domingo, 9 de setembro de 2012

Analista Trainee – CPTM diversos cargos – Parte 01


Relação de provas anteriores

01 - Cargo de Administração, concurso realizado em 2012 e organizado pela MAKIYAMA
02 - Cargo de Agronomia, concurso realizado em 2012 e organizado pela MAKIYAMA
03 - Cargo de Arquitetura, concurso realizado em 2007 e organizado pela CONESUL
04 - Cargo de Arquitetura, concurso realizado em 2012 e organizado pela MAKIYAMA
05 - Cargo de Ciências Contábeis, concurso realizado em 2012 e organizado pela MAKIYAMA
06 - Cargo de Economia, concurso realizado em 2012 e organizado pela MAKIYAMA
07 - Cargo de Engenharia Ambiental, concurso realizado em 2012 e organizado pela MAKIYAMA

Total de 07 provas (Arquivo zipado)
Para acessar os arquivos é necessário cadastro no 4Shared
ou se preferir utilize nosso "Formulário de Contato" no lado direito da postagem.

 
Exercícios de fixação
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Cargo: Advogado – Processo Civil

01 - De acordo com o Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta no que se refere à intervenção do Ministério Público nas ações judiciais.
A) Não compete ao Ministério Público intervir nas ações que envolvam litígios coletivos pela posse da terra rural.
B) Não compete ao Ministério Público intervir nas causas concernentes ao estado da pessoa, pátrio poder, tutela, curatela, interdição, casamento, declaração de ausência e disposições de última vontade.
C) Não compete ao Ministério Público intervir nas causas em que há interesse público evidenciado pela qualidade da parte.
D) Compete ao Ministério Público intervir nas causas em que há interesse público evidenciado pela natureza da lide.
E) Compete ao Ministério Público intervir nas causas em que há interesses de incapazes, salvo se forem tutelados ou curatelados.

02 - No que diz respeito ao conflito de competências, em conformidade com o Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta.
A) Há conflito de competência quando entre dois ou mais juízes surge controvérsia acerca da reunião ou separação de processos.
B) O Ministério Público será ouvido em todos os conflitos de competência; ficando excluída a sua qualidade de parte naqueles que suscitar.
C) Não pode suscitar conflito a parte que, no processo, ofereceu exceção de incompetência, sendo obstado, porém, a que a parte, que o não suscitou, ofereça exceção declinatória do foro.
D) Após a distribuição, o relator mandará ouvir os juízes em conflito, ou apenas o suscitado, se um deles for suscitante, sendo que dentro do prazo de 15 (quinze) dias, caberá ao juiz ou juízes prestar as informações.
E) A incompetência absoluta não pode ser declarada de ofício, sendo possível, todavia, ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdição, independentemente de
exceção.

03 - Segundo previsão expressa do Código de Processo Civil, quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico, o juiz será assistido por perito. Concernente ao perito assinale a alternativa correta.
A) Incumbe às partes, dentro em 10 (dez) dias, contados da intimação do despacho de nomeação do perito indicar o assistente técnico e apresentar quesitos.
B) O perito pode ser substituído quando sem motivo legítimo, deixar de cumprir o encargo no prazo que Ihe foi assinado, sendo que neste caso o juiz comunicará a ocorrência à corporação profissional respectiva, podendo, ainda, impor multa ao perito, fixada, tendo em vista o valor da causa e o possível prejuízo decorrente do atraso no processo.
C) Se o perito, por motivo justificado, não puder apresentar o laudo dentro do prazo, o juiz conceder-lhe-á tantas prorrogações quantas forem necessárias, segundo o seu prudente arbítrio.
D) Tratando-se de perícia complexa, que abranja mais de uma área de conhecimento especializado, o juiz poderá nomear mais de um perito, sendo que, no entanto, a parte não pode indicar mais de um assistente técnico.
E) O perito apresentará o laudo em cartório, no prazo fixado pelo juiz, pelo menos 20 (vinte) dias antes da audiência de instrução e julgamento e os assistentes técnicos oferecerão seus pareceres no prazo comum de 15 (quinze) dias, após intimadas as partes da apresentação do laudo.

04 -Sobre a “liquidação de sentença”, tal qual preceitua o Código de Processo Civil, assinale a alternativa incorreta.
A) Quando a elaboração da memória do cálculo depender de dados existentes em poder do devedor ou de terceiro, o juiz, a requerimento do credor, poderá requisitá-los, fixando prazo de até 30 (trinta) dias para o cumprimento da diligência.
B) Far-se-á a liquidação por arbitramento quando determinado pela sentença ou convencionado pelas partes ou, ainda, quando o exigir a natureza do objeto da liquidação.
C) Far-se-á a liquidação por artigos, quando, para determinar o valor da condenação, houver necessidade de alegar e provar fato novo.
D) A liquidação poderá ser requerida na pendência de recurso, processando-se em autos apartados, no juízo de origem, cumprindo ao liquidante instruir o pedido com cópias das peças processuais pertinentes.
E) Se o credor não concordar com os cálculos feitos pelo contador do juízo, far-se-á a execução pelo valor originariamente pretendido, sendo este o valor utilizado como base para se realizar a penhora.

Gabarito
01 – D       
02 – A
03 – B       
04 – E   

Link relacionados:
- A importância do Edital
- Relação de provas por Profissão
- Empresas Organizadoras de Concursos Públicos
- Tenha acesso a todo conteúdo clicando em MAPA DO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário