terça-feira, 4 de outubro de 2011

Exercícios de Arquivologia - ANP 2008 - Parte 02

Agência Nacional do Petróleo - ANP 2008 - Parte 02

56 - Todo o trabalho desenvolvido nos arquivos, sejam públicos ou privados, principalmente nos arquivos permanentes, visam, em última instância, ao atendimento do pesquisador, sejam internos ou externos à instituição, de acordo com as normas do organismo. Embora exista essa premissa, observa-se que o arranjo nos arquivos permanentes deve ser baseado na forma
(A) temática
(B) geográfica
(C) cronológica
(D) historiográfica
(E) administrativa

57 - A grande necessidade de gerenciar mensagens eletrônicas nos mais diversos arquivos obrigou muitas instituições a mudar seus padrões internos de conduta. Hoje, a utilização de sistemas informatizados é unânime nas organizações, sejam grandes, médias ou pequenas.
O sistema utilizado para elaborar, transmitir e receber mensagem eletrônica e outros documentos digitais por meio de redes de computadores é o
(A) suporte magnético
(B) correio eletrônico
(C) sistema digital
(D) sítio digital
(E) fac-símile

58 - Em alguns depósitos de arquivos, os documentos sofremcom a falta de cuidados que muitas vezes os levam à destruição total. É comum observar que a ação de insetos nos documentos é um dos maiores problemas para o arquivo. Nesses casos, quando a infestação por insetos nos arquivos já está acontecendo, o combate mais eficiente é a
(A) laminação
(B) fumigação
(C) vaporização
(D) umidificação
(E) flexibilização

59 - A legislação nacional é abrangente e regula as ações da sociedade como um todo. Em relação à arquivística, várias leis e decretos têm sido criadas para normalizar os rumos da área. Nessa perspectiva, observa-se que ao cidadão é assegurado o direito de acesso aos documentos
(A) públicos
(B) avaliados
(C) arranjados
(D) levantados
(E) classificados

60 - De acordo com a legislação arquivística, o término das atividades de órgãos públicos e de caráter público implica, com base na Lei no 8.159 de 08/01/91, que sua documentação seja
(A) avaliada para a realização da microfilmagem de substituição.
(B) desclassificada dentro do órgão produtor público.
(C) descrita conforme as normas estabelecidas pela ISSAD-G.
(D) levantada e arranjada para a preservação definitiva.
(E) recolhida à instituição arquivística pública.

61 - Nos arquivos, as informações ou dados cujo conhecimento ou divulgação de forma ampla e irrestrita acarrete risco à segurança do Estado e da sociedade, como também aqueles necessários ao resguardo da inviolabilidade da honra e da imagem das pessoas e da intimidade da vida privada, são considerados
(A) sigilosos
(B) disponíveis
(C) averiguáveis
(D) circunstanciais
(E) desclassificados

62 - Somente o Presidente da República, o Vice-Presidente da República, os Ministros de Estado e as autoridades com as mesmas prerrogativas, os comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinha e os Chefes de Missões diplomáticas e Consulares permanentes no exterior têm a competência de classificar documentos no grau de
(A) custodiáveis
(B) permanentes
(C) ultra-secretos
(D) intermediários
(E) extra-diplomáticos


63 - Os arquivos utilizam elementos que são essenciais à sua organização, como: o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública – atividade meio – e a Tabela de Temporalidade de Documentos relativa à atividade meio – da administração pública. Esses elementos são instrumentos fundamentais para a organização dos arquivos
(A) permanentes e especiais
(B) especiais e especializados
(C) correntes e intermediários
(D) classificados e permanentes
(E) intermediários e permanentes

64 - A estrutura da tabela de classificação de documentos do CONARQ orienta para que as principais classes correspondam às grandes funções desempenhadas pelos órgãos. Essas classes se subdividem e apresentam a seguinte estrutura
(A) 0.0.0, 0.1.0, 0.1.2, 0.1.2.1, 0.1.2.1.1
(B) 0.00, 0.10, 0.12, 0.12.1, 0.12.11
(C) 00-0, 0-10, 01-2, 01-2-1, 01-2-1-1
(D) 000, 010, 012, 012.1, 012.11
(E) 000, 0.10, 0.12, 0.121, 0.1221

65 - O trabalho arquivístico é abrangente e apresenta conexões importantes para a sua otimização como, por exemplo, na elaboração de uma tabela de temporalidade em que é necessário observar a teoria e os princípios da área, visando a definir parâmetros gerais inerentes à Arquivologia. No processo de avaliação deve-se considerar a função pela qual o documento foi criado, identificando valores primários e secundários. Os valores secundários podem ser classificados em
(A) funcionais e organizacionais
(B) informativos e probatórios
(C) variáveis e invariáveis
(D) públicos e especiais
(E) simples e compostos

66 - A Lei no 5.433 de 8 de maio de 1969, regulamentada pelo Decreto no 1799 de 30 de janeiro de 1996, regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências, como a determinação de que a microfilmagem de qualquer espécie deverá ter o mínimo de cento e oitenta linhas por milímetro de definição com garantia da qualidade da imagem de reprodução e será feita sempre em filme
(A) real
(B) original
(C) artificial
(D) substituível
(E) recondicionável

67 - A Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística apresenta sete áreas com importantes vinte e seis elementos de descrição disponíveis, esclarecendo que somente seis elementos são obrigatórios em sua descrição para o efetivo intercâmbio internacional. Assim, em uma área de identificação, a informação: “textuais 0,65m e 2 fotografias” refere-se ao(s) elemento(s):
(A) história administrativa.
(B) código de referência.
(C) procedência e origem.
(D) incorporação e arranjo.
(E) dimensão e suporte.

68 - Partindo do pressuposto de que bem cultural é um conceito que envolve variadas manifestações do fazer do homem e de todas as condições que envolvem esse fazer, os bens culturais são livros, manuscritos e muitos outros objetos de interesse artístico, arqueológico e histórico, inclusive as coleções científicas, como também os documentos históricos, os sítios arqueológicos, os monumentos de arquitetura e de arte. Esses bens culturais podem ser categorizados em bens
(A) transferíveis e intransferíveis
(B) orgânicos e inorgânicos
(C) materiais e imateriais
(D) públicos e privados
(E) móveis e imóveis

69 - A partir da Constituição da República Federativa do Brasil, ficou determinado, entre seus dispositivos, que cabe ao Congresso Nacional a fiscalização financeira, contábil e orçamentária da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legitimidade, legalidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncias de receitas.
Com este texto constitucional, houve uma significativa inovação em relação à sistemática de elaboração e apreciação dos instrumentos do “modelo orçamentário”.
Nesse sentido, verifica-se que o processo de planejamento e orçamento público está inscrito nos artigos de 165 a 169 da Constituição Federal, tendo como instrumento formal três documentos interdependentes, que são:
(A) Lei do Modelo Orçamentário, Plano Decenal e Lei Complementar Anual.
(B) Lei Orçamentária Pública, Plano de Desenvolvimento Financeiro e Lei Orçamentária Bienal.
(C) Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.
(D) Plano Federal Anual, Lei de Orçamento Público e Lei Financeira Anual.
(E) Plano Decenal, Lei Orçamentária Pública e Lei Federal Anual.

70 - Nos arquivos, em geral, principalmente nos públicos, um número expressivo de documentos exige que o arquivista tenha condições de entender a origem e a forma da evolução da escrita destes documentos, de forma independente do suporte físico onde esta escrita foi registrada e do suporte utilizado para o seu registro, bem como do lugar e povo que a utilizou. Nesta perspectiva, estudar os textos manuscritos antigos é função da
(A) paleontologia
(B) papelografia
(C) papelologia
(D) paleografia
(E) caligrafia

GABARITO
56- E            
57- B            
58- B            
59- A            
60- E            
61- A            
62- C
63- C            
64- D           
65- B            
66- B            
67- E            
68- E            
69- C
70- D

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