quinta-feira, 28 de março de 2013

Arquivologia - Nível Superior – Parte 01 – Seção 06

Relação de Provas anteriores

Cargo: Arquivologista
01 – Cargo de Arquivologista, concurso realizado em 2009 FURNAS e organizado pela FUNRIO.
02 – Cargo de arquivologista, concurso realizado em 2004 Marinha do Brasil Marinha do Brasil.
03 – AAO-ARQUIVO, concurso realizado em 2012, no CEITEC e organizado pela FUNRIO 
04 – AARQ, concurso realizado em 2007, na ANAC e organizado pela NCE/UFRJ 
05 – Arquivo, concurso realizado em 2010, no INSTITUTO EVANDRO CHAGAS e organizado pela FIDESA 
06 - Assistente de Documentação, concurso realizado em 2008, na Prefeitura de Rio de Janeiro/RJ e organizado pela FJG

Total de 06 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.



Exercícios de fixação

Autarquia - Tribunal de Justiça do Distrito Federal – TJDFT

Ano de realização 2008 – Cespe

Hoje, a ciência que tem como objeto os arquivos é o resultado de um processo cumulativo de experiências e de estudos cujo desenvolvimento tem de ser examinado a partir de um caminho não muito longo.
Antonia Heredia Herrera. Archivistica general. In: Teoria y práctica. Sevilla: Diputación de Sevilla, 1991, p. 41 (trad. com adaptações). Acerca dos conceitos fundamentais da Arquivologia, julgue os itens a seguir.

51- O conceito de arquivo sofreu transformações relacionadas ao uso de diversos suportes materiais da informação e ao surgimento, na América do Norte, dos princípios de gestão de documentos.

52- Os arquivos têm uma estrutura, uma articulação e uma relação artificial entre suas partes.

53- O único nível de informação encontrado em um arquivo é aquele contido, isoladamente, no documento arquivístico.

54- O conceito de informação arquivística apareceu recentemente na literatura da área e carece de aprofundamento teórico e de um diálogo mais intenso com outras disciplinas do conhecimento humano.

55- Dois pressupostos básicos determinam o caráter probatório e informativo dos documentos arquivísticos: o testemunho de ações e transações e o fato de a veracidade desses documentos depender das circunstâncias de sua criação e preservação.

56- Com a adoção do princípio da proveniência, a organização dos documentos feita a partir das funções do sujeito acumulador de arquivos foi superada pela organização temática.

57- O caráter orgânico dos documentos de arquivo é revelado pelas espécies documentais.

58- O princípio da ordem natural é subsidiário ou decorrente do princípio da cumulatividade.

59- A arquivologia pós-custodial tem como característica principal a integração das três fases arquivísticas.

60- Tradição documental é o atributo que se origina do objetivo de cada um dos exemplares dos documentos arquivísticos (original, cópia e minuta).

61- A classificação e a descrição são fundamentadas pelo princípio de respeito aos fundos.

62- O princípio da territorialidade no plano institucional determina que os arquivos sejam conservados o mais perto possível do lugar da sua criação, e a sua aplicação significa que eles devem ser guardados pela instituição que os criou.

Records management e pré-archivage consagraram-se como dois fenômenos marcantes da época do pós-guerra, valorizando aspectos fundamentais dos arquivos — até então pouco considerados pelo modelo historicista surgido com a Revolução Francesa.
Armando Malheiro Silva et al. In: Arquivística. Teoria e prática de uma ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1999, p. 135 (com adaptações).
Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens que se seguem.

63- A informação arquivística acumulada pelas organizações cumpre ciclo em dois contextos: no ambiente organizacional de sua produção e nas instituições arquivísticas.

64- As etapas de produção, processamento técnico, uso privilegiado pelo administrador e armazenamento dos documentos de grande freqüência de uso são típicas da fase intermediária.

65- As idades dos documentos de arquivo são medidas pela quantidade de uso ou pela progressiva perda de valor secundário dos documentos.

66- A preservação da memória institucional e o apoio à administração são os dois objetivos principais da gestão de documentos.

67- O aumento da eliminação dos documentos na fonte, a diminuição do volume documental nos setores de trabalho, a racionalização dos espaços nos setores de trabalho, a classificação dos documentos na origem, o controle da entrada e saída de documentos da organização e a tomada de decisão segura são vantagens da organização dos arquivos semi-ativos.

68- Alguns autores, além das três idades documentais, vêem uma idade a mais: a dos arquivos centrais, onde se juntariam, ainda em idade corrente, os documentos originados dos arquivos setoriais.

69- Os documentos transferidos aos arquivos intermediários são utilizados por seu valor secundário, principalmente por motivações jurídico-administrativas.

70- Mesmo que o futuro aponte para uma Arquivologia sem papel e os suportes documentais sejam eletrônicos, as três idades documentais não desaparecerão.

Acerca das tipologias documentais e dos suportes físicos, julgue os próximos itens.

71- A natureza e as particularidades dos diferentes suportes da informação exigem uma aplicação diferenciada de cada função arquivística.

72- Os gêneros documentais agrupam espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, como, por exemplo, os documentos audiovisuais.

73- A quantidade de tipos documentais está diretamente vinculada ao número de atividades desenvolvidas em uma organização pública ou privada.

74- Os tipos documentais podem ser agrupados em três grandes categorias: secundários, testemunhais e probatórios.

GABARITO
51- C            52- E            53- E            54- C            55- C           
56- E            57- E            58- E            59- E            60- C
61 – C          62 – C          63 – C          64 – E          65 – E
66 – C          67 – E          68 – C          69 – E          70 – C
71 – E          72 – C          73 – C          74 – E

Links relacionados
A importância do Edital
Empresas Organizadoras de Concursos Públicos

Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini

Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário