sexta-feira, 26 de abril de 2013

Engenharia Ambiental - Nível Superior – Parte 01 – Seção 05

Relação de Provas anteriores

01 - Cargo de Analista Municipal Ambiental – Engenharia Civil, concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Manaus/AM e organizado pela CETRO
02 - Cargo de Analista Municipal Ambiental - Engenharia, concurso realizado em 2012, na Prefeitura de Florestal Manaus/AM e organizado pela CETRO.
03 - Cargo de Analista Pericial - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2007, no MPU e organizado pela FCC
04 - Cargo de Analista Técnico - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2012, na Prefeitura de São José dos Campos/SP e organizado pela VUNESP
05 - Cargo de Analista Técnico - Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2008, no MPE/BA e organizado pela FESMIP

Total de 05 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.

Exercícios de fixação
01. Uma amostra indeformada de solo foi recebida em laboratório. Com ela, realizou-se o ensaio para a determinação do teor de umidade (w). Para tanto, tomou-se uma amostra que, junto com a cápsula em que foi colocada, pesava 107,31 gramas. Esta amostra permaneceu em estufa, à temperatura de 105 °C até a constância do peso, após o que o conjunto, solo seco mais cápsula, pesava 98,05 gramas. A massa da cápsula, denominada “tara”, era de 27,43 gramas. Qual o valor do teor de umidade (w) em porcentagem?
(A) 11,59%.
(B) 13,11%.
(C) 9,44%.
(D) 14,36%.
(E) 15,62%.

02. De maneira simplificada, toda água que ocupa vazios em formações rochosas ou no regolito é classificada como água subterrânea. Neste contexto, analise as alternativas abaixo e marque a única CORRETA.
(A) Aqüíferos são unidades rochosas ou de sedimentos, porosas e permeáveis, que armazenam e transmitem volumes significativos de água subterrânea, passível de ser explorada pela sociedade.
(B) Aqüifugos são unidades geológicas que apresentam poros interconectados, embora não absorvam nem transmitam água.
(C) Aqüiclude são unidades geológicas saturadas e com grandes quantidades de água absorvida lentamente, com capacidade de transmitir um volume significativo de água, com velocidade suficiente para abastecer poços ou nascentes.
(D) Aqüíferos confinados ocorrem quando um estrato impermeável está confinado entre duas unidades pouco permeáveis (aqüitardes).
(E) Bons aqüíferos são os materiais com média a alta condutividade hidráulica, como rochas sedimentares (por exemplo, arenitos, conglomerados, gnaisses e folhelhos).

03. A contaminação de aqüíferos é sempre uma questão relevante, tendo em vista a mobilidade de certos compostos tóxicos com a possibilidade de deslocamento de plumas para áreas distantes da fonte. Quanto às técnicas de remediação de solo e águas subterrâneas, assinale a alternativa CORRETA.
(A) A técnica de extração de gás de solo remove, fisicamente, compostos orgânicos voláteis da zona insaturada, através da aplicação de um sistema de vácuo.
(B) A aspersão de ar abaixo do nível freático (“Air Sparging” - AIS) é uma tecnologia que remove, quimicamente, contaminantes voláteis e semivoláteis através de processo de aeração do solo na zona saturada.
(C) A contenção hidráulica e tratamento (Pump-and-Treat) é um processo físico de extração de águas contaminadas na zona insaturada e tratamento in situ.
(D) Incineração, biorreatores e “atenuação natural monitorada” são técnicas/processos de remediação ex situ de solo contaminado.
(E) Neutralização, diafragmas flexíveis e dessorção térmica são técnicas/processos de remediação in situ, da categoria tratamento, de solo contaminado.

04. No que se refere às técnicas de tratamento de resíduos sólidos urbanos, marque a alternativa INCORRETA.
(A) Na operação de aterros sanitários como biorreatores, o aterro passa a ser um local para tratamento dos resíduos sólidos, mais do que para armazenamento. A decomposição microbiana da massa de resíduos é incentivada, visando à redução da massa e volume totais de resíduos e à geração de biogás para aproveitamento energético.
(B) A Compostagem consiste em ato ou ação de transformar resíduos orgânicos através de processos físicos, químicos e biológicos, em uma matéria biogênica mais estável e resistente à ação de espécies consumidoras.
(C) A Incineração é definida como o processo de redução de peso e volume de resíduos por meio de combustão controlada.
(D) A Pirólise é um processo realizado em condições exotérmicas, ocasionando a decomposição bioquímica dos resíduos por calor na ausência de oxigênio.
(E) A conversão biológica de resíduos sólidos com recuperação de energia pode ser realizada por digestão anaeróbica em sistemas controlados (biodigestores) e digestão anaeróbica em aterros sanitários.

05. O tratamento de águas residuárias é realizado por meio de operações físicas unitárias e processos químicos e biológicos, que são agrupados de forma a compor o sistema. Marque a alternativa que indica exemplos de sistema de tratamento de águas residuárias.
(A) Membrana filtrante e tanque séptico.
(B) Lodo ativado e filtro biológico.
(C) Filtro anaeróbio e irradiação ultravioleta.
(D) Lagoas de estabilização e ozônio.
(E) Fluoretação e filtro biológico.

GABARITO
01 – B                 
02 – A                 
03 – A                 
04 – D                 
05 – B

Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário