sábado, 17 de janeiro de 2015

Diretor de Escola Pública – Municipal ou Estadual – Parte 02

Relação de provas anteriores
Cargo: Diretor de Escola
(Organizadora do concurso e Ano de realização da prova)
- CONSULPLAN - Ano 2012
- de Ensino Fundamental EGP - Ano 2013
- Educação Infantil MOURA MELO - Ano 2011
- Ensino Infantil EGP - Ano 2014
- FCC - Ano 2009 - Pref de São Paulo
- Fundamental I E II MOURA MELO - Ano 2007
- INDEC - Ano 2011

Total de 07 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

01 - Segundo Juliane Correa Marçal (2001), o Projeto Pedagógico de uma escola tem as seguintes características.
(A) Deve ser elaborado por meio do diálogo com todos os atores envolvidos, embora as decisões mais significativas devam ser tomadas pelo Conselho Gestor com o apoio da SE.
(B) Deve ser elaborado com base no trabalho coletivo; é um processo gradativo, que oferece as diretrizes gerais quanto ao que a escola precisa desenvolver, retratando a identidade da escola.
(C) É um processo longo e, uma vez registrado em documento, torna-se definitivo; envolve todos os indivíduos da unidade da escolar; sua existência interfere diretamente no cotidiano da escola.
(D) É um documento definitivo, irrevogável, que deve ser homologado em uma reunião geral e respeitado pela comunidade escolar, que tem o poder de vetá-lo, se necessário for.
(E) Retrata a identidade da escola; deve durar pelo menos 24 meses, podendo a partir daí passar por um processo de avaliação.

02 - O IDEB: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação:
fluxo escolar e média de desempenho nas avaliações. Assinale a alternativa que mostra a Avaliação utilizada pelo IDEB, bem como a população de alunos cujos desempenhos são considerados.
(A) Desempenho na Prova Brasil ou no Saeb para as séries 4ª e 8ª do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
(B) Desempenho na Prova Brasil ou no Saeb para as séries 1ª a 4ª do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª do Ensino Médio.
(C) Desempenho no ENEM e 3ª série do Ensino Médio.
(D) Desempenho no Saeb para 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
(E) Desempenho no Saeb para 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

03 - O IDESP, Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo, é composto pelos seguintes critérios:
(A) Os resultados obtidos na Prova Brasil e a relação entre idade e série dos alunos.
(B) Os indicadores resultantes do SAEB, confrontados ao desempenho dos alunos no SARESP.
(C) O desempenho dos alunos nos exames de proficiência do SARESP e o fluxo escolar.
(D) O tempo de aprendizagem comparado aos resultados obtidos, a cada três anos, no PISA.
(E) A avaliação do ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental, comparados aos resultados obtidos ao final do Ensino Médio.

04 - Assinale a alternativa que descreve uma das mudanças ocorridas no SARESP a partir de 2007.
(A) Passa a avaliar alunos de todas as séries do Ensino Fundamental, inclusive aqueles com histórico de repetência.
(B) Passa a não mais funcionar para a avaliação de estudantes do Ensino Médio, pois avaliação deste nível de Ensino será feita exclusivamente pela Prova Brasil.
(C) Passa a contar com bases curriculares diferenciadas: para cada região administrativa do Estado de São Paulo, uma proposta curricular específica.
(D) Passa a avaliar de modo diferenciado os alunos das áreas urbanas e rural do estado.
(E) Passa a utilizar as bases conceituais do Projeto “Ler e escrever”, que funciona como referência de aprendizagem para as séries do Ciclo I.

05 - No início do segundo semestre letivo, os pais de Pedro compareceram a uma escola para matriculá-lo.
Recém-chegados à cidade, oriundos de outro estado, disseram que no processo da mudança os documentos de transferência do filho haviam extraviado. Apresentaram a certidão de nascimento e descreveram o seu desempenho na escola anterior, onde cursava o 3º ano do Ensino Fundamental.
Demonstravam aflição pela grande dificuldade para obter uma segunda via dos documentos e desejavam que o filho pudesse dar continuidade regular aos seus estudos. Nessa situação, nos termos do que dispõe a Lei 9394/96, a direção da escola deve adotar o seguinte procedimento:
(A) Autorizar a frequência do aluno à escola, na série equivalente à citada pelos pais, sendo a matrícula efetivada posteriormente, quando da apresentação da documentação expedida pela escola de origem.
(B) Autorizar a matrícula do aluno, enturmando-o com base na sua faixa etária, com possibilidade de mudança de turma após o recebimento dos documentos da escola anterior.
(C) Submeter o aluno a uma avaliação, no âmbito da própria escola, e autorizar a matrícula na série adequada ao grau de desenvolvimento apresentado pelo aluno, independentemente da escolarização anterior.
(D) Orientar os pais a procurar os órgãos oficiais com competência para a solução do problema, indicando-lhes os endereços e relacionando os documentos a serem apresentados.
(E) Impedir que o aluno seja matriculado já que a legislação preconiza que sem documentação adequada a matrícula não poderá ser efetivada.

06 - Uma escola de Ensino Médio está interessada em ofertar, também, cursos técnicos. Para que possa concretizar essa intenção, seguindo o que está expresso no Parecer CNE/CEB n° 17/97, que estabelece as diretrizes operacionais para a educação profissional em nível nacional, a equipe gestora dessa escola
(A) deverá optar por oferecer somente cursos técnicos, pois a legislação pertinente separou essa modalidade do Ensino Médio, devido a suas especificidades.
(B) precisará de aprovação de Proposta Pedagógica expedida pelo Ministério da Educação para implantar as novas habilitações técnicas.
(C) necessitará manter exclusivamente a oferta do Ensino Médio, visto que a legislação não permite que haja mudanças na natureza da oferta de modalidades de ensino.
(D) terá o direito de implantar cursos técnicos no currículo do Ensino Médio por meio da substituição de disciplinas da área de humanidades por módulos da área tecnológica.
(E) poderá oferecer componentes curriculares de caráter profissionalizante na parte diversificada, até o limite de 25% do total da carga horária mínima do Ensino Médio.

07 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), no art. 9°, § 1º, confirmou a atuação do Conselho Nacional de Educação, que é um órgãos
(A) de Estado e de assessoramento ao governo no âmbito do Ministério da Educação.
(B) em expansão no território nacional, superando 5.500 representações nos municípios.
(C) com representação nos estados por conselhos específicos, criados na Constituição de 1988.
(D) cujos membros são indicados pela sociedade civil para deliberarem sobre assuntos educacionais.
(E) criado após a Proclamação da República, com o objetivo de assessorar as instituições de ensino.

08 - O Comunicado da SE, publicado em 21 de dezembro de 2007, relativo ao “Programa Ler e Escrever” orienta para que a formação dos professores regentes da 1a e da 2ª série do Ciclo I aconteça na Unidade Escolar, sob a responsabilidade do Professor Coordenador, nos horários destinados às HTPCs (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo) e em momentos específicos a serem planejados pela Diretoria de Ensino. De acordo com o Caderno do Gestor 2009, vol.1, que o mecanismo mais ADEQUADO para avaliar este tipo de ação de formação continuada?
(A) Aplicação de questionário a ser respondido pelos professores regentes ao fim de cada uma dessas etapas, a ser corrigido pelo Professor Coordenador e que contenha uma escala de 0 a 10 pontos.
(B) Reflexão coletiva dos professores que participaram da formação.
(C) Reflexão individual dos professores e apresentação de relatório.
(D) Reuniões semanais convocadas pelos gestores para avaliar o desempenho dos professores regentes.
(E) Reunião entre a direção e a coordenação, sem participação dos professores.

GABARITO
01 – B       
02 – A       
03 – C       
04 – E
05 – C
06 – E       
07 – A       
08 – B


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