quinta-feira, 28 de março de 2013

Arquivologia - Nível Superior – Parte 01 – Seção 03

Relação de Provas anteriores

Cargo: Arquivologista
01 - Analista Judiciário - Apoio Especializado/Ano 2012, no TRT 6ª e organizado pela FCC 
02 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2009 TRT 17ª e organizado pela CESPE 
03 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2013, no CNJ e organizado pela CESPE 
04 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2011, no STM e organizado pela CESPE 
05 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2011, no TRE/ES e organizado pela CESPE 
06 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2010, no TRT 21ª e organizado pela CESPE 
07 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2008, no TST e organizado pela CESPE 
08 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2008, no TJ/DF e organizado pela CESPE 
09 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2006, no TSE e organizado pela CESPE 
10 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2000, no TJ/DF e organizado pela CESPE 
11 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2012, no TSE e organizado pela CONSULPLAN 
12 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2009, no TRE/PI e organizado pela FCC 
13 - Analista Judiciário, concurso realizado em 2007, no TRE/PB e organizado pela FCC 

Total de 13 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Pref Municipal de Vila Velha SEMAD

Ano de realização – 2008 – Cespe

Os princípios estão na base da teoria arquivística e constituem o marco principal da diferença entre a Arquivologia e as ciências documentárias. Acerca dos conceitos fundamentais de Arquivologia, julgue os seguintes itens.

61- O princípio da proveniência determina que os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa física responsável pela acumulação dos documentos.

62- A compreensão dos arquivos como uma formação progressiva, natural e orgânica deve-se ao princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística.

63- Os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade acumuladora. Essa propriedade dos arquivos é conhecida como princípio da organicidade.

64- A preservação sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não-autorizada ou adição indevida de arquivo é conhecida como princípio da cumulatividade.

65- Os documentos de arquivo conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos.

66- A autenticidade dos documentos de arquivo pode ser encontrada na conscriptio.

Julgue os itens a seguir acerca da gestão de documentos.

67- É objetivo da gestão de documentos assegurar a disponibilidade dos documentos essenciais em situações de crise ou emergência.

68- Os procedimentos e técnicas adotados na idade corrente são da alçada da gestão de documentos, enquanto aqueles adotados na idade intermediária são de responsabilidde da arquivística integrada.

69- A gestão do correio e das telecomunicações é um dos componentes da gestão de documentos.

70- A avaliação documental não faz parte dos objetivos da gestão de documentos.

71- A gestão de documentos é a aplicação da administração científica na tramitação dos documentos com finalidades de eficiência e economia.

72- Os documentos acumulados pela atividade-fim, conhecidos como “documentos técnicos”, são a principal preocupação do programa de gestão de documentos.

73- O conceito de ciclo de vida dos documentos é o princípio fundamental da gestão de documentos.

74- Os documentos correntes são transferidos aos arquivos permanentes para aguardarem a extinção dos seus valores de prova.

75- A instalação de depósitos de arquivos intermediários como solução para os problemas de saturação de espaço nos setores de trabalho é difundida e adotada em todo o mundo.

76- Os documentos, independentemente do valor, passam obrigatoriamente pelas três fases documentais: corrente, intermediária e permanente.

77- A descentralização dos arquivos correntes obedece basicamente a dois critérios: centralização das atividades de controle (protocolo) e descentralização dos arquivos; descentralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos.

78- Da definição de gestão de documentos destacam-se três fases básicas: criação ou produção, descrição e difusão.

79- Os arquivos correntes, no cumprimento de suas funções, respondem pelas atividades de recebimento, registro, distribuição, movimentação e expedição de documentos.

80- O termo de eliminação de documentos deve conter os seguintes campos: identificação dos conjuntos documentais, prazos de guarda nas fases corrente e intermediária e destinação final.

GABARITO
61 – C          62 – E          63 – C          64 – E          65 – C         
66 – E          67 – C          68 – E          69 – C          70 – E
71 – C          72 – E          73 – C          74 – E          75 – C
76 – E          77 – C          78 – E          79 – C          80 - E



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