver, retratando a identidade da escola.
(C) É um processo longo e, uma vez registrado em documento, torna-se definitivo; envolve todos os indivíduos da unidade da escolar; sua existência interfere diretamente no cotidiano da escola.
(D) É um documento definitivo, irrevogável, que deve ser homologado em uma reunião geral e respeitado pela comunidade escolar, que tem o poder de vetá-lo, se necessário for.
(E) Retrata a identidade da escola; deve durar pelo menos 24 meses, podendo a partir daí passar por um processo de avaliação.

02 - O IDEB: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação:
fluxo escolar e média de desempenho nas avaliações. Assinale a alternativa que mostra a Avaliação utilizada pelo IDEB, bem como a população de alunos cujos desempenhos são considerados.
(A) Desempenho na Prova Brasil ou no Saeb para as séries 4ª e 8ª do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
(B) Desempenho na Prova Brasil ou no Saeb para as séries 1ª a 4ª do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª do Ensino Médio.
(C) Desempenho no ENEM e 3ª série do Ensino Médio.
(D) Desempenho no Saeb para 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
(E) Desempenho no Saeb para 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

03 - O IDESP, Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo, é composto pelos seguintes critérios:
(A) Os resultados obtidos na Prova Brasil e a relação entre idade e série dos alunos.
(B) Os indicadores resultantes do SAEB, confrontados ao desempenho dos alunos no SARESP.
(C) O desempenho dos alunos nos exames de proficiência do SARESP e o fluxo escolar.
(D) O tempo de aprendizagem comparado aos resultados obtidos, a cada três anos, no PISA.
(E) A avaliação do ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental, comparados aos resultados obtidos ao final do Ensino Médio.

04 - Assinale a alternativa que descreve uma das mudanças ocorridas no SARESP a partir de 2007.
(A) Passa a avaliar alunos de todas as séries do Ensino Fundamental, inclusive aqueles com histórico de repetência.
(B) Passa a não mais funcionar para a avaliação de estudantes do Ensino Médio, pois avaliação deste nível de Ensino será feita exclusivamente pela Prova Brasil.
(C) Passa a contar com bases curriculares diferenciadas: para cada região administrativa do Estado de São Paulo, uma proposta curricular específica.
(D) Passa a avaliar de modo diferenciado os alunos das áreas urbanas e rural do estado.
(E) Passa a utilizar as bases conceituais do Projeto “Ler e escrever”, que funciona como referência de aprendizagem para as séries do Ciclo I.

05 - No início do segundo semestre letivo, os pais de Pedro compareceram a uma escola para matriculá-lo.
Recém-chegados à cidade, oriundos de outro estado, disseram que no processo da mudança os documentos de transferência do filho haviam extraviado. Apresentaram a certidão de nascimento e descreveram o seu desempenho na escola anterior, onde cursava o 3º ano do Ensino Fundamental.
Demonstravam aflição pela grande dificuldade para obter uma segunda via dos documentos e desejavam que o filho pudesse dar continuidade regular aos seus estudos. Nessa situação, nos termos do que dispõe a Lei 9394/96, a direção da escola deve adotar o seguinte procedimento:
(A) Autorizar a frequência do aluno à escola, na série equivalente à citada pelos pais, sendo a matrícula efetivada posteriormente, quando da apresentação da documentação expedida pela escola de origem.
(B) Autorizar a matrícula do aluno, enturmando-o com base na sua faixa etária, com possibilidade de mudança de turma após o recebimento dos documentos da escola anterior.
(C) Submeter o aluno a uma avaliação, no âmbito da própria escola, e autorizar a matrícula na série adequada ao grau de desenvolvimento apresentado pelo aluno, independentemente da escolarização anterior.
(D) Orientar os pais a procurar os órgãos oficiais com competência para a solução do problema, indicando-lhes os endereços e relacionando os documentos a serem apresentados.
(E) Impedir que o aluno seja matriculado já que a legislação preconiza que sem documentação adequada a matrícula não poderá ser efetivada.

06 - Uma escola de Ensino Médio está interessada em ofertar, também, cursos técnicos. Para que possa concretizar essa intenção, seguindo o que está expresso no Parecer CNE/CEB n° 17/97, que estabelece as diretrizes operacionais para a educação profissional em nível nacional, a equipe gestora dessa escola
(A) deverá optar por oferecer somente cursos técnicos, pois a legislação pertinente separou essa modalidade do Ensino Médio, devido a suas especificidades.
(B) precisará de aprovação de Proposta Pedagógica expedida pelo Ministério da Educação para implantar as novas habilitações técnicas.
(C) necessitará manter exclusivamente a oferta do Ensino Médio, visto que a legislação não permite que haja mudanças na natureza da oferta de modalidades de ensino.
(D) terá o direito de implantar cursos técnicos no currículo do Ensino Médio por meio da substituição de disciplinas da área de humanidades por módulos da área tecnológica.
(E) poderá oferecer componentes curriculares de caráter profissionalizante na parte diversificada, até o limite de 25% do total da carga horária mínima do Ensino Médio.

07 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), no art. 9°, § 1º, confirmou a atuação do Conselho Nacional de Educação, que é um órgãos
(A) de Estado e de assessoramento ao governo no âmbito do Ministério da Educação.
(B) em expansão no território nacional, superando 5.500 representações nos municípios.
(C) com representação nos estados por conselhos específicos, criados na Constituição de 1988.
(D) cujos membros são indicados pela sociedade civil para deliberarem sobre assuntos educacionais.
(E) criado após a Proclamação da República, com o objetivo de assessorar as instituições de ensino.

08 - O Comunicado da SE, publicado em 21 de dezembro de 2007, relativo ao “Programa Ler e Escrever” orienta para que a formação dos professores regentes da 1a e da 2ª série do Ciclo I aconteça na Unidade Escolar, sob a responsabilidade do Professor Coordenador, nos horários destinados às HTPCs (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo) e em momentos específicos a serem planejados pela Diretoria de Ensino. De acordo com o Caderno do Gestor 2009, vol.1, que o mecanismo mais ADEQUADO para avaliar este tipo de ação de formação continuada?
(A) Aplicação de questionário a ser respondido pelos professores regentes ao fim de cada uma dessas etapas, a ser corrigido pelo Professor Coordenador e que contenha uma escala de 0 a 10 pontos.
(B) Reflexão coletiva dos professores que participaram da formação.
(C) Reflexão individual dos professores e apresentação de relatório.
(D) Reuniões semanais convocadas pelos gestores para avaliar o desempenho dos professores regentes.
(E) Reunião entre a direção e a coordenação, sem participação dos professores.

GABARITO
01 – B       
02 – A       
03 – C       
04 – E
05 – C
06 – E       
07 – A       
08 – B


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Diretor de Escola Pública – Municipal ou Estadual – Parte 03

Relação de provas anteriores
Cargo: Diretor de Escola
(Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- MOURA MELO - Ano 2012
- PEB I EGP - Ano 2014
- PEB II EGP - Ano 2014
- Pref Assis SP - Ano 2014
- SOLER - Ano 2012 - Pref de Guareí
- SOLER - Ano 2012
- Tecnica EGP - Ano 2014
- VUNESP - Ano 2008 - Pref de São José do Rio Preto

Total de 08 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

01 - Considerando a importância que deve ser dada a professores e gestores da educação em nosso país, em nossos estados e nos municípios, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo busca apoiar gestores que cumpram as metas visando à melhoria e ao aprimoramento da qualidade do ensino público.
Entre as iniciativas nessa direção cita-se a lei/decreto/parecer/ portaria que
(A) institui Bonificação por resultados – BR, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas.
(B) institui cargas horárias e obrigações contratuais para diretores e dá providências correlatas.
(C) institui os sistemas de avaliação para todo o Estado de São Paulo.
(D) dispõe sobre as jornadas de trabalho de docentes, pessoal de apoio e merendeiras do quadro permanente, e dá providências correlatas.
(E) dispõe sobre o vencimento, a remuneração ou o salário do servidor que deixar de comparecer ao expediente em função de consultas ou tratamento de saúde.

02 - Em uma conversa entre docentes, foram ouvidas as seguintes proposições:
Carlos: No sistema de promoção para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria de Educação, é preciso buscar aprovação em processo de avaliação teórica, prática ou teórica e prática.
Luisa: Essa promoção ocorre a cada dois anos, produzindo seus efeitos a partir do primeiro dia do mês de julho do ano em que ocorrer o processo de promoção, após a apuração da respectiva avaliação.
Ana: Para participar do processo de avaliação, é preciso estar classificado na unidade de ensino ou administrativa há pelo menos 80% do tempo fixado como interstício para a promoção, somando-se a pelo menos 80% do máximo de pontos possível na tabela
de frequência.

De acordo com a Lei Complementar n° 1097/2009, que institui o sistema de promoção para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação do
Estado de São Paulo, está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões) de
(A) Carlos, apenas.
(B) Luisa, apenas.
(C) Ana, apenas.
(D) Carlos e Ana, apenas.
(E) Carlos, Luisa e Ana.

03 - Dentre as políticas de educação da SEE/SP está o SARESP, sistema de avaliação do rendimento escolar de São Paulo. Nos moldes do SAEB, sem ser idêntico a este, o SARESP pretende:
(A) Substituir o SAEB no âmbito do Estado de São Paulo.
(B) Avaliar o rendimento escolar de alunos em todas as séries do Ensino Fundamental.
(C) Coletar e sistematizar dados e produzir informações sobre o desempenho dos alunos.
(D) Avaliar as escolas que não foram sorteadas para a Prova Brasil.
(E) Servir de parâmetro para ingresso do aluno nas FATEC´s.

04 - Segundo Fini e Macedo, a comparação dos resultados do SARESP com o SAEB a partir de 2007 pode ser realizada devido às seguintes ações:
(A) 1. Foram contratados professores que já tinham elaborado as avaliações do SAEB para elaborar o SARESP.
2. Houve uma adequação das habilidades avaliadas no SARESP às do SAEB, para a quarta e a oitava séries do Ensino Fundamental e a terceira série do Ensino Médio.
(B) 1. Premiação dos alunos das escolas públicas de São Paulo que tiverem rendimento superior no SAEB.
2. A Escala de Proficiência do SARESP, que tinha a mesma métrica do SAEB desde 1996, foi modificada.
(C) 1. Houve uma adequação das habilidades avaliadas no SARESP às do SAEB, para a quarta e a oitava séries do Ensino Fundamental e a terceira série do Ensino Médio.
2. A Escala de Proficiência do SARESP, a partir de 2007, está na mesma métrica utilizada pelo SAEB.
(D) 1. As provas do SARESP começaram a ser realizadas no mesmo mês que as do SAEB.
2. Premiação dos alunos das escolas públicas de São Paulo que tiverem rendimento superior no SAEB.
(E) 1. Foram contratados professores que já tinham elaborado as avaliações do SAEB para elaborar o SARESP.
2. A Escala de Proficiência do SARESP, que tinha a mesma métrica do SAEB desde 1996, foi modificada.

05 - O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade das escolas e utiliza dados do desempenho dos alunos das:
(A) 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.
(B) 4ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
(C) 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
(D) 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
(E) 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

06 - A respeito do SAEB, Castro (2000) esclarece que:
“Iniciado em 1990, o Saeb foi estruturado no sentido de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo o país, abrangendo as diferentes realidades dos sistemas estaduais e municipais de ensino.”
CASTRO, Maria Helena Guimarães.de. Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais. São Paulo em Perspectiva. V. 14, n1. São Paulo, 2000.p.121-128.
O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) tem as seguintes características:

(A) As matrizes de referência são a base para a elaboração dos itens dos testes do SAEB e baseiam-se sempre nas propostas curriculares elaboradas pelos Sistemas de Ensino dos grandes centros urbanos do país, com população superior a 2 milhões de habitantes.
(B) Todas as áreas curriculares são avaliadas anualmente através do SAEB, Língua Portuguesa e Matemática; Ciências da Natureza (Ciências, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas (História e Geografia)
(C) As informações obtidas a partir dos levantamentos do SAEB acompanham a evolução da qualidade da Educação ao longo dos anos, e são utilizadas no direcionamento dos seus recursos técnicos e financeiros às áreas prioritárias.
(D) As Matrizes de Referência empregadas na elaboração dos testes são combinadas com outras metodologias para a estruturação do resultado final do SAEB.
(E) As Matrizes de Referência do SAEB foram inteiramente reformuladas e encontram-se em fase de teste, desde 2008.

07 - Redes sociais podem ser um instrumento de trocas e de aprendizagem também para alunos. São teias de conexões que espalham informações, dão voz às pessoas, constroem valores diferentes e dão acesso a um tipo de valor chamado, segundo Recuero (2009), de
(A) interação humana.
(B) conexões por filiação.
(C) livre expressão.
(D) espaço democrático.
(E) capital social.

08 - Ao organizar o Conselho de Classe e Série, a equipe técnico-pedagógica de uma escola consultou as Normas Regimentais Básicas para as Escolas do Estado de São Paulo, constatando que este conselho
(A) é constituído pelos professores e conta com a participação de alunos de cada turma, independente da idade que possuam.
(B) delega atribuições a comissões e subcomissões, com a finalidade de dinamizar e facilitar sua atuação na avaliação escolar.
(C) está articulado ao núcleo de direção para o estabelecimento de propostas administrativas que promovam melhorias organizacionais.
(D) é um colegiado de natureza consultiva e deliberativa, formado por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar.
(E) deve se reunir anualmente, após convocação do diretor, tendo em vista a promoção ou a retenção de alunos no mesmo ciclo ou série.

09 - Segundo a LDB, a expedição de histórico escolar, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de cursos da educação básica regular é de responsabilidade da (o):
(A) Diretoria de Ensino.
(B) Conselho Estadual de Educação.
(C) Ministério da Educação.
(D) Secretaria da Educação.
(E) Escola.

GABARITO
01 – A
02 – D      
03 – C       
04 – C       
05 – B       
06 – D      
07 – E
08 – A       
09 – E

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Diretor de Escola Pública – Municipal ou Estadual – Parte 04


Cargo: Diretor de Escola
(Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- VUNESP - Ano 2012 - Pref de Presidente Prudente
- VUNESP - Ano 2012 - Pref de Rio Claro
- VUNESP - Ano 2012
- VUNESP - Ano 2012yy

Total de 04 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

01 - O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade das escolas. O IDESP considera dois critérios complementares:
(A) o desempenho dos alunos nos exames do SAEB e a taxa de distorção idade/série.
(B) o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar.
(C) o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o índice de professores concursados.
(D) o número de alunos com desempenho superior a 50% no SAEB.
(E) o número de alunos com desempenho superior a 50% no SARESP.

02 – Vera marcou para hoje a sua primeira reunião com os professores, os funcionários e os representantes dos alunos. Ela está ansiosa e um pouco apreensiva.
Nesse momento, há algumas questões que ainda não está muito certa de como resolver. Também não se sente ainda à vontade para lidar com alguns assuntos que geram maior tensão quando os professores estão reunidos. Ao mesmo tempo, Vera acredita que situações de conflito e tensão, se bem administradas, podem até mesmo estimular a implementação de ideias e potencializar projetos.
Existem condutas sugeridas. De acordo com Maria Celeste Carvalho, uma dessas condutas é:
(A) Valorizar os aspectos negativos das pessoas que no seu entendimento são culpadas do conflito, para deixar claro a todos da escola o quanto são problemáticas.
(B) Evitar sempre situações que envolvam avaliação, que frequentemente acirram diferentes tipos de conflito.
(C) Ignorar todo tipo de conflito que acontece na escola, pois a tendência de qualquer conflito subestimado é se diluir.
(D) Reconhecer os conflitos e ajudar a todos dentro da escola a encará-los positivamente, gerenciando os.
(E) Em situações de conflito, ouvir somente a versão daqueles que têm credibilidade no interior da escola.

03 - Cada aluno deve acompanhar o ritmo de aprendizagem da classe, construindo o conhecimento previsto para prosseguir sua vida escolar, quando isso não acontece a LDB garante ao aluno que a escola deve
(A) organizar o ensino em ciclos.
(B) reclassificar os alunos.
(C) velar pelo cumprimento do plano de trabalho do docente.
(D) organizar classes com alunos de séries distintas.
(E) organizar meios para a recuperação.

04 - O papel dos resultados do SARESP é
(A) fornecer os resultados de desempenho dos alunos que contribuem para o cálculo do IDESP.
(B) participar do cálculo do IDEB junto com os demais sistemas de avaliação estaduais.
(C) reformular os currículos da educação básica do Estado de São Paulo.
(D) elencar as escolas de melhor desempenho para a destinação de verba suplementar.
(E) premiar os professores e as escolas dos alunos de melhor colocação.

05 - A equipe de educadores de uma escola vai elaborar um Plano de Ação baseando-se em boletim divulgado após a realização no Saresp. Para construir o Plano, esses educadores deverão considerar que:
(A) quanto menos alunos participarem do Saresp, mais chances a escola terá de obter bons resultados.
(B) a prioridade a ser estabelecida no Plano de Ação da escola deve ser dirigida aos alunos que estão abaixo do básico.
(C) os dados provenientes da Prova Brasil deverão balizar a análise por serem também os principais indicadores para a verificação de resultados.
(D) os níveis de desempenho foram estabelecidos a partir dos dados do IDEB/MEC.
(E) as metas de aprendizagem são definidas pela Teoria de Resposta ao Item, presente na metodologia do Saresp.

06 - “A coordenação pedagógica constitui-se um dos pilares estruturais da atual política de melhoria da qualidade de ensino e os Professores Coordenadores devem atuar como gestores implementadores dessa política”.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do Currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2009. Volume 1, p. 4. (Adaptado)
Na perspectiva proposta pela SEE-SP, é dever do Professor Coordenador:
(A) assumir uma postura prescritiva e crítica.
(B) considerar as tensões naturais como estado desejado.
(C) estimular relações seletivas e classificatórias entre os docentes.
(D) agir consensualmente para favorecer a construção de identidades.
(E) adotar uma posição de avaliador neutro que oferece a posição prevalente.

07 - O Governo do Estado de São Paulo estabeleceu 10 metas do Plano Político Educacional para o período 2007-2010 relacionadas às áreas da gestão, avaliação e currículo escolar.
As três áreas são interdependentes. Entretanto, há metas que são específicas. Uma meta relacionada estritamente à avaliação é
(A) descentralização completa da merenda escolar.
(B) redução de 50% das taxas de reprovação da 8ª série.
(C) atendimento de 100% da demanda de jovens e adultos no Ensino Médio profissional.
(D) implantação do Ensino Fundamental de 9 anos, com prioridade para as séries iniciais.
(E) programas de formação continuada e capacitação da equipe.

08 - A proposta curricular do governo do Estado de São Paulo apresenta princípios que devem balizar a ação pedagógica do diretor. Um dos princípios relaciona-se à perspectiva de uma escola reflexiva.
A capacidade de aprender terá de ser trabalhada não apenas nos alunos, mas na própria escola, enquanto instituição educativa. Portanto, os gestores, como agentes formadores, devem:
(A) aplicar com os professores tudo aquilo que recomendam a eles que apliquem com seus alunos.
(B) articular teoria e prática curricular à realidade da região na qual a instituição escolar está inserida.
(C) levar os professores a realizarem uma prática cotidiana organizada de forma que possibilite os alunos a aprender.
(D) compreender os fatores que determinam a violência entre os jovens e adolescentes da escola.
(E) demonstrar conhecimento das metodologias de gestão de conflitos e de indisciplina entre professores.

09 - O princípio da gestão escolar democrática e participativa, que fundamenta as políticas educacionais da SEE-SP, é importante no contexto social e de desenvolvimento do Estado de São Paulo e significa que:
(A) o gestor deve buscar a independência da escola no planejamento, na implementação e na avaliação curricular, contribuindo para a diversidade educacional no Estado.
(B) o gestor deve trabalhar o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação curricular de forma neutra, desta forma resguardando seu papel de decisor final, o que agiliza os processos educacionais mais amplos do Estado.
(C) o gestor deve mostrar que as tensões geradas no planejamento, no desenvolvimento e na avaliação curricular devem ser controladas de modo a não impedirem o avanço da implementação das políticas educacionais do Estado, em tempo hábil.
(D) o gestor deve levar em conta as culturas e identidades dos diferentes grupos que compõem o ambiente escolar para ressignificar a proposta curricular do Estado, contribuindo para a articulação entre a unidade e a diversidade e para a melhoria dos resultados da Rede.
(E) o gestor deve marcar, com clareza, que práticas existentes podem e devem ser substituídas por discursos propositivos, que mostrem que o projeto curricular do Estado supera lacunas e, desta forma, estará contribuindo para a melhoria da qualidade educacional.

GABARITO
01 – B       
02 – D      
03 – E       
04 – A
05 – B                
06 – D                
07 – B                
08 – A                
09 – D




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BACEN - Diversos Cargos - Parte 01


Relação de provas anteriores
(Cargo, Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- Analista Administrativo FCC - Ano - Ano 2006
- Analista Analise e Desenvolvimento de Sistemas CESPE - Ano 2013
- Analista Área 1 CESGRANRIO - Ano 2010
- Analista Contábil CESPE - Ano 1997
- Analista Contábil ESAF - Ano 2001
- Analista Contábil ESAF - Ano 2002
- Analista Contábil FCC - Ano 2005
- Analista Contabilidade e Finanças CESPE - Ano 2013

Total de 08 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Banco Central - BACEN 1997 – CESPE - Contabilidade
01 - A demonstração das origens e aplicações de recursos deve informar as modificações ocorridas no patrimônio da empresa e o seu efeito em termos de variação do capital circulante líquido. Considerando as normas legais que regem essa matéria, julgue os itens que se seguem.
1) A aquisição de direitos do ativo imobilizado deve ser classificada como uma origem de recurso .
2) Os dividendos distribuídos fazem parte das aplicações de recursos.
3) aumento do capital social com a emissão de novas ações e subsequente entrada de novos recursos, deve ser considerado como origem de recursos .
4) A redução de passivo exigível a longo prazo deve ser considerada como origem de recurso.
5) lucro do exercício deve ser contemplado como aplicação de recursos, acrescido de depreciação, amortização e exaustão e ajustado pela variação do resultado de exercícios futuros, sempre que o valor for positivo.

02 - Com relação ao custo de produção, é necessária a adoção de um sistema de custeio para atender às necessidades de preparação contábeis, já que o custo dos produtos vendidos ou dos serviços prestados é elemento essencial da demonstração do resultado, além da avaliação dos estoques. Por outro lado, empresas, especialmente as de médio e grande porte, tem necessidades gerenciais a serem supridas, fazendo com que as exigências em relação aos sistemas de custeio sejam complexas. Julgue os itens seguintes, considerando as necessidades de informações das empresas.
1) Há inúmeros sistemas de custos e critérios de avaliação da produção e dos estoques, sendo que, dentro dos princípios fundamentais da contabilidade, o método de custeio real por absorção é o indicado.
2) No sistema de custeio direto, somente os custos variáveis são considerados na avaliação dos estoques em processo e acabados, sendo os custos fixos lançados diretamente nos resultados dos períodos em que ocorrem.
3) No sistema de custeio por absorção é, sem dúvida, o que apresenta o maior mérito na área gerencial, por permitir melhor análise do desempenho empresarial e auxiliar a administração em inúmeras decisões, como por exemplo, produzir internamente ou adotar políticas de preços em função da relação custo-volume-lucro.
4) O custo-padrão também é utilizado por inúmeras empresas para a avaliação da produção e dos estoques, mas não é um bom instrumento para fins gerenciais.
5) Pelos princípios fundamentais da contabilidade, ao custo da produção devem ser adicionados os custos reis incorridos , incluindo os diretos e indiretos necessários a produção de cada produto.

Gabarito
01:E-C-C-E-E;        
02:C-C-E-E-C; 


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BACEN - Diversos Cargos - Parte 02

Relação de provas anteriores
(Cargo, Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- Analista de Finanças FCC - Ano 2006
- Analista de Redes FCC - Ano 2006
- Analista de Sistemas CESPE – Ano 1997
- Analista de Sistemas ESAF - Ano 2001
- Analista de Sistemas FCC - Ano 2006
- Analista Gestão e Analise Processual CESPE - Ano 2013
- Analista Infraestrutura e Logística CESPE - Ano 2013
- Procurador ESAF - Ano 2002

Total de 08 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Banco Central - BACEN 1997 – CESPE - Contabilidade
01 - O plano de contas das instituições financeiras estabelece os critérios de registro e classificação das receitas e despesas. Considerando as disposições normativas do BACEN acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
01) As receitas de juros decorrentes de empréstimos concedidos por instituições financeiras devem ser contabilizadas de acordo com o regime de caixa, ou seja, apenas pelo recebimento.
02) As despesas financeiras de obrigações por empréstimos devem seguir rigorosamente o regime de competência mensal.
03) A conta de rendas a apropriar de títulos descontados deve apresentar saldo credor, para retratar a parcela de receita futura a ser apropriada e, ao mesmo tempo, para ajustar o ativo correspondente ao seu valor presente.
04) O valor de face dos títulos descontados deve ser mantido como saldo final na conta do ativo correspondente, independentemente do prazo de recebimento e de rendimentos a serem reconhecidos em períodos subseqüentes, pois o aspecto jurídico do direito quanto ao formal da documentação deve prevalecer à essência do fato econômico.
05) Quando relevantes, as despesas pagas antecipadamente e pertencentes a períodos futuros devem ser registradas em despesa no mês do efetivo pagamento.

02 - O plano de contas das instituições financeiras estabelece a nomenclatura das contas a serem utilizadas nesse setor. Em relação a esse tema. Julgue os seguintes itens.
1) Títulos e Valores Mobiliários – Carteira Própria é conta do passivo.
2) Operações de Crédito – Setor Público é conta do ativo.
3) Investimentos Temporários é conta do passivo.
4) Obrigações por Repasse do Exterior é conta do passivo.
5) Depósitos à Vista é conta do passivo.

Gabarito
01:E-C-C-E-E;        
02:E-C-E-C-C;    

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