quinta-feira, 28 de março de 2013

Arquivologia - Nível Superior – Parte 01 – Seção 02

Relação de Provas anteriores

Cargo: Arquivologista
01 - Analista de Ano/ Perito, concurso realizado em 2010, no MPU e organizado pela CESPE.
02 - Analista de Correios, concurso realizado em 2011, nos CORREIOS e organizado pela CESPE.
03 - Analista de Documentação, concurso realizado em 2007, no MPU e organizado pela FCC.
04 - Analista de Empresa de Comunicação Pública, na EBC, concurso realizado em 2011 e organizado pela CESPE 
05 - Analista do Seguro Social, concurso realizado em 2008, no INSS e organizado pela CESPE.
06 - Analista em C&T Júnior, concurso realizado em 2004, no CNEN e organizado pela TRADE CENSUS 
07 - Analista em Ciência e Tecnologia Júnior I, concurso realizado em 2008, na CAPES e organizado pela CESGRANRIO 
08 - Analista em Gestão Especializado, concurso realizado em 2012 DPE/TO e organizado pela UFT/COPESE 

Total de 08 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared.



Exercícios de fixação

Procuradoria Geral – RJ

Ano de realização – 2008

36. Schellenberg identifica as seguintes operações de destinação de documentos:
(A) classificação, destruição, transferência para centros intermediários de documentos e transferência para o arquivo de custódia
(B) classificação, destruição, microfilmagem e transferência para centros intermediários de documentos
(C) destruição, microfilmagem, transferência para centros intermediários de documentos e transferência para o arquivo de custódia
(D) avaliação, destruição, microfilmagem, digitalização, transferência para centros intermediários de documentos e transferência para o arquivo de custódia

37. O conceito de ciclo vital de documentos provocou, segundo Rosely Rondinelli, uma cisão profissional porque, paralelamente à figura do arquivista, passou a existir o administrador de documentos. Essa ruptura ocorreu:
(A) na Itália, França e Espanha
(B) nos Estados Unidos e Canadá
(C) nos países latino-americanos
(D) nos Estados Unidos, França e Alemanha

38. O conceito de gestão de documentos é, conforme a publicação Gestão de documentos: conceitos e procedimentos básicos, o conjunto de operações e procedimentos técnicos relativos às atividades de:
(A) protocolo, classificação, arquivamento de documentos em fase corrente, avaliação, transferência, arquivamento intermediário, recolhimento e arquivamento permanente
(B) protocolo, classificação, arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, eliminação e custódia permanente
(C) produção, empréstimo, avaliação, reprodução e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando ao seu recolhimento para guarda permanente
(D) produção, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente

39. Segundo Ingrid Beck o ataque de insetos já provocou danos a arquivos e bibliotecas. Os anobiídeos alimentam-se de celulose e cola e seus danos são identificados pelo “rendilhamento” do papel. São vulgarmente conhecidos como:
(A) broca
(B) cupins
(C) traça
(D) barata

40. Segundo Marilena Leite Paes, arquivos setoriais são aqueles estabelecidos junto aos órgãos operacionais, cumprindo funções:
(A) de arquivo intermediário descentralizado
(B) de arquivo corrente e, conforme o caso, de arquivo intermediário descentralizado
(C) de arquivo corrente
(D) de arquivo corrente, intermediário e, conforme o caso, de arquivo permanente descentralizado

41. Ingrid Beck afirma que o papel pode ser destruído pela ação de agentes internos e externos. Os agentes externos são identificados pela autora como os que ocorrem devido ao:
(A) uso da tinta, ao manuseio, aos agentes poluentes e à má qualidade de matéria prima e da guarda.
(B) uso e dependem da tinta, do manuseio e da guarda
(C) excesso de poluentes no ar, ao manuseio, aos resíduos químicos e à guarda
(D) uso e dependem da tinta, do manuseio, dos resíduos químicos, da má qualidade da matéria prima e da guarda

42. De acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística, publicado em 1996 pelo Núcleo Regional de São Paulo da Associação dos Arquivistas Brasileiros, define-se consulta por derrogação pela possibilidade de:
(A) reproduzir documentos secretos
(B) reproduzir documentos ultra-secretos por ordem judicial
(C) disputar a jurisdição arquivística em um mesmo país
(D) examinar ou conhecer documentos sigilosos por permissão excepcional

43. De acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística, publicado em 1996 pelo Núcleo Regional de São Paulo da Associação dos Arquivistas Brasileiros, autenticidade é a qualidade de um documento que preenche as formalidades necessárias para que se reconheça:
(A) sua proveniência, independentemente da veracidade do respectivo conteúdo
(B) sua proveniência, e a veracidade do respectivo conteúdo, independentemente de sua forma
(C) seu escritor, independentemente da veracidade do respectivo conteúdo e de sua forma
(D) a veracidade do respectivo conteúdo, independentemente de sua forma do documento

44. A Lei n° 5433, de 8 de maio de 1968, regula a microfilmagem de documentos oficiais. O Decreto nº 1.799, de 30 de janeiro de 1996, regulamenta a Lei n° 5433.
Segundo o Decreto 1.799, os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente:
(A) poderão ser eliminados após a microfilmagem, desde que os originais sejam recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação
(B) não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação
(C) não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor
(D) poderão ser eliminados após a microfilmagem, desde que os originais sejam recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou, caso existam obstáculos comprovados ao recolhimento, preservados pelo próprio órgão detentor

45. José Maria Jardim define políticas arquivísticas como um conjunto de premissas, decisões e ações:
(A) produzidas pelo Governo e inseridas nas agendas governamentais que contemplam todo o ciclo da informação arquivística de natureza pública, tendo em vista demandas regionais e locais
(B) que contemplam os aspectos científicos, culturais e tecnológicos relativos à guarda e acesso de documentos públicos e privados, considerando os usos científicos da informação pelos diversos grupos sociais
(C) cuja execução é parte da agenda do Poder Executivo, tendo como objetivo valorizar a produção, uso, avaliação e preservação da informação arquivística de natureza pública e privada, além de fornecer a utilização da informação em seus aspectos científicos e culturais
(D) produzidas pelo Estado e inseridas nas agendas governamentais em nome do interesse social, que contemplam os diversos aspectos (administrativo, legal, científico, cultural, tecnológico etc.) relativos à produção, uso e preservação da informação arquivística de natureza pública e privada

46. Todos os dispositivos abaixo referem-se aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, previstos no Capítulo I da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Um deles encontra-se também presente na Lei 8.159 de 8 de janeiro de 1991:
(A) é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal
(B) é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
(C) todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado
(D) é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional

47. O Decreto 4.073, de 03 de janeiro de 2002, que regulamenta a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, estabelece que:
(A) serão constituídas comissões de avaliação de documentos correntes em cada órgão e entidade da Administração Pública, Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal
(B) em cada órgão e entidade da Administração Pública Federal será constituída comissão permanente de avaliação de documentos
(C) em cada órgão do Poder Executivo Federal e do Poder Legislativo Federal será constituída uma comissão permanente de avaliação de documentos
(D) serão constituídas comissões de avaliação de documentos nos arquivos do Poder Executivo Federal, do Poder Legislativo Federal, do Poder Judiciário Federal; arquivos estaduais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; os arquivos do Distrito Federal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e arquivos municipais dos Poderes Executivo e Legislativo

48. Heloísa Bellotto, afirma que as cópias se apresentam em quatro modalidades, a saber:
(A) simples, ou livres; autorizadas; imitativas e em códices diplomáticos
(B) livres, certificadas, ampliadas, e reprográficas
(C) simples ou livres; certificadas; digitais e em códices diplomáticos
(D) autênticas, digitais, microfilmadas e em códices diplomáticos

49. Heloísa Bellotto conceitua a espécie documental declaração como:
(A) comunicação escrita na qual se solicita o comparecimento de uma pessoa a uma reunião
(B) documento que garante a veracidade de um fato, de um estado de coisas, ou o bom estado ou o funcionamento de um objeto/equipamento
(C) documento que estabelece a convenção pela qual, duas ou mais partes se obrigam a dar, fazer ou deixar de dar ou fazer alguma coisa
(D) manifestação de opinião, conceito, resolução ou observação passada por pessoa física ou por um colegiado

50. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece, em termos de gestão da documentação governamental, que:
(A) cabe às instituições arquivísticas definir políticas de gestão de documentos governamentais, na forma da lei, bem como o acesso às informações
(B) cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem
(C) cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão dos documentos correntes e intermediários e as providências para franquear sua consulta aos documentos de valor permanente
(D) cabe às instituições arquivísticas e serviços de arquivo, na forma da lei, a gestão dos documentos correntes, intermediários e permanentes, bem como o acesso às informações

GABARITO
36 – C          37 – B          38 – D          39 – A          40 – C
41 – B          42 – D          43 – A          44 – C          45 – D
46 – C          47 – B          48 – A          49 – D          50 – B

Links relacionados 
A importância do Edital

Empresas Organizadoras de Concursos Públicos

Ajuri Cespe Fadesp Fumarc Makiyama
Advise Cetap Fadurpe Funcab Moura Melo
AOCP Cetro FCC FunRio MSConcursos
BioRio Consulplan FEPESE Ibam Vunesp
Cesgranrio ESAF FGV Ipad Zambini

Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário