sexta-feira, 26 de abril de 2013

Engenharia Ambiental - Nível Superior – Parte 01 – Seção 09

Relação de Provas anteriores

01 - Cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2009, no IF/TO e organizado pela ITCO
02 - Cargo de Profissional Júnior - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2010, na PETROBRAS DISTRIBUIDORA e organizado pela CESGRANRIO
03 - Cargo de Profissional Júnior - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2008, na BR Distribuidora e organizado pela CESGRANRIO
04 - Cargo de Técnico Científico - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2012, na BASA e organizado pela CESPE
05 - Cargo de Técnico Científico - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2007, na BASA e organizado pela CESPE
06 - Cargo de Técnico do MP - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2007, na MPE/MG e organizado pela FUMARC
07 - Cargo de Técnico em Gestão de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2008, na SEDECT e organizado pela MOVENS
08 - Cargo de Técnico em Gestão de Meio Ambiente - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2008, na SEMA/PA e organizado pela FADESP

Total de 08 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.


Exercícios de fixação
01. Com base nos principais mecanismos que controlam o transporte de contaminantes dissolvidos em água subterrânea, marque a alternativa INCORRETA.
(A) A adsorção consiste na adesão superficial de substâncias à matriz sólida; resulta em retardo do avanço da pluma de contaminação.
(B) A difusão é um processo de transporte do soluto devido a gradientes de concentração, ou seja, o movimento se dá de áreas de maior concentração para áreas de menor concentração.
(C) A dispersão é um processo de espalhamento da massa de contaminantes devido às variações de velocidade nos vazios do solo.
(D) A advecção consiste em um fenômeno volumétrico e ocorre quando o contaminante pode diluir dentro do próprio sólido da matriz porosa.
(E) A dispersão hidrodinâmica consiste no espalhamento do contaminante no nível macroscópico resultante da dispersão mecânica como da difusão.

02. Dentre as diferentes etapas do processo de Avaliação de Impacto Ambiental, qual(ais) documento(s) técnico(s) de entrada é(são) necessário(s) na etapa de triagem?
(A) Avaliação ambiental inicial ou estudo preliminar.
(B) Memorial descritivo do projeto.
(C) Plano de trabalho.
(D) Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
(E) EIA e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

03. A identificação de perigos é uma das etapas necessárias aos estudos de análise de riscos. Identifique a alternativa que NÃO corresponde às técnicas usuais desta etapa.
(A) Estudo de risco de operabilidade.
(B) Análise histórica de acidentes.
(C) Investigação de incidentes.
(D) Análise de árvore de falhas.
(E) Análise preliminar de riscos.

04. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o conceito de desenvolvimento sustentável não diz respeito, apenas, ao impacto da atividade econômica no meio ambiente, mas se refere, principalmente, às conseqüências dessa relação na qualidade de vida e no bem-estar da sociedade tanto presente quanto futura. Com base neste relatório, NÃO consiste(m) medida(s) que deve(m) ser tomada(s) pelos Estados nacionais:
(A) Limitação do crescimento populacional.
(B) Garantia de alimentação a longo prazo.
(C) Aumento da produção industrial nos países não industrializados à base de tecnologias ecologicamente adaptadas.
(D) Controle da urbanização das regiões metropolitanas e rurais e maior integração entre campo e cidades maiores.
(E) Diminuição do consumo de energia e desenvolvimento de tecnologias que admitam o uso de fontes energéticas renováveis.

05. Qual Conferência foi considerada o mais importante evento realizado sobre educação ambiental, sendo responsável pela produção de um documento com 41 recomendações, as quais têm servido de base até os dias de hoje para a atuação na referida área?
(A) Conferência de Estocolmo.
(B) Conferência de Tbilisi.
(C) Conferência de Belgrado.
(D) Conferência de Tessalônica.
(E) Conferência do Rio de Janeiro.

GABARITO
01 – D                 
02 – A                 
03 – C                 
04 – D                 
05 – B

Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário