sábado, 10 de janeiro de 2015

Professor de Ensino Básico I – PEB I – Parte 04

Cargo: Professor em diversos municípios do Brasil PEB I
Professor - MSCONCURSOS - Ano 2014
Professor - MSCONCURSOS - Ano 2014444
Professor - SOLER - Ano 2013
Professor Substituto - PERSONA - Ano 2011

Total de 04 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.


Exercícios de fixação

01. A Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 em seu artigo 1º apresenta os conceitos de educação e ensino. Nesta conformidade os conceitos de educação e ensino diferem quanto à sua amplitude e abrangência, a saber:
(A) O conceito de educação envolve todas as influências que o indivíduo recebe em sua vida, e o conceito de ensino é mais restrito atendo-se à educação escolar. Todo o ensino é educação, mas nem toda educação é ensino.
(B) Os conceitos de educação e de ensino são coincidentes e envolvem a educação formal, desenvolvida nas escolas, e a educação não formal desenvolvida em outras instituições e circunstâncias diversas da vida em sociedade.
(C) Toda educação é ensino pois é sempre uma atividade intencional, sistemática, seqüencial e orientada por fins e objetivos previamente estabelecidos.
(D) A adoção abrangente da educação, englobando a plenitude da vida cultural, reforça o necessário isolamento da escola em relação ao mundo exterior.
(E) O conceito de educação envolve os ensinamentos que o indivíduo recebe em sua escola, e o conceito de ensino é mais amplo atendo-se à educação pela vida.

02. A unidade escolar, ao elaborar e executar seu projeto pedagógico, construindo a sua autonomia e executando a sua atividade fim, o ensino-aprendizagem, deve buscar perseguir e alcançar os fins nacionais propostos pela:
(A) Constituição de 1946 que gerou a Lei nº 4.024/1961 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que vigorou a partir de 1962.
(B) Constituição de 1988, em especial o artigo 205 que declara que a educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
(C) Lei 5692/1971, elaborada e promulgada durante o Regime Militar, que não foi revogada pela Lei 9394/96.
(D) Lei 9394/96, que devido ao seu caráter neoliberal, estabelece que as leis gerais são aquelas de economia de mercado e não da economia política.
(E) Sociedade civil, pois no Brasil não há um Estado de direito, e sim um Estado de fato que é incapaz de se transformar num agenciador dos interesses coletivos.

03. Na Constituição do Brasil, em vigor, a educação é um direito social fundante da cidadania, e a educação no ensino fundamental, gratuita e obrigatória, tornou-se direito público subjetivo. Direito público subjetivo é aquele pelo qual a(o)
(A) pessoa tem direito de solicitar vaga em escola pública, desde que haja vaga, pois o prédio físico é limitado. O sujeito deste dever é o Estado, que pode apresentar um plano de obras para atender as pessoas em determinado prazo;
(B) titular de um direito pode exigir direta e imediatamente do Estado o cumprimento de um dever e de uma obrigação. O sujeito deste direito é o Estado, sob cuja alçada deve estar situada essa etapa de escolaridade.
(C) pessoa tem dever de solicitar a vaga quando essa é negada, mesmo tendo que aguardar a sua vez no chamado “livro de demanda”. Mas o estado tem também o dever de garantir a vaga.
(D) Estado tem a obrigação de atender as crianças a partir de 6 anos até os 14 anos, mas as famílias podem optar pela não matrícula.
(E) pessoa é apenas um sujeito jurídico, na medida em que exclui o indivíduo singular (singelus) e a sua inserção no social (socius) e participante ativo da sociedade (civis).

04. O Parecer CNE/CEB nº 04/98 traça as diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, e estabelece a Base Nacional Comum e sua Parte Diversificada deverão integrar-se em torno de um paradigma curricular que visa estabelecer a relação entre a Vida Cidadã e as Áreas de Conhecimento, introduz a reflexão sobre a “educação em valores” e o “modo como isso deve se dar”. Ao tratar os vários aspectos da vidacidadã como tema transversal, as Diretrizes e, posteriormente, os Parâmetros Curriculares entendem que tal inserção deve ocorrer por meio
(A) de disciplinas especificas.
(B) de palestras e outros eventos informativos, de leituras de livros ou por meio de novas tecnologias como vídeos e Internet.
(C) da convivência com pessoas que agem de maneira coerente com determinados valores e que o exemplo é a melhor forma de se educar.
(D) da interação entre o sujeito ativo imbuído de razão e de emoções e o mundo constituído de pessoas, objetos e relações, desenvolvendo sua capacidade dialógica.
(E) de uma revisão e ampliação dos conteúdos tradicionais, por exemplo, cabe às Ciências tratar dos temas: saúde, sexualidade, meio ambiente.

05. Toda a legislação pós 1988 e 1996 aponta o grande projeto democrático de construir uma escola aberta, inclusiva, com qualidade e com aprendizagens significativas. No entanto, a realidade aponta formas insidiosas de exclusão social, em especial
(A) o analfabetismo, o semi-analfabetismo, a evasão e o fracasso escolar, a elevada porcentagem de crianças analfabetas com escolarização (analfabetas
funcionais).
(B) a gestão democrática das escolas públicas.
(C) a integração da escola com a comunidade escolar e educativa.
(D) o baixo nível da escola pública, associado a um forte processo seletivo.
(E) a teoria expressa nos parâmetros curriculares e amplamente vivenciada nas salas de aula.

Gabarito
01 – A
02 – B
03 – B
04 – D
05 – A

Links relacionados

A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos

AjuriCespeFadespFumarcMakiyama
AdviseCetapFadurpeFuncabMoura Melo
AOCPCetroFCCFunRioMSConcursos
BioRioConsulplanFEPESEIbamVunesp
CesgranrioESAFFGVIpadZambini
Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário