sábado, 17 de janeiro de 2015

Diretor de Escola Pública – Municipal ou Estadual – Parte 01

Relação de provas anteriores
Cargo: Assistente de Diretor de Escola
(Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- ASSESSORARTE - Ano 2007
- CESGRANRIO - Ano 2009
- VUNESP - Ano 2012
- Assistente Diretor de Escola CETRO - Ano 2009
- Assistente Diretor de Escola FCC - Ano 2011

Cargo: Diretor de Escola
(Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- CESGRANRIO - Ano 2007
- CESGRANRIO - Ano 2009
- CESPE - Ano 2006
- CONRIO - Ano 2014

Total de 09 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

01 - Educadores de uma escola estadual decidiram formar uma rede social por meio da Internet, com o objetivo de trocar experiências para promover melhorias de suas práticas em sala de aula. Esse tipo de iniciativa
(A) requer um estilo de organização piramidal, em que as ações são geridas a partir de referenciais instituídos.
(B) proporciona a multiliderança por meio da ação de facilitadores que ajudam os participantes a gerir ações.
(C) envolve a autorização de gestores do município e de suporte técnico, para que seu funcionamento alcance os educadores.
(D) solicita um produtor social que tem o papel de promover ações difusas, formando grupos colaborativos.
(E) demanda a existência de um gestor da rede que estabeleça funções, áreas de atuação e metas institucionais.

02 - Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é:
(A) obrigatório em todas as redes de ensino.
(B) obrigatório na educação mantida pelos estados.
(C) optativo, desde que os sistemas assim o definam.
(D) optativo, de acordo com a definição dos estabelecimentos escolares.
(E) obrigatório nos sistemas oficiais e optativo no sistema particular de ensino.

03 - O Projeto Pedagógico, segundo a LDB, deve ser definido, com autonomia
(A) pelas Secretarias de Educação para os estabelecimentos de ensino do país.
(B) pelos estabelecimentos de ensino, independentemente das regras dos sistemas de ensino.
(C) pelos estabelecimentos de ensino, de acordo com as regras dos sistemas de ensino.
(D) pelos Conselhos Estaduais de Educação para os estabelecimentos oficiais.
(E) pelo Conselho Nacional de Educação para escolas públicas e particulares.

04 - A Proposta Curricular do Programa São Paulo Faz Escola estabelece um currículo básico e comum a todos os alunos da rede.
Esta proposta tem por finalidade:
(A) sinalizar as aprendizagens mínimas a que todos os alunos de São Paulo têm direito.
(B) facilitar o controle por parte da SEE do cumprimento do Projeto Pedagógico da escola.
(C) cumprir o disposto em normas especificas do C.E.E. Conselho Estadual de Educação.
(D) orientar a escolha dos livros didáticos pelos professores em cada escola.
(E) permitir a troca de experiências entre escolas de diferentes diretorias.

05 - Uma das 10 metas estabelecidas pela SEE em 2007 para melhoria da qualidade do Ensino Médio associada aos resultados do desempenho dos alunos desse segmento no SARESP determinou diversas ações visando à melhoria desses resultados e o alcance daquelas metas.
Considere os seguintes projetos desenvolvidos pela SEE.
I. Ler e escrever.
II. Apoio à continuidade de estudos.
III. Recuperação paralela.
IV. Programa de Bonificação de Resultados.

Referem-se diretamente à melhoria do desempenho no Ensino Médio:
(A) I e II, apenas.
(B) I e III, apenas.
(C) I e IV, apenas.
(D) Il e III, apenas.
(E) I, II e IV, apenas.

06 - Em 2007, a SEE/SP organizou o currículo oficial do Estado apresentando-o em sua Proposta Curricular, obrigatória para todo o sistema, orientando os educadores na construção e execução da Proposta Pedagógica de sua escola.
Para subsidiar a implementação da Proposta foram elaborados e distribuídos os materiais: Proposta Curricular, caderno do professor, caderno do gestor, videoteca de formação, caderno do aluno e material de recuperação para professores e alunos
A partir de 2008, foram colocados links no site “São Paulo Faz Escola”, em que o professor avaliou os materiais distribuídos. Este canal continua mantido para um diálogo permanente. Esses dados serviram para controlar a qualidade do material produzido, sua adequação em sala de aula e o grau de adesão à Proposta Curricular.
Esse conjunto de operações define uma ação:
(A) de caráter obrigatório amparada por lei dado que o Plano Estadual de Educação de São Paulo determina que a Secretaria elabore materiais de apoio aos professores, gestores e alunos.
(B) obrigatório, prevista em legislação própria que antecede qualquer mudança substantiva no currículo.
(C) estratégica e democrática para implementação de um currículo comum.
(D) de natureza política para se contrapor ao PNLD.
A partir dela as escolas deixaram de receber os livros didáticos do MEC.
(E) aparentemente democrata mas que na pratica não considerou as sugestões de mudança propostas pelos professores da rede.


07 - Vania e Lia são gestoras de uma escola. Vania é a diretora e Lia, professora coordenadora. Elas estão sistematizando as informações sobre sua escola com o objetivo trabalhar para a implantação da Proposta Curricular. Para isso, elas começam a encaminhar uma série de ações que visam a elaborar um diagnóstico da unidade de ensino. O Caderno do Gestor 2009, vol.1, sugere que o conjunto de ações a serem seguidas pelas gestoras é:
(A) 1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica da escola;
2. deter-se nos aspectos didáticos, que são os que realmente interessam;
3. formular um plano para resolver os problemas identificados e apresentá-lo ao diretor da escola, atentando ao fato de que seu papel é também motivar e propor soluções.
(B) 1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica da escola;
2. deter-se naquilo que não está funcionando bem para otimizar sua análise;
3. construir instrumentos para o diagnóstico e análise, que têm como foco, principalmente, os aspectos físicos da escola.
(C) 1. Ler atentamente a atual Proposta Pedagógica da escola;
2. construir instrumentos que vão auxiliar no diagnóstico das três diferentes dimensões escolares: a dimensão contextual, a comunicacional e a didática;
3. formular um plano para resolver os problemas identificados em cada uma das dimensões e apresentá-lo ao diretor da escola, atentando ao fato de que seu papel é também motivar e propor soluções.
(D) 1. Conversar sobre os problemas da escola e agendar uma reunião geral com pais e professores;
2. traçar metas de trabalho para o futuro a partir dessa reunião;
3. procurar outras escolas para conhecer suas Propostas e propor uma outra Proposta Pedagógica baseada naquelas.
(E) 1. Conversar sobre os problemas da escola e agendar uma reunião geral com pais e professores;
2. traçar metas para o futuro a partir dessas reuniões;
3. resolver os problemas diagnosticados, poupando a direção da escola e aproveitando as experiências bem sucedidas.

08 - Vera assumiu recentemente a direção de uma escola pública estadual na qual manifestam-se cotidianamente muitos conflitos: entre professores e alunos e professores dos diferentes segmentos entre si, entre funcionários e professores e entre alunos. A nova diretora tem como objetivo assumir um modelo administrativo de “Direção por valores”(DPV), uma “ferramenta de liderança estratégica” como está descrita em Trigo J. R. & Costa J. A. (2008). Para alcançar o seu objetivo, Vera deve seguir, em sua gestão, os seguintes princípios:
(A) Priorização da resolução dos problemas emergenciais; centralização das decisões na direção da escola; ingerência da direção em todas as atividades promovidas pelos estudantes; priorização da criatividade na resolução de problemas complexos.
(B) Valorização dos conflitos para a resolução rápida dos mesmos; priorização dos resultados das ações a curto prazo; manutenção do foco das ações nas prioridades dos professores; rigor ao lidar com as diferenças de opinião.
(C) Manutenção do foco das ações nas prioridades dos alunos e dos funcionários; rigor em relação à presença das famílias no ambiente escolar; ingerência da direção em todas as atividades promovidas pelos estudantes; valorização da autonomia dos atores envolvidos no processo.
(D) Priorização do diálogo sobre os valores partilhados; priorização da criatividade na resolução de problemas complexos; valorização das pessoas; valorização da autonomia dos atores envolvidos no processo.
(E) Valorização da autonomia dos atores envolvidos no processo; garantia da fidelidade à direção por parte dos funcionários; priorização do diálogo sobre os valores partilhados; manutenção do foco das ações nas prioridades dos professores.

09 - As gestoras de uma escola estão organizando modalidades de formação continuada para colocar em prática nas HTPCs da escola com os professores regentes de sua unidade de ensino. Uma exigência relativa à organização das HTPCs é
(A) Os professores da 1ª série do Ciclo I deverão participar da formação que acontecerá na Unidade Escolar, nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo.
(B) Os Professores Coordenadores não devem intervir na organização dos horários das HTPCs, que são definidos pela direção.
(C) As questões pedagógicas e as administrativas, devem ser resolvidas nas HTPCs.
(D) Os professores do Ensino Médio são obrigados a participar das HTPCs, que são momentos de planejamento coletivos na unidade escolar.
(E) As HTPCs não devem ser usadas para modificar o planejamento realizado pelos professores da unidade, pois este é definitivo, não podendo ser refeito.

GABARITO

01 – B       
02 – C       
03 – C       
04 – A       
05 – D      
06 – C
07 – C       
08 – D      
09 – A



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