(Ano de realização, Órgão publico e Empresa organizadora)
01 - Ano 2012 Prefeitura Belém/PA CETAP
02 - Ano 2012 SEMAD - Prefeitura Belém/PA CETAP
03 - Ano 2012 SESMA Prefeitura Belém/PA CETAP
04 - Ano 2012 Câmara de Mossoró/RN COMPERVE/UFRN
05 - Ano 2012 UFRN COMPERVE/UFRN
06 - Ano 2012 Prefeitura Porto Velho/RO CONSULPLAN
06 - Ano 2012 UFJF COPESE/UFJF
Total de 07 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação
01 - Márcia, gerente de uma empresa de cosméticos, fez críticas à sua empresa mostrando que esta funcionava como uma máquina, que o trabalho obedecia a um ritmo padrão na busca de maior rendimento e que a existência de uma super especialização dos empregados tinha como objetivo a eficiência da organização. Tais críticas foram capazes de identificar esta empresa como representante da Teoria:
(A) da Administração Científica.
(B) da Contingência.
(C) da Burocracia.
(D) das Relações Humanas.
(E) do Comportamento Organizacional.
02 - José, consultor de empresas, após conhecer a Indústria Farmacêutica Remedial, elaborou um relatório que mostrava existir: dificuldade dos órgãos superiores em controlar cargos hierarquicamente inferiores; problemas quanto à delimitação de responsabilidades, além de forte tendência para a competição, gerando distorções e conflitos na organização.
Tais desvantagens identificam na empresa uma estrutura organizacional do tipo:
(A) linear.
(B) funcional.
(C) colegiada.
(D) staff.
(E) por projeto.
03 - Evaristo, ao assumir a gerência de um Laboratório de Análises Clínicas, observou a necessidade de repensar as técnicas de organização adotadas na empresa para acompanhar os desafios e a velocidade das mudanças da “era da informação”. Decidiu, assim, por uma solução emergente: avaliar a concorrência, desenvolvendo a habilidade de visualizar as melhores práticas administrativas de empresas consideradas excelentes no ramo. Comparou-as com as da sua empresa e avaliou a situação encontrada, com o objetivo de identificar as oportunidades de mudanças dentro da sua própria organização. O processo adotado por ele é conhecido pelo nome de:
(A) terceirização.
(B) reengenharia.
(C) downsizing.
(D) empowerment.
(E) benchmarking.
04 - A análise da estrutura departamental da Empresa Labtrol revelou que ela exigia forte concentração intradepartamental, originando barreiras, e era inadequada frente a circunstâncias externas mutáveis. Sua abordagem não visualizava o que acontecia fora da organização e de cada departamento. Essas críticas podem ser feitas a um tipo de departamentalização por:
(A) serviços.
(B) clientes.
(C) projetos.
(D) função.
(E) localização geográfica.
05 - Uma pesquisa realizada na Árbol, empresa de corantes químicos, a identificou como uma organização que segue o modelo burocrático weberiano, pois ela apresentou como finalidade principal:
(A) levar em conta o inter-relacionamento dos vários sistemas da organização.
(B) gerar alta capacidade para mudanças e inovações.
(C) possibilitar a verificação do grau de racionalidade da organização.
(D) possuir meios adequados para resolver conflitos entre cargos.
(E) ter condições de assimilar a influência de novas tecnologias na organização.
GABARITO
01 - A
02 - B
03 - E
04 - D
05 - C
(A) da Administração Científica.
(B) da Contingência.
(C) da Burocracia.
(D) das Relações Humanas.
(E) do Comportamento Organizacional.
02 - José, consultor de empresas, após conhecer a Indústria Farmacêutica Remedial, elaborou um relatório que mostrava existir: dificuldade dos órgãos superiores em controlar cargos hierarquicamente inferiores; problemas quanto à delimitação de responsabilidades, além de forte tendência para a competição, gerando distorções e conflitos na organização.
Tais desvantagens identificam na empresa uma estrutura organizacional do tipo:
(A) linear.
(B) funcional.
(C) colegiada.
(D) staff.
(E) por projeto.
03 - Evaristo, ao assumir a gerência de um Laboratório de Análises Clínicas, observou a necessidade de repensar as técnicas de organização adotadas na empresa para acompanhar os desafios e a velocidade das mudanças da “era da informação”. Decidiu, assim, por uma solução emergente: avaliar a concorrência, desenvolvendo a habilidade de visualizar as melhores práticas administrativas de empresas consideradas excelentes no ramo. Comparou-as com as da sua empresa e avaliou a situação encontrada, com o objetivo de identificar as oportunidades de mudanças dentro da sua própria organização. O processo adotado por ele é conhecido pelo nome de:
(A) terceirização.
(B) reengenharia.
(C) downsizing.
(D) empowerment.
(E) benchmarking.
04 - A análise da estrutura departamental da Empresa Labtrol revelou que ela exigia forte concentração intradepartamental, originando barreiras, e era inadequada frente a circunstâncias externas mutáveis. Sua abordagem não visualizava o que acontecia fora da organização e de cada departamento. Essas críticas podem ser feitas a um tipo de departamentalização por:
(A) serviços.
(B) clientes.
(C) projetos.
(D) função.
(E) localização geográfica.
05 - Uma pesquisa realizada na Árbol, empresa de corantes químicos, a identificou como uma organização que segue o modelo burocrático weberiano, pois ela apresentou como finalidade principal:
(A) levar em conta o inter-relacionamento dos vários sistemas da organização.
(B) gerar alta capacidade para mudanças e inovações.
(C) possibilitar a verificação do grau de racionalidade da organização.
(D) possuir meios adequados para resolver conflitos entre cargos.
(E) ter condições de assimilar a influência de novas tecnologias na organização.
GABARITO
01 - A
02 - B
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04 - D
05 - C
A importância do Edital
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