quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Relação de provas anteriores do INSS

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Segue abaixo relação de provas e gabaritos


Exercícios de fixação
Instituto Nacional de Seguro Social - INSS
Cargo: Arquivologia

A respeito de conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.

01 - A justificativa para organização de arquivos de órgãos públicos está na ordem direta do interesse de três tipos de usuários que deles fazem uso: o administrador, o cidadão e o pesquisador.

02 - O documento de arquivo é um tipo de material que tem como objetivo principal informar para instruir ou ensinar.

03 - Na arquivologia, diferentemente do que ocorre na biblioteconomia, não se trabalha com documentos múltiplos nem com tipologias uniformes, passíveis de se submeterem a uma estrita normalização de processamento técnico.

04 - O formato dado a um documento de arquivo é o fator que determina o uso e o destino de armazenamento futuro desse documento.

A informação governamental é um dos principais componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo, que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a construção de governo eletrônico na administração pública federal do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais, julgue os itens de 85 a 93.

05 - O crescimento e a diversificação das atividades da administração pública traduziram-se no aumento das necessidades de informação dentro do aparelho governamental e, paralelamente, na geração de crescentes volumes de documentos.

06 - A idéia de que os documentos arquivísticos podem cumprir um ciclo de vida teve pequena repercussão na arquivologia brasileira.

07 - Um dos propósitos do programa de gestão de documentos é o estabelecimento de estruturas e procedimentos apropriados à operação arquivística, em função da produtividade e eficiência do serviço dentro da administração.

08 - A Lei n.o 8.159/1991, conhecida como Lei dos Arquivos, e o decreto de criação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) são marcos jurídicos da implantação da gestão de documentos na administração pública federal.

09 - A noção de pré-arquivo está superada, sob o ponto de vista terminológico, no âmbito da comunidade arquivística brasileira, que passou a utilizar o conceito de arquivo corrente.

10 - Os instrumentos de gestão arquivística, como, por exemplo, o plano de classificação e a tabela de temporalidade são as bases técnicas do programa de gestão de documentos.

11 - A produção, a organização e a manutenção da informação governamental são fortemente influenciadas pelas características da administração pública brasileira.

12 - Os estudos acerca da informação arquivística na administração pública brasileira e de seus usuários estão muito avançados. Por meio deles, sabe-se quem a produz, por que razão e em que condições essa produção é feita, e como e quando se necessita dessa informação ao longo do processo decisório.

13 - A transferência de documentos para arquivamento intermediário, o recolhimento para guarda permanente e o uso racional dos recursos tecnológicos são atividades do programa de gestão de documentos.

GABARITO
01 – C       
02 – E       
03 – C       
04 – E       
05 – C       
06 – E   
07 – C       
08 – C       
09 – E       
10 – C       
11 – C       
12 – E
13 – C    

Material de Estudo
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- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos


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