quinta-feira, 28 de março de 2013

Arquivologia - Nível Superior – Parte 02 – Seção 02

Relação de Provas anteriores
Cargo: Arquivologista
01 - Técnico, concurso realizado em 2011, na Prefeitura de Linhares/ES e organizado pela FUNCAB Médio
02 – Técnico, concurso realizado em 2009 FURNAS e organizado pela FUNRIO Médio
03 - Técnico em Assuntos Culturais, concurso realizado em 2010, no IBRAM/DF e organizado pela FUNCAB 
04 - Técnico Municipal, concurso realizado em 2008, na Prefeitura de Vila Velha/ES e organizado pela CESPE

Total de 04 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Autarquia - Ministério Público da União – MPU

Ano de realização  – 2004 – ESAF

41- Considerando a polissemia do termo arquivo, assinale qual das assertivas abaixo não corresponde a uma de suas definições.
(A) Conjunto de documentos colecionados por pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, ao longo de sua existência.
(B) Acumulação ordenada de documentos criados por uma instituição ou pessoa no curso de sua atividade e preservados para a consecução de seus objetivos políticos, legais e culturais.
(C) Documentos produzidos ou usados no curso de um ato administrativo ou executivo de que são parte constituinte.
(D) Entidade administrativa responsável pela custódia, pelo tratamento documental e pela utilização dos arquivos.
(E) Edifício onde são guardados os arquivos.

42- Corpo de conceitos e métodos, originalmente desenvolvidos nos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de provar a autenticidade e a fidedignidade dos documentos.
Essa definição corresponde ao conceito de
(A) paleografia.
(B) sigilografia.
(C) arquivologia.
(D) filologia.
(E) diplomática.

43- Assinale a opção que não se caracteriza como atividade de gestão de documentos.
(A) Inspeção
(B) Avaliação
(C) Destinação
(D) Descrição
(E) Eliminação

44- O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, criado pelo Decreto nº 4.915, de dezembro de 2003, tem por finalidade
I. disseminar normas relativas à gestão de documentos de arquivo.
II. racionalizar a produção da documentação arquivística pública.
III. racionalizar e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação arquivística pública.
IV. preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal.

A quantidade de itens corretos é igual a
(A) 0.
(B) 1.
(C) 2.
(D) 3.
(E) 4.

45- O levantamento da produção documental é realizado pelas organizações interessadas em obter dados sobre os documentos produzidos por suas unidades e permite diagnosticar problemas existentes na gestão de documentos. Assim sendo, as informações relacionadas a seguir são fundamentais para a definição de um quadro geral, exceto
(A) produtor do documento.
(B) trâmite cumprido pelo documento.
(C) localização de vias e cópias.
(D) quantificação do acervo.
(E) freqüência de uso.

46- Das atividades abaixo, assinale a que não se caracteriza como atividade de arquivo corrente.
(A) Análise
(B) Ordenação
(C) Descrição
(D) Arquivamento
(E) Empréstimo

47- Os documentos de segunda idade são aqueles
(A) que retratam a origem da entidade, o seu procedimento e o seu funcionamento.
(B) que se conservam junto aos órgãos produtores em razão da freqüência com que são consultados.
(C) que aguardam em depósito de armazenamento temporário sua destinação final.
(D) que exigem medidas especiais de proteção quanto à sua guarda e acesso ao público.
(E) reunidos de acordo com um critério de arranjo preestabelecido.

48- Tendo em vista a gestão dos arquivos correntes, julgue os itens apresentados.
I. São aqueles cujos documentos encontram-se em curso ou que, mesmo sem movimentação, são objeto de consultas freqüentes.
II. Seus documentos apresentam valor primário e secundário, podendo ser, o valor secundário, probatório ou informativo.
III. Seus documentos não estão sujeitos a empréstimo, devendo ser copiados quando do pedido de informação.
IV. Os documentos de natureza ostensiva deverão ser abertos e analisados, os de natureza sigilosa serão encaminhados aos chefes de serviço.

A quantidade de itens corretos é igual a
(A) 0.
(B) 1.
(C) 2.
(D) 3.
(E) 4.

49- Com relação ao Código de Classificação de Documentos de Arquivo da Resolução nº 14 do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ é incorreto afirmar que
(A) o modelo de código adotado baseia-se no sistema decimal de classificação.
(B) os assuntos correspondem a funções, atividades, espécies e tipos documentais.
(C) os códigos numéricos refletem a hierarquia funcional do órgão, partindo-se do geral para o particular.
(D) os grupos e subgrupos correspondem às divisões mais genéricas do código.
(E) as classes são representadas por um número inteiro composto de três algarismos.

50- Dependendo do aspecto sob o qual os arquivos são estudados, eles podem ser classificados segundo
(A) as entidades mantenedoras.
(B) a tipologia documental.
(C) os estágios de sua evolução.
(D) a extensão de sua atuação.
(E) a natureza dos documentos.

51- Entre as atividades apresentadas a seguir, assinale aquela que não corresponde a uma atividade desenvolvida nos serviços de protocolo.
(A) Registro
(B) Avaliação
(C) Autuação
(D) Expedição
(E) Recebimento

52- Conforme consta na obra Arquivo: teoria e prática, de Marilena Leite Paes, receber de vários setores documentos a serem redistribuídos é uma rotina característica de
(A) protocolo.
(B) arquivo corrente.
(C) arquivo intermediário.
(D) arquivo permanente.
(E) sala de consulta.

54- Nas operações de destinação propostas por T. R. Schellenberg, na obra Arquivos Modernos, não consta
(A) a doação.
(B) a destruição.
(C) a microfilmagem.
(D) a transferência.
(E) o recolhimento.

55- T. R. Schellenberg, em sua obra Arquivos Modernos, elabora várias recomendações a serem consideradas quando da avaliação documental. Assinale a opção que não corresponde a uma recomendação do autor.
(A) Os padrões para a avaliação não devem ser encarados como absolutos ou finais.
(B) O arquivista deve avaliar o acervo em partes, baseando- se nas unidades administrativas do órgão, separadamente.
(C) O arquivista deve aplicar os padrões de avaliação com moderação e bom senso. Não deve conservar nem demais nem de menos.
(D) Na avaliação de documentos sobre assuntos que não domine o arquivista deverá buscar o auxílio de especialistas na área.
(E) O arquivista pode usar diferentes critérios na avaliação de documentos de diferentes períodos históricos.

GABARITO
41 – A          42 – E          43 – D          44 – E          45 – D
46 – C          47 – C          48 – B          49 – D          50 – B
51 – B          52 – A          54 – A          55 – B



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