quinta-feira, 28 de março de 2013

Arquivologia - Nível Superior – Parte 01 – Seção 04

Relação de Provas anteriores

Cargo: Arquivologista
01 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2012, no TRT 11ª e organizado pela FCC 
02 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2012, no TRF 2ª e organizado pela FCC 
03 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2011, no TRT 1ª e organizado pela FCC
04 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2011, no TRT 23ª e organizado pela FCC 
05 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2011, no TRT 19ª e organizado pela FCC 
06 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2010, no TRT 8ª e organizado pela FCC 
07 - Analista Judiciário - Especialidade Ano 2007, no TRF 2ª e organizado pela FCC 

Total de 07 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

05- Instituto Nacional do Seguro Social - INSS – 2008 – Cespe

A respeito de conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.

81 A justificativa para organização de arquivos de órgãos públicos está na ordem direta do interesse de três tipos de usuários que deles fazem uso: o administrador, o cidadão e o pesquisador.

82 O documento de arquivo é um tipo de material que tem como objetivo principal informar para instruir ou ensinar.

83 Na arquivologia, diferentemente do que ocorre na biblioteconomia, não se trabalha com documentos múltiplos nem com tipologias uniformes, passíveis de se submeterem a uma estrita normalização de processamento técnico.

84 O formato dado a um documento de arquivo é o fator que determina o uso e o destino de armazenamento futuro desse documento.

A informação governamental é um dos principais componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo, que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a construção de governo eletrônico na administração pública federal do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).
Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

85 O crescimento e a diversificação das atividades da administração pública traduziram-se no aumento das necessidades de informação dentro do aparelho governamental e, paralelamente, na geração de crescentes volumes de documentos.

86 A idéia de que os documentos arquivísticos podem cumprir um ciclo de vida teve pequena repercussão na arquivologia brasileira.

87 Um dos propósitos do programa de gestão de documentos é o estabelecimento de estruturas e procedimentos apropriados à operação arquivística, em função da produtividade e eficiência do serviço dentro da administração.

88 A Lei n.o 8.159/1991, conhecida como Lei dos Arquivos, e o decreto de criação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) são marcos jurídicos da implantação da gestão de documentos na administração pública federal.

89 A noção de pré-arquivo está superada, sob o ponto de vista terminológico, no âmbito da comunidade arquivística brasileira, que passou a utilizar o conceito de arquivo corrente.

90 Os instrumentos de gestão arquivística, como, por exemplo, o plano de classificação e a tabela de temporalidade são as bases técnicas do programa de gestão de documentos.

91 A produção, a organização e a manutenção da informação governamental são fortemente influenciadas pelas características da administração pública brasileira.

92 Os estudos acerca da informação arquivística na administração pública brasileira e de seus usuários estão muito avançados. Por meio deles, sabe-se quem a produz, por que razão e em que condições essa produção é feita, e como e quando se necessita dessa informação ao longo do processo decisório.

93 A transferência de documentos para arquivamento intermediário, o recolhimento para guarda permanente e o uso racional dos recursos tecnológicos são atividades do programa de gestão de documentos.

94 A elaboração de diretrizes em relação ao recebimento, classificação, tramitação e arquivamento de documentos de uso corrente é um dos desafios do programa de gestão de documentos.

95 A primeira fase da gestão de documentos, denominada criação de documentos, compreende o controle, a utilização e o armazenamento dos documentos necessários para a realização ou facilitação das atividades de uma organização.

96 Apesar de a criação de documentos ser inicialmente uma responsabilidade de cada órgão público, é essencial que o Arquivo Nacional esteja envolvido na preparação e na implementação de diretrizes relativas à criação e manutenção dos documentos dentro dos órgãos públicos.

97 Um dos objetivos da gestão de documentos é a definição criteriosa da parcela de documentos que constituirá o patrimônio arquivístico de um país.

98 A gestão da informação restringe-se à informação de dados criados por computadores ou neles armazenados.

99 A concepção sistêmica do processo informativo ou de conhecimento, construída como um modelo de gestão integrada e coordenada com todos os modelos de gestão existentes na organização, modificou os objetivos da gestão de documentos.

100 A proteção dos documentos ativos, em caso de sinistro, é prevista na gestão de diretrizes e na gestão de informes, que são elementos do programa de gestão de documentos.

101 A informação que norteia e, ao mesmo tempo, resulta do processo decisório organizacional é, por sua natureza, de caráter não-orgânico e, portanto, não-arquivístico.

GABARITO
81 – C          82 – E          83 – C          84 – E          85 – C
86 – E          87 – C          88 – C          89 – E          90 – C
91 – C          92 – E          93  - C          94 – C          95 – E
96 – C          97 – C          98 – E          99 – C          100 – E
101 – E         102 – E         103 – C         104 – C         105 – E

106 – E         107 – E
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS)

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