sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Exercícios de Arquivologia - Agência Nacional de Aviação Civil-Brasil – ANAC - Parte 01

Agência Nacional de Aviação Civil-Brasil - 2007 – ANAC - Parte 01

51 - Catálogo é definido na arquivística brasileira como um instrumento de pesquisa ou uma relação metódica de documentos, em que os documentos são dispostos:
(A) segundo critérios exclusivamente bibliográficos;
(B) segundo critérios exclusivamente museográficos;
(C) segundo critério temático, cronológico, onomástico ou toponímico;
(D) em ordem alfabética decrescente;
(E) segundo critério orgânico e natural.

52 - Entre os princípios democráticos de transparência e de participação está o de o cidadão poder solicitar consulta, certidão e extração de cópias de documentos produzidos pela administração pública. Na Arquivologia, essa possibilidade denomina-se:
(A) recesso;
(B) processo;
(C) direito de representação, de verificação e de inclusão;
(D) direito arquivístico;
(E) acesso.

53 - A parca literatura sobre questões epistemológicas no âmbito da Arquivística encontra-se dispersa por publicações nem sempre de acesso fácil. Muitos ensaios e artigos são tentativas de teorização baseados em conhecimento insuficiente ou considerações de natureza pragmática apresentados como resultado de uma reflexão teórica.
Essa crítica pode ser interpretada como um sinal de que a Arquivística:
(A) não tem uma função social ;
(B) ainda busca conhecimento para organizar os documentos de arquivos;
(C) é uma técnica sólida;
(D) ainda busca uma base científica para o saber arquivístico;
(E) tende a se diluir na Ciência da Informação.

54 - Os registros em nossos arquivos estão em risco. Os materiais de que são feitos, o ambiente em que são armazenados e a maneira pela qual são guardados e utilizados ameaçam sua preservação de longo prazo. O crescimento constante desses problemas, combinado com limitações financeiras e de pessoal, complicam e aumentam o desafio de preservar tais registros. Como os profissionais de preservação e os arquivistas podem aumentar as chances de que a presente geração e as futuras tenham acesso a esses documentos?
I - Por meio de planejamento e programas institucionais.
II - Com a formulação de políticas e procedimentos de manutenção de acervo.
III - Por meio de planejamento sistemático e abrangente;
IV - Pela melhora do ambiente de guarda dos acervos;
V - Pela organização de projetos de acordo com as prioridades estabelecidas.
Assinale a alternativa correta:
(A) apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas;
(B) apenas as afirmativas II e IV estão corretas;
(C) apenas as afirmativas I e III e V estão corretas;
(D) apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;
(E) Todas as afirmativas estão corretas.

55 - Gestão de documentos, também chamada de administração de documentos, é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes:
(A) à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos na idade corrente, intermediária e permanente, visando a sua eliminação ou recolhimento;
(B) à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos na idade corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento;
(C) apenas à avaliação de documentos;
(D) ao arranjo e descrição;
(E) à microfilmagem e digitalização.


56 - As datas-limite são elementos de identificação:
(A) onomástica em que são indicados o início e o término do período de um documento;
(B) cronológica em que são indicados o início e o término do período de uma unidade de protocolo;
(C) onomástica em que são indicados o início e o término do período de validade documental;
(D) cronológica em que é indicada a data de produção do documento.
(E) cronológica em que são indicados o início e o término do período de uma unidade de descrição.

57 - São elementos a serem considerados na classificação de documentos.
I) a quantidade de itens documentais;
II) a espécie documental;
III) a ação a que os documentos se referem;
IV) a estrutura do órgão que os produz;
V) o assunto dos documentos.
Os três principais são:
(A) I, II e III;
(B) II, III e IV;
(C) I, III e V;
(D) III, IV e V;
(E) I, III e IV.

58 - A Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991, dispõe sobre:
(A) a política nacional de arquivos públicos e privados;
(B) a política nacional de arquivos públicos e de uso restrito de arquivos;
(C) a política nacional de arquivos privados e documentação sigilosa;
(D) a política de acesso internacional a arquivos públicos e privados nacionais;
(E) a política nacional de preservação de arquivos públicos e privados.

59 - As calamidades naturais ou aquelas provocadas pelo homem, grandes ou pequenas, colocam os funcionários e os acervos das instituições em perigo. Constata-se que muitas vezes a instituição só toma conhecimento das vantagens da prevenção de emergências depois de sofridas experiências. Na maioria dos casos, os riscos podem ser reduzidos ou afastados por um programa abrangente e sistemático de prevenção. São fatores fundamentais a considerar para a formulação de um programa desse tipo:
I - A identificação dos riscos e uma atuação cooperativa de todos os envolvidos.
II - Um planejamento que adote intervenções de forma isolada.
III - A identificação dos recursos e o estabelecimento de prioridades.
IV - A adoção de medidas paliativas e emergenciais.
V - A redação de um plano e sua manutenção.
Assinale a alternativa correta:
(A) apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas;
(B) apenas as afirmativas II e IV estão corretas;
(C) apenas as afirmativas I e III e V estão corretas;
(D) apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;
(E) apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

60 - A Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991, considera como arquivos privados:
(A) os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades;
(B) os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas e famílias, em decorrência de suas atividades;
(C) os conjuntos de documentos recebidos por pessoas jurídicas;
(D) apenas os conjuntos de documentos recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades;
(E) apenas os conjuntos de documentos recebidos por pessoas físicas, em decorrência de suas atividades.

Gabarito
51- C
52- E
53- D
54- E
55- B
56- E
57- D
58- A
59- C
60- A


Baixe a Prova na íntegra e o Gabarito

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