quinta-feira, 28 de março de 2013

Arquivologia - Nível Superior – Parte 01 – Seção 01

Relação de Provas anteriores

Cargo: Arquivologista
01 - Análise de Gestão Organizacional, concurso realizado em 2012 ITERJ/RJ e organizado pela CEPERJ.
02 - Analista- Ano 2004 MPU e organizado pela ESAF.
03 - Analista, concurso realizado em 2008 CVM e organizado pela NCE/UFRJ.
04 - Analista Administrativo, concurso realizado em 2008, na Agência Nacional de Petróleo ANP e organizado pela CESGRANRIO.
05 - Analista Administrativo, concurso realizado em 2009, na Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANTAQ e organizado pela CESPE.
06 - Analista Administrativo, concurso realizado em 2006, na Agência Nacional de Águas ANA e organizado pela CESPE.
07 - Analista Administrativo, concurso realizado em 2006, na Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL e organizado pela CESPE 
08 - Analista Administrativo, concurso realizado em 2005, na Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANTAQ e organizado pela CESPE 
09 - Analista Administrativo, concurso realizado em 2004, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA e organizado pela CESPE 
10 - Analista Administrativo, concurso realizado em 2009, na Agência Nacional de Águas ANA e organizado pela ESAF.

Total de 10 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ

Ano de realização – 2005 – Cespe


Com base no conhecimento arquivístico sistematizado, julgue os itens a seguir.

31 Apesar de ser elemento de um processo funcional, o documento de arquivo é concebido, de início, como um elemento isolado desse processo.

32 Documentos de arquivo de proveniências diversas podem compor um mesmo fundo, desde que se refiram ao mesmo objeto.

33 Na definição de um fundo de arquivo, a noção de proveniência pode ser associada à noção de recolhimento ou à de produção.

34 Ao se situar demasiadamente alto o nível de competência funcional ao qual corresponde o fundo de arquivo, corre-se o risco de retirar da noção de fundo seu verdadeiro significado.

35 O princípio da unicidade deve estar incluído na raiz da organização e do funcionamento dos arquivos.

36 Documentos que se refiram exclusivamente a uma instituição não devem ser confundidos com o fundo arquivístico dessa instituição.

37 Os períodos que compõem o ciclo de vida dos documentos de arquivo podem ser caracterizados pela sua freqüência de uso e pelo tipo de utilização que deles é feita.

38 Se um organismo extinto A transfere suas competências a outro organismo já existente B, o fundo do organismo extinto A será fechado e o fundo do organismo B lhe dará continuidade.

A gestão dos documentos públicos deve basear-se no conhecimento arquivístico e na legislação vigente no país. Com base na Resolução n.º 14/2001 do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue os seguintes itens.

39 Os órgãos públicos que possuem arquivo central e arquivo intermediário deverão optar por um deles para o cumprimento da fase intermediária de seu acervo.

40 Os processos de aposentadoria de servidores públicos devem ser guardados por 100 anos, antes de sua eliminação.

41 A classificação e o arquivamento de documentos são operações que ocorrem durante o processo de gestão de documentos.

42 Na classificação de documentos públicos, um dos elementos a ser considerado é a estrutura dos órgãos que produzem esses documentos.

43 O prazo precaucional dos conjuntos documentais deverá ser cumprido nos arquivos permanentes.

44 Os documentos de valor secundário poderão ser eliminados após sua microfilmagem, desde que respeitados os critérios e padrões estabelecidos em lei.

45 No que se refere a documentos de orçamento e finanças, aqueles relativos a créditos adicionais poderão ser eliminados após 5 anos, a contar da data de aprovação das contas do órgão.

A respeito da análise diplomática e tipológica dos documentos de arquivo, julgue os itens subseqüentes.

46 O tipo documental é a configuração que o documento assume de acordo com a disposição e a natureza de sua informação.

47 Na análise tipológica a partir da diplomática, parte-se da espécie. Portanto, a identificação diplomática de um documento independe das características do conjunto.

48 Os documentos diplomáticos são aqueles de natureza estritamente jurídica que refletem, no ato escrito, as relações entre o Estado e os cidadãos.

49 O relatório de atividades constitui uma espécie documental utilizada nas instituições públicas para o registro das atividades por elas desenvolvidas.

50 O memorando é um documento diplomático informativo, utilizado para comunicação interna em organizações do serviço público.

51 Os documentos de ajuste são documentos pactuais, representados por acordos de vontade entre duas ou mais partes.

52 A efetivação da análise tipológica, a partir da arquivística, exige conhecimento prévio da estrutura orgânico-funcional da entidade acumuladora.

GABARITO
31 – E          32 – E          33 – C          34 – E          35 – C
36 – C          37 – C          38 – C          39 – E          40 – C
41 – C          42 – C          43 – E          44 – E          45 – E
46 – E          47 – C          48 – C          49 – E          50 – E

51 – C          52 - C

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