sábado, 6 de abril de 2013

Assistente Social – Nível Superior – Parte 02 – Seção 02

Relação de Provas anteriores
(Ano de realização da prova, Órgão e Empresa Organizadora)
01 - Ano 2012 Pref. Porto Velho/RO CONSULPLAN
02 - Ano 2012 Pref. São Domingos do Prata/MG CONSULPLAN
03 - Ano 2012 MPE/AL COPEVE/UFAL




Exercícios de fixação

Governo do Pará – SEAD – Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia – HEMOPA

Acerca das organizações não-governamentais (ONGs), julgue os itens que se seguem.

51- AS ONGs são organizações formais, privadas, porém com fins públicos e sem fins lucrativos, autogovernadas, com parte de seus membros voluntários, visando desencadear transformações macro e microssociais ou econômicos.

52- As ONGs podem ser representativas no sentido de serem legitimadas por exercerem funções específicas de interesse de determinados segmentos sociais e terem capacidade de mobilizá-los para ações coletivas.

53- A valorização do papel social das ONGs não está relacionada com o liberalismo, motivo pelo qual o discurso neoliberal tem dificuldades para assimilar este tipo de entidade.

54- As ONGs e os movimentos sociais apresentam o mesmo formato organizacional por serem institucionalizados, preocuparem-se com a eficiência e a sobrevivência, apesar de serem flexíveis e atuarem de forma descontínua.

Acerca da pesquisa qualitativa, julgue os itens subseqüentes.

55- A fase exploratória da pesquisa compreende a etapa de escolha do tópico de investigação, de delimitação do problema, de definição do objeto e dos objetivos, de construção do marco teórico conceitual, dos instrumentos de coleta de dados e da exploração do campo.

56- O questionário difere do roteiro de entrevista porque pressupõe hipóteses e questões bastante fechadas, cujo ponto de partida são as referências do pesquisador.

57- Os instrumentos da investigação qualitativa costumam ser facilmente corrigidos e readaptados durante o processo de trabalho, o que permite ir para a atividade de campo, sem prever as formas de realizá-la.

58- Em uma abordagem qualitativa, o pesquisador preocupa-se com a representatividade numérica da amostra que possibilite a generalização dos conceitos teóricos que se quer testar.

59- Na análise dos dados recolhidos em campo, um dos obstáculos que o pesquisador pode encontrar é a “ilusão da transparência”, ou seja, o perigo da compreensão espontânea, como se o real se mostrasse nitidamente ao observador.

60- Triangulação é um termo usado nas abordagens qualitativas para indicar o uso concomitante de várias técnicas de abordagens e de várias modalidades de análise, de vários informantes e pontos de vista de observação, visando à verificação e validação da pesquisa.

Com relação a atuação de profissionais de diferentes disciplinas em um mesmo serviço, programa ou pesquisa, julgue os itens a seguir.

61- Um exemplo de prática multidisciplinar ocorre nos ambulatórios de saúde mental convencionais, onde profissionais de diferentes áreas trabalham em conjunto trocando informações entre si.

62- As práticas interdisciplinares promovem mudanças estruturais e geram reciprocidade e enriquecimento mútuo, com uma tendência à horizontalização das relações de poder entre os campos implicados.

63- Um dos obstáculos para se concretizar práticas interdisciplinares está na crescente terceirização de força de trabalho com vínculos temporários e precários.

64- Nas práticas interdisciplinares, no que diz respeito às relações institucionais, não há necessidade de discussão e decisão horizontais que estimulem a negociação constante, uma vez que as decisões são predeterminadas.

65- No processo de construção do trabalho interdisciplinar, uma das formas práticas para quebrar as especialidades e identidades profissionais parciais é dar voz ao usuário do programa ou sujeito da pesquisa para que reafirmem a complexidade de suas realidades e suas demandas.

GABARITO
51 – C              52 – C              53 – E              54 – E              55 – C
56 – C              57 – E              58 – E              59 – C              60 – C
61 – E              62 – C              63 – C              64 – E              65 – C




Material de Estudo
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- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos


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