(Ano de realização, Órgão público e Empresa organizadora)
01 - Ano 2011 FMS NUCEPE/UESPI
02 - Ano 2011 IPSEM PaqTcPB
03 - Ano 2011 Prefeitura Rio de Janeiro/RJ Prefeitura Rio de
Janeiro/RJ
04 - Ano 2012 DPE/PR PUC/PR
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Exercícios de fixação
Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Analista Legislativo I
Ano de realização - 2006
26 - Os princípios de legalidade, impessoalidade, oralidade, publicidade e eficiência regem a administração pública direta e indireta:
(A) exclusivamente do Poder Executivo da União;
(B) de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
(C) exclusivamente dos Poderes Judiciários da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
(D) exclusivamente dos Poderes Executivos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
(E) exclusivamente dos Poderes Legislativos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
27 - Os atos de improbidade administrativa importarão:
(A) o ressarcimento ao erário, exclusivamente;
(B) a perda da função pública, exclusivamente;
(C) a perda dos direitos políticos, exclusivamente;
(D) a indisponibilidade dos bens, exclusivamente;
(E) a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
28 - As leis que disponham sobre a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, são de iniciativa privativa de:
(A) Ministro da Justiça;
(B) Presidente da República;
(C) Presidente do Senado;
(D) Governador de Estado;
(E) Prefeito de Município.
29 - Aos membros de cada Ministério Público, são dadas as seguintes garantias constitucionais:
(A) exercer a advocacia;
(B) exercer atividade político-partidária;
(C) exercer função pública de magistério;
(D) participar de sociedade comercial, na forma da lei;
(E) receber, a qualquer título, honorários, percentagens ou custas processuais.
30 - O princípio orçamentário que preconiza que a intitulação das contas deve ser auto-explicativa e que o sistema contábil deve primar pela simplicidade, sem prejuízo dos desdobramentos necessários, é o princípio da:
(A) clareza;
(B) unidade;
(C) equilíbrio;
(D) discriminação;
(E) universalidade.
31 - A Constituição de 1988, em seu art. 165. § 5º, determina que a lei orçamentária anual compreenderá os orçamentos fiscal, da seguridade social e o de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Integram o orçamento fiscal:
(A) as empresas que recebem recursos apenas sob a forma de participação societária;
(B) os conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas;
(C) as empresas que recebem recursos apenas sob a forma de pagamento de empréstimos e financiamentos concedidos;
(D) as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;
(E) as empresas que recebem recursos apenas sob a forma de pagamento pelo fornecimento de bens e pela prestação de serviços.
32 - Convênio, acordo ou ajuste são instrumentos competentes para a execução de serviços de interesses recíprocos dos órgãos e entidades da Administração Federal e de outras entidades públicas ou organizações particulares, em regime de mútua cooperação. No convênio, a posição jurídica dos signatários é:
(A) uma só e idêntica para todos;
(B) hierarquizada, com predominância da União sobre os demais participantes;
(C) hierarquizada, com predominância do Estado sobre os demais participantes;
(D) hierarquizada, com predominância do Município sobre os demais participantes;
(E) hierarquizada, com predominância das organizações particulares sobre os demais participantes.
33 - Pode-se destacar no Convênio a existência de fases, todas elas com procedimentos ditados pela legislação que rege a matéria, com vistas à perfeita execução do objeto e a fim de evitar que a prestação de contas dos recursos aplicados seja rejeitada. A fase em que se faz necessária a identificação das áreas mais carentes, para estabelecer uma escala de prioridades, é a:
(A) execução;
(B) celebração;
(C) proposição;
(D) formalização;
(E) prestação de contas.
34 - Os indicadores contábeis são usados para definir as regras de utilização no uso dos eventos e das contas contábeis da Unidades Gestoras. Os indicadores auxiliam a contabilização dos documentos no SIAFI e representam o elo entre a Tabela de Eventos e o Plano de Contas. O indicador que aponta a condição de permanência de saldo em uma conta, conforme sua natureza, é:
(A) o Encerramento;
(B) a Conta Corrente;
(C) o uso do SAFEM;
(D) o Sistema Contábil;
(E) a Inversão de Saldo.
35 - Para que a função O & M possa atingir sua efetividade, é fundamental que possa atuar em três áreas que compõem uma organização complexa, que são, respectivamente, a institucional, a dos processos organizacionais e a dos métodos de trabalho. Um dos principais indicadores organizacionais relacionados à área Institucional são:
(A) os fluxogramas;
(B) os projetos de layout;
(C) as relações gerenciais;
(D) os estudos de tempos e movimentos;
(E) as forças-chave dos ambientes interno e externo.
36 - Um dos principais indicadores organizacionais relacionados à área de Processos Organizacionais são:
(A) os fluxogramas;
(B) os projetos de layout;
(C) as relações gerenciais;
(D) os estudos de tempos e movimentos;
(E) as forças-chave dos ambientes interno e externo.
37 - Um dos principais indicadores organizacionais relacionados à área de Processos e Métodos de trabalho é:
(A) o fluxograma;
(B) o processo decisório;
(C) a cultura organizacional;
(D) o enfoque sistema aberto;
(E) a introdução de novas tecnologias.
38 - Indagações tais como “de quem recebe o trabalho?” e “em que consiste o trabalho?” estão relacionadas à fase de elaboração de fluxogramas denominada:
(A) comunicação;
(B) fluxogramação;
(C) coleta de dados;
(D) relatório de análise;
(E) análise do fluxograma.
39 - Indagações tais como “qual a utilidade de cada etapa do processo?” e “haverá vantagens em se alterar a seqüência de operações?” estão relacionadas à fase de elaboração de fluxogramas denominada:
(A) comunicação;
(B) fluxogramação;
(C) coleta de dados;
(D) análise do fluxograma;
(E) relatório de análise gráfica.
40 - A participação aos empregados, por parte das chefias, da realização do trabalho e de seus objetivos, está relacionada à fase da elaboração de fluxogramas denominada:
(A) comunicação;
(B) fluxogramação;
(C) coleta de dados;
(D) análise do fluxograma;
(E) relatório de análise gráfica.
Gabarito
26 - B
27 - E
28 - B
29 - C
30 - A
31 - D
32 - A
33 - C
34 - A
35 - E
36 - C
37 - A
38 - C
39 - D
40 - A
26 - Os princípios de legalidade, impessoalidade, oralidade, publicidade e eficiência regem a administração pública direta e indireta:
(A) exclusivamente do Poder Executivo da União;
(B) de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
(C) exclusivamente dos Poderes Judiciários da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
(D) exclusivamente dos Poderes Executivos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios;
(E) exclusivamente dos Poderes Legislativos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
27 - Os atos de improbidade administrativa importarão:
(A) o ressarcimento ao erário, exclusivamente;
(B) a perda da função pública, exclusivamente;
(C) a perda dos direitos políticos, exclusivamente;
(D) a indisponibilidade dos bens, exclusivamente;
(E) a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
28 - As leis que disponham sobre a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, são de iniciativa privativa de:
(A) Ministro da Justiça;
(B) Presidente da República;
(C) Presidente do Senado;
(D) Governador de Estado;
(E) Prefeito de Município.
29 - Aos membros de cada Ministério Público, são dadas as seguintes garantias constitucionais:
(A) exercer a advocacia;
(B) exercer atividade político-partidária;
(C) exercer função pública de magistério;
(D) participar de sociedade comercial, na forma da lei;
(E) receber, a qualquer título, honorários, percentagens ou custas processuais.
30 - O princípio orçamentário que preconiza que a intitulação das contas deve ser auto-explicativa e que o sistema contábil deve primar pela simplicidade, sem prejuízo dos desdobramentos necessários, é o princípio da:
(A) clareza;
(B) unidade;
(C) equilíbrio;
(D) discriminação;
(E) universalidade.
31 - A Constituição de 1988, em seu art. 165. § 5º, determina que a lei orçamentária anual compreenderá os orçamentos fiscal, da seguridade social e o de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Integram o orçamento fiscal:
(A) as empresas que recebem recursos apenas sob a forma de participação societária;
(B) os conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas;
(C) as empresas que recebem recursos apenas sob a forma de pagamento de empréstimos e financiamentos concedidos;
(D) as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;
(E) as empresas que recebem recursos apenas sob a forma de pagamento pelo fornecimento de bens e pela prestação de serviços.
32 - Convênio, acordo ou ajuste são instrumentos competentes para a execução de serviços de interesses recíprocos dos órgãos e entidades da Administração Federal e de outras entidades públicas ou organizações particulares, em regime de mútua cooperação. No convênio, a posição jurídica dos signatários é:
(A) uma só e idêntica para todos;
(B) hierarquizada, com predominância da União sobre os demais participantes;
(C) hierarquizada, com predominância do Estado sobre os demais participantes;
(D) hierarquizada, com predominância do Município sobre os demais participantes;
(E) hierarquizada, com predominância das organizações particulares sobre os demais participantes.
33 - Pode-se destacar no Convênio a existência de fases, todas elas com procedimentos ditados pela legislação que rege a matéria, com vistas à perfeita execução do objeto e a fim de evitar que a prestação de contas dos recursos aplicados seja rejeitada. A fase em que se faz necessária a identificação das áreas mais carentes, para estabelecer uma escala de prioridades, é a:
(A) execução;
(B) celebração;
(C) proposição;
(D) formalização;
(E) prestação de contas.
34 - Os indicadores contábeis são usados para definir as regras de utilização no uso dos eventos e das contas contábeis da Unidades Gestoras. Os indicadores auxiliam a contabilização dos documentos no SIAFI e representam o elo entre a Tabela de Eventos e o Plano de Contas. O indicador que aponta a condição de permanência de saldo em uma conta, conforme sua natureza, é:
(A) o Encerramento;
(B) a Conta Corrente;
(C) o uso do SAFEM;
(D) o Sistema Contábil;
(E) a Inversão de Saldo.
35 - Para que a função O & M possa atingir sua efetividade, é fundamental que possa atuar em três áreas que compõem uma organização complexa, que são, respectivamente, a institucional, a dos processos organizacionais e a dos métodos de trabalho. Um dos principais indicadores organizacionais relacionados à área Institucional são:
(A) os fluxogramas;
(B) os projetos de layout;
(C) as relações gerenciais;
(D) os estudos de tempos e movimentos;
(E) as forças-chave dos ambientes interno e externo.
36 - Um dos principais indicadores organizacionais relacionados à área de Processos Organizacionais são:
(A) os fluxogramas;
(B) os projetos de layout;
(C) as relações gerenciais;
(D) os estudos de tempos e movimentos;
(E) as forças-chave dos ambientes interno e externo.
37 - Um dos principais indicadores organizacionais relacionados à área de Processos e Métodos de trabalho é:
(A) o fluxograma;
(B) o processo decisório;
(C) a cultura organizacional;
(D) o enfoque sistema aberto;
(E) a introdução de novas tecnologias.
38 - Indagações tais como “de quem recebe o trabalho?” e “em que consiste o trabalho?” estão relacionadas à fase de elaboração de fluxogramas denominada:
(A) comunicação;
(B) fluxogramação;
(C) coleta de dados;
(D) relatório de análise;
(E) análise do fluxograma.
39 - Indagações tais como “qual a utilidade de cada etapa do processo?” e “haverá vantagens em se alterar a seqüência de operações?” estão relacionadas à fase de elaboração de fluxogramas denominada:
(A) comunicação;
(B) fluxogramação;
(C) coleta de dados;
(D) análise do fluxograma;
(E) relatório de análise gráfica.
40 - A participação aos empregados, por parte das chefias, da realização do trabalho e de seus objetivos, está relacionada à fase da elaboração de fluxogramas denominada:
(A) comunicação;
(B) fluxogramação;
(C) coleta de dados;
(D) análise do fluxograma;
(E) relatório de análise gráfica.
Gabarito
26 - B
27 - E
28 - B
29 - C
30 - A
31 - D
32 - A
33 - C
34 - A
35 - E
36 - C
37 - A
38 - C
39 - D
40 - A
A importância do Edital
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