sábado, 6 de abril de 2013

Assistente Social – Nível Superior – Parte 01 – Seção 05

Relação de Provas anteriores

01 - Cargo de Analista Judiciário, concurso realizado em 2001 TRE/MG e organizado pela FUMARC
02 - Cargo de Analista Judiciário - Ano 1997 , no Tribunal de Justiça TJ/DF e organizado pela CESPE
03 - Cargo de Analista Judiciário - Ano 1997 , no Tribunal de Justiça TJ/DF e organizado pela CESPE
04 - Cargo de Analista Ministerial, concurso realizado em 2009, no PGE/PI e organizado pela NUCEPE/UESPI
05 - Cargo de Analista Ministerial, concurso realizado em 2006, no MPE/TO e organizado pela CESPE
06 - Cargo de Analista Superior I, concurso realizado em 2011, na INFRAERO e organizado pela FCC
07 - Cargo de Analista Superior I, concurso realizado em 2009, na INFRAERO e organizado pela FCC
08 - Cargo de Analista Técnico, concurso realizado em 2010, na FUNDAÇÃO CASA e organizado pela VUNESP

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Exercícios de fixação


Pref de Abreu e Lima – IA UPE

21. O debate contemporâneo sobre a profissão de Assistente Social registra que o(a,as)
A) profissional trabalha com diversas expressões da questão social, esclarecendo à população seus direitos sociais e os meios para acessá-los.
B) formulação de políticas sociais está vedada aos assistentes sociais, tradicionalmente atuando na execução de programas e projetos sociais.
C) realização de pesquisas para conhecer o diagnóstico socioeconômico dos municípios extrapola as competências do Assistente Social.
D) Assistente Social deve articular-se às forças sociais conservadoras e progressistas para ter êxito em sua intervenção.
E) demandas atuais à profissão exigem que o Assistente Social atue como voluntário nos trabalhos comunitários.

22. O projeto ético político do Serviço Social brasileiro, construído a partir dos anos 80/90 do século XIX, tem sua construção marcada por
A) conciliação teórica e política com o lastro conservador das origens da profissão.
B) negação do processo histórico como totalidade em favor dos fragmentos e particularismos na vida em sociedade.
C) posicionamento a favor da solidariedade interclassista e em defesa da focalização das políticas sociais direcionadas aos mais pobres.
D) adoção de valores radicalmente humanistas, com defesa intransigente dos direitos humanos contra todo tipo de autoritarismo.
E) consolidação do pluralismo teórico-metodológico, apontando para a perspectiva de adoção de um sincretismo entre paradigmas.

23. As políticas sociais públicas orientadas para a garantia de direitos sociais no Brasil
A) generalizaram-se para todos os cidadãos a partir do início do século XX, quando a questão social foi reconhecida pelo Estado como inerente ao modo de produção capitalista.
B) são mecanismos a serem desenvolvidos pelo Estado, para garantirem a proteção social a todos os indivíduos, de acordo com a perspectiva liberal.
C) dizem respeito à intervenção do Estado através de um conjunto de medidas econômicas e sociais, com o objetivo de favorecer os interesses dos trabalhadores constituindo o keynesianismo.
D) confrontaram-se com a fórmula neoliberal, marcada pela proposição de um Estado forte, para romperem o poder dos sindicatos e controlarem a moeda, e de um Estado fraco para gastos sociais e regulamentações econômicas.
E) vêm garantindo a concretização de direitos sociais universais, independentemente da orientação internacional e nacional para contenção de gastos sociais.

24. A avaliação de um projeto de proteção ambiental na perspectiva da educação ambiental, desenvolvido por assistentes sociais, sob orientação do projeto ético-político profissional, privilegia o(A)
A) estabelecimento de uma proposta orientada pela perspectiva fenomenológica, identificando a visão da população sobre o projeto desenvolvido.
B) participação da população-alvo em todo o processo de implantação e consolidação, discutindo a efetividade das ações desenvolvidas e os benefícios da proteção ambiental.
C) avaliação de eficácia e eficiência, garantindo a medição do alcance dos objetivos sob parâmetros científicos positivistas.
D) estabelecimento de padrões comparativos baseados em parâmetros construídos em países desenvolvidos.
E) adoção de um modelo de avaliação exclusivamente com membros externos à comunidade de desenvolvimento do projeto para garantir a neutralidade do processo.

25. Ao desenvolver uma pesquisa para conhecer a vida cotidiana de famílias vinculadas a programas de transferência de renda, o Assistente Social, guiado pelo projeto ético-político,
A) deve, inicialmente, definir os instrumentos e técnicas que irá utilizar.
B) privilegia pressupostos evolucionistas, para entender as mudanças em processamento.
C) define sua opção, aprioristicamente, por procedimentos quantitativos.
D) dá voz aos sujeitos, valorizando seu olhar sobre a realidade, portador da verdade.
E) procura desvendar como os segmentos das classes trabalhadoras vivenciam e enfrentam relações de exploração e dominação, por meio de conformismos e rebeldias.

26. Pensar a assistência social como direito a ser garantido no país, mediante legislação e ações profissionais, exige
A) defini-la por suas funções, demarcando a variedade de demandas e necessidades a que deve responder.
B) considerá-la enquanto um processo que resulta da relação de interesses contraditórios, do capital e do trabalho.
C) afirmar o princípio da rentabilidade econômica, para favorecer a atenção às necessidades sociais.
D) subordinar-se ao modo de produção capitalista, eliminando formas iníquas de desigualdades.
E) consolidar uma política compensatória na atenção às necessidades sociais, restringindo-se à manutenção de um padrão mínimo biológico de atendimento.

27. A prática do Assistente Social na área de saúde pública se desenvolve no âmbito da assistência à saúde e da vigilância à saúde. Considerando o que pode se configurar sua prática profissional, orientada pelo projeto ético político do Serviço Social, analise as afirmativas abaixo.
I Contribuir, na área de vigilância à saúde, para consolidar a promoção da saúde através da educação em saúde nas comunidades, focalizando a necessidade de mudanças de comportamento para viabilizar o controle de problemas de saúde.
II. Definir os serviços de saúde a serem implantados na área circunscrita ao distrito sanitário onde atua, a partir da coleta de informações através de observação participante e entrevistas focais.
III. Atender demandas pessoais, individuais e coletivas, relacionadas aos determinantes sociais da saúde, no âmbito ambulatorial e hospitalar, tendo em vista a garantia do direito à saúde.
IV. Desenvolver processos seletivos para permitir o acesso aos direitos de cidadania pelos usuários que demandam serviços de assistência à saúde.
V. Colaborar na construção do perfil epidemiológico da população usuária dos serviços de saúde num território,de forma a conhecer, em profundidade, as reais necessidades dessa população.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) IV e V, apenas.
D) I, III e V, apenas.
E) I, II, III, IV e V.

28. Diante da freqüência de arrastões na cidade, uma agência atuante na defesa de direitos humanos, com participação de assistentes sociais e de outros profissionais, implantou um projeto de atuação multidisciplinar com o objetivo de
A) minimizar os custos de elaboração de diagnósticos participativos rápidos na área de atuação.
B) atender uma questão ética, sob a justificativa da complexidade das necessidades da população-alvo.
C) garantir ações intersetoriais e ampliação do acesso dos usuários ao processo de tomada de decisão na instituição.
D) converter objetivos e ações dos profissionais de diferentes áreas de conhecimento numa só especificidade, assegurando identidade de objetivos e de ações.
E) assegurar plena autonomia aos profissionais envolvidos na definição de propostas específicas de atuação.

29. É (são) estratégia(s) teórico-metodológica(s) adotada(s) pelo Assistente Social nos programas destinados à juventude:
A) priorização da promoção de atividades de lazer.
B) articulação e organização de grupos alternativos a partir de deliberação da equipe profissional, sem a interveniência dos jovens.
C) ocultação das diferenças culturais e individuais dos jovens de rua, mediante o encaminhamento a escolas especiais, em nome da racionalidade científica.
D) incentivo ao ensino profissional com base em conhecimento da demanda do mercado local.
E) desenvolvimento de programas de geração de emprego e renda, tendo como público-alvo, jovens egressos do ensino básico, a partir de 12 anos.

30. Sobre a reforma psiquiátrica no Brasil, afirma-se que
A) busca transformar internamente o asilo e o hospital psiquiátricos, na perspectiva de sua humanização, para torná-los terapêuticos e eficazes na recuperação da população internada.
B) valoriza o saber psiquiátrico tradicional, a psicopatologia e o paradigma que fundamenta o conhecimento médico e clínico, centrado na idéia de doença-cura.
C) insere a saúde mental no campo da conquista e reinvenção da cidadania, buscando garantir direitos civis, políticos e sociais e o reconhecimento dos direitos particulares dos usuários dos serviços e seus familiares.
D) estimula a psiquiatrização de questões sociais, induzindo difusamente demandas por cuidados em saúde mental.
E) humaniza as formas tradicionais de contenção, tutela e segregação pela participação ativa dos sujeitos no processo de reelaboração do sofrimento e reinvenção da vida.

31. As drogas, como álcool, tabaco e outras, atuam através do sistema nervoso central, gerando mudanças no comportamento, nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional da pessoa usuária. Uma das formas de lidar com o uso de drogas é através da redução de danos, que consiste em
A) abordagem pragmática, realista que reconhece a liberdade de cada pessoa usar drogas, com acompanhamento médico, em espaços predeterminados.
B) política de saúde que se propõe a eliminar todos os prejuízos de natureza biológica, social e econômica do uso de drogas, pautada no respeito ao indivíduo.
C) promoção da abstinência do uso de álcool, tabaco e outras drogas através de tratamento psiquiátrico, com uso de medidas de força, quando necessário.
D) programas integrados de prevenção, assistência e promoção da saúde, dirigidos à população de usuários de drogas, centrados na idéia de minimização dos riscos associados ao uso de drogas.
E) tratamento hospitalocêntrico dos usuários de drogas, que devem ser submetidos aos parâmetros legais, responsabilizando-os pelo uso de substâncias psicoativas.

32. O parecer social faz parte da metodologia de trabalho do Assistente Social. Ao emitir um parecer, o Assistente Social, orientado pelo Código de Ética Profissional,
A) trabalha com a perspectiva do Serviço Social de caso, privilegiando a responsabilização do sujeito pelo problema em estudo.
B) tem o dever de anexar provas documentais das informações obtidas na fase do estudo social.
C) é liberado do sigilo profissional.
D) faz o registro do estudo para o parecer, disponibilizando-o publicamente para todos os interessados.
E) presta informações à equipe multidisciplinar dentro dos limites do estritamente necessário, garantindo a proteção do usuário através do sigilo profissional.

33. A política de atendimento ao idoso tem como linha de ação:
A) implantação de equipamentos urbanos comunitários voltados ao idoso.
B) políticas e programas de assistência social, em caráter permanente e mediante ações continuadas para idosos vítimas de violência.
C) definição de critérios de financiamento e consignações compatíveis com os rendimentos de aposentadoria e pensão.
D) proteção jurídico-social aos parentes ou responsáveis por idosos abandonados em instituições de longa permanência.
E) estruturação de serviços especiais de prevenção e atendimento às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão.

34. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente
I. a função de membro do conselho nacional e dos conselhos estaduais e municipais dos direitos da criança e do adolescente assim como do Conselho Tutelar é considerada de interesse público e não será remunerada.
II. é dever do Estado assegurar à criança e à família, na sociedade, a primazia de receber proteção e socorro em qualquer circunstância.
III. à criança e ao adolescente é assegurada a preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
IV. é vedado à criança viajar desacompanhada para fora da comarca onde reside.
V. a proteção social à criança e ao adolescente cabe, exclusivamente, ao conjunto das entidades governamentais, nos municípios.
Estão CORRETAS as afirmativas
A) I e II, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) I, III e V, apenas.
D) I, II, III, IV e V.
E) II e III, apenas.

35. A Lei Orgânica da Assistência Social, produto de embates políticos, considera que a
A) assistência social deve garantir o atendimento de necessidades sociais, pautada nas possibilidades do mercado e do Estado.
B) sociedade civil tem a primazia da coordenação e execução da política de assistência social, diante da dificuldade de o Estado garantir a efetividade das ações e serviços assistenciais.
C) contributividade pode ser exigida para o acesso aos benefícios e serviços assistenciais diante da comprovação da renda acima da linha de indigência, auferida pelos potenciais usuários.
D) descentralização da assistência social exige a transferência plena da responsabilidade da formulação das políticas de assistência social e do seu financiamento para os municípios.
E) assistência social, orientada para os pobres, prevê a distribuição de benefícios eventuais e de prestação continuada, a prestação de serviços assistenciais, programas de assistência social e projetos de enfrentamento da pobreza.

GABARITO
21 – A          22 – D          23 – D          24 – B          25 – E
26 – B          27 – D          28 – B          29 – D          30 – C
31 – D          32 – E          33 – E          34 – B          35 – E

Material de Estudo
- Assistente Social - Apostila de Serviço Social
- Língua Portuguesa - Português para concursos - Banca FCC
- Redação - Redação definitiva para concursos
- Atualidades - Curso de Atualidades
- Raciocínio Lógico Matemático -
100 questões resolvidas da FGV
- Licitações - Lei 8666 de 1993 - Exercícios Resolvidos


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