domingo, 16 de setembro de 2012

CETESB – Diversos Cargos – Parte 02

Relação de provas anteriores
Cargos e Ano de realização do concurso
01 - Escriturário - Ano 2009  Médio
02 - Estatístico - Ano 2009 
03 - Farmacêutico - Bioquímico - Ano 2009 
04 - Físico - Ano 2009 
05 - Geofísico - Ano 2008 
06 - Geofísico - Ano 2009 
07 - Geógrafo - Ano 2008 
Organizadora do concurso: VUNESP
Nível de Escolaridade:  Superior

Total de 07 provas (Arquivo zipado)
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Exercícios de fixação

Cargo:Técnico Administrativo
Vunesp – Ano 2009
 
01. O modelo ou tipo de organização mecanicista é aquele que
(A) está organizado em sistemas de produção celulares ou minifábricas.
(B) tem como base a filosofia da eliminação dos desperdícios praticada no chão das fábricas.
(C) compreende os processos sistemáticos de aquisição e tratamento de informações sobre a realidade.
(D) se baseia na semelhança com o ideal burocrático e com as máquinas.
(E) se baseia na semelhança com os organismos vivos.

02. Os supervisores de primeira linha estão na base da pirâmide cuidando dos especialistas, técnicos ou operadores, aquelas pessoas que desempenham o trabalho operacional, fabricando peças, prestando serviços, atendendo clientes, ensinando alunos ou fazendo a manutenção. São exemplos de supervisores
de primeira linha:
(A) Gerentes intermediários.
(B) Superintendentes Executivos.
(C) Coordenadores de grupos de trabalhos.
(D) Conselhos de administração.
(E) Comitês executivos.

03. Um problema comum e extremamente familiar aos departamentos de compras é o material não ser adequadamente definido pelo solicitante e gerar dúvidas, tanto por parte do comprador, quanto por parte do vendedor. Esse problema é denominado
(A) especificação incorreta.
(B) falhas dos fornecedores.
(C) burocracia excessiva.
(D) ingerência de comprador sênior.
(E) execução de atividades de outras áreas.

04. Algumas vantagens podem ser observadas com a implantação de um manual de procedimentos de compras. Entre as vantagens, há a padronização de atividades que representa
(A) a existência de dúvidas quanto ao mapeamento dos macro-processos, processos e sub-processos a serem seguidos para a execução de várias práticas do departamento.
(B) o comportamento dos recursos humanos envolvidos que passarão a operar de uma mesma forma, evitando a prática de executar tarefas iguais, porém de modo diferenciado.
(C) uma facilidade para a execução dos treinamentos, uma vez que poderão ser exploradas as mais diversas formas para a realização de uma única atividade, não cerceando a criatividade dos envolvidos no processo.
(D) um maior custo, que será desembolsado no tempo, com a implementação de formas de trabalho diferenciadas, mas que objetivam um único produto final que atenda a missão da organização.
(E) um maior prazo, que será eliminado no tempo, com a implementação de formas de trabalho diferenciadas, mas que objetivam um único serviço final que atenda a missão da organização.

05. Para os fins da Lei n.º 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, considera-se obra toda
(A) atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnicoprofissionais.
(B) toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração cujo valor estimado seja superior a 25 (vinte e cinco) vezes o limite estabelecido na alínea “c” do inciso I do art. 23 dessa Lei.
(C) aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente.
(D) toda transferência de domínio de bens a terceiros.
(E) construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta.

Gabarito
01 - D
02 - C
03 - A
04 - B
05 - E 

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