sábado, 6 de abril de 2013

Assistente Social – Nível Superior – Parte 02 – Seção 04

Relação de Provas anteriores
(Ano de realização da prova, Órgão e Empresa Organizadora)
01 - Ano 2012 Pref. Igarassu/PE Fadurpe
02 - Ano 2012 Pref. Castro/PR FAUEL
03 - Ano 2012 Pref. Maringá/PR FAUEL
04 - Ano 2012 Pref. Itatiaia/RJ FBC
05 - Ano 2012 Pref. Valença/RJ FUNCAB





Exercícios de fixação
Ministério dos Esportes
Entre as características do serviço social contemporâneo destaca se a orientação que a profissão possui na defesa dos direitos dos trabalhadores. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

51- O assistente social, na condição de trabalhador, enfrenta o processo de precarização de suas condições de trabalho, assim como a população, que sofre com a perda do emprego e dos direitos sociais. Entretanto, é a partir da sua bagagem teórico-metodológica que ele elabora uma interpretação crítica do seu contexto de trabalho e define estratégias de ação.

52- Com a aprovação do Código de Ética do Assistente Social atual é que ocorreu a ruptura do universo profissional com a base filosófica tradicional, conservadora, que norteava a ética da neutralidade, e a afirmação de um novo perfil do profissional, não mais como um agente subalterno e executivo, mas um profissional competente teórica, técnica e politicamente.

53- Os preceitos neoliberais compõem o conjunto de estratégias do grande capital para ampliar o campo de atuação do mercado. Nesse sentido, a implantação do projeto profissional do serviço social, por ser favorável às classes trabalhadoras, constitui um retrocesso para os neoliberais.

54- A dicotomia inerente ao modo de produção capitalista, ou seja, a existente entre capital e trabalho, é o elemento constituinte do compromisso ético-político profissional voltado para os direitos dos usuários.

55- O conhecimento acerca dos direitos é a base para a sua manutenção, efetivação e ampliação, a partir do qual é possível ao assistente social melhor informar aos usuários a respeito dos seus direitos e como podem acessá-los.

56- A relativa autonomia do assistente social como trabalhador assalariado permite que ele atue em favor da efetivação de direitos sociais, da construção de uma cultura do público e do exercício democrático, evidenciando,também, o caráter político do seu trabalho.

A respeito das concepções de política social, cidadania e direitos sociais no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

57- A política social possui identidade própria devido à centralidade do papel do Estado no exercício do poder e da tomada de decisão quanto à implementação de ações, em detrimento dos vários segmentos sociais que tentam influir na sua constituição e direção.

58- A política social leva em conta a posição desigual dos cidadãos na estrutura de classes da sociedade, enquanto a política pública é aquela que compromete a ação do Estado, com o seu sentido seletivo e focalizado.

59- Os direitos sociais dizem respeito aos consumidores de bens e serviços sociais que devem garantir não só um mínimo de bem-estar econômico, como, também, de segurança ao direitode participar por completo da herança social.

60- Os direitos sociais na Constituição Federal de 1988 (CF), assim como nas constituições anteriores, são instituídos apenas como aspecto derivado e secundário do regime econômico.

61- Os elementos de cidadania que integram a concepção clássica correspondem aos direitos civis, políticos e sociais. Os dois últimos estão associados às liberdades positivas, ou seja, exigem ações efetivas do Estado vinculadas à provisão social, com o objetivo de satisfazer as necessidades humanas básicas.

Distintas modalidades, bem como diferentes metodologias, podem ser utilizadas na avaliação de políticas sociais. Acerca desse tema, julgue os itens de 62 a 66.

62- A avaliação ex ante, também denominada inicial, é aquela realizada em tempo real com o objetivo de problematizar a direção, os produtos e os resultados de uma política em execução.

63- A avaliação ex post, também denominada avaliação de impacto, destina-se à obtenção de informações sobre a execução, o funcionamento e o resultado de uma política e é realizada para avaliar o quanto e como mudou a situação inicial.

64- A avaliação em processo, também denominada avaliação da gestão ou monitoramento, é aquela utilizada freqüentemente na realização de diagnósticos que podem ou não dar origem, na seqüência, às políticas públicas.

65- É consenso na literatura que a metodologia quantitativa se restringe às situações em que os dados estão disponíveis e enfatiza a padronização, precisão, objetividade e confiabilidade da mensuração, bem como a possibilidade de reproduzir e generalizar as suas conclusões.

66- A metodologia qualitativa é mais pragmática e, geralmente, é desenvolvida sob a forma de estudos de casos com a finalidade de produzir insigts. Envolve trabalho de campo, verificação in loco, valorização de entrevistas e métodos de observação como formas de coleta de evidência empírica.

GABARITO
51 – C          52 – E          53 – C          54 – C          55 – C
56 – C          57 – E          58 – E          59 – C          60 – E
61 – C          62 – E          63 – C          64 – E          65 – C
66 – C




Material de Estudo
- Assistente Social - Apostila de Serviço Social
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos


Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por empresas públicas
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário