domingo, 9 de setembro de 2012

IBAMA – Diversos cargos – Parte 01

Relação de provas anteriores Cargos e Ano de realização
01 - Cargo de Classificação III - Administração de Projetos de Cooperação Internacional e concurso realizado em 2003
02 - Cargo de Classificação III – Informática e concurso realizado em 2003
03 - Cargo de Classificação III - Temas Diversos e concurso realizado em 2003
04 - Cargo de Classificação IV - Administração de Projetos de Cooperação Internacional e concurso realizado em 2003
Organizadora do concurso: CESPE
Nível de Escolaridade:  Superior

Total de 04 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.
 
Exercícios de fixação

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de dos Recursos Naturais Renováveis - (IBAMA)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
O projeto do Ministério do Meio Ambiente de conclusão de três atlas de bacias sedimentares brasileiras reforça o compromisso do governo de mapear as nove grandes bacias marítimas onde há presença de atividades ligadas ao petróleo.
Trata-se de um conjunto de mapas em que são classificadas as áreas de acordo com sua sensibilidade e risco ambiental de derramamento de petróleo. Os mapas são divididos em três escalas: a estratégica, a tática e a operacional. A classificação envolve principalmente critérios geomorfológicos (declividade do litoral e tipo de substratos), biológicos (presença de espécies ameaçadas de extinção) e socioeconômicos (áreas de recreação, pesca, sítios históricos e culturais).
Keith, 2007. Internet: (com adaptações).
Acerca da classificação de algumas dessas áreas e de possíveis ameaças ao ecossistema, julgue os itens de 01 a 04.
01 - Uma região litorânea de recife de coral em que, mesmo quando o nível da maré se encontre mais baixo, as partes mais rasas do recife continuem submersas por alguns metros de água, deve ser classificada como de baixos níveis de sensibilidade ambiental, uma vez que, apesar de possuir grande riqueza de espécies, um suposto vazamento acarretaria pouco impacto nos organismos aquáticos, porque a camada de óleo estaria restrita à superfície e não impactaria significativamente o ecossistema.
02 - As recentes descobertas de novas reservas petrolíferas acarretam o desenvolvimento econômico da nação, podendo, ao mesmo tempo, aumentar o risco de contaminação das
bacias marítimas.
03 - Considere as áreas litorâneas A e B. A área A é local de alimentação de oito espécies de aves comuns de ampla distribuição, como a garça-branca-grande (Casmerodius albus), a garça-boiadeira (Bulbucus ibis), a garça-vaqueira (Egretta thula) e a biguá (Phalacrocorax olivaceus). A área B é utilizada por duas espécies de aves: Albatroz-real-donorte (Diomedea sanfordi) e Albatroz-de-nariz-amarelo (Thalassarche chlororynchos) e por uma espécie de tartaruga marinha (Chelonia mydas). Com base nessas informações, conclui-se que a área A deve ser classificada
como mais sensível que a área B, considerando que é
utilizada por mais espécies.
04 - Hidrocarbonetos podem impactar profundamente a fauna marítima.

Gabarito
01 – E       
02 – C       
03 – E
04 – C

Links relacionados
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário