quarta-feira, 27 de março de 2013

Administração de empresas - Nível Superior – Parte 02 – Seção 04

Cargo: Administração de Empresas
(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 CDP FADESP 
02 - Ano 2011 Prefeitura São José dos Pinhais/PR FAFIPA 
03 - Ano 2012 Câmara de Nova Iguaçu/RJ FBC 
04 - Ano 2011 INVESTE RIO FEC 
05 - Ano 2011 CASAN FEPESE 
06 - Ano 2011 CIDASC/SC FEPESE 
07 - Ano 2012 Prefeitura Magé/RJ FUNCAB 
08 - Ano 2011 Prefeitura Contagem/MG FUNDEP 

Total de 08 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Fundação da Criança e do Adolescente do Pará - FUNCAP

Governo do Estado do Pará – Cargo Administrador - 2004
Considerando a administração de recursos humanos, área importante para o bom desempenho de uma organização, julgue os itens subseqüentes.

51 A avaliação de desempenho deve ser realizada com ênfase nos traços da personalidade do avaliado, porque indivíduos que são bem classificados nesses quesitos têm desempenho mais alto que os mal avaliados.

52 A avaliação de desempenho de 360 graus não é adequada para grandes empresas.

53 Em relação à avaliação de desempenho, é necessário ressaltar que o treinamento dos avaliadores deve ser contínuo, porque os efeitos do treinamento normalmente diminuem ao longo do tempo.

54 Na administração de cargos e salários, o método das categorias predeterminadas é um método quantitativo.

55 Uma seleção de pessoal eficaz proporciona resultados positivos para a organização, como a adequação da pessoa ao cargo, aumentando o número de talentos na organização.

56 Uma das análises que pode ser feita quanto à universidade corporativa refere-se ao fato de ela poder ser vista como forma de controle ideológico à disposição da organização, para que o indivíduo tenha devidamente internalizada a ideologia da empresa.

57 A universidade corporativa mostra-se cada vez mais como um mecanismo utilizado para que as pessoas na organização estejam alinhadas às estratégias da organização.

58 O levantamento das necessidades de treinamento deve ser realizado para que se possa analisar quais são as principais urgências de treinamento e quais os comportamentos devem ser desenvolvidos nas diferentes unidades de trabalho da organização.

No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.

59 A teoria de hierarquia das necessidades é uma teoria da motivação em que necessidades de alta ordem, como a de auto-realização, tornam-se dominantes à medida que necessidades de baixa ordem, como a de estima, são satisfeitas.

60 Com aplicabilidade cada dia maior, a teoria de hierarquia de necessidades de Maslow, especialmente por apresentar forte sustentação científica, postula que necessidades insatisfeitas motivam e necessidades satisfeitas desencadeiam o movimento para um novo nível de necessidade.

61 De acordo com a teoria comportamental de liderança, o líder eficaz conta com alguns traços específicos, como a autoconfiança e a inteligência.

62 O estilo de liderança relacionado a um sistema explorador, autoritário, modelo ligado à teoria Y de McGregor, provoca elevado nível de resistência no que diz respeito ao alcance dos objetivos organizacionais.

63 O rumor pode ser considerado como a parte não verificada e falsa do boato.

64 A identificação de critérios, assim como o peso atribuído a cada um deles, constitui uma das principais etapas do processo racional de tomada de decisão.

65 O processo de tomada de decisão de determinado indivíduo pode ser altamente influenciado pelos critérios com que ele próprio é avaliado.

66 Uma das principais vantagens da descentralização é motivar o indivíduo no momento em que ele participa do processo de tomada de decisão.

67 A cultura organizacional está relacionada com valores, normas e ritos e não com o comprometimento organizacional.

68 Tendo em vista as constantes transformações do ambiente externo, as organizações estão se tornando mais maleáveis no que se refere às demandas dos clientes. Nesse sentido, a organização poderá tomar medidas que flexibilizem tanto os equipamentos quanto o trabalho.

69 Nas equipes de trabalho auto gerenciadas, os empregados assumem o papel de supervisor, com exceção do que for concernente ao planejamento e ao controle do andamento dos trabalhos.

70 As melhores equipes de trabalho tendem a ter no máximo 35 indivíduos, visto que é difícil conseguir realizar os trabalhos propostos com uma equipe maior.

GABARITO

51 – E          52 – E          53 – C          54 – E          55 – C
56 – C          57 – C          58 – C          59 – E          60 – E
61 – E          62 – E          63 – C          64 – C          65 – C
66 – C          67 – E          68 – C          69 – E          70 – E


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